Boletim de Serviço Eletrônico em 11/07/2022

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS TOLEDO
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS TOLEDO
DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-TD
COORD. CURSO DE ENGENHARIA CIVIL - TD

Instrução Normativa COECI-TD/UTFPR nº 2, de  11 de julho de 2022 

 

 

  

Dispõe sobre normas complementares para as atividades do trabalho de conclusão de curso (TCC) do curso de Engenharia Civil do campus Toledo, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

 

 

O COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CAMPUS DE TOLEDO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR), nomeado pela Portaria do Reitor nº 51, de 13 de janeiro de 2020, no uso das competências conferidas à função pelo Regulamento do Colegiado de Curso de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, aprovado pela Resolução 103/19, COGEP, de 27 de novembro de 2019;

considerando a Resolução 18/2018, COGEP, de 11 de abril de 2018;

considerado a Instrução Normativa PROGRAD 8, de 26 de novembro de 2021;

considerando o que consta no processo SEI nº 223064.025734/2022-76,

 

R E S O L V E:

 

Art. 1º  Esta Instrução Normativa estabelece as normas e as diretrizes para elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC) no âmbito do curso de Engenharia Civil do Campus de Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

 

CAPÍTULO I

DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS

 

Art. 2° O TCC é uma atividade obrigatória e individual.

Art. 3° - Professores substitutos podem realizar orientação de TCC, desde que haja um coorientador que seja professor efetivo do curso.

Paragrafo único - Em caso de ausência do professor substituto, o professor coorientador assume a orientação.

 

CAPÍTULO II

DOS ENCAMINHAMENTOS

Art. 4° A divisão do número de orientações deve priorizar número igual de alunos entre os docentes do curso.

§1° O professor responsável pelas atividades do TCC (PRATCC), no início do semestre letivo, deve informar ao corpo docente o número de alunos matriculados na disciplina de TCC 1.

§2° Cada docente pode adotar um número máximo de orientações, desde que respeite o caput deste artigo.

§3° Em caso de alunos que não possuam professor orientador, o PRATCC deve distribuir os alunos para os professores que tenham menor número de orientados.

Art. 5º No início de cada semestre o professor responsável pelo TCC deve divulgar o cronograma com os prazos referentes à entrega de documentos do TCC e semana(s) de realização das bancas.

Art. 6° O aluno deve buscar o professor orientador por área de interesse, conforme ANEXO 1.

§1° O discente que não entregar a descrição da proposta, conforme ANEXO 2, na data estabelecida no cronograma de TCC, perde o direito de desenvolver o trabalho, no semestre letivo vigente, é considerado reprovado na disciplina de TCC 1.

 

CAPÍTULO III

DO ACOMPANHAMENTO

Art. 7° Em TCC1 e TCC2 o acompanhamento dos trabalhos deve ser feito por meio de reuniões com periodicidade mínima quinzenal, previamente agendadas entre orientador e orientando(s) registradas com ciência do aluno e arquivadas sob guarda do professor orientador (conforme ANEXO 3).

 

CAPÍTULO IV

DO DESENVOLVIMENTO DO TCC1 E DO TCC2

Art. 8° A monografia do TCC não pode ultrapassar setenta páginas, não considerando elementos pré e pós-textuais.

 

CAPÍTULO IV

AVALIAÇÃO DO TCC1 E DO TCC2

 

Seção I – das Bancas examinadoras

Art. 9° Os TCC’s 1 e 2 são avaliados por uma banca examinadora.

Art. 10 A banca examinadora é composta por três membros, incluindo o professor orientador, que deve indicar os nomes dos outros dois membros.

§1° Podem ser indicados como membros: docentes da UTFPR Campus Toledo do curso de engenharia civil e de outras áreas afins ao tema desenvolvido.

§2° Pode ser convidado um membro externo para composição da banca, tais como: docentes e pesquisadores de outras instituições ou profissionais relacionados com o tema de estudo do TCC. O professor orientador fica responsável por encaminhar o currículo do membro externo para aprovação do colegiado, assim como, efetuar o convite.

§3° Não é obrigatória a participação do coorientador na banca examinadora. Contudo, caso haja participação do coorientador, a composição da banca examinadora deve ter quatro membros: examinador 1, examinador 2, coorientador e orientador.

 

Seção II – das apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso

Art. 11 A apresentação da defesa de TCC deve ter duração máxima de 20 minutos. Após a realização da apresentação, cada membro da banca de defesa dispõe de 10 minutos para considerações.

§1º No dia da defesa o aluno deve levar uma cópia para que o mesmo acompanhe as correções e as recomendações da banca.

Art. 12 Deve ser lavrada ATA de defesa pública para o TCC 1 conforme ANEXO 4 e entregue ao PRATCC.

 

Seção III – da aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso

 

Art. 13  Os TCC’s 1 e 2 devem ser avaliados pela banca da seguinte forma:

I. A nota dada pelos membros da Banca Examinadora tem por objeto a avaliação em sua forma oral, a monografia em seu mérito e conteúdo, bem como a aptidão do acadêmico em responder os questionamentos pertinentes ao trabalho desenvolvido.

II. A nota dada pelo professor orientador deve contemplar a avaliação do acadêmico sobre o seu desempenho ao longo do desenvolvimento do trabalho.

III. Na composição da nota final: os avaliadores têm peso 0,6 e orientador tem peso 0,4. Caso o coorientador participe da banca examinadora, orientador tem peso 0,2 e coorientador tem peso 0,2 e avaliadores tem peso 0,6.

IV. A nota final deve ser calculada da seguinte forma: (0,6*Média dos avaliadores) + (0,4*Nota do orientador). Caso o coorientador participe da banca examinadora: (0,6*Média dos avaliadores) + (0,2*Nota do orientador) + (0,2*Nota do coorientador)

Art. 14 Em caso de reprovação em TCC 2, fica a critério do orientador dar continuidade ou não do trabalho. Caso o orientador decline da continuidade do trabalho, esta situação deve ser informada por meio de memorando ao responsável do TCC, disponibilizando ou não o tema da pesquisa para outro orientador.

Art. 15 Caso sejam constatadas situações de plágio, a banca de defesa deve registrar o ocorrido na ata de defesa, com o seu parecer e o PRATCC deve encaminhar o assunto ao Colegiado do Curso para deliberação.

 

PARTE FINAL

Art. 16 Casos omissos serão julgados em reunião do Colegiado do Curso de Engenharia Civil, com a presença do PRATCC.

Art. 17 Esta Instrução Normativa será publicada no Boletim de Serviço Eletrônico da UTFPR e entra em vigor na data da sua publicação, revogando as versões anteriores e disposições em contrário.

 

 

Lucia Bressiani

Coordenadora do Curso de Engenharia Civil

 

 

 

ANEXOS

 

 

ANEXO 1

 

 

ACEITE DE ORIENTAÇÃO - PROFESSOR

 

Eu, __________________________________________________, professor(a) do Curso de Engenharia Civil da UTFPR, aceito orientar o(a) aluno(a) __________________________________________________ na disciplina de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Declaro estar ciente das obrigações-atribuições conforme consta no Regulamento de TCC do Curso de Engenharia Civil.

 

__________________________

Assinatura do Professor

 

 

Toledo, ____/____/____.

 

 

ANEXO 2

 

DESCRIÇÃO DA PROPOSTA

 

Dados do(a) aluno(a)

Nome: ___________________________________________________________________________________________________________________

Orientador(a):   ____________________________________________________________________________________________________________

Coorientador(a):   __________________________________________________________________________________________________________

Título: ___________________________________________________________________________________________________________________

 

Descrever em forma de resumo a proposta do trabalho (entre 5 e 10 linhas).

1________________________________________________________________________________________________________________________

2________________________________________________________________________________________________________________________

3________________________________________________________________________________________________________________________

4________________________________________________________________________________________________________________________

5________________________________________________________________________________________________________________________

6________________________________________________________________________________________________________________________

7________________________________________________________________________________________________________________________

8________________________________________________________________________________________________________________________

9________________________________________________________________________________________________________________________

10_______________________________________________________________________________________________________________________

 

 

_____________________________

Assinatura do aluno

 

_____________________________

Assinatura do professor orientador

 

Toledo, ____/____/____.

 

 

ANEXO 3

 

RELATÓRIO DE FREQUENCIA NAS ASSESSORIAS DE TCC

Nome: ___________________________________________________________________________________________________________________

Contato: (__)   _____________________________________________________________________________________________________________

e-mail: ___________________________________________________________________________________________________________________

Título do TCC: ________________________________________________________

N.

Data

Pauta da Reunião / Observações

Assinatura do Aluno

1

 

 

 

2

 

 

 

3

 

 

 

4

 

 

 

5

 

 

 

Este relatório será utilizado como frequência. Anexar mais folhas se necessário

 

_____________________________

Assinatura do professor orientador

 

 

ANEXO 4

 

ATA DA DEFESA DO TCC

 

Realizou-se no dia _____, de _____________de 20____, às _______horas, no Campus Toledo da UTFPR, a Defesa Trabalho de Conclusão de Curso, como requisito parcial para aprovação do(a) aluno(a) __________________________________________________, na disciplina de TCC __ do Curso de Engenharia Civil. Intitulado: _________________________________________________________________________________________________________________________

 

A Banca foi composta pelo Presidente:_______________________________(Professor Orientador), e pelos seguintes membros:

______________________________________________________________________.

______________________________________________________________________.

Inicialmente, o (a) aluno (a) fez a apresentação do seu trabalho. Em seguida foi arguido(a) pelos membros da banca, que atribuiu ao aluno(a) a média _________ (_______________________________________).

 

Observações:

1  _______________________________________________________________________________________________________________________

2  _______________________________________________________________________________________________________________________

3  _______________________________________________________________________________________________________________________

4  _______________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Toledo, ____ de ________________de 20______.

 

 

___________________            _____________________        ______________________

    Membro da Banca                          Membro da Banca                         Presidente da Banca

 

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCIA BRESSIANI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 11/07/2022, às 13:06, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23064.025734/2022-76 SEI nº 2845011