Boletim de Serviço Eletrônico em 24/06/2019

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 001/2019-PS-GP

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante Decreto nº 7485, de 18 de maio de 2011, publicado no DOU (Diário Oficial da União) de 19 de maio de 2011, Portaria Interministerial nº 253, de 26/07/2011, publicada no DOU de 27 subsequente, c/c Portaria MEC nº 1.034, de 27/07/2011, publicada no DOU de 28 subsequente, torno público que, no período de 26 de junho de 2019 a 11 de julho de 2019, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Guarapuava, localizada na Avenida Professora Laura Pacheco Bastos, 800, Bairro Industrial, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para Professor Substituto para o preenchimento de 05 (cinco) vagas para a carreira de Professor do Magistério Federal, conforme área(s)/ subárea(s) especificada(s) no Anexo I, nos termos do presente Edital.

 

1. DOS REQUISITOS PARA A CONTRATAÇÃO

1.1 Não ser docente vinculado à carreira do magistério federal de que trata a Lei nº 12.772/2012.

1.2 Ser portador de diploma de graduação reconhecido pelo MEC e de pós-graduação de curso credenciado pela CAPES exigidos para o cargo que irá concorrer, conforme Anexo I, com validade nacional.

1.3 Nos termos da Lei nº 8.745/93, fica impedido de assumir o candidato que já tenha tido vínculo com a Administração, sob a égide da Lei nº 8.745/93, nos últimos 24 meses.

1.4 Não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente conforme Lei nº 8.112/90.

1.5 No caso de acumulação de cargos, possuir carga horária compatível com a proposta no Anexo I.

 

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico portal.utfpr.edu.br/concursos, das 08h do dia 26 de junho de 2019 às 23h do dia 11 de julho de 2019.

2.1.1 Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para o acesso, no horário das 14 horas às 17 horas, nos dias úteis, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, Câmpus Guarapuava sita na Avenida Professora Laura Pacheco Bastos, 800, Bairro Industrial, Guarapuava-PR.

2.1.2 Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser paga em qualquer bancoaté o dia 12/07/2019.

2.1.2.1 É de inteira responsabilidade do candidato a observância do limite de horário bancário para a compensação do pagamento no prazo estabelecido no subitem 2.1.2.

2.1.3 A UTFPR reserva-se o direito de anular as inscrições realizadas com dados incompletos, incorretos, ausentes ou inidôneos no formulário de inscrição, bem como os pagamentos da taxa de inscrição (GRU) que tenham sido efetuados fora do prazo especificado no subitem 2.1.2, ou ainda, em que os dados tenham sido digitados incorretamente pelo candidato ou pelo agente bancário.

2.2 A inscrição somente será confirmada após a informação, pelo banco, do pagamento da taxa de inscrição.

2.3 No dia 17/07/2019, o candidato deverá consultar, via internet, sua inscrição e o ensalamento (local das provas). A UTFPR disponibilizará computador e atendentes para os candidatos que tenham dificuldade de acesso à Internet, no endereço citado no item 2.1.1.

2.4 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CADÚNICO – e for membro de família de baixa renda, devendo requerer a isenção na forma do Decreto nº 6.593, de 02/10/2008.

2.5 O candidato interessado em solicitar a isenção de pagamento de taxa deverá fazê-lo no período improrrogável do dia 26/06/2019 a 30/06/2019.

2.6 Os pedidos de isenção deferidos e indeferidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) serão divulgados no dia 02/07/2019, até às 18 (dezoito) horas, no endereço eletrônico do certame (portal.utfpr.edu.br/concursos).

2.6.1 O candidato, cuja solicitação de isenção tiver sido indeferida, poderá encaminhar recurso para o e-mail cogerh-gp@utfpr.edu.br, no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação do resultado da isenção, informando Nome Completo, Protocolo de Inscrição, Número de Identificação Social (NIS) e justificativa para reanálise da isenção.

2.6.1.1 A UTFPR não se responsabiliza por recurso não recebido por motivo de ordem técnica, falhas de comunicação, dados digitados incorretamente pelo candidato ou outros fatores que impossibilitem o recebimento dos dados.

2.6.2 O resultado do recurso será divulgado no dia 10/07/2019.

2.6.3 O candidato que tiver seu pedido de isenção ou recurso indeferido poderá efetivar sua inscrição efetuando o pagamento da taxa de inscrição conforme previsto no item 2.1.2.

2.6.4 O candidato que não efetuar o pagamento da taxa de inscrição na forma e no prazo estabelecido no subitem 2.1.2 estará automaticamente excluído do certame.

 

3. DAS VAGAS DESTINADAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

3.1. As pessoas com deficiência, amparadas pelo art. 37, inciso VIII, da Constituição Federal, art. 5º, § 2º da Lei nº 8112/90, Decreto nº 5296, de 02/12/2004, e Decreto nº 9508, de 24/09/2018, poderão, nos termos do presente edital, concorrer a 01(uma) vaga(s) dentre as previstas no Anexo I, correspondentes ao mínimo de 5% e o máximo de 20% do total de vagas do edital, independentemente do cargo ou área/ subárea, com arredondamento para o primeiro número inteiro subsequente, conforme disposto no art. 5º, § 2º da Lei nº 8.112, de 11/12/1990 e no art. 1º,§ 1º do Decreto nº 9508, de 24/09/2018.

3.1.1 As vagas reservadas serão aplicadas ao total de vagas do edital, independentemente do cargo e/ou área e subárea.

3.2 Somente serão consideradas pessoas com deficiência aquelas que se enquadrem nas categorias constantes no art. 4º do Decreto Federal nº 3.298, de 20.12.1999, alterado pelo Decreto Federal nº 5.296, de 02.12.2004.

3.3 O candidato que desejar concorrer às vagas definidas no subitem 3.1 deverá, no ato da inscrição, declarar-se pessoa com deficiência e quando convocado, após a aprovação no certame, deverá submeter-se à perícia médica oficial promovida por equipe multiprofissional de responsabilidade da UTFPR, que procederá às exigências previstas na forma da lei.

3.4 O candidato com deficiência, que necessitar de tratamento diferenciado na realização das provas, deverá solicitar, no formulário de inscrição, as tecnologias assistivas e as condições específicas de que necessita para a realização das provas, de acordo com o que estabelece o Anexo do Decreto nº 9508, de 24/09/2018, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9508.htm#art10.

3.5 O candidato com deficiência, que necessitar de tempo adicional para a realização das provas, deverá:

a) fazer a solicitação, preenchendo o campo destinado a esse fim no momento de inscrição;

b) encaminhar, até o final do período de inscrição, para o e-mail cogerh-gp@utfpr.edu.br, o parecer emitido por equipe multiprofissional ou por especialista nos impedimentos apresentados pelo candidato, conforme disposto no art. 4º, § 2º do Decreto nº 9508, de 24/09/2018.

3.6 As fases do certame em que se fizerem necessários serviços de assistência de interpretação por terceiros aos candidatos com deficiência serão registradas em áudio e vídeo e disponibilizadas nos períodos de recurso estabelecidos neste edital.

3.7 O candidato aprovado e convocado deverá comparecer à perícia munido de laudo médico atestando a espécie, o grau ou o nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), conforme especificado no Decreto Federal nº 3.298, de 20/12/1999 e suas alterações, bem como a causa provável da deficiência.

3.8 A não observância do disposto nos subitens anteriores acarretará a perda do direito ao pleito da vaga reservada ao candidato em tal condição.

3.9 Caso a perícia conclua negativamente quanto à compatibilidade da deficiência com o exercício do cargo, o candidato não será considerado apto à nomeação/ contratação.

3.10 As pessoas com deficiência participarão do certame em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, à avaliação, aos critérios de aprovação, ao(s) horário(s), ao(s) local(is) de aplicação das provas e às notas mínimas exigidas.

3.11 O candidato que, no ato da inscrição, declarar-se como pessoa com deficiência, se classificado, figurará em lista específica e também na listagem de classificação geral.

3.12 A(s) vaga(s) definida(s) no subitem 3.1 que não for(em) provida(s) por falta de candidatos, por reprovação no certame ou na perícia médica, será(ão) preenchida(s) pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação.

3.13 No caso de haver candidato aprovado para as vagas preferenciais em maior quantidade que o número de vagas preferenciais publicadas neste edital, a preferência de nomeação/contratação será daquele que obtiver a maior média final, independentemente do cargo ou área/subárea em que houve a classificação, observados os critérios de desempate que constam neste Edital.

3.14 O candidato aprovado dentro das vagas preferenciais terá precedência sobre os candidatos aprovados na ampla concorrência.

 

4. DA PROVA DE DESEMPENHO DE ENSINO

4.1 A Prova de Desempenho de Ensino será realizada no dia 21/07/2019, a partir das 08h, em local a ser divulgado no site www.utfpr.edu.br/concursos, conforme item 2.3.

4.2 A Prova de Desempenho de Ensino consistirá em:

a) uma aula perante a Banca Examinadora, ministrada em Português, com a finalidade de avaliar a competência do candidato em ministrar aula com habilidade, conhecimento e atitude, com duração máxima de até 30 (trinta) minutos;

b) arguição pela Banca Examinadora sobre a Prova de Desempenho de Ensino do candidato, com duração máxima de até 10 (dez) minutos.

4.3 O tema da Prova de Desempenho de Ensino será extraído do programa da respectiva Área de Conhecimento que compõe o Anexo II do presente Edital, por meio de sorteio a ser realizado com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência do início da realização das provas.

4.3.1 A presença do candidato ao sorteio de ponto é facultativa.

4.3.2 Os pontos sorteados serão divulgados no endereço eletrônico do processo seletivo, em portal.utfpr.edu.br/concursos.

4.4 A ordem para apresentação dos candidatos na Prova de Desempenho de Ensino será divulgada conforme item 2.3, e corresponderá à ordem alfabética dos candidatos inscritos.

4.5 Caso o número de candidatos de uma mesma área/subárea exceda na distribuição dos horários possíveis para a realização da Prova de Desempenho de Ensino no dia 21/07/2019, os candidatos remanescentes realizarão a prova nos dias subsequentes, sendo efetuado o sorteio de um ponto diferente, também com 24h de antecedência ao início das provas.

4.6 A Prova de Desempenho de Ensino avaliará o candidato quanto à/ao:

a) Planejamento/Plano de aula, com pontuação de até 10 pontos.

b) Conteúdo: claro, objetivo, estimulante, consistente e de acordo com o plano de aula, com pontuação de até 10 pontos.

c) Metodologia de transposição didática e utilização de recursos didáticos e tecnológicos adequados ao conteúdo abordado, com pontuação de até 15 pontos.

d) Desenvolvimento: introdução e contextualização, relevância do tema, explicação, síntese e conclusão, com pontuação de até 15 pontos. 

e) Domínio das bases conceituais, com pontuação de até 10 pontos.

f) Profundidade e amplitude do conteúdo abordado, com pontuação de até 10 pontos.

g) Uso de analogias e exemplos, com pontuação de até 10 pontos.

h) Uso correto e adequado do idioma e da linguagem, com pontuação de até 10 pontos.

i) Estabelecimento de relação interativa e dialógica, com pontuação de até 10 pontos.

4.7 Para a realização da prova os candidatos deverão portar documento oficial de identidade, com foto, comprovante de pagamento da inscrição, e outros materiais previstos pela Banca Examinadora e constantes do programa, se for o caso.

4.8 Os recursos didáticos de que os candidatos pretendam fazer uso durante a prova, com exceção de quadro, giz e projetor multimídia, deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

4.9 Os candidatos, ao se apresentarem para a Prova de Desempenho de Ensino, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar à Banca Examinadora um plano de aula, em três vias

a) identificação do tema;

b) desenvolvimento do tema;

c) lista de exercícios (se couber);

d) identificação dos pré-requisitos;

e) modo de avaliar o aprendizado;

f) objetivos;

g) referências.

 

5. DA APROVAÇÃO

5.1 Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos na Prova de Desempenho de Ensino.

5.2 Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência aquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do Art. 27 da Lei nº 10.741/2003.

5.3 Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência o candidato mais idoso.

 

6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

6.1 O resultado final será publicado em Edital, no local das inscrições de que trata o subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico portal.utfpr.edu.br/concursos, até as 18 horas do dia 22/07/2019.

6.2 O candidato poderá obter vista de sua Prova, presencialmente, mediante solicitação por escrito, após a divulgação do resultado final.

6.2.1 O prazo para obtenção de vista de prova será concomitante ao prazo destinado à interposição de recurso, conforme estabelecido no subitem 6.3.

6.3 No prazo de 48 (quarenta e oito) horas a partir do resultado final, será admitido recurso, devidamente fundamentado, dirigido à Comissão Permanente de Concurso Público, em que o candidato deverá indicar com precisão os pontos a serem examinados.

6.3.1 O recurso poderá ser interposto de maneira:

a) Presencial, protocolado na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – Câmpus Guarapuava, sita na Avenida Professora Laura Pacheco Bastos, 800, Bloco R, Bairro Industrial, Guarapuava/PR.

b) Online, encaminhado para o e-mail cogerh-gp@utfpr.edu.br. No corpo do e-mail, além da fundamentação do recurso, o candidato deverá informar nome completo, CPF, área/subárea e código de acesso. Anexos ao e-mail não serão considerados.

6.4 Os recursos serão apreciados pela Comissão Permanente de Concurso Público e decididos no prazo de até 7 (sete) dias úteis. O resultado do recurso será encaminhado ao interessado por e-mail e estará à disposição dos interessados na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da UTFPR, Câmpus Guarapuava.

 

7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para o seu ingresso facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do processo seletivo.

7.2 Os candidatos aprovados serão contratados para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, na forma da Lei nº 8.745/93, como Docente da Carreira do Magistério Federal Substituto, do Câmpus Guarapuava da UTFPR, conforme consta do Anexo I, respeitada a classificação obtida, constituindo-se também em cadastro reserva.

7.2.1 Candidatos remanescentes poderão ser contratados em vagas a serem providas em outro município onde exista Câmpus da UTFPR, mediante consulta ao interessado, independentemente do local da aprovação.

7.3 Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes se o candidato não comprovar, no ato da contratação, que satisfaz os requisitos constantes no Anexo I e no item 1 deste edital.

7.4 O candidato, quando for convocado, terá 24 horas para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 02 (dois) dias úteis para apresentar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos a documentação exigida para a sua contratação.

7.5 O presente Processo Seletivo terá validade pelo período de 01 (um) ano.

7.6 Os casos omissos serão resolvidos pela Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por SILVANA WEINHARDT DE OLIVEIRA, PRESIDENTE DA COMISSÂO, em 24/06/2019, às 11:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por LUIZ ALBERTO PILATTI, REITOR, em 24/06/2019, às 12:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXO I AO EDITAL Nº 001/2019-PS-GP- ABERTURA

 

Área/ Subárea

VG

VG PCD

T

CH

Requisitos (1) (2)

Engenharia Civil/Estruturas e Construção Civil

01

 

01

 

M/T/N

40

Graduação em Engenharia Civil, com Pós-Graduação na área de avaliação Engenharias I.

Engenharia Civil/Geotécnica e Construção Civil

01

M/T/N

40

Graduação em Engenharia Civil, com Pós-Graduação na área de avaliação Engenharias I.

Engenharia Mecânica/Engenharia Mecânica

01

M/T/N

40

Graduação em Engenharia Mecânica, ou em Tecnologia em Fabricação Mecânica, ou em Tecnologia em Manutenção Industrial, todos com Pós-Graduação na área de avaliação Engenharias III.

Engenharia de Produção/Engenharia de Produção

01

M/T/N

40

Graduação em Engenharia de Produção, com Pós-Graduação na área de avaliação Engenharias III

Matemática

01

M/T/N

40

Graduação em Matemática, com Mestrado.

Legenda:

VG: nº de vagas

VG PCD: vagas para Pessoas com Deficiência, conforme item 3 do Edital

T: Turno (M = manhã, T = tarde, N = noite)

CH: Carga horária

(1) REFERÊNCIA UTILIZADA: TABELA DE ÁREAS DO CONHECIMENTO DA CAPES, DISPONÍVEL EM https://goo.gl/YoT6v7.​

(2) QUANDO NÃO ESPECIFICADA, A PÓS-GRADUAÇÃO MÍNIMA DEVE SER EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO.

 

 

REMUNERAÇÃO

 

Titulação

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Total

Especialização

3.126,31

449,97

3.576,28

Mestrado

3.126,31

1.146,68

4.272,99

Doutorado

3.126,31

2.660,37

5.786,68

TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 89,00

 

 

ANEXO II AO EDITAL Nº 001/2019-PS-GP- ABERTURA

 

ÁREA/SUBÁREA: ENGENHARIA CIVIL/ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO CIVIL

PROGRAMA

1. Tensões normais na flexão assimétrica (Equação geral da tensão normal).

2. Estado plano de deformações: deformações normais principais, deformação cisalhante máxima, planos principais e direções principais.

3. Princípio dos Trabalhos Virtuais.

4. Determinação dos esforços e traçado de diagramas de estado em pórticos planos isostáticas.

5. Análise de estruturas hiperestáticas pelo Método das Forças.

6. Análise de estruturas hiperestáticas pelo Método dos Deslocamentos.

7. Concreto estrutural: Métodos de dosagens.

8. Novas tecnologias e materiais para revestimentos internos e externos (cerâmico) e para instalações elétricas e sanitárias.

 

Observação:
O ponto sorteado para a Prova Escrita, se houver, será retirado para o sorteio de ponto da Prova de Desempenho de Ensino.

 

REFERÊNCIAS

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS FABRICANTES DE CHAPAS DE GESSO. Manual de montagem de sistemas drywall: paredes, forros e revestimentos. São Paulo: Pini, 2004.

BEER, F. P.; JOHNSTON JR., E. R.; DEWOLF, J. T.; MAZUREK, D. F. Mecânica dos Materiais. 7. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2015.

BOTELHO, Manoel Henrique Campos; FIGUEIREDO, Márcio Antônio de. Instalações elétricas residenciais básicas: para profissionais da construção civil: de acordo com a norma ABNT NBR 5410/2004: instalações elétricas de baixa tensão . São Paulo: Blucher, 2012.

HELENE, P., TERZIAN, P. Manual de dosagem e controle do concreto. São Paulo : Pini, 1993.

HIBBELER, R. C. Análise das estruturas. 8ª Edição. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2013.

HIBBELER, R. C. Resistência dos materiais. 7. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

MARTHA, Luiz Fernando. Análise de estruturas: conceitos e métodos básicos.1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

MCCOMARC, J. C. Análise estrutural: usando métodos clássicos e métodos matriciais. 4. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

MEDEIROS, Jonas Silvestre et al. Tecnologias de vedação e revestimento para fachadas: Série Manual de Construção em Aço. Rio de Janeiro: Instituto do Aço Brasil/CBCA, 2014

NEVILLE, Adam M.; BROOKS, J. J. Tecnologia do concreto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

SORIANO, H.L. e Lima, S.S. Análise de Estruturas – Método das Forças e dos Deslocamentos. 2. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.

SORIANO, H.L. Estática das Estruturas. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2010.

URUGAL, A. C. Mecânica dos Materiais. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

 

ÁREA/SUBÁREA: ENGENHARIA CIVIL/GEOTÉCNICA E CONSTRUÇÃO CIVIL

PROGRAMA

1. Geologia e meio ambiente: Água subterrânea e Geologia aplicada ao planejamento urbano e regional.

2. Índices físicos dos solos.

3. Estados de tensões nos solos: pressões devidas ao peso próprio do solo (geostáticas) e pressões devidas a cargas externas (induzidas).

4. Resistência ao cisalhamento dos solos.

5. Fundações superficiais: tipos de fundações superficiais; determinação de tensões admissíveis.

6. Provas de carga em fundações: provas de carga estática e dinâmica e métodos de interpretação.

7. Concreto estrutural: Métodos de dosagens.

8. Novas tecnologias e materiais para revestimentos internos e externos (cerâmico) e para instalações elétricas e sanitárias.

 

Observação:
O ponto sorteado para a Prova Escrita, se houver, será retirado para o sorteio de ponto da Prova de Desempenho de Ensino.

 

REFERÊNCIAS

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS FABRICANTES DE CHAPAS DE GESSO. Manual de montagem de sistemas drywall: paredes, forros e revestimentos. São Paulo: Pini, 2004.

BOTELHO, Manoel Henrique Campos; FIGUEIREDO, Márcio Antônio de. Instalações elétricas residenciais básicas: para profissionais da construção civil: de acordo com a norma ABNT NBR 5410/2004: instalações elétricas de baixa tensão . São Paulo: Blucher, 2012.

CAPUTO, Homero Pinto. Mecânica dos solos e suas aplicações. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

CINTRA, José Carlos Ângelo; AOKI, Nelson. Fundações por estacas: projeto geotécnico. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.

CINTRA, José Carlos Ângelo; AOKI, Nelson; ALBIERO, José Henrique. Fundações diretas: projeto geotécnico. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

DAS, B.M.; SOBHAN, K. Fundamentos de engenharia geotécnica. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

HELENE, P., TERZIAN, P. Manual de dosagem e controle do concreto. São Paulo : Pini, 1993.

MEDEIROS, Jonas Silvestre et al. Tecnologias de vedação e revestimento para fachadas: Série Manual de Construção em Aço. Rio de Janeiro: Instituto do Aço Brasil/CBCA, 2014.

NEVILLE, Adam M.; BROOKS, J. J. Tecnologia do concreto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

PINTO, C.S. Curso básico de mecânica dos solos. 3. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2006.

PRESS, Frank; GROTZINGEr, John; SIEVER, Raymond; JORDAN, Thomas H. Para Entender a Terra. Porto Alegre, Bookman, 2006.

TEIXEIRA, W, TOLEDO, M.C.M., FAIRCHILD, T.R., TAIOLI, F. Decifrando a  terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2003.

VELLOSO, Dirceu de Alencar; LOPES, Francisco de Rezende. Fundações: critérios de projeto, investigação do subsolo, fundações superficiais, fundações profundas: volume completo. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

 

ÁREA/SUBÁREA: ENGENHARIA MECÂNICA/ENGENHARIA MECÂNICA

PROGRAMA

1. Gestão de Manutenção Industrial – Manutenção Produtiva Total.

2. Técnicas Preditivas de Manutenção.

3. Sistemas de Tratamento de Falhas.

4. Manutenção Baseada na Condição e na Confiabilidade.

5. Indicadores e Avaliação de Desempenho na Manutenção.

6. Desenho Técnico Auxiliado por Computador.

7. Elementos de Máquinas – elementos de transmissão.

8. Elementos de Máquinas – elementos de fixação.

9. Resistência dos Materiais – tensões e deformações em elementos mecânicos.

 

Observação:
O ponto sorteado para a Prova Escrita, se houver, será retirado para o sorteio de ponto da Prova de Desempenho de Ensino.

 

REFERÊNCIAS

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.

FARIA, Jose Geraldo de Aguiar. Administração da manutenção: sistema P.I.S. . São Paulo, SP: E. Blücher, c1994. 112 p.

FOGLIATTO, Flávio Sanson; RIBEIRO, José Luis Duarte (Autor). Confiabilidade e manutenção industrial. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2009. xvi, 265 p.

HIBBELER, R. C. Resistência dos materiais. 7. ed. São Paulo, SP: Pearson, 2010. 637 p. ISBN 8587918672.

MELCONIAN, Sarkis. Elementos de máquinas. 9.ed.rev. São Paulo: Érica, 2009. 376 p

MICELI, Maria Teresa; FERREIRA, Patricia. Desenho técnico básico. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Imperial Novo Milênio, 2008. 143 p.

MISCHKE, C. R.; BUDYNAS, R. G. Projeto de engenharia mecânica. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

NORTON, R. L. Projeto de máquinas: uma abordagem integrada. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

PINTO, Alan Kardec; XAVIER, Júlio Aquino Nascif (Autor). Manutenção: função estratégica. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro, RJ: Qualitymark, 2001. xviii, 341 p.

PINTO, Alan Kardec; XAVIER, Júlio Aquino Nascif; BARONI, Tarcísio (Autor). Gestão estratégica e técnicas preditivas. Rio de Janeiro: Qualitymark; ABRAMAN - Associação Brasileira de Manutenção, 2002. 136 p. (Manutenção;2)

RUSSOMANO, Victor Henrique. PCP: planejamento e controle da produção. 6. ed. rev. São Paulo: Pioneira, 2000. xi, 320 p. (Biblioteca pioneira de administração e negócios) ISBN 85-221-0008-X.

SHIGLEY, Joseph Edward. Elementos de máquinas. Rio de Janeiro: LTC, 1984. 2 v. SHIGLEY, J. E.;

TUBINO, Dalvio Ferrari. Manual de planejamento e controle da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000. 220 p. ISBN 85-224-2426-8.

XENOS, Harilaus G. Gerenciando a manutenção produtiva: o caminho para eliminar falhas nos equipamentos e aumentar a produtividade. Belo Horizonte: EDG, c1998. 302 p. ISBN 85-86948-04-7.

 

ÁREA/SUBÁREA: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO/ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PROGRAMA

1. Equipamentos de Proteção Individual.

2. Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.

3. Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.

4. Ergonomia.

5. PMBOK: Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

6. Gerenciamento do Escopo do Projeto.

7. Gerenciamento do Tempo do Projeto.

8. Gerenciamento dos Custos do Projeto.

9. Gestão da qualidade.

10. Planejamento e controle de produção.

 

Observação:
O ponto sorteado para a Prova Escrita, se houver, será retirado para o sorteio de ponto da Prova de Desempenho de Ensino.

 

REFERÊNCIAS

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.

CARVALHO, Marly Monteiro de. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 3. ed. (revisada e ampliada). São Paulo, SP: Atlas, 2011. xv, 422 p. ISBN 9788522462285.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

COUTO, Ana Brasil. CMMI: integração dos modelos de capacitação e maturidade de sistemas. xiii, 276 p. ISBN 9788573935707.

CYBIS, Walter; BETIOL, Adriana Holtz; FAUST, Richard. Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. 2. ed. São Paulo (SP): Novatec, 2010. 422 p. ISBN 9788575222324.

DUL, Jan; WEERDMEESTER, B. A. Ergonomia prática. 2ª Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2004. 137 p.

FIGUEIREDO, Fabiana; MONTALVÃO, Cláudia. Ginástica laboral e ergonomia. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Sprint, 2008. 191 p. ISBN 8573322381.

FISCHER, Georg et al. Gestão da qualidade: segurança do trabalho e gestão ambiental. São Paulo: Blucher, 2009. 240 p. ISBN 9788521204664.

GIDO, Jack; CLEMENTS, James P. (Autor). Gestão de projetos. São Paulo: Cengage Learning, 2007. xviii, 451 p. ISBN 9788522105557.

IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo, SP: E. Blücher, 2005. xvi, 614 p. ISBN 8521203543.

KERZNER, Harold. Gestão de projetos: as melhores práticas. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, c2006. viii, 821 p. ISBN 9788536306186.

KROEMER, K. GRANDJEAN, E. Manual de Ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. Bookman, 2005.

LACOMBE, Francisco; HEILBORN, Gilberto. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003

MATTOS, U. et al. Higiene e Segurança no Trabalho. 1ª Ed. Elsevier: 2011. 472 p.

MERGULHÃO, R. C. et al. Qualidade : gestão e métodos. [s.l.] : LTC, 2013.

MOLINARI, Leonardo. Gestão de projetos: teoria, técnicas e práticas . São Paulo: Érica, 2010. 240 p. ISBN 9788536502762.

MOTTA, Regis da Rocha; CALÔBA, Guilherme Marques. Análise de investimentos: tomada de decisão em projetosindustriais. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 391 p.

PALADINI, E. P.; CARVALHO, M. M. de. Gestão da qualidade : teoria e casos. [s.l.] : Elsevier, 2012.

 

ÁREA/SUBÁREA: MATEMÁTICA

PROGRAMA

1. Espaços vetoriais.

2. Transformações lineares.

3. Limites e continuidade de funções de uma variável real.

4. Derivadas de funções de uma variável real.

5. Integrais de funções de uma variável real.

 

Observação:
O ponto sorteado para a Prova Escrita, se houver, será retirado para o sorteio de ponto da Prova de Desempenho de Ensino.

 

REFERÊNCIAS

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.

GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um curso de cálculo. Vol. 1 LTC, 5 edição, 2015.

KAPLAN, Wilfred. Cálculo avançado. Vol. 1 e 2. São Paulo: E. Blücher, Ed. da USP, 1972. 2 v.

LIMA, Elon Lages. Álgebra linear. 7. ed. Rio de Janeiro: IMPA, c2006. 357 p. (Matemática universitária) ISBN 85-244-0089-7

LIMA, Elon Lages. Curso de análise. Vol. 1 e 2. 9. ed. Brasília: Instituto de Matemática Pura e Aplicada, 2006.

RUDIN, Walter. Princípios de análise matemática. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1971.

STRANG, Gilbert. Linear algebra and its applications. 3rd ed. San Diego: Harcourt Jovanovich, c1988.