Boletim de Serviço Eletrônico em 12/08/2019

  

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

  

Resolução Nº 01/2019, DE 08 DE julho DE 2019

  

 

O CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 10, de 04 de agosto de 2000 do Conselho Diretor;

CONSIDERANDO o Parágrafo 1º do Artigo 25 do Estatuto da UTFPR, aprovado pela Portaria Ministerial nº 303 de 17/04/2008;

CONSIDERANDO o Artigo 21 do Regimento Geral da UTFPR, aprovado pela Deliberação nº 07/09-COUNI, de 05 de junho de 2009;

CONSIDERANDO o Artigo 10 do Regulamento do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, aprovado pela Deliberação 08/2010-COUNI;

CONSIDERANDO a portaria 1738/2016, que designa Douglas Paulo Bertrand Renaux como Pró-Reitor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR;

CONSIDERANDO as Portarias nº 871, de 22/04/2015,  e nº 555 de 28/03/2019,  do Reitor da UTFPR, que nomeiam os membros do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias, quadriênio 2015-2019;

CONSIDERANDO o  processo SEI 23064.034228/2018-91, analisado na na 11ª Reunião Ordinária, realizada em 04/10/2018 e   o Parecer nº 02/2019, documento  SEI nº 0772332, relatado pelo Conselheiro Nelson Ari Canabarro de Oliveira, aprovado pelo Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias;

                

 

RESOLVE:

 

                         Art. 1º  Aprovar, na forma do anexo, o Programa de Extensão FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E TECNOLÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIA E MATEMÁTICA - ForTeCiM, Câmpus Curitiba.

                         Art. 2º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 


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Documento assinado eletronicamente por DOUGLAS PAULO BERTRAND RENAUX, PRESIDENTE DO CONSELHO, em 09/08/2019, às 14:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXO I à resolução 01/2019, DE 08 DE julho DE 2019

 

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Formação Inicial, Continuada e Tecnológica de Professores de Ciências e Matemática (ForTeCiM)

 

 

 

 

Proposta de programa de extensão ampliado a partir do projeto ‘Oficina Pedagógica de Matemática’ e reformulado a partir do parecer do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias, emitido em outubro de 2018.

 

 

 

Maria Lucia Panossian (DAMAT / PPGFCET)

Programa de Extensão

Área Temática: Ensino

 

 

 

CÂMPUS Curitiba, novembro de 2018

 

1. Introdução e caracterização: o caminho necessário de Projeto a Programa de Extensão

 

A formação continuada do professor tem se colocado como uma demanda justificada por vários motivos: a constante evolução do conhecimento; as diferentes formas de se relacionar com os alunos; o aprofundamento de diferentes linhas teóricas que buscam explicar o processo de ensino e aprendizagem, etc.

                                                                       Entretanto, o formato dessa formação continuada ainda carece de modos de organização. Existem muitos cursos, seminários, palestras oferecidas por instituições de ensino superior (públicas e privadas) nos quais o professor participa como ouvinte de um determinado número de horas e se apropria de alguns dos elementos apresentados. Entretanto, não há acompanhamento do resultado desta apropriação refletido em sua prática em sala de aula. Além disso, em ações de curto período torna-se difícil aprofundar conceitos teóricos na formação do professor.      Ferreira (2003), indica que não se deve considerar o professor como ‘objeto de estudo e reforma’ (p.35), mas sim como sujeito ativo e responsável por sua formação, que acontece em sua prática que ‘é a base para um relacionamento dialético entre teoria e prática e, muitas vezes, ponto de partida’ (p.35)

Muitas vezes a atividade do professor caracteriza-se como essencialmente prática no sentido em que é ele que escolhe materiais, caracteriza os estudantes, aplica situações de ensino, organiza instrumentos de avaliação etc., mas não se pode perder de vista que a fundamentação teórica possibilita analisar, quantificar e qualificar o desenvolvimento desta prática de ensino. Nesse sentido, se defende então a ‘práxis pedagógica’, movimento que alia a teoria e a prática.

A atividade prática real, objetiva, material, se dirige a determinados fins. Por sua vez, a atividade teórica, conforme afirma Vázquez (2007), ‘somente existe por e em relação com a prática, já que nela encontra seu fundamento, seus fins, e critério de verdade’ (p.232), mas seus objetos são os conceitos, concepções e representações que têm existência ideal.      Este movimento de unidade entre teoria e prática na atividade de ensino do professor se desenvolve coletivamente, e se aprofunda à medida em que o professor se apropria de conhecimentos relacionados à sua área específica de conhecimento (no caso, as ciências como matemática, física, química e biologia), bem como relacionados à outras áreas, por exemplo psicologia e pedagogia. De posse destes conhecimentos o professor tem condições de reorganizar sua prática de ensino, estabelecer critérios para a escolha das situações educativas que propõe aos estudantes, analisar criticamente propostas curriculares etc.

Considerando ainda a necessidade constante de articulação entre teoria e prática no processo de formação de professores, e vínculos entre os processos de ensino, pesquisa e extensão no ambiente acadêmico, esta proposta de programa se sustenta com base na articulação entre as redes públicas de educação básica (municipal e estadual), as licenciaturas de Física, Matemática, Química (a partir dos departamentos DAMAT, DAFIS e DAQBI), e o Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Câmpus Curitiba).

Justifica-se a criação do Programa ForTeCiM (Formação Inicial, Continuada e Tecnológica de Professores de Ciência e Matemática), considerando que algumas ações já têm sido realizadas de forma isolada por professores dos diferentes departamentos da instituição (DAMAT, DAFIS e DAQBI) que atuam nas licenciaturas e do programa de pós-graduação (PPGFCET). É intenção do Programa ForTeCiM sistematizar estas ações e seus resultados no sentido de valorizar a atuação da UTFPR no âmbito da formação de professores da educação básica.

Dentre as ações já realizadas destacam-se:

                                             As ações já realizadas revelam o potencial para a organização do Programa de Extensão ForTeCiM que sistematize e fortaleça a articulação com os processos de ensino (formação inicial oferecida pelas licenciaturas da UTFPR) e pesquisa sobre formação de professores e organização dos processos de ensino e aprendizagem em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET).

                                              Até o momento os projetos de extensão foram submetidos por seus coordenadores de forma isolada, mas sempre com o objetivo de formação inicial e/ou continuada de professores. A institucionalização do Programa permitirá que sejam concretizadas ações de articulação entre estes projetos. Tais ações incluem tanto a possibilidade de gerar projetos e subprojetos interdisciplinares em que se contemple um objeto de estudo para a formação dos professores articulando os conhecimentos de Matemática, Física e Química, quanto a manutenção dos projetos na forma disciplinar e específica, mas voltados para o mesmo público alvo, por exemplo, formação de professores de determinada Secretaria Municipal de Educação.

 

2. Objetivos

 

Promover a interação contínua de professores universitários, professores da rede básica de ensino e estudantes da graduação (licenciaturas) e pós-graduação na área de ensino, com a intenção de formar professores em caráter inicial e continuado, a partir da investigação e problematização dos fundamentos teóricos para a Educação em Ciências e Matemática nas interfaces entre o ensino e a aprendizagem, considerando o ensino em distintas dimensões e sua veiculação em espaços formais e não formais de educação, apoiados nos saberes da ciência, da matemática, da filosofia, da história da ciência e matemática e das ciências da educação, das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, bem como no campo da didática das ciências e da matemática em diferentes concepções teóricas acerca da aprendizagem e do desenvolvimento humano e modelos pedagógicos originários de trabalhos de reflexão teórico-empírico potencializando suas aplicações no Ensino de Ciências e Matemática.

 

3. Metodologia e cronograma de execução

 

Este programa de extensão será coordenado pela professora Maria Lucia Panossian do Departamento Acadêmico de Matemática da UTFPR – Câmpus Curitiba e professora do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica Educacional e Tecnológica (PPGFCET) e conta com a vinculação e colaboração dos demais professores do PPGFCET, que pertencem aos Departamentos de Matemática (DAMAT), Física (DAFIS) e Química (DAQBI). Destaca-se que a organização desta equipe possibilita condições para o estudo aprofundado do conteúdo de ciências da natureza e matemática, bem como a articulação teórica e discussões sobre a formação de professores e a organização do ensino das séries iniciais e finais do ensino fundamental.

Terá vigência inicial prevista de outubro de 2018 a dezembro de 2022 (4 anos e 2 meses)

O público-alvo deste programa são os licenciandos dos cursos da UTFPR e os professores das redes públicas de ensino. Em particular serão atendidos os professores vinculados à Secretaria Municipal de Educação de São José dos Pinhais, considerando o acordo de cooperação técnica recentemente firmado entre o Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica e e a Secretaria Municipal de Educaçao de São José dos Pinhais. Também serão atendidos os professores da Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, considerando os acordos de cooperação técnica firmados para a participação na organização de eventos de formação de professores, principalmente com a função de comissão científica.

As demandas dos licenciandos e dos professores das redes de ensino serão levantadas no início de cada semestre, para que sejam organizadas ações pontuais dentro dos projetos que já compõe o programa ou em novos projetos que sejam necessários.

A meta específica dos projetos que forem registrados estará descrita especificamente em cada um deles. Entretanto, estas metas específicas e singulares dos projetos focalizarão a meta geral do programa: a formação de professores com aprofundamento do conhecimento didático-específico e pedagógico nas áreas de ensino de ciências e matemática, no nível fundamental e médio da educação básica

A articulação do PPGFCET com as redes de ensino possibilita que esta meta seja atingida de forma qualitativa, garantindo o aprofundamento teórico destes professores e a reflexão sobre a prática, assim como no aspecto quantitativo, considerando que o trabalho direto com secretarias municipais de educação permite que mais professores participem.

Além dos projetos citados na introdução e que continuarão vigentes durante a execução do programa, conforme as demandas, novos projetos serão elaborados. O programa prevê ainda a realização de cursos de formação de professores, caracterizados como cursos de extensão, vinculados aos sistemas municipais e estaduais da educação básica. Tais cursos serão oferecidos a partir dos resultados dos projetos de extensão e de projetos de pesquisa dos pós-graduandos do PPGFCET, na forma presencial e à a distância, atendendo a demandas das redes de ensino.

Assim, o papel dos pós-graduandos do PPGFCET neste programa de extensão é fundamental no sentido de elaborar pesquisas voltadas à área de ensino de ciências e matemática e gerar produtos educacionais que possam depois ser articuladas ao processo de formação de professores dos graduandos e dos professores em formação continuada.

A institucionalização deste programa também permitirá a ampliação da oferta de cursos e projetos de extensão contribuindo para a curricularização da extensão nas licenciaturas. Os graduandos poderão assim participar dos projetos e cursos que compõe o programa de diferentes formas desde a participação simples como ouvinte, passando pela atuação e desenvolvimento de práticas pedagógicas, até a participação como membros da equipe executora dos projetos de extensão vinculados ao programa.

Para evitar que as disciplinas atuem de forma isolada serão propostas reuniões mensais da comissão de extensão do PPGFCET, que no presente momento é composta pelos professores Maria Lucia Panossian, professora do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT); professor Alisson Martins, professor do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) e professora Tamara Van Kaick, professora do Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQBI). Nestas reuniões, a comissão terá o objetivo de propor mecanismos de integração das disciplinas.

Para divulgação e fortalecimento das pesquisas realizadas e dos projetos desenvolvidos serão realizados seminários mensais e a cada dois anos a realização do evento Jornadas de Educação em Ciências e Matemática (próxima edição em 2019). Além disso se projeta a continuidade de apoio à organização de eventos como a Semana Acadêmica de Licenciaturas e eventos realizados em conjunto com as secretarias municipais e estaduais de educação (a exemplo do que já acontece com a Secretaria Municipal de Pinhais).

Os meses de outubro de 2018 a janeiro de 2019 serão de planejamento e organização das ações. A partir de fevereiro de 2019 segue o cronograma projetado de ações para o trabalho nos próximos quatro anos do projeto.

 

 

Meses de 2019

Ações

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

Planejamento/Replanejamento (adequação dos projetos do programa)

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Reuniões mensais da Comissão de Extensão do PPGFCET

 

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Reuniões bimestrais – Organização do Programa

 

 

 

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Seminários mensais de divulgação

 

 

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Intervenções e cursos de formação de professores

 

 

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Organização do evento Jornadas de Educação em Ciências e Matemática

 

 

 

 

 

 

 

 

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Interação com as redes de ensino

 

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Desenvolvimento dos projetos do programa

 

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Registros e publicações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Meses de 2020

Ações

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

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12

Planejamento/Replanejamento (adequação dos projetos do programa)

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Reuniões mensais da Comissão de Extensão do PPGFCET

 

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Reuniões bimestrais – Organização do Programa

 

 

 

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Seminários mensais de divulgação

 

 

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Intervenções e cursos de formação de professores

 

 

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Organização do evento Jornadas de Educação em Ciências e Matemática

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Interação com as redes de ensino

 

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Desenvolvimento dos projetos do programa

 

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Previsão de registros e publicações do programa

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Meses de 2021

Ações

01

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06

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09

10

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12

Planejamento/Replanejamento (adequação dos projetos do programa)

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Reuniões mensais da Comissão de Extensão do PPGFCET

 

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Reuniões bimestrais – Organização do Programa

 

 

 

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Seminários mensais de divulgação

 

 

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Intervenções e cursos de formação de professores

 

 

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Organização do evento Jornadas de Educação em Ciências e Matemática

 

 

 

 

 

 

 

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Interação com as redes de ensino

 

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Desenvolvimento dos projetos do programa

 

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Previsão de registros e publicações do programa

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Meses de 2022

Ações

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02

03

04

05

06

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08

09

10

11

12

Planejamento/Replanejamento (adequação dos projetos do programa)

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Reuniões mensais da Comissão de Extensão do PPGFCET

 

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Reuniões bimestrais – Organização do Programa

 

 

 

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Seminários mensais de divulgação

 

 

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Intervenções e cursos de formação de professores

 

 

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Organização do evento Jornadas de Educação em Ciências e Matemática

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Interação com as redes de ensino

 

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Desenvolvimento dos projetos do programa

 

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Previsão de registros e publicações do programa

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As ações do programa serão constantemente avaliadas pela equipe que o compõe, para que sejam propostas reformulações necessárias, procurando identificar seu alcance em relação às parcerias com as instituições públicas de ensino e a possibilidade de impactar a formação continuada dos professores no que se refere ao conhecimento específico de ciências da natureza e matemática.            Para tanto, o Programa contará com reuniões de avaliação em que os membros da equipe apresentarão potencialidades e limitações de suas ações dentro do projeto. O programa também será avaliado conforme o seu potencial para publicação de artigos com os resultados atingidos em anais de congresso ou como artigos de revistas da área.

 

4. Resultados e/ ou produtos esperados

 

 

Como resultado do trabalho coletivo e das interações possibilitadas por meio do Programa de Extensão ForTeCiM espera-se contribuir com o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem de conteúdos escolares de ciências da natureza e matemática analisando a organização metodológica e didática necessária. Espera-se ainda que os cursos organizados e vinculados aos projetos do Programa contribuam com a formação dos professores da educação básica.

            Pretende-se fortalecer o vínculo entre professores da universidade, professores da rede pública de ensino básico, e alunos da graduação e pós-graduação contribuindo com a formação de todos os envolvidos. Com o fortalecimento destes vínculos definem-se nas escolas da rede pública espaços de qualidade para a formação profissional dos licenciandos, em que estes possam desenvolver projetos e realizar ações de estágio. Além disso, os professores participantes do projeto tornam-se multiplicadores em suas escolas do modo de organização do ensino defendido nos projetos, sendo que as experiências bem-sucedidas, permitem ampliar o alcance da ação.

Há uma dificuldade em delimitar o número de pessoas atingidas com o programa, considerando que ele conterá diferentes projetos, que podem acontecer por mecanismos presenciais e virtuais e ainda pretende impactar os alunos da graduação. A definição desta quantidade depende do número de pessoas atingidas em cada projeto, o que é oscilante. De qualquer forma, o fato de o Programa estar vinculado às Secretarias Municipais de Educação de Pinhais e de São José dos Pinhais, possibilita que se vislumbre o impacto causado na formação.

            Espera-se que os resultados atingidos sejam divulgados em eventos da área de Ensino e Educação, bem como eventos das áreas específicas (Matemática, Ciências, Química, Física, Biologia), articulando ensino, pesquisa e extensão.

Assim, entende-se que o programa impacta a formação em nível de graduação dos estudantes da licenciatura que participam do projeto, e tem possibilidades de reconhecer a articulação entre teoria e prática. Também tem impacto externo, na formação continuada dos professores e na articulação da universidade com as escolas dos professores da rede que participam dos projetos vinculados ao Programa. 

Também possibilita institucionalizar as parcerias com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, certificando projetos, cursos e eventos realizados.

A longo prazo, há uma expectativa de criação de um Centro ou Instituto de Formação de Professores de Ciências da Natureza e Matemática, com caráter tecnológico.

 

5. Referências bibliográficas

 

FERREIRA, A.C. Um olhar retrospectivo sobre a pesquisa brasileira em formação de professores de matemática. In: FIORENTINI, D. (org.) Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado de letras, 2003, p.19-50.

LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia, personalidad. 2. ed. Havana: Pueblo y Educación, 1983.

MOURA, M.O.de. A atividade de ensino como ação formadora. In: CASTRO, A.; CARVALHO, A.  Ensinar a ensinar: didática para a escola. São Paulo: Pioneira, 2001.

MOURA, M. O. de et al. A atividade pedagógica na teoria histórico cultural. Brasília: LiberLivro, 2010.

SILVA, A. L.; PALLU, F. ; PANOSSIAN, Maria Lucia ; SCHREINER, L. . Skate de dedo e as relações trigonométricas no triângulo retângulo. In:Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016.

PANOSSIAN, M.L.TOCHA, N. N. ; CAMARGO, M.V.S.P ; NASCIMENTO, A.F.M. do ; SILVA, A. L. . Investigação e prática docente: função exponencial e o fenômeno terremoto na Oficina Pedagógica de Matemática. Ensenanza de Las Ciencias, v. Extraordin, p. 393-397, 2017.

PANOSSIAN, Maria LuciaSILVA, A. L. ; PALLU, F. ; SCHREINER, L. . A oficina pedagógica de matemática como atividade. Obutchenie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 2, p. 14-38, 2018.

VAZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007

VYGOTSKY. Obras escogidas. Madri: Visor, 1997. t. 5.


Referência: Processo nº 23064.034228/2018-91 SEI nº 0929865