Boletim de Serviço Eletrônico em 26/07/2019

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 002/2019-PS-CP

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante Decreto nº 7485, de 18 de maio de 2011, publicado no DOU (Diário Oficial da União) de 19 de maio de 2011, Portaria Interministerial nº 253, de 26/07/2011, publicada no DOU de 27 subsequente, c/c Portaria MEC nº 1.034, de 27/07/2011, publicada no DOU de 28 subsequente, torno público que, no período de 30 de julho de 2019 a 13 de agosto de 2019, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Cornélio Procópio, localizada na Avenida Alberto Carazzai, nº 1640, Centro, Cornélio Procópio - PR, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para Professor Substituto para o preenchimento de 05 (cinco) vaga(s) para a carreira de Professor do Magistério Federal, conforme área(s)/ subárea(s) especificada(s) no Anexo I, nos termos do presente Edital.

 

1. DOS REQUISITOS PARA A CONTRATAÇÃO

1.1 Não ser docente vinculado à carreira do magistério federal de que trata a Lei nº 12.772/2012.

1.2 Ser portador de diploma de graduação reconhecido pelo MEC e de pós-graduação de curso credenciado pela CAPES exigidos para o cargo que irá concorrer, conforme Anexo I, com validade nacional.

1.3 Nos termos da Lei nº 8.745/93, fica impedido de assumir o candidato que já tenha tido vínculo com a Administração, sob a égide da Lei nº 8.745/93, nos últimos 24 meses.

1.4 Não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente conforme Lei nº 8.112/90.

1.5 No caso de acumulação de cargos, possuir carga horária compatível com a proposta no Anexo I.

 

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico portal.utfpr.edu.br/concursos, das 08h do dia 30 de julho de 2019 às 23h do dia 13 de agosto de 2019.

2.1.1 Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para o acesso, no horário das 14 horas às 17 horas, nos dias úteis, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, Câmpus Cornélio Procópio sita na Avenida Alberto Carazzai, nº 1640, Centro, Cornélio Procópio - PR.

2.1.2 Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser paga em qualquer bancoaté o dia 14/08/2019.

2.1.2.1 É de inteira responsabilidade do candidato a observância do limite de horário bancário para a compensação do pagamento no prazo estabelecido no subitem 2.1.2.

2.1.3 A UTFPR reserva-se o direito de anular as inscrições realizadas com dados incompletos, incorretos, ausentes ou inidôneos no formulário de inscrição, bem como os pagamentos da taxa de inscrição (GRU) que tenham sido efetuados fora do prazo especificado no subitem 2.1.2, ou ainda, em que os dados tenham sido digitados incorretamente pelo candidato ou pelo agente bancário.

2.2 A inscrição somente será confirmada após a informação, pelo banco, do pagamento da taxa de inscrição.

2.3 No dia 16/08/2019, o candidato deverá consultar, via internet, sua inscrição e o ensalamento (local das provas). A UTFPR disponibilizará computador e atendentes para os candidatos que tenham dificuldade de acesso à Internet, no endereço citado no item 2.1.1.

2.4 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CADÚNICO – e for membro de família de baixa renda, devendo requerer a isenção na forma do Decreto nº 6.593, de 02/10/2008.

2.5 O candidato interessado em solicitar a isenção de pagamento de taxa deverá fazê-lo no período improrrogável do dia 30/07/2019 a 05/08/2019.

2.6 Os pedidos de isenção deferidos e indeferidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) serão divulgados no dia 06/08/2019, até às 18 (dezoito) horas, no endereço eletrônico do certame (portal.utfpr.edu.br/concursos).

2.6.1 O candidato, cuja solicitação de isenção tiver sido indeferida, poderá encaminhar recurso para o e-mail cogerh-cp@utfpr.edu.br, no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação do resultado da isenção, informando Nome Completo, Protocolo de Inscrição, Número de Identificação Social (NIS) e justificativa para reanálise da isenção.

2.6.1.1 A UTFPR não se responsabiliza por recurso não recebido por motivo de ordem técnica, falhas de comunicação, dados digitados incorretamente pelo candidato ou outros fatores que impossibilitem o recebimento dos dados.

2.6.2 O resultado do recurso será divulgado no dia 09/08/2019.

2.6.3 O candidato que tiver seu pedido de isenção ou recurso indeferido poderá efetivar sua inscrição efetuando o pagamento da taxa de inscrição conforme previsto no item 2.1.2.

2.6.4 O candidato que não efetuar o pagamento da taxa de inscrição na forma e no prazo estabelecido no subitem 2.1.2 estará automaticamente excluído do certame.

 

3. DAS VAGAS DESTINADAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

3.1. As pessoas com deficiência, amparadas pelo art. 37, inciso VIII, da Constituição Federal, art. 5º, § 2º da Lei nº 8112/90, Decreto nº 5296, de 02/12/2004, e Decreto nº 9508, de 24/09/2018, poderão, nos termos do presente edital, concorrer a 01(uma) vaga(s) dentre as previstas no Anexo I, correspondentes ao mínimo de 5% e o máximo de 20% do total de vagas do edital, independentemente do cargo ou área/ subárea, com arredondamento para o primeiro número inteiro subsequente, conforme disposto no art. 5º, § 2º da Lei nº 8.112, de 11/12/1990 e no art. 1º,§ 1º do Decreto nº 9508, de 24/09/2018.

3.1.1 As vagas reservadas serão aplicadas ao total de vagas do edital, independentemente do cargo e/ou área e subárea.

3.2 Somente serão consideradas pessoas com deficiência aquelas que se enquadrem nas categorias constantes no art. 4º do Decreto Federal nº 3.298, de 20.12.1999, alterado pelo Decreto Federal nº 5.296, de 02.12.2004.

3.3 O candidato que desejar concorrer às vagas definidas no subitem 3.1 deverá, no ato da inscrição, declarar-se pessoa com deficiência e quando convocado, após a aprovação no certame, deverá submeter-se à perícia médica oficial promovida por equipe multiprofissional de responsabilidade da UTFPR, que procederá às exigências previstas na forma da lei.

3.4 O candidato com deficiência, que necessitar de tratamento diferenciado na realização das provas, deverá solicitar, no formulário de inscrição, as tecnologias assistivas e as condições específicas de que necessita para a realização das provas, de acordo com o que estabelece o Anexo do Decreto nº 9508, de 24/09/2018, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9508.htm#art10.

3.5 O candidato com deficiência, que necessitar de tempo adicional para a realização das provas, deverá:

a) fazer a solicitação, preenchendo o campo destinado a esse fim no momento de inscrição;

b) encaminhar, até o final do período de inscrição, para o e-mail cogerh-cp@utfpr.edu.br, o parecer emitido por equipe multiprofissional ou por especialista nos impedimentos apresentados pelo candidato, conforme disposto no art. 4º, § 2º do Decreto nº 9508, de 24/09/2018.

3.6 As fases do certame em que se fizerem necessários serviços de assistência de interpretação por terceiros aos candidatos com deficiência serão registradas em áudio e vídeo e disponibilizadas nos períodos de recurso estabelecidos neste edital.

3.7 O candidato aprovado e convocado deverá comparecer à perícia munido de laudo médico atestando a espécie, o grau ou o nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), conforme especificado no Decreto Federal nº 3.298, de 20/12/1999 e suas alterações, bem como a causa provável da deficiência.

3.8 A não observância do disposto nos subitens anteriores acarretará a perda do direito ao pleito da vaga reservada ao candidato em tal condição.

3.9 Caso a perícia conclua negativamente quanto à compatibilidade da deficiência com o exercício do cargo, o candidato não será considerado apto à nomeação/ contratação.

3.10 As pessoas com deficiência participarão do certame em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, à avaliação, aos critérios de aprovação, ao(s) horário(s), ao(s) local(is) de aplicação das provas e às notas mínimas exigidas.

3.11 O candidato que, no ato da inscrição, declarar-se como pessoa com deficiência, se classificado, figurará em lista específica e também na listagem de classificação geral.

3.12 A(s) vaga(s) definida(s) no subitem 3.1 que não for(em) provida(s) por falta de candidatos, por reprovação no certame ou na perícia médica, será(ão) preenchida(s) pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação.

3.13 No caso de haver candidato aprovado para as vagas preferenciais em maior quantidade que o número de vagas preferenciais publicadas neste edital, a preferência de nomeação/contratação será daquele que obtiver a maior média final, independentemente do cargo ou área/subárea em que houve a classificação, observados os critérios de desempate que constam neste Edital.

3.14 O candidato aprovado dentro das vagas preferenciais terá precedência sobre os candidatos aprovados na ampla concorrência.

 

4. DAS PROVAS

4.1 O Processo Seletivo constará das seguintes provas:

a) Escrita, de caráter classificatório e eliminatório;

b) de Desempenho de Ensino, de caráter classificatório e eliminatório.

 

5. DA PROVA ESCRITA

5.1 A Prova Escrita será realizada no dia 18/08/2019, tendo início às 09h30min (nove horas e trinta minutos), com duração máxima de 02h30min.

5.2 A Prova Escrita será dissertativa, sobre tema a ser sorteado dentre os tópicos que compõem o programa para a área, disponível no Anexo II, com sorteio do ponto às 08h30min (oito horas e trinta minutos). Após o sorteio do ponto, o candidato terá até uma hora livre para consulta bibliográfica; transcorrido esse prazo, terá início a prova, sem consulta.

5.3 Para realização da Prova Escrita o candidato deverá portar documento oficial de identidade, podendo ser solicitado o comprovante de pagamento da inscrição e a Guia de Recolhimento da União – GRU.

5.4 Na Prova Escrita, o candidato deverá portar caneta esferográfica tinta azul, tonalidade escura, ou preta, ponta média, e outros materiais previstos pela Banca Examinadora que constem do programa da Área/Subárea, se for o caso.

5.5 A presença do candidato no sorteio do ponto é facultativa, contudo recomendamos que o candidato chegue com 15 (quinze) minutos de antecedência ao horário da prova.

5.6 O local das provas será divulgado no site portal.utfpr.edu.br/concursos, conforme subitem 2.3.

5.7 A Prova Escrita avaliará o candidato quanto à:

a) capacidade analítica e crítica do tema, com pontuação até 30 pontos;

b) complexidade e acuidade dos conteúdos desenvolvidos, com pontuação até 25 pontos;

c) articulação e contextualização dos conteúdos desenvolvidos, com pontuação até 20 pontos;

d) clareza no desenvolvimento das ideias e conceitos, com pontuação até 15 pontos;

e) forma (uso correto da língua portuguesa ou língua estrangeira, conforme o caso), com pontuação até 10 pontos.

5.7.1 Nos casos de fuga ao tema ou ausência de texto, o candidato receberá nota zero na prova escrita.

5.8 Serão considerados aprovados na Prova Escrita os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.

 

6. DO SORTEIO DE PONTO PARA A PROVA DE DESEMPENHO DE ENSINO

6.1. O sorteio do ponto para a Prova de Desempenho de Ensino será realizado no dia 24 de agosto de 2019, em local e horário a serem divulgados com o Resultado da Prova Escrita.

 

7. DA PROVA DE DESEMPENHO DE ENSINO

7.1 A Prova de Desempenho de Ensino será realizada no dia 25 de agosto de 2019 às 08 horas e o ponto sorteado com 24 horas de antecedência, conforme item 6.

7.2 Para a Prova de Desempenho de Ensino serão convocados os candidatos na quantidade prevista no Anexo I, desde que tenham obtido a nota mínima para aprovação na Prova Escrita, conforme subitem 5.8, assim como aqueles que obtiverem a mesma nota do último classificado na Prova Escrita.

7.3 A Prova de Desempenho de Ensino consistirá em:

a) uma aula perante a Banca Examinadora, ministrada em Português ou, no caso da área/subárea Letras/Línguas Estrangeiras Modernas, em língua Inglesa, com a finalidade de avaliar a competência do candidato em ministrar aula com habilidade, conhecimento e atitude, com duração máxima de até 30 (trinta) minutos;

b) arguição pela Banca Examinadora sobre a Prova de Desempenho de Ensino do candidato, com duração máxima de até 10 (dez) minutos.

7.4 O tema da Prova de Desempenho de Ensino será único para todos os candidatos da área, extraído do programa da respectiva Área de Conhecimento que compõe o Anexo II do presente Edital.

7.4.1 Será excluído do sorteio o ponto já sorteado para a Prova Escrita nos casos em que o programa para a Prova Escrita seja o mesmo programa para a Prova de Desempenho de Ensino.

7.5 A presença do candidato ao sorteio de ponto é facultativa.

7.6 Os pontos sorteados serão divulgados no endereço portal.utfpr.edu.br/concursos.

7.7 A ordem para apresentação dos candidatos nessa prova será correspondente à ordem alfabética dos candidatos inscritos.

7.8 A Prova de Desempenho de Ensino avaliará o candidato quanto à/ao:

a) Planejamento/Plano de aula, com pontuação de até 10 pontos.

b) Conteúdo: claro, objetivo, estimulante, consistente e de acordo com o plano de aula, com pontuação de até 10 pontos.

c) Metodologia de transposição didática e utilização de recursos didáticos e tecnológicos adequados ao conteúdo abordado, com pontuação de até 15 pontos.

d) Desenvolvimento: introdução e contextualização, relevância do tema, explicação, síntese e conclusão, com pontuação de até 15 pontos. 

e) Domínio das bases conceituais, com pontuação de até 10 pontos.

f) Profundidade e amplitude do conteúdo abordado, com pontuação de até 10 pontos.

g) Uso de analogias e exemplos, com pontuação de até 10 pontos.

h) Uso correto e adequado do idioma e da linguagem, com pontuação de até 10 pontos.

i) Estabelecimento de relação interativa e dialógica, com pontuação de até 10 pontos.

7.9 Os recursos didáticos de que os candidatos pretendam fazer uso durante a prova, com exceção de quadro, giz e projetor multimídia, deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

7.10 Os candidatos, ao se apresentarem para a Prova de Desempenho de Ensino, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar à Banca Examinadora um plano de aula, em três vias idênticas, contendo:

a) identificação do tema;

b) desenvolvimento do tema;

c) lista de exercícios (se couber);

d) identificação dos pré-requisitos;

e) modo de avaliar o aprendizado;

f) objetivos;

g) referências.

 

8. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

8.1 Todas as provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

8.2 Os candidatos serão classificados em função da pontuação nas Provas Escrita e de Desempenho de Ensino, por meio do cálculo de Média Aritmética Simples.

 

9. DA APROVAÇÃO

9.1 Serão considerados aprovados os candidatos cuja Média Aritmética Simples entre as Provas Escrita e de Desempenho de Ensino seja igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos e que a nota em cada uma das provas não seja inferior a 50 (cinquenta) pontos.

9.2 Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência aquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da Lei nº 10.741/2003.

9.3 Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência, para efeito de desempate, o candidato que, na seguinte ordem:

a) obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho de Ensino,

b) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita,

c) for mais idoso.

 

10. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

10.1 O resultado da Prova Escrita será publicado em Edital, no local das inscrições de que trata o subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico portal.utfpr.edu.br/concursos, até às 18 horas do dia 19/08/2019.

10.1.1 O resultado final será publicado em Edital, no endereço constante do subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico portal.utfpr.edu.br/concursos até às 18 horas do dia 26/08/2019.

10.2 O candidato poderá obter vista das suas Provas, de forma presencial, mediante solicitação por escrito, após a divulgação do resultado de cada etapa.

10.2.1 O prazo para obtenção de vista das Provas será concomitante ao prazo destinado à interposição de recurso conforme estabelecido no subitem 10.3, mediante requerimento formal.

10.3 No prazo de 48 (quarenta e oito) horas a partir do resultado de cada etapa, será admitido recurso, devidamente fundamentado, dirigido à Comissão Permanente de Concurso Público, em que o candidato deverá indicar com precisão os pontos a serem examinados.

10.3.1 O recurso poderá ser interposto de maneira:

a) Presencial, protocolado na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da UTFPR, Câmpus Cornélio Procópio, sito na Avenida Alberto Carazzai, nº 1640, Centro, Cornélio Procópio - PR.

b) Online, encaminhado para o e-mail cogerh-cp@utfpr.edu.br. No corpo do e-mail, além da fundamentação do recurso, o candidato deverá informar nome completo, CPF, área/subárea e código de acesso. Anexos ao e-mail não serão considerados.

10.3.1.1 É de inteira responsabilidade do candidato certificar-se de que o recurso encaminhado por e-mail, conforme subitem 10.3.1 "b", foi recebido pela organizadora do certame, no prazo estipulado no subitem 10.3.

10.3.1.2 A UTFPR não se responsabiliza por recurso não recebido por motivo de ordem técnica, falhas de comunicação, dados digitados incorretamente pelo candidato ou outros fatores que impossibilitem o recebimento dos dados.

10.4 Os recursos serão apreciados pela Comissão Permanente de Concurso Público e decididos no prazo de até 7 (sete) dias úteis. O resultado do recurso será encaminhado ao interessado por e-mail e estará à disposição dos interessados na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, Câmpus Cornélio Procópio.

 

11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1. O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para o seu ingresso facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do processo seletivo.

11.2. Os candidatos aprovados serão contratados para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, na forma da Lei nº 8.745/93, como Docente da Carreira do Magistério Federal Substituto, do Câmpus Cornélio Procópio da UTFPR, conforme consta do Anexo I, respeitada a classificação obtida, constituindo-se também em cadastro reserva.

11.2.1 Candidatos remanescentes poderão ser contratados em vagas a serem providas em outro município onde exista Câmpus da UTFPR, mediante consulta ao interessado, independentemente do local da aprovação.

11.3. Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar, no ato da contratação, que satisfaz os requisitos constantes no Anexo I e no item 1 deste edital.

11.4. O candidato, quando for convocado, terá 24 horas para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 02 (dois) dias úteis para apresentar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos a documentação exigida para a sua contratação.

11.5. O presente Processo Seletivo terá validade pelo período de 01 (um) ano.

11.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por SILVANA WEINHARDT DE OLIVEIRA, PRESIDENTE DA COMISSÂO, em 25/07/2019, às 17:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por LUIZ ALBERTO PILATTI, REITOR, em 26/07/2019, às 15:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXO I AO EDITAL Nº 002/2019-PS-CP - ABERTURA

 

Área/Subárea:

VG

VG PCD

PDE

CH

T

Requisito(1)

Ciência da Computação/ Desenvolvimento para Web e Dispositivos Móveis

1

1

6

40

T/N

Graduação na área de Ciência da Computação ou em Engenharia de Computação, todos com Especialização na área de Ciência da Computação ou na área de Engenharia ou na área de Ciências Exatas e da Terra.

Engenharia Elétrica/ Desenho

1

6

40

M/T

Graduação na área Elétrica, todos com pós-graduação na área de Engenharia ou na área de Ciências Exatas e da Terra.

Engenharia Elétrica/ Eletrônica

1

6

40

M/T

Graduação na área Elétrica, todos com pós-graduação na área de Ciência da Computação ou na área de Engenharia ou na área de Ciências Exatas e da Terra.

Letras/Línguas Estrangeiras Modernas

1

6

40

T/N

Graduação em Letras-Inglês/Línguas Estrangeiras Modernas, todos com pós-graduação na área de Letras ou na área de Educação ou na área de Ensino.

Letras/Linguística

1

6

40

T/N

Graduação em Letras Anglo-Portuguesas, todos com pós-graduação na área de Letras ou na área de Educação ou na área de Ensino.

LEGENDA:

(1) Referência utilizada: Tabela de Áreas do Conhecimento da CAPES, disponível em https://goo.gl/YoT6v7.

(2) Quando não especificada, a Pós-Graduação mínima deve ser em nível de especialização.

VG: nº total de vagas

VG PCD: vagas para Pessoas com Deficiência, conforme item 3 do Edital

PDE: nº de candidatos convocados para a Prova de Desempenho de Ensino

CH: Carga horária

T: Turno (M = manhã, T = tarde, N = noite)

 

REMUNERAÇÃO

 

Titulação

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Total

Especialização

3.126,31

449,97

3.576,28

Mestrado

3.126,31

1.146,68

4.272,99

Doutorado

3.126,31

2.660,37

5.786,68

TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 89,00

 

ANEXO II AO EDITAL Nº 002/2019-PS-CP - ABERTURA

 

Área/Subárea: Ciência da Computação/ Desenvolvimento para Web e Dispositivos Móveis

PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA

01. Serviços Web (Web Services): conceitos, características, protocolos, segurança, arquitetura REST, arquitetura SOA;

02. Padrões de projeto (criação, estruturais e comportamentais) e linguagem de padrões;

03. Estilos arquiteturais e arquitetura de software: cliente-servidor, camadas, microserviços, serverless, entre outros.

PROGRAMA PARA A PROVA DE DESEMPENHO DE ENSINO

01. Tecnologias de programação no lado-cliente: JavaScript, CSS3, HTML5, DHTML e Ajax;

02. Tecnologias de programação no lado-servidor: HTTP, CGI, persistência, segurança, cookies e sessões;

03. Frameworks de desenvolvimento web.

 

REFERÊNCIAS

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.

ALBUQUERQUE, Fernando. TCP/IP internet programação de sistemas distribuídos HTML, JAVASCRIPT e JAVA : Fernando Albuquerque. Rio de Janeiro: Axcel, 2001. 492 p.

BASS, L.; CLEMENTS, P. KAZMAN, R. Software Architecture in Practice. 3a. edição. EUA: Addison-Wesley Professional, 2012. 640 p.

BUSCHMANN, F.; MEUNIER, R.; HOHNERT, H.; SOMMERLAD, P.; STAL, M. Pattern-oriented software architecture: a system of patterns. New York, NY, EUA: John Wiley & Sons, 1996. 1v.476 p.

FOX, Armando; PATTERSON, David. Engineering Software as a Service: An Agile Approach Using Cloud Computing. EUA: Strawberry Canyon LLC, 2014. 504 p.

GABARRO, Steven A. Web Application Design and Implementation: Apache 2, Php5, Mysql, Javascript, and Linux/UNIX (Quantitative Software Engineering Series). 1. ed. Wiley-IEEE Computer Society Pr. Disponível em: http://ieeexplore.ieee.org/xpl/bkabstractplus.jsp?bkn=5989430

GAMMA, Erich. Padrões de projeto: soluções reutilizáveis de software orientado a objetos . Porto Alegre: Bookman, 2000 xii,364 p.

GONÇALVES, Edson. Desenvolvendo aplicações web com JSP, Servlets, Javaserver faces, Hibernate, EJB 3 persistence e AJAX. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna, 2007. xxxvi, 736 p.

LECHETA, Ricardo R. Google Android: aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Novatec, 2013. 821 p.

MCLAUGHLIN, Brett. Use a cabeça!: iniciação rápida Ajax. 2.ed. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2006. 318 p.

NIEDERAUER, Juliano. Desenvolvendo websites com PHP. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2011. 301 p.

NIEDERAUER, Juliano. Web interativa com Ajax e PHP. São Paulo: Novatec, 2007. 287 p.

QUERINO FILHO, Luiz Carlos. Criando aplicativos para iPhone e iPad: uma abordagem prática do nível básico ao avançado. São Paulo: Novatec, 2013. 468 p.

SANTANA, Osvaldo; GALESI, Thiago. Python e Django. São Paulo: Novatec, 2010. 279 p.

THOMAS, Dave et al. Desenvolvimento Web ágil com Rails. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. 680 p.

 

Área/Subárea: Engenharia Elétrica/ Desenho

PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA E DE DESEMPENHO DE ENSINO

01. Desenho de pecas em Perspectiva Isométrica em escala ABNT, execução na prancheta;

02. Desenho de pecas em Perspectiva Isométrica execução no ambiente de Software: AutoCad;

03. Desenho de pecas em Perspectiva Cavaleira em escala ABNT, execução na prancheta;

04. Desenho de pecas em Perspectiva Cavaleira execução no ambiente de Software: AutoCad;

05. Desenho de pecas em Projeção Ortogonal no 1° Diedro em escala ABNT, execução na prancheta;

06. Desenho de pecas em Projeção Ortogonal no 3° Diedro execução no ambiente de Software: AutoCad;

07. Desenho de pecas em Corte total no 1° Diedro em escala ABNT, execução na prancheta;

08. Desenho de pecas em Corte total no 3° Diedro execução no ambiente de Software: AutoCad;

09. Desenho de pecas em Corte Composto no 1° Diedro em escala ABNT, execução na prancheta;

10. Desenho de pecas em Corte Composto no 3° Diedro execução no ambiente de Software: AutoCad;

11. Desenho de pecas em Meio Corte no 1° Diedro em escala ABNT, execução na prancheta;

12. Desenho de pecas em Meio Corte no 3° Diedro execução no ambiente de Software: AutoCad;

13. Desenho técnico de Projetos Elétricos sobre a base de uma planta civil execução no ambiente de Software: AutoCad.

 

REFERÊNCIAS

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.

BALDAM, Roquemar de Lima; COSTA, Lourenço. AutoCAD 2004: utilizando totalmente. 5. ed. São Paulo: Érica, 2008.

FRENCH, Thomas Ewing; VIERCK, Charles J. Desenho técnico e tecnologia gráfica. 2. ed. São Paulo: Globo, 1989.

MANFÉ, Giovanni; POZZA, Rino; SCARATO, Giovanni. Desenho técnico mecânico: para as escolas técnicas e ciclo básico das faculdades de engenharia. São Paulo: Hemus, [19--]. 3 v.

STRAUHS, Faimara do Rocio. Desenho técnico. Curitiba: Base Didáticos, 2007.

TURQUETTI FILHO, Reynaldo. Aprenda a desenhar com AutoCAD 2000: 2D, 3D e modelamento com sólidos. São Paulo: Érica, 2000.

LEAKE, James M.; BORGERSON, Jacob L. Manual de desenho técnico para engenharia: desenho, modelagem e visualização. Rio de Janeiro: LTC, 2010. 288 p.

SILVA, Arlindo et al. Desenho técnico moderno. 4. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2006. 475 p.

PROVENZA, Francesco. Desenho de máquinas. São Paulo: Protec, 1980. 4 v.

SPECK, Henderson José; PEIXOTO, Virgílio Vieira. Manual básico de desenho técnico. 3. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2004.

 

Observação:
O ponto sorteado para a Prova Escrita será retirado para o sorteio de ponto da Prova de Desempenho de Ensino.

 

Área/Subárea: Engenharia Elétrica/ Eletrônica

PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA E DE DESEMPENHO DE ENSINO

01. Retificadores monofásicos e trifásicos não controlados e controlados;

02. Conversores CC-CC não isolados;

03. Inversores de tensão monofásicos e trifásicos;

04. Transistores bipolares de junção: características, polarizações e amplificadores;

05. Transistores de efeito de campo: características, polarizações e amplificadores;

06. Amplificador Operacional: características, polarizações e amplificadores;

07. Conversores analógico/digital e digital/analógico;

08. Análise e projeto de circuitos digitais combinacionais e sequenciais.

 

REFERÊNCIAS

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.

ERICKSON,R.W.; MAKSIMOVIC,D. Fundamental of Power Electronics. 2.ed. Springer US,2001.

MOHAN,Ned; UNDELAND,T.M.; ROBBINS,W. P. Power Electronics: Converters, Applicationsand Design. 3ª ed. John Wiley& Sons, Inc., 2002.

RASSHID,M.H. Eletrônica de Potência - Dispositivos, Circuitos e Aplicações. 4.ed. NewYork: Pearson Education,2015

BARBI,I. EletrônicadePotência. 8.ed. Florianópolis: Edição do Autor, 2017.

MARTINS,D.C., BARBI,I. Conversores CC-CC Básicos não Isolados. 4 ed. Florianópolis, 2000.

NASHELSKY,L.,BOYLESTAD,R.L.DispositivosEletrônicoseTeoriadeCircuitos.8a.ed.Prentice-HallBrasil,2004.

MALVINO,A.P.,Eletrônica.Vols. IeII,McGraw-Hill,1986

MILLMAN,J.,HALKIAS,C.C.Eletrônica-DispositivoseCircuitos.2a.ed.MakronBooks,1981.

SEDRA,A.;SMITH,A.Microeletrônica.McGraw-Hill 1995.

BOGART,T.DispositivoseCircuitosEletrônicos.3a.ed.Vol.IeII.MakronBooks,2000.

FLOYD,T.L.Sistemasdigitais:fundamentoseaplicações.PortoAlegre:Artmed,2007.

TOCCI,RonaldJ.;WIDMER,NealS.;MOSS,GregoryL.Sistemasdigitais:PrincípioseAplicações.10ªed.SãoPaulo:PearsonPrentice Hall,2007.

 

Observação:
O ponto sorteado para a Prova Escrita será retirado para o sorteio de ponto da Prova de Desempenho de Ensino.

 

Área/Subárea: Letras/Línguas Estrangeiras Modernas

PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA E DE DESEMPENHO DE ENSINO

01. Developing Reading Skills in Language Classroom;

02. The Use of technology in EFL Teaching;

03. Developing Wri?ng Skills in Language Classroom;

04. Developing Listening Skills in Language Classroom;

05. Developing Speaking Skills in Language Classroom;

06. The use of Grammar in the Classroom.

 

Observação:

As Provas Escrita e de Desempenho de Ensino deverão ser realizadas em língua inglesa.

 

REFERÊNCIAS

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.

ALDERSON, C. Assessing reading. New York: Cambridge University Press, 2000.
ARAÚJO, J.C. Internet e ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
BUCK, G. Assessing listening. New York: Cambridge University Press, 2001.
DOGANCAY-AKTUNA, S. Intercultural communica?on in English language teacher educa?on. ELT Journal Volume 59/2 April 2005QOxford University Press 99. Acesso em 20/05/2011 hNp://eltj.oxfordjournals.org/content/59/2/99.full.pdf.
DUDENEY, G. The Internet and the Language Classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
LYNCH, T & ANDERSON, K. Study Speaking: A Course in Spoken English for Academic Purposes. Cambridge: CUP, 2005.
MCKAY, S. Teaching English as an Interna?onal Language: Rethinking Goals and Approaches. Oxford:
Oxford University Press, 2002.
MOTTA-ROTH, D; REIS, S. C; MARSHALL, D. O Gênero Página Pessoal e o Ensino de Produção Textual em Inglês. In: ARAÚJO, J. C. Internet e ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Lucerna,
2007.
PEREGOY, S. F., & Boyle, O. F. Reading, wri?ng, and learning in ESL. New York Addison Wesley Longman, 2001.
READ, J. Assessing vocabulary. New York: Cambridge University Press, 2000. The Cambridge Grammar of the English Language - Rodney D. Huddleston and Geoffrey K. Pullum, - Cambridge University Press,
2002.
WEIGLE, S. Assessing wri?ng. New York: Cambridge University Press, 2002.
WHITE, C. Distance learning of foreign languages: Language Teaching 39, 4: 247-264, 2006. hNp://dx.doi.org/10.1017/S0261444806003727.

 

Observação:
O ponto sorteado para a Prova Escrita será retirado para o sorteio de ponto da Prova de Desempenho de Ensino.

 

Área/Subárea: Letras/Linguística

PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA E DE DESEMPENHO DE ENSINO

01. Técnicas de redação empresarial;

02. Produção de textos científicos;

03. Ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação tecnológica;

04. Técnicas e estratégias de como falar em público;

05. Coesão e coerência textuais;

06. A comunicação eficaz no ambiente de trabalho.

 

REFERÊNCIAS

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.

Brasil Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Implementação das   diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultural afro-brasileira e africana na educação profissional e tecnológica. Brasília, DF: MEC/SETEC, 2008. 180 p.

GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

KAMEL, Ali. Não somos racistas: uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 2006.143p.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2017.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2009.

LIMA, Antonio Oliveira. Manual de redação oficial: teoria, modelos e exercícios. Rio de Janeiro: Impetus, 2010.

MARCUSCHI, Luis Antonio. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2009.

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2012.

MINICUCCI, Agostinho. Dinâmicas de grupo: teorias e sistemas. São Paulo: Atlas, 2007.

MOURA, Clovis. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Ática,1988. 250p. (Série Fundamentos, 34) ISBN 8508029349 (Broch).

OLIVEIRA, José Paulo Moreira de. A redação eficaz: como escrever com eficácia em qualquer situação de negócio. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

POLITO, Raquel. 29 minutos para falar bem em público. Rio de Janeiro: Sextante,2015.

POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. São Paulo: Saraiva, 2006.

VALENTE, Ana Lucia E.F.(Ana Lucia Eduardo Farah).Ser negro no Brasil hoje. 2.ed.São Paulo,SP: Moderna, 1987.64 p. (Polêmica).

 

Observação:
O ponto sorteado para a Prova Escrita será retirado para o sorteio de ponto da Prova de Desempenho de Ensino.