Boletim de Serviço Eletrônico em 03/09/2019

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS PATO BRANCO

DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-PB

 

EDITAL nº 23/2019

 

PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA, UTFPR CÂMPUS PATO BRANCO, E INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA - PORTUGAL

 

A Diretora de Graduação e Educação Profissional e o Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica da  Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco,  no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, considerando o disposto nos Artigos 7º, 8º e 10º do Regulamento da Organização Didático Pedagógica dos cursos de graduação da UTFPR, tornam público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de candidatos ao Programa de Dupla Diplomação entre o Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica da UTFPR, Câmpus Pato Branco, e o curso de Mestrado em Engenharia Industrial (ramo Eng. Eletrotécnica) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).


 

1. PREÂMBULO

O Programa de Dupla Diplomação entre o Curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Pato Branco da UTFPR e o curso de Mestrado em Engenharia Industrial (ramo Engenharia Eletrotécnica) do Instituto Politécnico de Bragança faz parte das ações empreendidas pela UTFPR para internacionalização de seus cursos de graduação.

O aluno da UTFPR participante do programa que concluir todas as etapas previstas no acordo e concluir o curso de Engenharia Elétrica receberá o diploma de Engenheiro Eletricista, expedido pela UTFPR, e os diplomas de Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Mestre em Engenharia Industrial (ramo Eng. Eletrotécnica), expedidos pelo IPB.


 

1.1 DOS OBJETIVOS DO ACORDO

O acordo de dupla diplomação, objeto deste edital, tem os seguintes objetivos:

a) Promover a mobilidade internacional dos estudantes de Engenharia Elétrica do Câmpus Pato Branco, possibilitando o contato com outras culturas e a ampliação das possibilidades de formação profissional e humana;

b) Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos da graduação em Engenharia Elétrica;

c) Contribuir para o intercâmbio de docentes entre as duas instituições possibilitando o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa;

d) Estimular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino de graduação na UTFPR.


 

2. DAS NORMAS GERAIS

A dupla diplomação estará disponível para um número de até 3 (três) estudantes para seleção neste semestre letivo, previamente acordado entre as duas instituições, e implicará na mobilidade internacional do estudante, tendo como requisito estar matriculado entre o 7º (sétimo) e o 9º (nono) períodos do curso de Engenharia Elétrica da UTFPR , Câmpus Pato Branco, no período da seleção.

A duração inicial do período de mobilidade internacional será de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por mais 3 (três) meses, incluído neste período o tempo necessário para entrega da Dissertação/Projeto/Estágio do IPB e apresentações/defesas públicas.

A Dissertação/Projeto/Estágio do IPB (mínimo de 42 créditos ECTS), dependendo da modalidade escolhida, é equivalente ao Estágio Curricular Obrigatório ou ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da UTFPR, de acordo com as normas regulamentares das duas instituições no que se refere ao funcionamento e defesa dos mesmos ou regulamento específico comum que se entenda relevante estabelecer para as duas instituições.

O candidato selecionado para o programa de dupla diplomação deverá cumprir um Plano de Estudos a ser desenvolvido durante o período em que se encontrar em mobilidade internacional na instituição parceira.

O Plano de Estudos será elaborado pelo aluno com a orientação da coordenação do curso em conformidade com as regras estabelecidas no acordo de dupla diplomação.

Caso o aluno não cumpra com o Plano de Estudos ou tenha desempenho abaixo do esperado (notas e/ou frequências), poderá ser desligado do programa.

Ao retornar à UTFPR o aluno deverá fazer uma apresentação pública de sua Dissertação e concluir todas as disciplinas faltantes para a integralização de seu curso, exceto aquelas cujos conteúdos sejam consignados em função dos conteúdos cursados durante o período de mobilidade internacional.

As despesas com passagens de ida e volta, translados terrestres, seguro-saúde, emissão de passaporte, obtenção de vistos, moradia e alimentação serão de responsabilidade do estudante, bem como outras despesas decorrentes da mobilidade internacional.

Os estudantes em dupla diplomação serão isentos do pagamento de taxas (incluindo inscrição) na instituição anfitriã.

O presente edital tem a finalidade de seleção apenas e não garante a participação dos alunos selecionados na mobilidade internacional, que está condicionada a manutenção do referido acordo por ambas instituições, da disponibilidade da instituição anfitriã em receber alunos, entre outros fatores, como a obtenção de visto português por parte dos acadêmicos que confirmarem a participação.

Os alunos classificados deverão se manifestar, em até 03 (três) dias úteis a partir da publicação do resultado final, sobre a aceitação ou não à vaga, por escrito ou via correio eletrônico (coelt-pb@utfpr.edu.br). O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estipulado acima facultará à Comissão a convocação do(s) candidato(s) seguinte(s), sendo seu nome excluído do processo seletivo.


 

3. DAS VAGAS

Serão selecionados até 3 (três) alunos para início das atividades da dupla diplomação no mês de fevereiro de 2020.


 

4. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Poderão candidatar-se à seleção, os alunos que atendam às seguintes condições:

a) Ser aluno regular do curso de Engenharia Elétrica da UTFPR, Câmpus Pato Branco, e estar entre o 7º e 9º períodos na data de fechamento das inscrições;

b) Ter Coeficiente de Rendimento mínimo de 0,65, na data de fechamento das inscrições;

c) Não estar desenvolvendo o Trabalho de Conclusão de Curso com outros alunos (ex. TCC em dupla);

d) Possuir passaporte válido até dezembro de 2021 ou ter solicitado passaporte, apresentando comprovação de agendamento junto à Polícia Federal;

e) Ter disponibilidade para morar em Portugal por pelo menos 12 meses;

f) Ter recursos financeiros suficientes para custear as despesas do intercâmbio.

 

5. DO PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO

As inscrições poderão ser realizadas no período de 03 de setembro de 2019 a 06 de setembro de 2019, na Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica (COELT), entregando a documentação referente ao item 6 em envelope fechado/lacrado com o nome do candidato.

 

6. DOS DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

Os candidatos interessados em participar do Projeto de Cooperação Internacional de Dupla-Diplomação referentes a este Edital deverão apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos:

a) Ficha de inscrição preenchida e assinada (Anexo I);

b) Cópia do Currículo Lattes atualizado;

c) Declaração de que não possui bolsas ou Carta de Desistência de bolsas de programas vinculados aos órgãos de fomento federais e/ou estaduais (Anexos II e III);

d) Ficha de pontuação do Anexo IV preenchida e assinada com as comprovações das atividades que pontuam anexadas, de acordo com o item 7.b., e organizados na ordem da ficha de pontuação;

e) Comprovante de passaporte válido, ou de agendamento de solicitação de passaporte no Departamento da Polícia Federal.

 

7. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

A seleção dos candidatos será realizada pela Comissão de Internacionalização do Curso de Engenharia Elétrica da UTFPR, Câmpus Pato Branco, composta por 3 (três) professores, que selecionará e classificará os candidatos pela ordem decrescente da média ponderada dos pontos obtidos nos seguintes critérios:

a) Coeficiente de Rendimento (CR);

b) Participação em atividades acadêmicas (NAA): a pontuação segue conforme a Tabela 1.

c) Entrevista Semiestruturada (ES) – cada candidato obterá nota de 0 a 1.

 

§ 1º – A Nota Final (NF) de cada candidato será obtida pela média ponderada, conforme a seguinte equação:

 

 

Tabela 1 – Pontuação de Participação em Atividades Acadêmicas.

 

Máximo de 25 pontos.

ATIVIDADES1

Pontuação Unitária

Limite do item

Iniciação científica e/ou tecnológica concluída e devidamente comprovada – por evento.

1,5

3,0

Iniciação científica e/ou tecnológica em andamento e devidamente comprovada – por mês.

0,1

1,0

Trabalhos completos publicados em anais de congressos científicos2 de abrangência nacional ou internacional – por trabalho

1,0

2,0

Trabalhos completos publicados em revistas/períodos científicos qualificados (Qualis CAPES >= B1) – por trabalho

3,0

3,0

Resumos publicados em anais de congressos científicos2 nacionais ou internacionais – por resumo.

0,5

1,0

Participação em congressos científicos2 nacionais ou internacionais com apresentação de trabalho – por evento

1,0

2,0

Participação em eventos de iniciação científica e/ou tecnológica3 com apresentação de trabalho – por participação.

0,5

1,0

Atividade de Extensão concluída e certificada pela UTFPR – por ano.

1,5

3,0

Atividade de Extensão em andamento e certificada pela UTFPR – por mês.

0,1

1,0

Participação e apresentação de trabalhos em eventos de extensão – por evento

0,5

1,0

Participação em equipes de competição (Baja, Pato Bots, Pato a Jato, Tubarão Branco, etc.) – por mês

0,1

2,0

Monitoria na UTFPR – por semestre letivo

1,0

2,0

Curso ministrado na UTFPR (mínimo de 8 hrs) – por evento

0,5

1,5

Estágio não obrigatório na área de Eng. Elétrica – por 400 horas

1,0

2,0

Participação em empresa júnior, e/ou centro acadêmico, e/ou DCE – por semestre.

0,5

1,5

1 Serão consideradas apenas as atividades que foram desenvolvidas durante a graduação e que possuam certificado de conclusão.

2 Trabalhos publicados e/ou apresentados, ou participação em eventos de iniciação científica (Ex.: SICITE) NÃO contabilizam!

3 Inclui o SICITE. Participação em Pré-SICITE NÃO contabiliza.

 

8. DA DATA E LOCAL DA ENTREVISTA

A Entrevista Semiestruturada é presencial e será realizada no dia 09 de setembro de 2019. Os candidatos deverão comparecer à COELT-PB às 15h50min e serão chamados por ordem alfabética.

 

9. DO DESEMPATE

Caso ocorra empate entre os candidatos, considerando a Nota Final (NF) com três casas decimais, o desempate será efetuado aplicando-se os critérios abaixo relacionados, em ordem sequencial:

a) Aluno com maior Coeficiente de Rendimento;

b) Aluno com maior idade.

 

10. DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO

10.1 Relação preliminar dos selecionados

A relação preliminar dos candidatos selecionados será divulgada até às 23h59min horas do dia 09 de setembro de 2019 pela COELT-PB, via correio eletrônico destinado aos candidatos, bem como na página da UTFPR.

10.2 Relação definitiva dos selecionados

A relação definitiva dos selecionados será enviada até as 12h00min horas do dia 17 de setembro de 2019, pela COELT-PB, via correio eletrônico destinado aos candidatos, bem como na página da UTFPR.

 

11. DO PRAZO PARA RECURSO

Os recursos contra o resultado deste edital poderão ser protocolados na COELT-PB até as 17h00min do dia 10 de setembro de 2019. As respostas aos recursos apresentados serão enviadas até as 18h00min horas do dia 11 de setembro de 2019 pela COELT-PB, via correio eletrônico destinado aos requerentes, bem como na página de editais da Diretoria de Graduação e Educação profissional, Câmpus Pato Branco.

 

12. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela comissão de seleção e homologados pela DIRGRAD-PB.


 

Pato Branco, 02 de setembro de 2019.


 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por NILVANIA APARECIDA DE MELLO, DIRETOR(A), em 02/09/2019, às 17:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1033478 e o código CRC (and the CRC code) 5BE5DEED.



ANEXO I do EDITAL 23/2019 – DIRGRAD-PB

FICHA DE INSCRIÇÃO


Dados de Identificação:

Nome: .............................................................................................................................

Nascimento: ....../....../.......... Naturalidade: .................................................

RG: ....................................................... Data de Emissão: ..........................................

CPF: ............................................................

Endereço: .......................................................................................................................

Bairro: ........................................................ Cidade: ...................................................

CEP: ....................... Tel. Residencial: (......) ....................... Cel. (......) ........................

E-mail: ............................................................................................................................

Filiação (pai): ..................................................................................................................

Filiação (mãe): ................................................................................................................

 

Formação profissional:

Aluno regularmente matriculado no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Câmpus Pato Branco.

RA: ..................................... Período: ................... Ano de ingresso: .......................

 

________________________, _____ de __________________ de 2019.


 

__________________________________

Nome e Assinatura do(a) Candidato(a)

 

ANEXO II do EDITAL 23/2019 – DIRGRAD-PB

 

DECLARAÇÃO DE BOLSAS

 

Eu, ................................................................................................................................., portador(a) do CPF............................................................................................... e do RG.............................................................................................., aluno regularmente matriculado no ................. período do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Câmpus Pato Branco, portador(a) do RA ...................................................., declaro não possuir vínculos ou bolsas de programas de fomento federais e/ou estaduais.

 

 

________________________, _____ de __________________ de 2019.


 

__________________________________

Nome e Assinatura do(a) Candidato(a)

 

 

ANEXO III do EDITAL 23/2019 – DIRGRAD-PB

 

TERMO DE DESISTÊNCIA DE BOLSAS

 

Eu, ................................................................................................................................., portador(a) do CPF ............................................... e do RG ........................................, aluno regularmente matriculado no ................. período do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Câmpus Pato Branco, portador(a) do RA.............................................., assumo o compromisso de desistir de quaisquer vínculos ou bolsas de programas de fomento federais e/ou estaduais no momento da participação da mobilidade internacional.

 

 

________________________, _____ de __________________ de 2019.


 

__________________________________

Nome e Assinatura do(a) Candidato(a)

 

 

ANEXO IV do EDITAL23/2019 – DIRGRAD-PB

 

FICHA DE PONTUAÇÃO

 

 

Máximo de 25 pontos.

ATIVIDADES1

Pontuação Unitária

Limite do item

Pontuação declarada

Pontuação homologada4

Iniciação científica e/ou tecnológica concluída e devidamente comprovada – por evento.

1,5

3,0

 

 

Iniciação científica e/ou tecnológica em andamento e devidamente comprovada – por mês.

0,1

1,0

 

 

Trabalhos completos publicados em anais de congressos científicos2 de abrangência nacional ou internacional – por trabalho

1,0

2,0

 

 

Trabalhos completos publicados em revistas/períodos científicos qualificados (Qualis CAPES >= B1) – por trabalho

3,0

3,0

 

 

Resumos publicados em anais de congressos científicos2 nacionais ou internacionais – por resumo.

0,5

1,0

 

 

Participação em congressos científicos2 nacionais ou internacionais com apresentação de trabalho – por evento

1,0

2,0

 

 

Participação em eventos de iniciação científica e/ou tecnológica3 com apresentação de trabalho – por participação.

0,5

1,0

 

 

Atividade de Extensão concluída e certificada pela UTFPR – por ano.

1,5

3,0

 

 

Atividade de Extensão em andamento e certificada pela UTFPR – por mês.

0,1

1,0

 

 

Participação e apresentação de trabalhos em eventos de extensão – por evento

0,5

1,0

 

 

Participação em equipes de competição (Baja, Pato Bots, Pato a Jato, Tubarão Branco, etc.) – por mês

0,1

2,0

 

 

Monitoria na UTFPR – por semestre letivo

1,0

2,0

 

 

Curso ministrado na UTFPR (mínimo de 8 hrs) – por evento

0,5

1,5

 

 

Estágio não obrigatório na área de Eng. Elétrica – por 400 horas

1,0

2,0

 

 

Participação em empresa júnior, e/ou centro acadêmico, e/ou DCE – por semestre.

0,5

1,5

 

 

TOTAL

 

 

1 Serão consideradas apenas as atividades que foram desenvolvidas durante a graduação e que possuam certificado de conclusão.

2 Trabalhos publicados e/ou apresentados, ou participação em eventos de iniciação científica (Ex.: SICITE) NÃO contabilizam!

3 Inclui o SICITE. Participação em Pré-SICITE NÃO contabiliza.

4 A ser preenchido pela comissão de seleção.

 

 

 

Nome e assinatura do aluno

Assinatura dos membros da Comissão de Seleção – Homologação.