Boletim de Serviço Eletrônico em 03/09/2019

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS PATO BRANCO

DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-PB

 

EDITAL nº 24/2019

 

SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UTFPR

SUBPROJETO DA COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA – CÂMPUS PATO BRANCO

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco (PB,) no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para a seleção de PROFESSORES SUPERVISORES para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Edital CAPES 07/2018 para a componente curricular Matemática - câmpus Pato Branco.

 

1. DO OBJETO

O PIBID da UTFPR tem como finalidade a valorização dos cursos de Licenciatura, dentro da estrutura universitária e, ao mesmo tempo, o aumento da convivência dos graduandos com o cotidiano do exercício da função docente. Seus objetivos são:

  1. incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica;

  2. contribuir para a valorização do magistério;

  3. elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica;

  4. inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;

  5. incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e

  6. contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

 

2. DAS NORMAS GERAIS

2.1 Este Edital está fundamentado no Edital CAPES no 07/2018 e na Portaria CAPES GAB nº 175, de 07 de agosto de 2018 .

2.2 A concessão da bolsa de Professor Supervisor do PIBID está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital e na aprovação do projeto institucional da UTFPR junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

2.3 As atividades dos supervisores selecionados deverão ser desenvolvidas sem prejuízo das suas atividades docentes.

2.4 O valor da bolsa de Professor Supervisor do PIBID será de R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais), que serão depositados em conta corrente do Professor Supervisor do PIBID.

2.5 Os valores referentes às bolsas serão provenientes dos recursos destinados ao PROGRAMA PIBID-CAPES/MEC.

2.6 As bolsas terão início previsto para o mês de setembro de 2019.

2.7 A concessão e a gestão das bolsas serão reguladas por portaria específica da CAPES.

 

3. DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID

Constituem-se atribuições do Professor Supervisor do PIBID:

a) elaborar, desenvolver e acompanhar, em parceria com as redes e com o coordenador de área, as atividades dos discentes;

b) controlar a frequência dos discentes, repassando essas informações ao coordenador de área;

c) informar ao coordenador de área eventuais mudanças nas condições que lhe garantiram participação no programa;

d) participar de seminários de formação de professores da educação básica promovidos pela Instituição de Ensino Superior (IES);

e) informar à comunidade escolar sobre as atividades do projeto;

f) compartilhar com a direção da escola e seus pares as boas práticas do programa;

g) enviar ao coordenador de área quaisquer relatórios e documentos de acompanhamento das atividades dos discentes sob sua supervisão, sempre que solicitado;

h) participar das atividades de acompanhamento e avaliação definidas pela CAPES e pela IES.

 

4. DOS REQUISITOS PARA CANDIDATAR-SE AO PROCESSO SELETIVO

Poderão candidatar-se às bolsas de Professor Supervisor do PIBID da UTFPR os professores que atendam aos requisitos abaixo:

I - Ser licenciado na área/disciplina da componente curricular Matemática.

II - Possuir experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério na educação básica.

III - Ser professor na escola participante e ministrar a disciplina da componente curricular Matemática.

V – Não ter sido bolsista PIBID na modalidade supervisor por período superior a 78 meses, em conformidade com a Portaria CAPES GAB nº 175, de 07 de agosto de 2018 .

VI - Dispor do tempo necessário para realizar as atividades previstas para sua atuação no projeto.

 

5. DAS VAGAS OFERECIDAS E ESCOLAS PARTICIPANTES

O processo seletivo, objeto deste edital, destina-se ao preenchimento de 01 (uma) vaga PIBID na modalidade Professor Supervisor na escola participante Colégio Estadual Castro Alves.

 

6. DO PERÍODO, LOCAL E DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO

Para concorrer ao processo de seleção como professor supervisor PIBID, o candidato deverá atender aos requisitos do item 4 deste edital e:

I - Ser brasileiro ou possuir visto de permanência definitivo.

II - Estar em dia com as obrigações eleitorais, para brasileiros.

III - Estar em dia com as obrigações militares, para brasileiros.

IV - Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo ele seja aprovado, com previsão para setembro de 2019.

V - Os interessados deverão protocolar sua inscrição no período de 04 de setembro a 05 de setembro de 2019.

 

Os seguintes documentos são necessários para o candidato validar sua inscrição e deverão ser enviados em arquivos PDF para os endereços de-mail janecler@utfpr.edu.br e janecler.aac@gmail.com aos cuidados de Janecler Aparecida Amorin Colombo, no período indicado no edital, até às 22:00 horas do dia 05 de setembro de 2019. O candidato terá sua inscrição confirmada mediante e-mail de resposta de confirmação de recebimento dos documentos até às 23:59 horas do dia 05 de setembro de 2019.

I - Formulário de Inscrição preenchido (ANEXO A);

II - Cópia impressa do currículo cadastrado na Plataforma Freire, com a atividade profissional e acadêmica documentada (cópia simples das atividades a serem pontuadas). Ao aceitar o termo de adesão o sistema disponibiliza o currículo em extensão .pdf.

III - Declaração de que não acumula bolsa com outra concedida por Instituição Pública ou bolsa vinculada a programas financiados pela CAPES, FINEP, CNPq ou de outras agências de fomento (ANEXO B).

IV - Declaração da Escola participante (modelo ANEXO C) atestando ser professor da rede estadual de ensino do Paraná e efetivo exercício de magistério na unidade, informando a carga horária semanal do professor na disciplina da componente curricular Matemática e os turnos de atuação (manhã, tarde ou noite)

V – Cópia do diploma de Licenciatura em Matemática.

VI – Comprovar a experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério na educação básica.

 

7. DA EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O candidato será excluído do processo de seleção se não entregar o Formulário de Inscrição no prazo estabelecido e/ou se as informações prestadas não forem verdadeiras e/ou se não atender ao que determina o presente edital.

 

8. DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

8.1 A seleção dos Professores Supervisores do PIBID será conduzida pela coordenação do curso de Licenciatura em Matemática (COMAT-PB) e coordenadores do subprojeto do câmpus Pato Branco, sob a supervisão da Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-PB) a partir da análise dos seguintes aspectos:

a) A obediência às condições dos itens 4 e 6.

b) Dados contidos no currículo do candidato cadastrado na Plataforma Freire e documentado.

8.2 A comissão responsável pela seleção será constituída pelos coordenadores de área da componente curricular Matemática do câmpus Pato Branco e pela coordenação do curso de Licenciatura em Matemática do câmpus Pato Branco.

8.3 A pontuação dos candidatos será obtida observando os itens de avaliação listados no Quadro I:

 

Quadro I - Pontuação

ITEM DE AVALIAÇÃO

PONTUAÇÃO

Doutorado em Ensino ou Educação ou na área da componente curricular Matemática.

30 pontos

Mestrado em Ensino ou Educação ou na área da componente curricular Matemática.

20 pontos

Especialização em Ensino ou Educação na área da componente curricular Matemática.

10 pontos

Cursos de Aperfeiçoamento* em Ensino ou Educação na área da componente curricular Matemática.

05 pontos por curso de carga horária mínima de 30 horas (máximo de 20 pontos)

Conclusão no Programa PDE

20 pontos

Conclusão de Cursos ofertados pela SEED*

0,15 pontos/h (máximo de 10 pontos)

Participação em semanas acadêmicas* de cursos de licenciatura na da componente curricular Matemática.

02 pontos por evento (máximo de 10 pontos)

Supervisão de estágio supervisionado de cursos de licenciatura na área da componente curricular Matemática.

0,50 pontos por acadêmico supervisionado (máximo de 20 pontos)

Supervisão de projeto PIBID

02 pontos a cada 6 meses (máximo de 10 pontos)

Projetos desenvolvidos na escola*

02 pontos por projeto (máximo de 10 pontos)

Apresentação de trabalhos* (pôsters e/ou comunicações orais) em eventos da área de ensino ou Educação

03 pontos por trabalho apresentado (máximo de 15 pontos)

Publicação de trabalhos* em anais de eventos ou periódicos especializados da área de ensino ou Educação

05 pontos por trabalho publicado (máximo de 25 pontos)

Tempo de magistério na educação básica na componente curricular Matemática.

01 ponto por ano

* Serão considerados para pontuação os últimos 5 anos (a partir de 2013).

 

9. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE:

Em caso de empate, a classificação seguirá o seguinte critério de desempate:

  1. Maior tempo de experiência comprovada no magistério na educação básica.

  2. Maior idade.

 

10. DO RESULTADO PRELIMINAR DO PROCESSO DE SELEÇÃO E DO RECURSO

A relação preliminar dos Professores Supervisores do PIBID selecionados, será divulgada no dia 06 de setembro de 2019 na página de editais da DIRGRAD-PB

Da publicação do resultado preliminar o candidato poderá, a seu critério, interpor recurso contra a decisão da comissão. O recurso deverá ser protocolado junto à DIRGRAD-PB até às 17:00 horas do dia 10 de setembro de 2019, observando o horário de funcionamento. O recurso deverá constar de um memorando assinado pelo candidato e ser adequadamente fundamentado, expondo claramente os fundamentos de fato e de direito e sua justificativa.

 

11. DO RESULTADO FINAL

 

O resultado final dos Professores Supervisores do PIBID selecionados para as vagas indicadas no item 5, será divulgado no dia 11 de setembro de 2019 na página de editais da DIRGRAD-PB.

 

12. DO CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO EDITAL

Fases

Datas

Publicação do Edital pela DIRGRAD - PB

Até 03 de setembro

Inscrição dos candidatos a professores supervisores

04 e 05 de setembro

Divulgação do resultado preliminar

06 de setembro

Data limite para recursos

10 de setembro

Homologação do Resultado final

11 de setembro

 

13. DA EXCLUSÃO DO SUPERVISOR DO PROGRAMA PIBID

O professor supervisor perderá o direito de integrar o programa PIBID nos seguintes casos:

I. Inobservância das obrigações e normas estabelecidas no edital CAPES 07/2018 e no Regulamento de Concessão de Bolsa e do Regime de Colaboração no Programa de Residência Pedagógica e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, conforme Portaria CAPES/GAB nº 175, de 07 de agosto de 2018.

II. Desempenho insatisfatório nas atividades previstas no projeto institucional, com base em parecer emitido pelo coordenador de área da componente curricular Matemática do câmpus Pato Branco.

III. Encerramento do subprojeto da componente curricular Matemática ou do projeto Institucional.

IV. Término do prazo máximo de vigência do projeto Institucional.

V. A pedido do professor supervisor.

 

14. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1 O presente edital terá validade de 04 (quatro) meses, a partir da sua publicação, para fins de substituição de bolsistas conforme previsto na Portaria CAPES GAB nº 175, de 07 de agosto de 2018.

14.2 A inscrição do professor implica no reconhecimento e aceite das condições estabelecidas no presente edital e no edital CAPES 07/2018.

14.3 O recurso destinado ao presente edital será consignado no orçamento da CAPES, de acordo com o limite orçamentário fixado para o programa, conforme previsto no edital CAPES 07/2018.

14.4 A Capes resguarda-se o direito de, a qualquer momento, solicitar informações ou documentos adicionais que julgar necessário.

15.5 A qualquer tempo, o presente edital poderá ser anulado, ou revogado por motivo de interesse público, no todo ou em parte, sem que isso implique o direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza.

16.6 Poderá haver o cancelamento, pela Capes, da concessão do fomento de que trata o presente edital durante a execução do projeto, por ocorrência de fato cuja gravidade o justifique, sem prejuízo de outras providências cabíveis.

14.7 Serão consideradas de domínio público as informações geradas nos projetos financiados no âmbito deste edital.

14.8 O presente edital será publicado na página de editais da DIRGRAD-PB e divulgado no edital das escolas indicadas no item 5 do presente edital.

14.9 Os prazos constantes deste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

14.10 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente edital serão dirimidas pela Coordenação do Subprojeto, observada a legislação vigente.

14.11 Ao se inscrever o candidato declara ter conhecimento e concordar com as regras do presente edital.

14.12 A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) da UTFPR resolverá os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.

 

Pato Branco, 03 de setembro de 2019


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Documento assinado eletronicamente por NILVANIA APARECIDA DE MELLO, DIRETOR(A), em 03/09/2019, às 16:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXO A

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO 

Nome:

Escola vinculada ao Subprojeto:

Tempo de magistério na educação básica:

Tempo de atuação na escola:

Formação:

Graduação: ______________________________________________________________________

Especialização: ___________________________________________________________________

Mestrado: ________________________________________________________________________

Doutorado: ______________________________________________________________________

Componente Curricular:

Carga horária semanal na escola:

Turnos em que atua na escola: ( ) Manhã ( ) Tarde ( ) Noite

E-mail:

Telefones para contato (com DDD):

Endereço:

 

RG:

CPF:

Data de nascimento:

Nacionalidade:

 

Local e data:  _________________________________________________________

 

Assinatura do candidato: __________________________________________________________

 

ANEXO B

DECLARAÇÃO DE NÃO ACÚMULO DE BOLSA

 

Eu ________________________________________________________________________________, CPF ___________________, professor da educação básica lotado na escola ______________________________________________________________ declaro, para os devidos fins, que:

 

 

- não estou em débito de qualquer natureza com a CAPES ou com outras instituições públicas de fomento;

- não estou em licença ou afastamento, total ou parcial, das minhas atividades na escola;

- não acumulo qualquer outro tipo de bolsa concedida pela CAPES ou por qualquer agência de fomento pública, nacional ou internacional, ou de instituição pública ou privada.

 

 

Local e data:  _________________________________________________________

 

Assinatura do candidato: __________________________________________________________


 

ANEXO C

MODELO DE DECLARAÇÃO

(deve ser apresentada com o timbre da escola)

 

Eu ________________________________, Diretor(a) da Escola participante _______________________________, declaro que o(a) professor(a) _______________________ encontra-se em efetivo exercício de magistério nesta unidade com carga horária semanal de ________ aulas na disciplina da componente curricular _________ atuando nos seguintes turnos __________________.

 

 

Local e data:  _________________________________________________________

 

Assinatura e Carimbo do Diretor:  __________________________________________________________