Boletim de Serviço Eletrônico em 11/09/2019

  

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

  

Resolução Nº 02/2019, DE 09 DE setembro DE 2019

  

 

O CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 10, de 04 de agosto de 2000 do Conselho Diretor;

CONSIDERANDO o Parágrafo 1º do Artigo 25 do Estatuto da UTFPR, aprovado pela Portaria Ministerial nº 303 de 17/04/2008;

CONSIDERANDO o Artigo 21 do Regimento Geral da UTFPR, aprovado pela Deliberação nº 07/09-COUNI, de 05 de junho de 2009;

CONSIDERANDO o Artigo 10 do Regulamento do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, aprovado pela Deliberação 08/2010-COUNI;

CONSIDERANDO a portaria 1738/2016, que designa Douglas Paulo Bertrand Renaux como Pró-Reitor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR;

CONSIDERANDO as Portarias nº 871, de 22/04/2015,  e nº 555 de 28/03/2019,  do Reitor da UTFPR, que nomeiam os membros do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias, quadriênio 2015-2019;

CONSIDERANDO o  processo SEI 23064.034558/2018-87, analisado na na 11ª Reunião Ordinária, realizada em 04/10/2018 e Ofício nº 06/2019, documento  SEI nº 1040325,  com parecer favorável da Relatora Ivone de Castro para emissão da Resolução;

RESOLVE:

 

Art. 1º  Aprovar, na forma do anexo, o Programa de Extensão O USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO, Câmpus Cornélio Procópio.

Art. 2º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por DOUGLAS PAULO BERTRAND RENAUX, PRESIDENTE DO CONSELHO, em 11/09/2019, às 14:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXO I À Resolução Nº 02/2019, DE 09 DE setembro DE 2019

 

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

PROGRAMA DE EXTENSÃO

o uso do lúdico como ferramenta de ensino

ÁREA TEMÁTICA: educação

COORDENADOR : mauricio iwama takano

Câmpus Cornélio Procópio

 

1. Caracterização

 

Uma reclamação bastante recorrente entre os alunos da universidade é o estresse e a falta de atividades de lazer ofertadas pela instituição. Os jogos podem ser utilizados como uma válvula de escape para o estresse do dia-a-dia e das atividades universitárias. Os jogos analógicos (e.g. os jogos de tabuleiro, o role playing game e o escape room) possuem uma vantagem em relação aos jogos eletrônicos (e.g. vídeo games, jogos online, etc.), eles costumam aproximar mais as pessoas, pois exigem uma interação social muito maior entre os jogadores.

Além de ser uma forma de aliviar o estresse, os jogos podem muito bem ser utilizados para auxiliar na educação, tanto de uma forma geral (auxiliando no desenvolvimento de inteligências e habilidades) como também de forma mais específica (auxiliando no aprendizado de um conteúdo específico). Diversos autores já vêm demonstrando que enquanto um indivíduo brinca, a sua capacidade de concentração e de aprendizado são bem maiores do que quando estão em sala de aula ouvindo um professor falando.

O programa será composto pelos projetos de extensão “O uso de jogos de tabuleiro como ferramenta de ensino”, “O “escape room” como forma de desenvolvimento de habilidades” e “O jogo de interpretação de personagens como forma de lazer e de aprendizado”.

O projeto dos jogos de tabuleiro já está ativo a mais de dois anos e já atende um total de 1052 pessoas, sendo 586 da comunidade interna e 466 da comunidade externa. Inicialmente esse projeto englobava tanto o uso dos jogos de tabuleiro como também o uso do role playing game (RPG) e do escape room para a educação. Porém, devido ao crescimento ímpar de cada um, o projeto foi divido em três. Neste projeto são realizados eventos mensais nas dependências das UTFPRs de Londrina e Cornélio Procópio, onde serão levados os jogos de tabuleiro disponíveis comercialmente e também jogos ainda em desenvolvimento (que ainda estão na fase de testes). Durante os eventos são ainda apresentadas palestras e minicursos. Além disso, os voluntários auxiliarão na tarefa de identificar os benefícios de cada jogo disponível no projeto e também o desenvolvimento das inteligências e habilidades dos participantes dos eventos.

O projeto do escape room foi recentemente registrado, porém já vem sendo realizado a quase um ano, com algumas participações esporádicas nos eventos mensais que ocorrem nas dependências das UTFPRs de Londrina e Cornélio Procópio. O seu objetivo é desenvolver as habilidades e inteligências tanto dos voluntários que irão elaborar todo o roteiro e os desafios das salas, como também dos participantes que irão tentar resolver todos os mistérios envolvidos para tentar escapar. As salas de escape room serão ofertadas durante alguns dos eventos mensais de jogos de tabuleiro, com uma periodicidade um pouco diferenciada (será ofertada uma sala em dois eventos seguidos, depois um próximo evento não será ofertada nenhuma sala, depois será ofertada uma outra sala em dois eventos seguidos, e assim por diante). Porém, os voluntários do projeto terão um trabalho contínuo de estar elaborando e também fabricando fisicamente os desafios das salas.

O projeto do jogo de interpretação de personagens (RPG) registrado recentemente, também já vem sendo realizado desde janeiro de 2018 em todos os eventos mensais de jogos de tabuleiro. Além disso, vêm sendo realizados também eventos mensais somente com o RPG nas dependências do mercadão da Prochet em Londrina. O projeto prevê trabalhar a capacidade de criação de histórias, interpretação, criatividade e de improvisação tanto dos voluntários que irão conduzir os jogos (chamados pelos jogadores de “mestres”) como também dos jogadores. Além da participação mensal dos voluntários nos eventos que ocorrem nas dependências das UTFPRs de Londrina e Cornélio Procópio, os voluntários também participarão de eventos mensais de RPG na cidade de Londrina, os quais não terão local fixo para ocorrer.

 

2. Objetivos

 

Objetivo geral: Utilizar jogos (de tabuleiro, RPG e escape room) para auxiliar no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes dos alunos e da comunidade externa.

Objetivos específicos:

 

3. Métodos e Procedimentos

 

Todo ano serão abertas inscrições para novos voluntários tanto para o projeto de jogos de tabuleiro como também para os projetos do escape room e do RPG. Não há nenhuma restrição para a seleção dos voluntários. Cada pessoa, independente do curso que ele está cursando, ou de suas habilidades, é capaz de ajudar nos projetos de alguma forma. A diversidade de cursos e de habilidades dos voluntários torna mais interessante as discussões sobre o projeto em si e também sobre os jogos.  Atualmente estamos com 16 alunos voluntários nos projetos, oriundos de diversos cursos diferentes dos campus Londrina e Cornélio Procópio.

Quinzenalmente os voluntários do projeto de jogos de tabuleiro receberão um manual de regras de um ou mais jogos de tabuleiro e terão uma semana para ler e aprender todas as regras. Cada voluntário receberá o manual de um jogo diferente, e na semana seguinte irão se reunir para ensinar as regras dos jogos uns aos outros e jogá-los. Os objetivos dessa ação são: 1. Os voluntários aprenderem as regras dos jogos para poderem ajudar durante os eventos; 2. Os voluntários se familiarizarem com os manuais para que consigam aprender mais facilmente as regras de novos jogos; 3. Os voluntários praticarem e aprenderem como ensinar as regras de forma mais clara e objetiva, por mais complexas que sejam as regras dos jogos; 4. Fazer uma análise e também uma avaliação dos jogos do projeto, estudando as habilidades que cada jogo ajuda a desenvolver.

Também quinzenalmente os voluntários do projeto do escape room irão se reunir para discutir o tema, os puzzles, a história e o roteiro das salas.  O mesmo ocorrerá com os voluntários do projeto do RPG, que se reunirão quinzenalmente para desenvolverem juntos histórias, trocarem ideias e conhecerem novos sistemas.

Todos os meses serão realizados eventos nas dependências da universidade, nos câmpus Cornélio Procópio e Londrina, onde serão levados jogos de tabuleiro, material de Role Playing Game (RPG) e também, em alguns dos eventos, as salas de escape room desenvolvidas pelos voluntários do projeto.

Além disso, serão realizados eventos exclusivos de RPG em locais diversos na cidade de Londrina. Esses eventos serão realizados mensalmente em datas diferenciadas dos eventos dentro da universidade. Serão montadas algumas mesas com alguns “mestres” do próprio projeto e mais algumas outras mesas com qualquer outra pessoa que queira “mestrar” um sistema de jogo.

Será estudado o uso de alguns jogos de tabuleiro durante a disciplina de Comando Numérico Computadorizado e em algumas turmas intermediárias e avançadas do curso de inglês do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras e Modernas (CALEM). Os jogos serão levados para a sala de aula e apresentado aos alunos. Os jogos sempre terão relevância com habilidades e competências que se espera dos alunos para aquela disciplina. Após jogarem os jogos, os alunos farão uma avaliação deles, informando qual(is) são as habilidades necessárias para se conseguir jogar o jogo e também informando o quanto acreditam que o jogo auxilia no desenvolvimento das habilidades e também para o entendimento da disciplina. Uma primeira aula, apresentando os jogos aos alunos, foi realizada no dia 01/04/2019 e depois uma segunda aula no dia 02/04/2019. As duas turmas são do curso de engenharia mecânica da disciplina de Comando Numérico Computadorizado. Algumas fotos dessas primeiras aulas podem ser vistas no apêndice A. Os resultados dessas avaliações serão compilados e depositados nas páginas do projeto pelo aluno bolsista.

O programa estará vinculado a um projeto de pesquisa intitulado “O uso de jogos de tabuleiro na aquisição e na manutenção de habilidades sociais”, em conjunto com uma professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR) câmpus Londrina. Conforme arquivo “Aceite Comitê de ética Proj de Pesquisa - 2019 - pb_parecer_consubstanciado_cep_3218346 [final].pdf” enviado em anexo junto ao e-mail.

Outro software para controle dos participantes e também controle dos jogos de tabuleiro está sendo desenvolvido pelo aluno bolsista do projeto. Os objetivos do software são, além de controlar o número de participantes em cada evento: 1. Catalogar as características de cada participante dos eventos (cidade onde reside, instituição em que estuda/trabalha, idade, sexo, etc.); 2. Catalogar as habilidades que cada jogo de tabuleiro é capaz de desenvolver; 3. Controlar quais jogos são mais jogados em cada evento por cada participante e, com isso, analisar uma possível relação entre os jogadores e as habilidades que podem ser desenvolvidas com cada jogo.

Na tabela 1 é apresentado o cronograma de um ano de execução do programa, todos os anos seguintes o cronograma se repete.

 

4. Resultados e/ ou produtos esperados

 

Pretende-se com o programa auxiliar a comunidade interna e externa à universidade no desenvolvimento de capacidades e inteligências, auxiliando, desta forma, a formação de profissionais mais bem sucedidos nas carreiras que escolham.

Além disso, com este projeto esperamos que possamos introduzir um número cada vez maior de pessoas a esse hobby que tanto ajuda no desenvolvimento tanto intelectual como social dos indivíduos. É também muito importante que cada participante possa, por meio dos jogos, reduzir a carga do estresse diário dos estudos, trabalho, ou qualquer outra atividade. Há ainda o interesse de que educadores conheçam os projetos associados ao programa e que, cada vez mais, reflitam sobre a importância do lúdico no ensino.

 

Tabela 1 - Cronograma anual de execução do programa (Continua).

Etapas

1° mês

2° mês

3° mês

4° mês

5° mês

6° mês

1

Seleção dos voluntários para o projeto de jogos de tabuleiro

X

 

 

 

 

 

2

Seleção dos voluntários para o projeto do escape room

X

 

 

 

 

 

3

Seleção dos voluntários para o projeto do RPG

X

 

 

 

 

 

4

Reunião dos voluntários do projeto de jogos de tabuleiro

X

X

X

X

X

X

5

Reunião dos voluntários do projeto do escape room

X

X

X

X

X

X

6

Reunião dos voluntários do projeto do RPG

X

X

X

X

X

X

7

Realização dos eventos na UTFPR Cornélio Procópio

X

 

X

 

X

 

8

Realização dos eventos na UTFPR Londrina

 

X

 

X

 

X

9

Realização dos testes das salas de escape room

 

 

 

X

 

 

10

Realização das salas de escape room durante os eventos

 

X

X

 

X

X

11

Realização dos eventos no mercado da Prochet

X

X

X

X

X

X

12

Utilização dos jogos em sala de aula

X

X

X

X

X

X

13

Disponibilização dos resultados obtidos nas páginas do projeto

 

 

 

 

 

X

14

Avaliações do desenvolvimento das múltiplas inteligências nos participantes

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 1 - Cronograma anual de execução do programa (Conclusão).

Etapas

7° mês

8° mês

9° mês

10° mês

11° mês

12° mês

1

Seleção dos voluntários para o projeto de jogos de tabuleiro

 

 

 

 

 

 

2

Seleção dos voluntários para o projeto do escape room

 

 

 

 

 

 

3

Seleção dos voluntários para o projeto do RPG

 

 

 

 

 

 

4

Reunião dos voluntários do projeto de jogos de tabuleiro

X

X

X

X

X

X

5

Reunião dos voluntários do projeto do escape room

X

X

X

X

X

X

6

Reunião dos voluntários do projeto do RPG

X

X

X

X

X

X

7

Realização dos eventos na UTFPR Cornélio Procópio

X

 

X

 

X

 

8

Realização dos eventos na UTFPR Londrina

 

X

 

X

 

X

9

Realização dos testes das salas de escape room

 

 

 

X

 

 

10

Realização das salas de escape room durante os eventos

 

X

X

 

X

X

11

Realização dos eventos no mercado da Prochet

X

X

X

X

X

X

12

Utilização dos jogos em sala de aula

X

X

X

X

X

X

13

Disponibilização dos resultados obtidos nas páginas do projeto

 

 

 

 

 

X

14

Avaliações do desenvolvimento das múltiplas inteligências nos participantes

 

 

 

 

 

X

 

Será criada uma base de dados com os resultados obtidos tanto nas reuniões com os alunos que auxiliam no projeto como também nas avaliações realizadas em sala de aula e das avaliações realizadas com os participantes dos eventos pelo projeto de pesquisa. Essa base de dados será compilada e colocada na página do blog do projeto (https://utfprbg.wordpress.com/), e referenciada nas demais páginas das redes sociais do projeto (https://www.facebook.com/UTFPR.BG/;https://www.instagram.com/ludico_utfpr/). Além disso serão gerados artigos a partir dos resultados obtidos.

Os resultados das avaliações dos jogos obtidas nas reuniões com os alunos que auxiliam no projeto serão depositados quinzenalmente na página e terão as seguintes características: 1. Análise do jogo como um todo (arte, mecânica, interação, etc.); 2. Análise das múltiplas inteligências que cada jogo estudado é capaz de desenvolver.

Os resultados obtidos das avaliações realizadas em sala de aula serão depositados ao final de cada semestre, apresentando as respostas dos alunos quanto a: 1. Quais habilidades cada jogo necessita para ser jogado; 2. Qual é a percepção do aluno quanto ao auxílio na compreensão do conteúdo da disciplina que cada jogo oferece.

 

5. Recursos humanos, financeiros e equipamentos disponíveis

 

HUMANOS

 

*O programa já conta com a parceria com três professores de outras instituições.

 

FÍSICOS

 

 

FINANCEIROS

 

Descrição

Valor

Confecção de camisetas para os voluntários do projeto

R$ 440,00 (R$22,00 x 20)

Realização de coffee break para os ajudantes

R$ 1.620,00 (anualmente - R$ 135,00 x 12 eventos ‘Londrina + Cornélio Procópio’)

Total , 2

R$ 2.060,00

 

 

PARCERIA

 

O programa conta com a parceria do grupo Board Games Londrina, que disponibilizará parte dos recursos humanos e parte dos jogos de tabuleiro que serão utilizados nos eventos nas dependências da UTFPR de Londrina e Cornélio Procópio.

Conta ainda com a parceria do grupo A Taverna do Beholder cego, que disponibilizará recursos humanos e materiais para as sessões de RPG que serão realizadas durante tanto nos eventos mensais nas dependências da UTFPR de Londrina e Cornélio Procópio, como também nos eventos mensais de RPG.

 

6. Avaliação do Programa

 

A avaliação do programa será realizada com base nos resultados obtidos nas avaliações de cada um dos projetos de extensão vinculados a ele.

 

7. Riscos e Dificuldades

 

Todo recurso financeiro necessário será coberto por recursos de patrocínios. Portanto, há a possibilidade de não haver recursos suficientes para a divulgação, aquisição de novos jogos e realização de coffee breaks para os ajudantes. Caso isso ocorra, o projeto continuará sendo realizado da maneira como é feita, ou seja: com divulgações realizadas por meio de redes sociais; utilizando apenas materiais fornecidos pelos organizadores e os jogos pertencentes aos integrantes dos grupos Board Games Londrina e Taverna do Beholder Cego, que mantêm uma parceria com o projeto desde 2016; realizando o coffee break com recursos próprios.

 

8. Referências

 

As referências bibliográficas são apresentadas em cada um dos projetos de extensão vinculados a este programa de extensão.

 

 


Referência: Processo nº 23064.034558/2018-87 SEI nº 1047184