Boletim de Serviço Eletrônico em 11/09/2019

  

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

  

Resolução Nº 04/2019, DE 09 DE setembro DE 2019

  

 

O CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 10, de 04 de agosto de 2000 do Conselho Diretor;

CONSIDERANDO o Parágrafo 1º do Artigo 25 do Estatuto da UTFPR, aprovado pela Portaria Ministerial nº 303 de 17/04/2008;

CONSIDERANDO o Artigo 21 do Regimento Geral da UTFPR, aprovado pela Deliberação nº 07/09-COUNI, de 05 de junho de 2009;

CONSIDERANDO o Artigo 10 do Regulamento do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, aprovado pela Deliberação 08/2010-COUNI;

CONSIDERANDO a portaria 1738/2016, que designa Douglas Paulo Bertrand Renaux como Pró-Reitor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR;

CONSIDERANDO as Portarias nº 871, de 22/04/2015,  e nº 555 de 28/03/2019,  do Reitor da UTFPR, que nomeiam os membros do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias, quadriênio 2015-2019;

CONSIDERANDO o  processo SEI 23064.034777/2018-66, analisado na na 12ª Reunião Ordinária, realizada em 15/05/2019 e Declaração nº 2, documento  SEI nº 1015995  com parecer favorável da Relatora Suzan Kelly Borges Piovesan para emissão da Resolução;

RESOLVE:

 

Art. 1º  Aprovar, na forma do anexo, o Programa de Extensão  EMILI@S - ARMAÇÃO EM BITS, Câmpus Curitiba.

Art. 2º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por DOUGLAS PAULO BERTRAND RENAUX, PRESIDENTE DO CONSELHO, em 11/09/2019, às 14:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1048532 e o código CRC (and the CRC code) 879BC3A4.



ANEXO I À Resolução Nº 04/2019, DE 09 DE setembro DE 2019

 

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

PROGRAMA DE EXTENSÃO

emili@as - armação em bits

ÁREA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO

COORDENADORa : maria claudia f pereira emer

Câmpus curitiba

 

 

1. ABRANGÊNCIA DO PROGRAMA

 

O Emili@s tem trabalhado para divulgar a computação, os cursos e as possibilidades profissionais na área de computação para estudantes e docentes do ensino médio e fundamental. Também tem procurado engajar e motivar as estudantes dos cursos de Computação da UTFPR, procurando reduzir e evitar os processos de evasão. Entretanto, o nosso foco não está somente nas estudantes, mas também nos estudantes dos cursos da área de Computação, que precisam ser conscientizados sobre a importância da presença da mulher na sala de aula e no mercado de trabalho, e preparados para cenários de diversidade (de gênero, raça, cultura, entre outros).

É relevante comentar que o Emili@s faz parte do Programa Meninas Digitais chancelado pela Sociedade Brasileira de Computação, que tem por objetivo promover atividades junto a meninas do ensino médio para apresentar conceitos da área da Computação. Desta forma, as ações realizadas também têm visibilidade nacional por meio da apresentação dos resultados nos eventos promovidos pelo Programa Meninas Digitais.

Essa proposta de tornar o Projeto Emili@s em um Programa é relevante, pois pretende dar continuidade a um trabalho que já vem sendo executado na UTFPR, desde 2013, com o intuito de promover maior participação e permanência das mulheres em cursos da área de Computação, criando um ambiente de diversidade que tem potencial para estabelecer melhores relações pessoais e desenvolver conhecimento mais criativo e mais inovador, tanto no ambiente acadêmico quanto na indústria.

Assim sendo, a Finalidade da criação de um programa denominado “Emili@s – Armação em Bits” é realizar ações que permitam:

Nesse contexto, o público-alvo deste programa de extensão é formado por estudantes de escolas de ensino médio e fundamental público e particular, da região metropolitana de Curitiba, e por estudantes dos cursos de graduação da área de Computação da UTFPR.

 

2.  RESULTADOS RELEVANTES DOS PROJETOS QUE COMPORÃO O PROGRAMA PROPOSTO

 

Estima-se que o público alvo a ser atendido seja de 1200 pessoas (diretamente - participantes presenciais das ações) durante os 4 anos de programa. O alcance, hoje, por meio do site e da rede social é de aproximadamente 800 pessoas. A publicação de artigos sobre as ações realizadas e seus respectivos resultados podem atingir um público superior a 600 pessoas (a longo prazo).

Como resultados obtidos nos últimos anos, pode-se citar:

É importante comentar que nessas atividades participam alunas e alunos de outros cursos da UTFPR também. Isto pode ser visto como mais um ponto positivo do projeto, já que buscamos desmistificar a computação.

 

3. PARCERIAS

 

As oficinas de computação, as palestras e outras atividades são realizadas em escolas ou instituições parceiras mediante convite. O projeto não tem realizado acordos de parceria formal ou por um determinado período com uma instituição. Entretanto, podem ser citadas as seguintes instituições como parceiras informais, pois atividades foram realizadas nas mesmas:

 

4. ATIVIDADES PREVISTAS PARA OS PRÓXIMOS 4 ANOS

 

Pretende-se dar continuidade ao projeto por meio da realização de ações que tem sido executadas, tais como: os eventos anuais (Dia Internacional da Mulher – no primeiro semestre - e Ada Lovelace Day – no segundo semestre); as oficinas de computação, em diferentes subáreas, para estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares; as palestras e outras atividades em eventos da UTFPR, como a semana acadêmica dos cursos de computação, a # Tecnológica e o Falando de Extensão; as palestras em outras universidades e em escolas pública; os bate-papos com as e os estudantes de nossos cursos de graduação para discutir questões de gênero e do ambiente acadêmico; e, a participação na recepção dos calouros de Computação, divulgando o Emili@s e realizando atividades, como por exemplo, a gincana das Mulheres Cientistas.

O cronograma proposto para a realização das atividades do Emili@s pode ser observado a seguir:

 

Tabela: Cronograma de atividades.

Atividade

Previsão

Instituição de realização (UTFPR ou Parceira)

Dia Internacional da mulher

Março do ano corrente

UTFPR

Oficina de Banco de Dados

Abril do ano corrente

Escola Regional de Banco de Dados – Sociedade Brasileira de Computação

Oficina Prototipando Ideias

Maio do ano corrente

Colégio Estadual Paula Gomes

Oficina Prototipando Ideias

Junho do ano corrente

Colégio Estadual a definir

Oficina Banco de Dados

Agosto do ano corrente

Colégio Estadual a definir (será realizada na UTFPR)

Oficina Computador a Papel

Setembro do ano corrente

Colégio Estadual a definir

Ada Lovelace DAY

Outubro do ano corrente

UTFPR

Oficina Computador a Papel

Novembro do ano corrente

Colégio Estadual a definir

Reflexões de Emili@s

Atividade mensal

UTFPR

PodCast de Emili@s

Atividade mensal

UTFPR

Programando com Emili@s

Atividade mensal

UTFPR

Realização de palestras ou participação em eventos

A definir

A definir

Planejamento de Oficinas/Palestra/ Eventos

Atividade semanal

UTFPR

Avaliação das atividades

Atividade semanal

UTFPR

 

5. ANÁLISE DOS RESULTADOS

 

A análise dos resultados obtidos com a realização das atividades do Emili@s está associada com as ações do projeto separadamente, bem como, de forma geral.

É importante ressaltar que as atividades e o material utilizado nas ações são idealizados ou adaptados por estudantes voluntárias(os) dos cursos de Computação da UTFPR em conjunto com as(os) docentes participantes do Emili@s. Esses materiais estão sendo organizados e registrados como uma produção do Emili@s para que possam ser futuramente compartilhados com outros Projetos que têm o mesmo foco, tais como projetos também associados ao Programa Meninas Digitais chancelado pela Sociedade Brasileira de Computação.

Por fim, espera-se como resultado das ações deste programa aumentar a conscientização e engajamento do corpo docente e discente dos cursos da área de Computação da UTFPR e de outras instituições sobre a importância da participação das mulheres nos cursos e diferentes posições profissionais em Computação.

A médio prazo, espera-se que a evasão dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação da UTFPR-CT diminua. A longo prazo, espera-se aumentar o número de mulheres matriculadas nos cursos da área de Computação da UTFPR e de outras instituições brasileiras.

 

 


Referência: Processo nº 23064.034777/2018-66 SEI nº 1048532