Boletim de Serviço Eletrônico em 11/09/2019

  

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

  

Resolução Nº 05/2019, DE 09 DE setembro DE 2019

  

 

O CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 10, de 04 de agosto de 2000 do Conselho Diretor;

CONSIDERANDO o Parágrafo 1º do Artigo 25 do Estatuto da UTFPR, aprovado pela Portaria Ministerial nº 303 de 17/04/2008;

CONSIDERANDO o Artigo 21 do Regimento Geral da UTFPR, aprovado pela Deliberação nº 07/09-COUNI, de 05 de junho de 2009;

CONSIDERANDO o Artigo 10 do Regulamento do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, aprovado pela Deliberação 08/2010-COUNI;

CONSIDERANDO a portaria 1738/2016, que designa Douglas Paulo Bertrand Renaux como Pró-Reitor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR;

CONSIDERANDO as Portarias nº 871, de 22/04/2015,  e nº 555 de 28/03/2019,  do Reitor da UTFPR, que nomeiam os membros do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias, quadriênio 2015-2019;

CONSIDERANDO o  processo SEI 23064.034625/2018-63, analisado na na 11ª Reunião Ordinária, realizada em 04/10/2018 e o Ofício 7/2019, documento  SEI nº 1048601, com parecer favorável do Relator Lindomar Subtil de Oliveira para emissão da Resolução;

RESOLVE:

 

 Art. 1º  Aprovar, na forma do anexo, o Programa de Extensão PROGRAMA DE CANTO CORAL: VOZES DA TECNOLÓGICA, Câmpus Curitiba.

 Art. 2º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por DOUGLAS PAULO BERTRAND RENAUX, PRESIDENTE DO CONSELHO, em 11/09/2019, às 14:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1048661 e o código CRC (and the CRC code) 319556F4.



ANEXO I À Resolução Nº 05/2019, DE 09 DE setembro DE 2019

 

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

PROGRAMA DE EXTENSÃO

PROGRAMA DE CANTO CORAL: VOZES DA TECNOLÓGICA

ÁREA TEMÁTICA: CULTURA

COORDENADORA : PRISCILLA BATTINI PRUETER

Câmpus CURITIBA

 

 

 

Caracterização do Problema

A história dos Corais UTFPR começa em 1966, quando foi fundado o primeiro coral da ainda Escola Técnica Federal do Paraná em Curitiba. Ao longo dos seus 52 anos de existência, o coral passou por diversas transformações, acompanhando a mudança da própria instituição.

Hoje este programa é formado por nove projetos, sendo eles:

  1. Coral UTFPR
  2. Vocal Feminino Boca do Brilho
  3. Coro Entrevoz
  4. Coral Infanto-juvenil UTFPR
  5. Grupo de Música Popular Terça Maior
  6. Projeto de capacitação em regência coral (alunos de graduação em música de outras instituições e voluntários que atuam nos nossos corais e são orientados e supervisionados pela maestrina)
  7. Temporada de concertos: Coral UTFPR na estrada (projeto de circulação artística dos grupos em diversas cidades e locais)
  8. Corais UTFPR: Tecnologia, mídias sociais e metodologias ativas para potencialização da educação e ampliação da formação de plateia, contemplado no edital de extensão da PROREC 2018.
  9. Projeto do Encontro de Corais da UTFPR, que em setembro de 2018 teve a sua primeiro edição reunindo os demais corais UTFPR dos câmpus de Santa Helena, Francisco Beltrão, Curitiba e Apucarana. Está na sua 15ª edição.

O programa é de 48 meses, os ensaios são semanais e os alunos do projeto têm aula de teoria musical, técnica vocal, treinamento auditivo, regência, preparação cênica, dança; participam de workshops e oficinas dentro da temática do espetáculo além de participarem da confecção do figurino e cenografia quando necessário.

Nossos grupos corais são formados por alunos (do técnico, da graduação e da pós-graduação), egressos, servidores (docentes e técnicos administrativos) e membros da comunidade externa. A faixa etária engloba o público infantil a partir dos 5 anos de idade, até aposentados com 65 anos de idade.

Os grupos mais avançados elaboram espetáculos temáticos, como por exemplo o Grupo Terça Maior que em 2018 está pesquisando e desenvolvendo um espetáculo sobre música português e música brasileira. É importante ressaltar que todo processo criativo envolve estudo prévio, pesquisa aprofundada, preparação de ensaio, confecção de figurino e cenário, elaboração de mapa de luz, sonoplastia, etc.

Os Corais UTFPR realizam projetos individuais, com sua próprias temáticas e são voltados para atender públicos diferentes. Entretanto, dentro deste Programa de Canto Coral, temos dois tipos de projeto: os projetos dos grupos artísticos (1 ao 5, página 1) e os projetos que permeiam esses cinco grupos (6 ao 9, página 1), articulando as atividades entre os corais e propiciando também uma troca de experiências entre os cantores/regentes participantes.

 

Objetivos

- Propiciar um ambiente voltado para a educação musical coletiva; - Elaborar, a médio prazo, cursos EAD de teoria musical, regência e técnica vocal; - Utilizar plataformas digitais para incentivar o estudo de música (Google Classroom, sites específicos, canais no Youtube); - Capacitar alunos de graduação em música que procuram no Coral UTFPR um espaço para crescimento profissional; - Ampliar o alcance das apresentações dos corais, seja de maneira presencial ou à distância. Nossas redes sociais já computam mais de 100 mil acessos ao ano; - Promover a integração entre demais coros da cidade de Curitiba, região metropolitana e das demais sedes da UTFPR; - Incentivar e orientar a criação de conteúdo, por parte da equipe executora, seja ela disponibilizada de qualquer forma: artigo científico, material didático, arranjos, roteiros de espetáculos, etc.

 

Justificativa

O Coral UTFPR poderia ser considerado um patrimônio cultural imaterial da universidade, devido a sua história dentro do crescimento e evolução da instituição. Além disso, no cenário brasileiro, a educação musical na educação básica (tanto na rede pública quanto na rede privada de ensino) contempla pouco conteúdo musical, fazendo com que muito alunos e servidores da UTFPR tenham seu primeiro contato com a música na nossa universidade.

Nessa direção, também é importante salientar que os cursos de graduação em música não contemplam uma carga horária importante voltada para a formação de regentes corais, fazendo com que muitos alunos de música procurem no nosso trabalho um local de aprimoramento musical e oportunidade de crescimento pessoal e técnico.

Ainda que a UTFPR não possua cursos de graduação na área artística, os alunos que participam do coral encontram nestes projetos um local para a complementação da sua formação integral. Os conteúdos desenvolvidos costumam abranger temáticas sociais importantes: racismo, misoginia, preconceito, xenofobia, entre outros.

Muitos alunos encontram um espaço de acolhimento no coral: alunos de arquitetura, engenharias, letras, design, educação física, matemática, etc, e que diante da pressão da vida acadêmica, conseguem superar muitas adversidades através desse intercâmbio que os projetos proporcionam.

O canto coral é, enquanto prática social e atividade educativo-musical, estudado por alguns autores que enfatizam os aspectos relacionados aos benefícios dessa atividade para o desenvolvimento de seus integrantes nas dimensões pessoal, interpessoal e comunitária.

Nesses corais da UTFPR, o aluno encontra pessoas de todas as classes sociais, raças, idades e realidades diferentes. Também aprende música do século XVIII, Bossa nova, canta em árabe, latim e espanhol. É por meio dessa troca que a transformação pessoal, e consequentemente a social, pode acontecer.

 

Recursos humanos, físicos, financeiros e equipamentos disponíveis

Atualmente, cobramos uma taxa simbólica anual de cada aluno do coral, dando descontos para alunos e servidores UTFPR e isentando da taxa alunos que possuem bolsa-auxílio. Essa medida diminuiu a evasão dos grupos artísticos e é a única fonte de orçamento segura que temos atualmente.

A média de arrecadação é de cinco mil reais ao ano, no mínimo. O valor arrecadado mantém as despesas mínimas necessárias ao funcionamento dos grupos: contratação de serviços que a UTFPR não possui tais como: iluminação, sonorização externa, preparação vocal, uniforme dos grupos, etc.

O coral possui sala própria exclusiva, pois existem muitos instrumentos que são facilmente danificados se manuseados de forma irresponsável. Atualmente temos:

4 xilofones soprano

5 xilofones contralto

1 piano de armário

1 piano digital

1 piano digital portátil

1 kit de instrumentos de percussão (pandeiro, caxixi, bloco, tamborim, ganzá, triângulo, maraca, pandeiro meia lua, entre outros)

1 cajon

A sala conta com 70 cadeiras estofadas e 60 cadeiras de plástico, que são necessárias em vários momentos quando é necessário unir os 5 grupos artísticos em ensaios, ultrapassando a quantidade de 150 alunos.

A equipe executora é formada por um docente efetivo, duas servidoras técnico-administrativos, 3 alunos da UTFPR (sendo um bolsista), 3 alunos da UFPR, 2 alunas da UNESPAR, 1 aluna do IFPR e 3 voluntários da comunidade externa. Em cada grupo mantém sua própria equipe executora

 

Avaliação do programa

A avaliação é usada como ferramenta de ensino-aprendizagem no projeto. Os feedbacks são constantes e praticamente semanais. Os professores coordenadores assistem a todos os ensaios dos regentes em treinamento e emitem avaliações nas salas virtuais com os pontos positivos e pontos que precisam ser melhorados.

Os alunos que cantam nos grupos são incentivados a avaliarem os regentes, incluindo os coordenadores semestralmente, mas essa avaliação não é somente da atuação dos regentes, ela também busca fazer o próprio aluno a entender o seu processo de aprendizagem e compartilhar isso com o grupo na sala virtual.

A avaliação do regente torna-se uma ferramenta para o cantor buscar entender como ele aprende melhor. Temos feito isso desde o início dos ensaios em março de 2018 e vamos estabelecer e aprimorar essa ferramenta.

Com os dados das avaliações individuais de cada projeto, iremos debater e buscar a criação de uma métrica de avaliação que seja capaz de mapear o trabalho realizado e trazer questionamentos e instigações para a melhoria do serviço prestado.

 

Riscos e Dificuldades

Afastamento para licença capacitação, saúde ou doutorado poderão impactar na qualidade e quantidade dos projetos, enquanto não houver um substituto pois sou a única regente de coros que a UTFPR possui no campus Curitiba. Caso seja necessário um afastamento por qualquer motivo, será necessário um outro professor assumir a coordenação do programa e incentivar os alunos e voluntários para que os projetos não sejam extintos.

Eventualmente, caso haja dotação orçamentária, a UTFPR poderá contratar como prestação de serviços na área de regência coral uma maestrina para assumir os grupos. Manter somente um servidor para esta área que é bastante específica, trata-se de um alto risco, ainda assim, acredito que a atividade não possa depender da abertura de novo concurso, da dotação orçamentária ou da sala ideal para que aconteça.

Na falta da professora coordenadora, o programa poderá ser diminuído para que se mantenham as atividades mínimas: Coral UTFPR, Temporada de concertos e Encontro de Corais. Este três projetos mantém as principais características do programa: educação musical coletiva, formação de plateia e integração artística e são passíveis de serem realizados com um dos professores participantes do projeto (pianista da UTFPR) e voluntários/alunos.

 

Cronograma

O programa será oficialmente lançado juntamente com o projeto Corais UTFPR: Tecnologia, mídias sociais e metodologias ativas para a potencialização da educação musical e ampliação de plateia.

A meta é que o programa se torne ininterrupto e não dure somente quatro anos, mas mantenha as três principais características das suas ações: educação musical coletiva, formação de plateia e integração artística entre demais corais e com a sociedade.

O programa precisará articular uma temporada de espetáculos, a capacitação dos grupos artísticos e a execução anual do encontro de corais.

 

Resultados e/ ou produtos esperados

Impactos educacionais: sites com experiências dos regentes e coralistas, criação de métricas de avaliação do trabalho coral pelos cantores, regentes e comunidade (plateia). Já em construção: http://sites.google.com/view/coralutfpr

Impactos ambientais: sustentabilidade ao reduzir a impressão de programas cumprindo com o Plano de Logística Sustentável, redução de impressão de programas em papel. Utilização de programas digitais. Cumprimento de no mínimo dois ODS em cada projeto.

Impactos acadêmicos: submissão de artigo no SEI, submissão de artigo em eventos de educação musical.

Impactos histórico-culturais: elaboração e submissão de artigo sobre a história da criação do coral ETFPR.

Impactos na inclusão: garantir ao menos uma ação musical inclusiva: concerto com programa em Braille, e/ou presença de intérprete de Libras.

Metas: submissão em editais de premiações, selos, etc.

Produção de conteúdo audiovisual para disponibilização em redes sociais;

 

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Integração de currículo e tecnologias: a emergência de web currículo. Anais do XV Endipe – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Acessado em maio de 2018. http://www.agenda2030.com.br/

SILVA PINTO, A. S. et al. O Laboratório de Metodologias Inovadoras e sua pesquisa sobre o uso de metodologias ativas pelos cursos de licenciatura do UNISAL, Lorena: estendendo o conhecimento para além da sala de aula. Revista Ciências da Educação, Americana, Ano XV, v. 02, n. 29, p. 67-79, jun-dez 2013. Disponível em: http://www.revista. unisal.br/ojs/index. php/educacao/article/view/288/257. Acesso em: 01 nov. 2017.

SILICON SCHOOLS. O ato de ensinar em um ambiente de ensino híbrido - repensando o papel do professor. Disponível em: Acesso em: 01 nov. 2017

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Plano de Cultura, aprovado em 10/02/2017, Deliberação 02/2017- COUNI.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Plano de Logística Sustentável. Disponível em: Acesso em: 01 nov. 2017


Referência: Processo nº 23064.034625/2018-63 SEI nº 1048661