Boletim de Serviço Eletrônico em 11/09/2019

  

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

  

Resolução Nº 03/2019, DE 11 DE setembro DE 2019

  

 

O CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 10, de 04 de agosto de 2000 do Conselho Diretor;

CONSIDERANDO o Parágrafo 1º do Artigo 25 do Estatuto da UTFPR, aprovado pela Portaria Ministerial nº 303 de 17/04/2008;

CONSIDERANDO o Artigo 21 do Regimento Geral da UTFPR, aprovado pela Deliberação nº 07/09-COUNI, de 05 de junho de 2009;

CONSIDERANDO o Artigo 10 do Regulamento do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, aprovado pela Deliberação 08/2010-COUNI;

CONSIDERANDO a portaria 1738/2016, que designa Douglas Paulo Bertrand Renaux como Pró-Reitor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR;

CONSIDERANDO as Portarias nº 871, de 22/04/2015,  e nº 555 de 28/03/2019,  do Reitor da UTFPR, que nomeiam os membros do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias, quadriênio 2015-2019;

CONSIDERANDO o  processo SEI 23064.034776/2018-11, analisado na na 11ª Reunião Ordinária, realizada em 04/10/2018 e o Ofício 9, documento  SEI nº  1048777, com parecer favorável do Relator Cassius Rossi de Aguiar para emissão da Resolução;

 

RESOLVE:

 

 

 Art. 1º  Aprovar, na forma do anexo, o Programa de Extensão CINECLUB - UTFPR, Câmpus Cornélio Procópio.

Art. 2º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


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Documento assinado eletronicamente por DOUGLAS PAULO BERTRAND RENAUX, PRESIDENTE DO CONSELHO, em 11/09/2019, às 14:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXO I À Resolução Nº 03/2019, DE 11 DE setembro DE 2019

 

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

PROGRAMA DE EXTENSÃO

CINECLUBE UTFPR

ÁREA TEMÁTICA: CULTURA

COORDENADOR : Ronaldo Penna Neves

Câmpus Cornélio Procópio

 

1. Caracterização do Problema

O Cineclube do Câmpus de Cornélio Procópio da UTFPR surgiu da iniciativa de professores e estudantes e da necessidade de criar e desenvolver atividades voltadas para a cultura e a arte, vinculadas à educação e ao ensino. Nesse sentido, a forma de manifestação artística e cultural escolhida foi o cinema, devido às suas múltiplas possibilidades de interação com o campo da educação, da história, da cultura, da arte, das tecnologias, etc. Além disso, as possibilidades de integração cultural e artística de pessoas e grupos com origens, ideias e práticas diversas podem contribuir para a melhor compreensão e valorização das diferentes formas e manifestações socioculturais. Para tanto, o foco deste projeto é a apresentação, exibição, discussão e estudo de obras cinematográficas de valor artístico e cultural de reconhecida relevância (Mascarello, 2006).

 

2. Objetivos

O objetivo geral do projeto é promover a integração cultural da comunidade acadêmica a partir da apresentação e exibição de filmes e outros espetáculos, acompanhados por discussões e debates sobre os aspectos históricos, conceituais e técnicos das películas exibidas. Entre os objetivos específicos, estão: aprimorar a formação cultural, educacional, social e humanística dos indivíduos e as capacidades intelectuais e conceituais dos participantes a partir da discussão e do debate de filmes e demais obras artísticas; promover o estudo de aspectos técnicos das obras cinematográficas, tais como fotografia, montagem e roteiro; construir uma percepção da especificidade da linguagem cinematográfica; explorar as relações entre as características formais dos filmes e os aspectos sociais e históricos das culturas que os produziram.

 

3. Justificativa

Incontestavelmente, nos dias de hoje, o cinema se tornou um importante instrumento de informação, uma vez que aborda temas, fatos e situações bastante pertinentes das relações humanas em suas múltiplas dimensões. Além disso, o cinema se constituiu, na contemporaneidade, como uma dos mais importantes elementos de integração homem e cultura, ou melhor, como meio de representação de realidades históricas, como linguagem e como modalidade de documentação das práticas e representações humanas, a exemplo do que sugerem Barros (2008) e Lagny (2009).

Nesse sentido, promover a exibição de filmes e demais espetáculos culturais contribui, principalmente nas universidades, para melhorar a apreensão dos elementos formadores e integradores da cultura, além de proporcionar a formação de consciência crítica entre os participantes dos eventos e atividades. Além disso, compreender como são construídos os filmes, quais são os elementos técnicos que se combinam para compor uma obra, e como se estrutura a linguagem peculiar da arte cinematográfica desperta uma visão crítica mais aguçada dos filmes e, por consequência, ajuda a desenvolver um senso de independência de julgamento e de postura crítica com relação a demais aspectos da cultura.

 

4. Métodos e Procedimentos

Este Programa de Extensão se constitui de dois projetos principais, um dedicado à exibição de filmes, sempre acompanhada de debates, e o outro dedicado ao estudo de aspectos formais, técnicos e históricos do cinema.

O grupo responsável pelo primeiro projeto, Cineclube: Sessões de Cinema, fará reuniões regulares, em que serão definidos filmes para serem exibidos ao longo do ano. Estes serão escolhidos por seu valor artístico e cultural, com ênfase na possibilidade de proporcionarem um debate rico sobre temas relevantes para a sociedade. Um calendário de exibições será definido no início do projeto. As sessões serão divulgadas para chamar o público. Os alunos da UTFPR que comparecerem as sessões receberão um certificado de participação para cada filme, correspondendo a 3 horas, o que inclui o tempo da exibição e do debate.

Os professores responsáveis pelo segundo projeto, Cineclube: Estudos de Cinema, selecionarão temas relacionados a aspectos técnicos do cinema e definirão um calendário de seminários e oficinas em que esses temas serão abordados. Não sendo profissionais da área, mas entusiastas do assunto, os professores envolvidos pesquisarão os temas escolhidos e prepararão apresentações em um nível adequado para sua exploração junto a um público leigo. Exemplos de temas possíveis são: a estrutura formal e as técnicas narrativas básicas utilizadas na escrita de um roteiro; como a linguagem cinematográfica é construída a partir do uso da montagem; aspectos formais e expressivos da fotografia; a análise do estilo de diretores famosos; questões sobre a história do cinema; etc. Essas atividades serão abertas tanto ao público interno quanto ao externo à universidade.

 

5. Resultados e/ ou produtos esperados

O resultado esperado do projeto Cineclube: Sessões de Cinema é o bom aproveitamento da oportunidade de realizar debates sobre temas relevantes para a vida contemporânea, que deem uma contribuição positiva para a capacidade de reflexão dos participantes. O público esperado é de cerca de 30 pessoas por sessão.

O resultado esperado do projeto Cineclube: Estudos de Cinema é a divulgação de uma compreensão mais profunda de como funciona a arte cinematográfica e de incentivar a apreciação da dimensão artística do cinema, muitas vezes eclipsada, na nossa sociedade, por sua força como mero entretenimento.

Em conjunto, o resultado esperado do Programa de Extensão proposto é manter um espaço permanente de discussão de questões culturais relevantes para a sociedade, tendo o cinema, em seus diversos aspectos, como tema central.

Manteremos contato, via redes sociais, com o público-alvo, a fim de permitir que sugestões possam ser feitas – seja de filmes a exibir, de temas a estudar ou mesmo de ações que possam melhorar o desempenho das atividades. Ao fim de cada semestre, a equipe do Programa irá se reunir e discutir as propostas feitas e analisar a viabilidade de sua implementação.

 

6. Recursos financeiros, humanos e físicos e equipamentos disponíveis

A equipe executora do projeto consiste de um professor coordenador, um co-coordenador, e cerca de 10 discentes, entre bolsistas e voluntários, para desenvolver o projeto. Ambos os professores são doutores da grande área de Ciências Exatas, sendo entusiastas da arte cinematográfica. Também poderá ocorrer a inclusão posterior de mais discentes e docentes interessados em colaborar com o projeto. Os bolsistas podem ser cotistas ou não cotistas. Os recursos físicos e financeiros necessários ao projeto são os seguintes:

  1. Anfiteatro da UTFPR – Câmpus Cornélio Procópio - Local para realização das exibições, mostras e espetáculos;
  2. Salas de Aula Teóricas da UTFPR - Câmpus Cornélio Procópio – Local para realização dos cursos, minicursos e grupos de estudos;
  3. Equipamentos de áudio e vídeo para exibição e projeção de filmes e demais espetáculos previstos;
  4. Aquisição de filmes para a formação de uma videoteca com obras cinematográficas selecionadas;
  5. Materiais diversos para organização e divulgação dos eventos, mostras e espetáculos.

O custo anual deste Programa está discriminado abaixo:

Licença anual para exibição de filmes

R$ 4.500,00

Compra e aluguel de DVDs

R$ 500,00

Total anual

R$ 5.000,00

 

 

7. Cronograma

Projeto de Sessões

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

JAN

FEB

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

Definição do calendário de atividades

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Escolha das obras a serem exibidas

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Eventos de exibição e debate de obras cinematográficas

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Projeto de Estudos

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

JAN

FEB

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

Definição do calendário de atividades e dos temas de estudo

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Preparação dos seminários e oficinas sobre os temas escolhidos

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Execução dos seminários e oficinas

 

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8. Riscos e Dificuldades

O principal risco corresponde à possibilidade de um público baixo. Para evitar isso, vamos dar bastante atenção à divulgação das atividades.

 

9. Referências bibliográficas

BARROS, José D´Assunção. Cinema e História: entre expressões e representações. In: NÓVOA, Jorge; BARROS, José D´Assunção. Cinema-História: teoria e representações sócias no cinema. Rio de Janeiro: Apicuri, 2008.

GIANNETTI, Louis. Understanding Movies. 12ª Edição. New York: Allyn and Bacon, 2011.

LAGNY, Michèle. Cinematográfo. Laboratório da razão poética e do “novo” pensamento. In: NÓVOA, Jorge; FRESSATO, Soleni Biscouto; KRISTIAN Feigelson (organizadores). Cinematográfo: um olhar sobre a história. Salvador: EDUFBA; São Paulo: Ed. da UNESP, 2009.

MASCARELLO, Fernando (org.). História do Cinema Mundial. Campinas, SP: Papirus 2006.


Referência: Processo nº 23064.034776/2018-11 SEI nº 1053148