UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Resolução Nº 08/2019, DE 11 DE setembro DE 2019
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O CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 10, de 04 de agosto de 2000 do Conselho Diretor;
CONSIDERANDO o Parágrafo 1º do Artigo 25 do Estatuto da UTFPR, aprovado pela Portaria Ministerial nº 303 de 17/04/2008;
CONSIDERANDO o Artigo 21 do Regimento Geral da UTFPR, aprovado pela Deliberação nº 07/09-COUNI, de 05 de junho de 2009;
CONSIDERANDO o Artigo 10 do Regulamento do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, aprovado pela Deliberação 08/2010-COUNI;
CONSIDERANDO a portaria 1738/2016, que designa Douglas Paulo Bertrand Renaux como Pró-Reitor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR;
CONSIDERANDO as Portarias nº 871, de 22/04/2015, e nº 555 de 28/03/2019, do Reitor da UTFPR, que nomeiam os membros do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias, quadriênio 2015-2019;
CONSIDERANDO o processo SEI 23064.045516/2018-71, analisado na na 12ª Reunião Ordinária, realizada em 15/05/2019 e Ofício nº 05/2019, documento SEI nº 1035433 com parecer favorável do Relator Rafael Fernando Pequito Lima para emissão da Resolução;
RESOLVE:
Art. 1º Aprovar, na forma do anexo, o Programa de Extensão PROGRAMA DE ANÁLISES ECONÔMICAS REGIONAIS, Câmpus Londrina.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Documento assinado eletronicamente por DOUGLAS PAULO BERTRAND RENAUX, PRESIDENTE DO CONSELHO, em 11/09/2019, às 14:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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ANEXO I À Resolução Nº 08/2019, DE 11 DE setembro DE 2019
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
PROGRAMA DE EXTENSÃO
PROGRAMA DE ANÁLISES ECONÔMICAS REGIONAIS
ÁREA TEMÁTICA: TECNOLOGIA E PRODUÇÃO
COORDENADOR : MARCOS j. G. RAMBALDUCCI
Câmpus LONDRINA
1. Caracterização do Problema
A cidade de Londrina, com uma população estimada de 558.437 habitantes em 2017, é a segunda cidade mais populosa do estado, perdendo unicamente para a Capital Curitiba. É responsável por um Produto Interno Bruto (PIB) nominal estimado em R$ 18 bi, sendo o mais rico município do norte paranaense. (IBGE, 2018)
É sede da Região Metropolitana de Londrina (RML), o segundo maior aglomerado urbano do estado, com uma população acima de 1,2 milhão de habitantes, e um Produto Interno Bruto (PIB) nominal próximo a R$ 22 bi, exerce um alto nível de influência econômica, comercial e política no Paraná e na Região Sul brasileira.
A despeito de sua importância social, econômica e política, a cidade de Londrina e sua Região Metropolitana, carecem de indicadores econômicos continuados que reflitam a situação do município permitindo que a iniciativa privada possa gerir de forma eficaz e eficiente os seus negócios e agir nas oportunidades de mercado. Também os órgãos públicos municipais carecem de informações continuadas que lhes possibilite uma gestão mais assertiva.
Este Programa tem por propósito promover e realizar pesquisas e estudos sociais e econômicos e disseminar o conhecimento resultante, que permitam subsidiar, tanto o setor público quanto o setor privado, com dados atuais que lhes permitam formular e acompanhar políticas públicas, planos e programas de desenvolvimento local e regional e oferecer à sociedade elementos para o conhecimento e solução de problemas e dos desafios do cotidiano econômico.
Vale ressaltar que não se trata de uma proposta que se inicia agora, mas sim a consolidação na forma de um programa englobando vários projetos de pesquisas econômicas que já se consagraram ao longo dos anos junto à comunidade londrinense, que estão devidamente cadastrados como projetos de extensão e que se deseja, sejam perpetuados e, dentro desta proposta, ampliados para abarcar novos projetos e pesquisas.
Também é notória a congruência deste programa com a Nova Política Nacional de Extensão Universitária (NPNEU), que a coloca como um processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade e onde deseja-se o reconhecimento, por parte do Poder Público e da sociedade, a participação da Universidade na busca por entender e atender as necessidades sociais do seu entorno.
É dentro desta filosofia que esta proposta de programa se alinha, calcada nas diretrizes que devem orientar a formulação e implementação das ações de Extensão Universitária, quais sejam: Interação Dialógica; multiprofissional e multidisciplinar; capaz de açambarcar o conceito de Ensino-Pesquisa-Extensão; impactando de forma positiva na Formação do Estudante; e com grande potencial de transformação social, na medida que as atividades aqui propostas tem foco para as classes sociais menos privilegiadas, no meio ambiente e na eficiência do setor produtivo.
Estas características ficam mais claras no tópico onde são apresentados os projetos que compõe esta proposta de programa.
2. Objetivos
Este projeto tem por objetivo a coleta, análise e difusão de informações econômicas relevantes para a comunidade londrinense e seu entorno, bem como assumir de forma proativa a oferta de atividades de extensão para nossos alunos, dentro dos conceitos estabelecidos pela nova política de extensão universitária.
Por comunidade londrinense, entenda-se, consumidores de todas as matizes e poderes aquisitivos, empresários em geral e mais específicos aqueles voltados ao setor secundário e terciário, bem como ao poder público, que de posse destas informações, ganha mais um instrumento de gestão.
Este objetivo se traduz na construção de séries temporais de dados que propiciará um aumento da compreensão das situações econômicas que permeiam nossa comunidade e, em última análise municiará todos os implicados neste processo, sejam eles consumidores, gestores do setor privado, quanto agendes públicos, para a tomada de decisões de longo prazo.
A área temática que melhor identifica esta proposta de programa é o de Tecnologia e Produção, embora seja fundamentalmente voltada a pesquisas de cunho descritivo, onde busca-se captar o nível de ocupação da indústria, a variação no preços dos alimentos voltados as classes menos privilegiadas, o nível de comprometimento de renda do consumidor, a análise da evolução do emprego com carteira assinada na RML, a contabilização e análise do numero de consumidores que ingressaram ou saíram no sistema de proteção ao crédito.
Mas também tem elementos da área temática de Meio Ambiente, onde pesquisas sobre valoração econômica e políticas de crédito de carbono são investigadas, e também uma verve na Comunicação, uma vez que entre os projetos que compõe este programa encontra-se o de divulgação na mídia impressa, e rádio televisiva, contemplando inclusive uma coluna semanal no jornal local, com foco na divulgação e comentários acerca dos dados e pesquisas aqui realizadas.
3. Justificativa
Esta proposta é justificada pela necessidade que uma cidade como Londrina, de mais de meio milhão de habitantes e sede de uma Região Metropolitana que conta mais de 1,2 milhões de habitantes não consta no roteiro de pesquisas econômicas triviais, muito por ser uma cidade do interior do estado.
Sua relevância para a comunidade local fica clara na medida que os dados divulgados nas pesquisas presentes neste programa, se reveste de importância na tomada de decisões do cotidiano das pessoas e das empresas.
Some-se a isso o fato de cumprir com uma tarefa que se torna imprescindível na formação de nossos alunos, quando permite que eles tenham acesso à realidade a qual pertencem, são chamados a mobilizar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala, para explorar e entender fenômenos que os cercam, impactando de forma decisiva em sua formação, mais humana e mais prática.
4. Métodos e Procedimentos
Os métodos e procedimentos estão inseridos dentro de cada projeto, não sendo oportuno sua apresentação neste espaço. Desta forma aqui são destacados os projetos que estarão contemplados neste programa:
1) Variação mensal do preço da cesta básica na cidade de Londrina
Este projeto, cadastrado sob número 54/2017, implantado na UTFPR desde 2015, foi contemplado com bolsa de apoio no Edital 01/2017. A pesquisa é levada a cabo a 16 anos. Trata-se de uma pesquisa de preços realizada mensalmente, com os dados coletados em 10 supermercados distribuídos pelos quatro pontos cardeais e o centro da cidade.
Esta pesquisa gera 15 diferentes subindicadores e, a partir da construção de uma série temporal, esta pesquisa deu origem a três artigos acadêmicos e uma média de 10 inserções mensais na mídia local, incluindo rádios, TVs e Jornal.
2) Endividamento e Inadimplência do Consumidor Londrinense
Este projeto, cadastrado sob número 52/2017, tem sua pesquisa realizada desde 2016 e também foi contemplado com bolsa de apoio no Edital 01/2017. A pesquisa é realizada trimestralmente e utiliza o mesmo formato das pesquisas aplicadas pela Confederação Nacional do Comércio – CNC, de maneira a permitir um processo de comparação entre o nível de endividamento e inadimplência do consumidor londrinense e os consumidores do restante do país.
Pesquisas desta natureza estão enquadradas na proposta do NPNEU que direcionam a prática da extensão universitária no sentido de priorizar atividades voltadas para o atendimento de necessidades sociais, e esta investigação, com o propósito de explicitar a situação econômica das famílias, cumpre tal papel.
Realizada respeitando-se uma amostra estatística que garanta erro inferior a 5%, ela é apresentada ao público por meio da mídia impressa, e radio televisiva utilizando um relatório elaborado resumido e outro ampliado. Sua divulgação gera uma mídia espontânea de grande repercussão na cidade.
3) Percentual de Utilização da Capacidade Instalada da Industria na RML
Este projeto, cadastrado sob número 50/2017, tem sua pesquisa realizada desde 2017, a partir de uma parceria estabelecida com o SINDIMETAL, o que nos permite acesso às empresas associadas a ele e também foi contemplada com uma bolsa de incentivo no Edital 01/2017. A pesquisa é realizada mensalmente e seu propósito é o de identificar o nível de ociosidade presente na indústria local.
Tal iniciativa está alinhada aos propósitos explicitados no NPNEU de buscar novos meios e processos de produção, inovação e disponibilização de conhecimentos, permitindo a ampliação do acesso ao saber e o desenvolvimento tecnológico e social do País.
A pesquisa segue o mesmo padrão adotado pela Confederação Nacional da Indútria – CNI de maneira a permitir a comparação da situação local com a situação em nível nacional, se prestando então para balizar, tanto iniciativas do Sindicato patronal quanto dos empresários. Esta série de dados permitirá em futuro próximo, estudos acerca de padrões não aleatórios, que, em última instância possibilitarão fazer previsões sobre o futuro, orientando a tomada de decisões, tanto por parte de agentes privados quanto públicos.
4) Valoração Econômica de Recursos Ambientais no Estado do Paraná
Este projeto, inicialmente cadastrado junto a DIRPPG, e agora entendido como um projeto de extensão, teve início em 2016 e seu objetivo é atribuir valor econômico a recursos ambientais que não tem preço de mercado atribuído. Tal projeto está em consonância com o NPNEU que entre os propósitos está o de estimular a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável como componentes da atividade extencionista.
A proposta aqui é a de monetizar a importância relativa que os seres humanos atribuem aos componentes do meio ambiente, e não os valores intrínsecos da natureza. Foram objeto de pesquisa dentro desta proposta o Parque Estadual Cânion do Guartelá; o Bosque Marechal Cândido Rondon e o Parque do Ingá. Todos estes projetos tiveram artigos publicados em revistas científicas e foram apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais.
5) Análise e divulgação dos indicadores de variação do emprego formal na RML
Este projeto teve início em 2016 por solicitação da Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL, com a qual temos um termo de cooperação e apoio de número 04/2017, a fim de facilitar o entendimento dos números apresentados mensalmente pelo Cadastro geral de Emprego e Desemprego do Ministério do Trabalho.
As análises englobam dissecar os dados da variação do emprego formal, nos oito agrupamentos apresentados, separando-os entre as cinco principais cidades que compõe a região metropolitana de Londrina e traçando paralelos com o mês anterior e com o mesmo mês do ano anterior. O resultado é um relatório que é encaminhado para a imprensa escrita e radio televisiva.
6) Análise do fluxo de entrada e saída de nomes do cadastro de proteção ao crédito.
Este projeto, também solicitado pela da Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL, dentro do termo de cooperação e apoio, é realizado a partir de uma metodologia criada aqui na UTFPR e traça o comportamento do fluxo de consumidores que tiveram seu nome incluído ou excluído do cadastro de proteção ao crédito da ACIL. O resultado é um relatório que é encaminhado para a imprensa escrita e rádio televisiva.
5. Resultados e/ ou produtos esperados
Este conjunto de pesquisas, voltadas a identificar comportamentos de nossa economia local, gerará indicadores que permitirão o acompanhamento da evolução das atividades de consumo e produção, bem como valoração de recursos ambientais
Espera-se que os dados possam subsidiar os tomadores de decisões quanto a políticas públicas e privadas voltadas a mitigar os problemas decorrentes de bruscas variações na utilização da capacidade instalada.
Some-se a isso, permitirá abrir espaço a nossos alunos para que se engajem em projetos de extensão, permitindo seu crescimento com cidadão, entendendo seu papel na sociedade, mobilizando seus conhecimentos e ajudando a comunidade a superar seus problemas mediante a exposição dos resultados alcançados nestas investigações.
Como resultado indireto, mas desejado, estará a divulgação do nome da UTF-PR, identificada com pesquisas associadas diretamente à comunidade, assentando a Extensão Universitária como dimensão relevante da atuação universitária, integrada a uma nova concepção de Universidade Pública e de seu projeto político-institucional, como prevê a NPNEU.
Tal iniciativa tem potencial de impactar toda a comunidade circunscrita à Região Metropolitana de Londrina, algo em torno de 1,2 milhão de pessoas, seja de maneira direta ou indireta.
6. Recursos financeiros, humanos e físicos e equipamentos disponíveis
Levar a cabo esta investigação exigirá contar com um fluxo contínuo de alunos de graduação, que serão selecionados a partir de editais de chamada, sem discriminação de curso, gênero ou período que estejam cursando.
Estes alunos poderão ingressar mediante a oferta de bolsas quando disponíveis ou como voluntários, fazendo jus a obtenção de certificado de participação de extensão, na medida de sua disponibilidade.
Será necessário também dispor de uma sala para a coordenação do projeto e espaço físico para contemplar a execução dos trabalhos, e de um computador e telefone com acesso a ligações externas.
7. Cronograma
O cronograma de cada atividade está estipulado em cada um dos projetos aqui mencionados. Os referidos projetos acompanharão este documento.
Divulgação |
Periodicidade |
Data |
Variação do preço da cesta básica nacional em Londrina |
mensal |
1º dia útil do mês subsequente |
Fluxo de entrada e saída de nomes do cadastro de proteção ao crédito |
mensal |
3º dia útil do mês subsequente |
Indicadores de variação do emprego formal na RMLo
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mensal |
Junto com a divulgação dos dados do CAGED |
Valoração Econômica de Recursos Ambientais
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anual |
Ao final do relatório de pesquisa |
Percentual de Utilização da Capacidade Instalada da Industria na RMLo |
mensal |
15º dia útil do mês subsequente |
Endividamento e Inadimplência do Consumidor Londrinense
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trimestral |
5º dia útil do último mês do trimestre pesquisado |
8. Certificados
Os certificados/declarações de participação na condição de bolsistas ou voluntários, respeitarão a quantidade de horas dedicadas a cada projeto e serão emitidos pela DIREC e entregues ao coordenador do projeto/programa para efetuar a entrega aos participantes.
9. Riscos e Dificuldades
As situações que podem trazer riscos e dificuldades à consecução da pesquisa estão fundamentalmente associados à disposição dos respondentes em atenderem ao apelo para participarem das pesquisas.
De qualquer forma, os projetos já estão em andamento a um tempo considerável e os percalços são superados à medida que surgem.
10. Referências bibliográficas
IBGE. Cidades. Disponível em <https://cidades.ibge.gov.br/> Acesso em: jan 2018.
Referência: Processo nº 23064.045516/2018-71 | SEI nº 1053230 |