|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUACAO-LD PROGR MESTRADO PROF CIENC HUM SOC NAT-LD |
|
|
EDITAL nº 004/2019
EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA NATUREZA - PPGEN
I . DA DESCRIÇÃO DO PROGRAMA
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza – PPGEN constitui um Mestrado Profissional em Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação. O PPGEN tem como objetivo capacitar professores das áreas Humanas, Sociais e da Natureza para o exercício da docência no Ensino Fundamental, Médio e/ou Superior com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País.
O perfil esperado do aluno é o de um profissional com conhecimento sobre ensino, com habilidade para atuar e interagir em diferentes instituições e em diferentes modalidades, além de gerar pesquisas cujos resultados possam servir para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem nas áreas correlatas ao Programa.
II. DOS REQUISITOS
1) Poderão participar do Exame de Seleção candidatos que atendam às seguintes situações:
a) Ser graduado, com diploma devidamente registrado no Ministério da Educação, nas áreas abrangidas pelo Programa.
III. DAS ATIVIDADES LETIVAS
As aulas serão ministradas às quintas e sextas-feiras no período da manhã, tarde e/ou noite e, eventualmente, aos sábados nos períodos da manhã e tarde, conforme determinação do Colegiado. Eventualmente, algumas disciplinas poderão ser ofertadas no Câmpus de Cornélio Procópio. Previsão para início do curso: março de 2020.
IV. DA INSCRIÇÃO
1) A inscrição será realizada via internet, exclusivamente, de 16 de setembro de 2019 a 16 de outubro de 2019.
2) Para se inscrever, o candidato deverá observar os seguintes procedimentos:
a) Acessar a página do programa no endereço http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgen no qual estarão disponíveis o Edital, o formulário e o link para a Inscrição.
b) Preencher integralmente o formulário de inscrição e enviá-lo assinado ao e-mail: ppgen-ld@utfpr.edu.br , em formato pdf, com os documentos listados abaixo digitalizados. O candidato deverá enviar formulário preenchido e todos os documentos listados em um único arquivo pdf.
Cópia do formulário de inscrição assinado ;
Cópia autenticada do diploma, ou Certificado de Conclusão do Curso de Graduação;
Cópia simples do CPF;
Cópia simples do RG;
Cópia simples do título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
Cópia simples do certificado de reservista;
Projeto de pesquisa, segundo as orientações constantes na seção IX, itens 1 e 2;
Currículo Lattes documentado.
Requerimento, elaborado pelo próprio candidato, de dispensa da Prova de Inglês ofertada pela UTFPR, conforme seção VI deste Edital, acompanhado de cópia autenticada de certificado de proficiência em Língua Inglesa aceito pela Instituição.
c) O envio dos documentos digitalizados deve ser realizado até as 23h59min do dia 16 de outubro de 2019.
d) O horário de atendimento da Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação será das 13h30min às 17h de segunda-feira à sexta-feira.
e) O aluno terá um prazo de 48 horas, a contar da data da homologação do resultado, para recorrer à coordenação do Programa.
f) A homologação final das inscrições será publicada no sítio http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgen, no dia 24 de outubro de 2019.
Observação 1: os candidatos “concluintes” do Ensino Superior devem ter ciência de que, uma vez aprovados no processo seletivo, não poderão se matricular caso não apresentem o certificado de conclusão no ato da matrícula.
V. DAS VAGAS OFERTADAS
1) Serão ofertadas, no máximo, 22 (vinte e duas) vagas para alunos regulares distribuídas nas 3 (três) linhas de pesquisa do Programa.
2) Caso não sejam preenchidas todas as vagas em uma determinada linha de pesquisa, elas poderão ser remanejadas para outra. No entanto, o Programa não tem a obrigatoriedade de preencher todas as vagas.
VI. ÁREAS DE INTERESSE E NÚMERO DE VAGAS POR DOCENTE
Linha de pesquisa |
Número de vagas |
Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências Humanas |
8 vagas |
Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências Sociais |
7 vagas |
Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências da Natureza |
7 vagas |
VII. DO PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo será constituído pelas fases descritas abaixo:
1) Prova Específica (eliminatória).
2) Prova de Língua Estrangeira *
3) Avaliação do projeto de pesquisa e arguição do candidato (eliminatória).
*De acordo com o artigo 52 do Regulamento da Pós-Graduação Strito Sensu da UTFPR e a Instrução Normativa nº 001/2017 - COPPG, o aluno regular deverá comprovar proficiência na Língua Inglesa. Para cumprir essa exigência, deverá fazer a prova de Língua Inglesa ofertada pela própria UTFPR ou poderá ser dispensado dessa prova se apresentar certificado de proficiência em Língua Inglesa em um dos seguintes exames:
Art. 6º. Serão aceitos os certificados dos seguintes exames de proficiência em língua inglesa:
a. TEAP (Test of English for Academic Purposes). Validade: exame feito nos últimos 3 anos. Pontuação mínima 70,0 (setenta) pontos.
b. IELTS (International English Language Testing System). Validade: exame feito nos últimos 2 anos. Pontuação mínima de 6,0 (seis) pontos.
c. TOEFL iBT (Test of English as a Foreign Language).Validade: exame feito nos últimos 2 anos. Pontuação mínima 85,0 (oitenta e cinco) pontos.
d. TOEFL ITP (Institutional Testing Program). Validade: exame feito nos últimos 2 anos. Pontuação mínima 500,0 (quinhentos) pontos.
e. Cambridge FCE – First Certificate in English. Pontuação mínima: A ou B.
f. Cambridge CAE- Certificate in Advanced English. Pontuação mínima: A, B ou C.
g. Cambridge CPE Certificate of Proficiency in English. Pontuação mínima: A, B ou C.
h. Cambridge Esol Skills for Life. Pontuação mínima: Pass.
i. Michigan ECCE ou ECPE exam. Pontuação mínima: Pass.
j. University of Oxford- Esol; Pontuação mínima: Pass.
k. certificados de proficiência em língua inglesa emitidos por universidades ou institutos, ambos estaduais ou federais, que oferecem testes de proficiência (certificados com validade de dois anos). Resultado: Aprovado ou Proficiente. (IN 001/2017 – COPPG)
VIII. DAS PROVAS
A Prova Específica e a Prova de Língua Estrangeira (Inglês) serão realizadas no dia 26 de outubro de 2019.
O candidato deverá chegar ao local da prova com, no mínimo, 15 (quinze) minutos de antecedência, portando seus RG e CPF. Não será aceita cópia de documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo de documento. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, o documento de identificação original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento expedido há 90 (noventa) dias, no máximo, que ateste o registro da ocorrência em órgão policial.
A Prova Específica terá início às 9h, com término às 12h, e a prova de Língua Estrangeira terá início às 14h, com término às 16h. Ao retirar-se da sala, o candidato deverá entregar a prova e os rascunhos ao fiscal.
A Prova Específica será dissertativa, de acordo com a linha de pesquisa selecionada pelo candidato, sem consulta a qualquer tipo de material. Ela avaliará a capacidade de interpretação e de argumentação, a coerência e a coesão do texto, a correção da linguagem e a capacidade de articular os conhecimentos na área. Serão considerados aprovados nesta etapa os candidatos que obtiverem média igual ou acima de 6,0. A bibliografia indicada para a prova específica encontra-se no anexo 1 a este Edital.
A Prova de Língua Estrangeira será somente em Inglês, sendo permitido o uso de dicionário. A prova será constituída de tradução, interpretação e produção de texto em Língua Portuguesa com base em textos na Língua Inglesa. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média igual ou acima de 6,0.
Durante a realização das provas, não será permitido ao candidato portar arma, relógio de qualquer tipo, calculadora, câmera fotográfica, pager, notebook e/ou equipamento similar, ligados ou não, apostila, livro, “dicas” ou qualquer outro material didático do mesmo gênero (exceto o dicionário na prova de Língua Estrangeira), corretivo líquido, borracha, boné, óculos escuros, protetores auriculares e outros. Os celulares deverão estar desligados.
A UTFPR Câmpus Londrina não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos durante a realização das provas.
Será eliminado do concurso o candidato que durante a realização das provas:
Receber ou ofertar auxílio para a execução das provas;
portar objetos elencados no item 7 e afins;
atentar contra a disciplina ou desacatar a quem quer que esteja investido de autoridade para supervisionar, coordenar, fiscalizar ou orientar a aplicação das provas;
recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo estabelecido;
afastar-se da sala, a não ser em caráter definitivo, sem o acompanhamento de fiscal;
perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;
utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do concurso;
identificar-se em qualquer parte da prova que não seja o espaço reservado para esse fim.
A lista dos aprovados na Prova Específica será divulgada na página do Programa http://www.utfpr.edu.br/londrina/ppgen no dia 05 de novembro de 2019.
O resultado da Prova de Língua Estrangeira será divulgado na página do Programa http://www.utfpr.edu.br/londrina/ppgen no dia 22 de novembro de 2019.
O aluno terá um prazo de 48 horas, a contar da data da homologação do resultado, para interpor recurso.
IX. PROJETO DE PESQUISA
O projeto de pesquisa a ser encaminhado deverá atender à proposta do PPGEN, ou seja, prever a elaboração de um produto educacional a ser aplicado no contexto escolar. O Produto Educacional é caracterizado por um instrumento didático-pedagógico que visa a auxiliar, facilitar e corroborar com o trabalho docente. Essa atividade refere-se à produção de um material didático: um livro ou manual voltado à educação, um software, um aplicativo, um jogo, um portfólio voltado à educação, uma página eletrônica com planos de aula ou planos de ensino, um manual técnico, uma sequência didática, um dicionário terminológico, e afins.
A estrutura do projeto deverá apresentar: capa, folha de rosto (nessa parte, o candidato deve indicar o orientador pretendido, isto é, o orientador para o qual concorrerá à vaga), introdução (delimitação do problema, objetivos, design do produto), breve fundamentação teórica, procedimentos metodológicos, cronograma, resultados esperados e referências. Essa estrutura não poderá ultrapassar o limite de oito páginas, incluindo folha de rosto, referências e anexos, se necessários e seguindo as normas vigentes da ABNT.
O projeto de pesquisa faz parte do processo seletivo para o ingresso no PPGEN, quando será observada a capacidade de situar e delimitar um problema de pesquisa, tanto em relação às pesquisas em Ensino quanto aos interesses dos possíveis orientadores sugeridos. Contudo, se o candidato for aprovado em todas as fases da seleção, esse projeto poderá ser rediscutido, a critério do orientador designado para o aluno.
X. AVALIAÇÃO E ARGUIÇÃO DO CANDIDATO SOBRE O PROJETO DE PESQUISA
Os projetos de pesquisa serão avaliados por, no mínimo, 2 (dois) integrantes da linha de pesquisa na qual o candidato se inscreveu, considerando os seguintes critérios de avaliação: adequação ao gênero textual projeto de pesquisa; relevância para a área de Ensino; consistência e clareza dos elementos de pesquisa (contextualização, delimitação do problema, objetivos, metodologia e fundamentação teórica); pertinência das referências utilizadas; destreza linguística; adequação às normas da ABNT de produção textual.
Após aprovação na Prova Específica, o candidato deverá responder às arguições da banca a respeito do projeto de pesquisa apresentado ao Programa com, no mínimo, dois docentes da linha de pesquisa na qual ele se inscreveu. O critério avaliativo será a consistência na defesa do projeto.
A arguição sobre o projeto de pesquisa será realizada no dia 19 de novembro de 2019, no Câmpus Londrina da UTFPR, a partir das 13h30, em ordem alfabética, com duração aproximada de 20 (vinte) minutos para cada candidato.
Será atribuída nota de 0 a 10 a cada projeto, conforme desempenho na avaliação do texto escrito e na arguição do candidato.
O resultado será divulgado na página do Programa http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgen no dia 22 de novembro de 2019.
XI. DO RESULTADO FINAL
A nota final será obtida pela soma e divisão por dois da pontuação na prova de conhecimento específico e na avaliação do texto escrito do projeto de pesquisa e arguição do candidato.
O resultado final dos aprovados em primeira chamada será homologado pelo Colegiado do PPGEN, divulgado no quadro de avisos da DIRPPG e no sítio: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgen , no dia 22 de novembro de 2019 até 17h.
Na divulgação do resultado, os nomes dos candidatos classificados estarão em ordem alfabética.
Deste resultado, cabe recurso até o dia 26 de novembro de 2019, o qual deverá ser dirigido à Coordenação do Curso de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza – PPGEN e protocolado junto à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, Câmpus Londrina.
O resultado final será publicado no dia 03 de dezembro de 2019.
XII. DA MATRÍCULA
Os candidatos aprovados deverão aguardar instruções da coordenação do Programa sobre o período de matrícula e o calendário para o ano de 2020.
Caso haja desistência de algum candidato, serão convocados os suplentes, com prazo de 48h para a realização da matrícula.
O candidato que não efetuar a sua matrícula na data estabelecida perderá o direito à vaga.
XIII. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
As informações prestadas na inscrição são de inteira responsabilidade do (a) candidato (a), dispondo a Comissão de Seleção do direito de cancelar ou indeferir se forem verificadas informações incorretas, incompletas ou se o(a) candidato(a) não se enquadrar nas condições estabelecidas neste Edital.
O Programa não se obriga a preencher todas as vagas oferecidas.
Os candidatos não aprovados deverão providenciar a retirada das cópias de seus documentos na secretaria do PPGEN até o dia 9 de março de 2020.
Casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, Câmpus Londrina.
Ao se inscrever, o(a) candidato(a) aceita as condições e normas estabelecidas nesse Edital, delas não podendo alegar desconhecimento.
XIV. CRONOGRAMA
O processo seletivo obedecerá ao seguinte cronograma:
16/09/2019 |
Lançamento do Edital de Seleção no sítio do Programa http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgen |
16/09/2019 a 16/10/2019 |
Período de inscrições |
23/10/2019 |
Resultado da homologação das inscrições |
26/10/2019 |
Prova de conhecimentos específicos e de Língua Estrangeira |
04/11/2019 |
Divulgação dos aprovados na Prova Específica e cronograma de arguição do projeto |
07/11/2019 |
Período para recurso dos candidatos não aprovados na prova de conhecimentos específicos |
12/11/2019 |
Divulgação no sítio do Programa do resultado do recurso dos candidatos não aprovados |
19/11/2019 |
Arguição dos candidatos aprovados sobre os projetos |
22/11/2019 |
Divulgação no sítio do Programa das notas dos candidatos relativas à avaliação do projeto e arguição e à Prova de Língua Estrangeira |
26/11/2019 |
Período para recurso dos candidatos referente às notas na avaliação dos projetos e arguição e na Prova de Língua Estrangeira |
29/11/2019 |
Divulgação no sítio do Programa do resultado do recurso dos candidatos referente às notas na avaliação do projeto e arguição e na Prova de Língua Estrangeira |
03/12/2019 |
Divulgação no sítio do Programa do resultado final com os aprovados na Prova Específica e na avaliação do projeto e arguição |
Obs: O presente edital será publicado em 16 de setembro de 2019, no quadro de avisos da secretaria da Dirppg e no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgen
Londrina, 13 de setembro de 2019.
Prof. Dr. Paulo Sérgio de Camargo Filho
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN
Prof. Dr. Edson Fontes de Oliveira
Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus de Londrina
Documento assinado eletronicamente por PAULO SERGIO DE CAMARGO FILHO, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 13/09/2019, às 11:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1058646 e o código CRC (and the CRC code) 0012EB6D. |
Anexo 1 ao Edital 004/2019 PPGEN
Bibliografia indicada para Prova Específica
LP1- Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Linguagem e Literatura; Cultura e Sociedade.
KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
ROJO, R.; BARBOSA; J. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
PERRONE-MOISÉS, L. Mutações da literatura no século XXI. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
SAMOYAULT, T. A intertextualidade. Trad. Sandra Nitrini. São Paulo: Aderaldo& Rothschild, 2008. Em PDF. Disponível em: http://dtllc.fflch.usp.br/sites/dtllc.fflch.usp.br/files/Intertextualidade%20-%20Livro%20completo.pdf.
LP2- Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Ciências Sociais; Contribuições das Ciências Sociais para a Educação, Sociologia da Educação; Inclusão Social; Acessibilidade e Tecnologia Assistiva.
BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BRASIL. Decreto nº 6.949 de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União. Brasília: 26 ago. 2009.
FOUCAULT, M. A Hermenêutica do Sujeito: Curso do Collège de France de 1982. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
LOPES, R. M. A. (Org.). Ensino de empreendedorismo no Brasil: panorama, tendências e melhores práticas. Rio de Janeiro: Alta books, 2017.
LP3- Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Ciências da Natureza: Química, Física e Biologia.
CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
CARVALHO, A. M. P. e GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
MOREIRA, M. A. A teoria da Aprendizagem Significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora da UnB, 2006.
________. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
POZO, J. I.; GÓMEZ CRESPO, M. Á. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.