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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRET. DE PESQUISA E POS-GRADUACAO - FB PROGRAMA DE POS-GRAD EM ENG AMBIENTAL-FB |
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EDITAL nº 002/2019
INSCRIÇÃO E SELEÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL: ANÁLISE E TECNOLOGIA AMBIENTAL (NÍVEL MESTRADO) PARA O ANO DE 2020
1. APRESENTAÇÃO
1.1 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental - PPGEA, Área de Concentração Meio Ambiente, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Francisco Beltrão, torna pública a abertura de Inscrições do Processo Seletivo para novos alunos do Mestrado Acadêmico, com início no primeiro semestre letivo de 2020.
1.2 O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental tem por objetivo fomentar a qualificação de profissionais da área ambiental e afins, visando a promoção do desenvolvimento tecnológico e científico da sociedade nas suas relações com o meio ambiente.
2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: MEIO AMBIENTE
Linhas de pesquisa
2.1 Análise Ambiental (AA): trata de estudos voltados à compreensão, diagnósticos e prognósticos do meio físico, químico e biológico, por meio de técnicas de química ambiental, estudos dos solos, geoprocessamento e sensoriamento remoto, bem como a avaliação de impactos nos diferentes sistemas ambientais, como as bacias hidrográficas e seus recursos hídricos, a biodiversidade e a geodiversidade, de modo a subsidiar estratégias para a conservação da natureza, e o saneamento ambiental adequado.
2.2 Tecnologia Ambiental (TA): aborda assuntos relacionados às tecnologias voltadas à proteção e conservação do meio ambiente, afetado por atividades naturais ou antrópicas. Objetiva aprimorar os sistemas de tratamento de resíduos sólidos e líquidos, reduzindo, recuperando e reaproveitando os mesmos com intuito de minimizar a carga poluidora no ambiente, bem como, promover o monitoramento ambiental de recursos hídricos, em termos físicos, químicos, biológicos e toxicológicos. Além de promover a aplicação de novas tecnologias na preservação, prevenção e tratamento dos recursos naturais por meio de processos biotecnológicos.
3. PÚBLICO ALVO
Poderão participar do processo seletivo, candidatos portadores de diploma de curso de graduação em Engenharia Ambiental e nas demais áreas da Engenharia, bem como em Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Informática, Ciências Biológicas, Ecologia, Farmácia, Bioquímica, Geografia, Geologia, Química, Tecnologia em Processos Químicos, entre outros relacionados com as linhas de pesquisa do Programa, reconhecidos oficialmente, respeitando-se as normas vigentes no país.
4. INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser realizadas no período de 19 de setembro a 21 de outubro de 2019, de segunda a sexta-feira, no horário das 13h30min às 17h30min na Secretaria do PPGEA, Campus Francisco Beltrão da UTFPR, no Bloco R, sala 305, sendo vedada a inscrição extemporânea.
A documentação especificada no item 5 deve ser entregue em envelope lacrado, não havendo conferência no ato da inscrição. Não serão aceitos quaisquer documentos enviados por e-mail, fax ou qualquer outra mídia digital ou fora do horário estabelecido.
4.1 INSCRIÇÕES VIA CORREIO
As inscrições via correio, observadas as disposições deste edital, deverão ser postadas, via SEDEX, até o dia 21 de outubro de 2019. O envelope com todos os documentos deve ser endereçado à:
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental Edital 002/2019 - PPGEA - Seleção 2020 Cx Postal 135 - Linha Santa Bárbara s/n, Francisco Beltrão-PR CEP 85601-970 |
5. DOCUMENTAÇÃO
a) Ficha de inscrição preenchida e ASSINADA, disponível em: https://utfws.utfpr.edu.br/acad11/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=11&p_curscodnr=17&p_cursoanonr=2020, onde deve(m) estar indicada a opção de orientação, conforme subáreas de pesquisa dos docentes;
b) Uma via documentada do currículo no formato da Plataforma Lattes do CNPq (documentos do Anexo I);
c) Proposta de pesquisa, assinada por todos os responsáveis, conforme o Anexo II;
d) Carta de ciência das Normativas Internas e do Regulamento do PPGEA-FB, conforme Disponível em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgea-fb/documentos
5.1 As informações prestadas no processo de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o PPGEA do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa, que não fizer preenchimento integral e legível do formulário e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos. Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes neste edital.
6. VAGAS
6.1 Este processo de seleção visa o preenchimento de um total de 17 vagas, conforme o quadro 1.
Linha de Pesquisa |
Subáreas de Pesquisa |
Número de Vagas Ofertadas |
ANÁLISE AMBIENTAL |
Estudos de solo e ar voltados ao diagnóstico e prognóstico dos meios físico-químico e químico, como também os impactos ambientais nesses sistemas. |
2 |
Diagnósticos e prognósticos do meio físico visando a compreensão da estrutura e funcionamento dos sistemas geoambientais urbanos e/ou rurais, bacias hidrográficas, a geodiversidade e geoconservação. |
1 |
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Geomática aplicada ao estudo e gestão ambiental de bacia hidrográfica e do meio urbano. |
1 |
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Estudo das características físicas e químicas do solo voltadas ao planejamento ambiental e mitigação de impactos. |
1 |
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Estudo, através de técnicas físico-químicas e toxicológicas, de substâncias presentes nos diferentes ecossistemas, sejam elas naturais ou de aporte antropogênico, como substâncias húmicas e nanopartículas. Compreender seu comportamento e assim diagnosticar seu impacto e/ou importância nos ambientes estudados. |
1 |
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Aplicação de sistemas inteligentes em biodiversidade. Simulação humana para diagnóstico e prognóstico da conservação da natureza. Data Mining para avaliação estratégica adequada em saneamento ambiental. |
1 |
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Linha de Pesquisa |
Subáreas de Pesquisa |
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TECNOLOGIA AMBIENTAL |
Avaliação toxigenética de recursos hídricos, com ênfase a receptores de efluentes de esgotos domésticos e industriais. Toxicidade de poluentes emergentes do tipo corantes alimentares em receptores naturais. Toxicidade e bioacumulação de poluentes emergentes. |
1 |
Desenvolvimento e otimização de captadores solares de baixo custo como forma alternativa, mais economicamente viável e sustentável quando comparado aos clássicos coletores solares comerciais. |
1 |
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Microbiologia e bioquímica do solo. Biotecnologia ambiental: ênfase em biodegradação e biorremediação de hidrocarbonetos e substâncias xenobióticas.Interação planta-microrganismo. Biologia molecular: ênfase em metabolômica e metaproteômica. Bioprospecção de compostos bioativos. Bioanalítica. Rede neural aplicada a sistemas biogeoquímicos caóticos. |
1 |
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Diagnóstico e monitoramento dos recursos hídricos em termos toxicológicos, a fim de estabelecer estratégias para a conservação destes e dos organismos que deles dependem. Aprimorar os sistemas de tratamentos de resíduos líquidos, buscando reduzir a toxicidade destes efluentes. |
2 |
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Aplicação de dados geoambientais para investigar áreas contaminadas e sugerir as técnicas de biorremediação e fitorremediação para o tratamento das mesmas. |
1 |
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Tratamento e reaproveitamento de resíduos sólidos e líquidos por meio de processos de adsorção/biossorção, ozonização, extração e membranas líquidas, podendo promover o reuso de água e valorização de materiais residuais. |
2 |
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Gerenciamento e tratamento de efluentes e resíduos agropecuários e agroindustriais. Desenvolvimento de processos biotecnológicos voltados ao tratamento de efluentes e resíduos. Processos biológicos de remoção de nitrogênio. Emissões atmosféricas provenientes de sistemas biológicos. |
1 |
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Tratamento e recuperação de resíduos industriais. Tratamento físico-químico de efluentes, processos oxidativos avançados (POAs), fotocatálise, visando o correto lançamento destes nos recursos hídricos, além de promover o monitoramento dos mesmos. |
1 |
Quadro 1: Linhas de Pesquisa e descrição da área de atuação dos docentes.
6.5 Será disponibilizado pelo PPGEA o adicional de uma (01) vaga para servidores de Instituições de Ensino Superior Públicas, conforme Resolução n. 079/12 aprovada pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação em 21/06/2012, sendo que o candidato servidor deverá se submeter igualmente às regras do processo seletivo definidas neste Edital.
7. CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS DE SELEÇÃO
7.1 Para a seleção dos candidatos serão considerados:
a) Proposta de pesquisa escrita e defesa oral da proposta de pesquisa;
b) Pontuação do Currículo Lattes, conforme Anexo I.
7.2 Candidatos classificados devem ocupar as vagas conforme ordem da classificação final e limite de vaga(s) ofertada(s).
7.3 A seleção dos candidatos será realizada em 3 (três) etapas, sendo a classificação final feita por normalização, a partir da utilização da maior pontuação alcançada como pontuação de referência, à qual será atribuída a nota máxima (10,0).
7.3.1 A primeira etapa consiste na conferência documental e homologação da inscrição.
7.3.2 A segunda etapa trata da avaliação da proposta de pesquisa, nos itens a) até d) do Quadro 2 abaixo, com um total máximo de 70 pontos. O candidato que obtiver pontuação inferior a 40 pontos na soma dos itens a) até d), será desclassificado do processo seletivo.
Quadro 2. Itens a serem avaliados na proposta de pesquisa.
7.3.3 A terceira etapa constará da análise do Currículo Lattes do candidato, com um total máximo de 100 pontos, conforme o anexo II deste edital e defesa da sua apresentação oral da proposta de pesquisa, com pontuação máxima de 30 pontos, conforme o Quadro 3.
Itens a serem avaliados e pontuados na defesa e apresentação oral da proposta de pesquisa |
Pontuação |
a) Domínio de conhecimento teórico e capacidade argumentativa na área da sua proposta de pesquisa |
10 |
b) Adequação ao tempo de exposição e métodos de apresentação |
10 |
c) Clareza na exposição, com uso correto da gramática e linguagem científica |
10 |
Quadro 3. Itens a serem avaliados na defesa da apresentação oral da proposta de pesquisa.
7.4 A defesa da proposta de pesquisa, através da apresentação oral do candidato, poderá ser feita com utilização de aparelho multimídia disponibilizado pela universidade.
7.5 Cada candidato terá um tempo de até 10 (dez) minutos para fazer a defesa da apresentação de sua proposta de pesquisa na terceira etapa do processo seletivo, após a qual será arguido pela banca.
7.6 A avaliação dos candidatos na segunda e terceira etapas será feita por uma banca de três docentes do PPGEA, designados pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo.
7.7 A nota do processo seletivo será feita conforme a equação abaixo:
Nota
7.8 Caso houver empate entre os candidatos, será adotado como primeiro critério de desempate a pontuação obtida na defesa da proposta de pesquisa e mantendo-se o empate, será considerada a pontuação atribuída à análise do currículo.
7.9 Candidatos com nota final, após a normalização, inferiores a 6,0 serão desclassificados do processo seletivo.
7.10 O resultado final do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental será disponibilizado na página do PPGEA, em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgea-fb
8. DA MATRÍCULA
8.1 O período específico de matrícula será definido pelo calendário da UTFPR e divulgado na página do PPGEA.
8.2 No ato da matrícula é obrigatório apresentar a seguinte documentação original ou fotocópia autenticada:
a) Carteira de identidade (RG) ou passaporte, se estrangeiro;
b) Comprovante do cadastro de pessoa física (CPF);
c) Certidão de nascimento ou casamento;
d) Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino;
e) Diploma de graduação;
f) Documento de reconhecimento, termo de acordo ou tratado internacional, para diploma de graduação obtido no exterior;
g) Histórico Escolar do Curso de Graduação;
h) Proficiência em língua portuguesa, para candidatos estrangeiros.
8.3 Perderá o direito à vaga o candidato que:
I) Não efetuar sua matrícula na data estabelecida e divulgada na página do PPGEA.
II) Tendo concluído o curso de graduação no ano letivo de 2019, não apresentar fotocópia autenticada ou fotocópia simples juntamente com o original do diploma de graduação ou documento equivalente no ato da matrícula.
9. CRONOGRAMA
O processo seletivo obedecerá ao seguinte cronograma:
PRAZOS |
EVENTO |
19/09 até 21/10/2019 |
Período de inscrições |
Até 30/10/2019 |
Divulgação das inscrições homologadas (primeira etapa) |
Até 18h de 06/11/2019 |
Período para interposição de recurso ao resultado da primeira etapa |
Até 12/11/2019 |
Divulgação das inscrições homologadas pós-recurso, dos classificados na avaliação da proposta de pesquisa (segunda etapa), e do ensalamento para a terceira etapa |
18 a 22/11/2019 |
Bancas para a defesa oral da proposta de pesquisa e para a pontuação do currículo lattes (terceira etapa) |
02/12/2019 |
Resultado preliminar com publicação dos nomes dos candidatos aprovados, com pontuação da avaliação da proposta de pesquisa escrita (segunda etapa) e pontuação da defesa oral e currículo (terceira etapa). |
Até 18h de 09/12/2019 |
Período para interposição de recurso ao resultado preliminar |
16/12/2019 |
Homologação do resultado final |
10. DISPOSIÇÕES GERAIS
10.1 O candidato deverá encaminhar a sua interposição de recurso, por escrito, pessoalmente ou por procuração na Secretaria do PPGEA em conformidade com os prazos estipulados no item 9.
10.2 Os recursos serão julgados por uma comissão específica, composta por um integrante da Comissão de Seleção de Mestrado e por dois membros docentes do Colegiado do PPGEA.
10.3 Os candidatos não aprovados poderão providenciar a retirada de seus documentos na Secretaria do PPGEA, até dois meses após a publicação do resultado final do processo seletivo, período após o qual os documentos serão eliminados.
10.4 Acarretará a eliminação do candidato no processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste Edital.
10.5 É de total responsabilidade do candidato a exatidão e veracidade das informações prestadas, e a concordância com os termos deste Edital diante de sua inscrição no certame.
10.6 Os casos omissos ao presente Edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGEA.
10.7 O presente Edital será publicado na página do PPGEA, em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgea-fb
10.8 Fica definido o Foro da Justiça Federal em Francisco Beltrão – Seção Judiciária do Paraná, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.
Francisco Beltrão, 19 de setembro de 2019.
_________________________________ ______________________________
Diretor Geral do Câmpus Francisco Beltrão |
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental |
Documento assinado eletronicamente por RODRIGO LINGNAU, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 19/09/2019, às 11:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por ALEXANDRE DA TRINDADE ALFARO, DIRETOR(A)-GERAL, em 19/09/2019, às 15:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1068626 e o código CRC (and the CRC code) 125C366F. |
ANEXO I
FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES
1. Trabalhos completos e/ou resumos (simples ou expandidos) apresentados em eventos, palestras proferidas/minicursos ministrados, participação em eventos e mini-cursos (limitado a 28 pontos).
Descrição da atividade |
Pontos |
Preenchimento pela banca |
|
1.1 Publicações de Resumos (Limitado a 15 pontos) |
|||
a) Resumo publicado (até duas páginas)
|
Internacional |
2 |
|
Nacional |
1 |
|
|
Regional/Local |
0,5 |
|
|
b) Resumo expandido e trabalho completo (com três ou mais páginas)
|
Internacional |
3 |
|
Nacional |
1,5 |
|
|
Regional/Local |
1 |
|
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1.2 Participação em eventos (Limitado a 10 pontos) |
|||
c) Palestras proferidas/minicursos ministrados |
1 por palestra/minicurso |
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d) Participação em eventos |
Locais/regionais |
0,2 pontos por evento |
|
Estaduais/nacionais |
0,4 pontos por evento |
|
|
Internacionais |
0,6 pontos por evento |
|
|
e) Participação em mini-cursos |
0,5 pontos por 2 horas |
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1.3 Participação em comissões organizadoras de eventos (Limitado a três pontos) |
1 ponto por evento |
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2. Atividades de iniciação científica, estágios, participação em projetos e cursos de pós-graduação*
(limitado a 30 pontos).
Descrição da atividade |
Pontos |
Preenchimento pela banca |
f) Iniciação Científica (PIBIC, PIBIT, Ações Afirmativas e IC Voluntário) e modalidades de extensão, devidamente comprovados com documento emitido pelo departamento ou órgão competente. |
10 pontos por ano |
|
g) Programa de Educação Tutorial (PET), monitorias e estágios vinculados as atividades de ensino, pesquisa e extensão (Exceto estágio obrigatório de final de curso). |
5 pontos por ano |
|
h) Pós-graduação lato sensu na área de concentração do PPGEA – Meio Ambiente – concluído e devidamente comprovado. |
5 pontos por 360 horas (limitado a 5 pontos) |
|
i) Participação em projetos (pesquisa, ensino, extensão) (comprovação por certificado ou declaração (Pró-reitorias, Diretorias, Institutos, Núcleos de Pesquisa etc.) |
5 pontos por ano |
|
3. Produção científica e tecnológica (de acordo com o Qualis 2013-2016 disponível na Plataforma Sucupira/Capes, em sucupira.capes.gov.br)
(limitado a 27 pontos)
Descrição da atividade |
QUALIS |
Pontos |
Preenchimento pela banca |
j) Artigo publicado em periódico científico listado no QUALIS 2013-2016 (vale o Qualis da área de maior pontuação para cada periódico)
|
A1 |
20 |
|
A2 |
15 |
|
|
B1 |
10 |
|
|
B2 |
8 |
|
|
B3 |
5 |
|
|
B4 |
4 |
|
|
B5 |
3 |
|
|
C |
2 |
|
|
k) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES *No caso do periódico possuir JCR, aplica-se tabela de conversão para Qualis do documento de área da Engenharias I (CAPES) |
Internacional |
2 |
|
Nacional |
1 |
|
|
l) Capítulo em livro científico internacional
|
10 |
|
|
m) Livro científico internacional
|
15 |
|
|
n) Capítulo em livro científico nacional, com ISBN
|
5 |
|
|
o) Livro científico nacional, com ISBN
|
9 |
|
|
p) Patente registrada/publicada
|
20 |
|
|
q) Processos, produtos e/ou softwares registrados porém sem patente
|
10 |
|
Para comprovação da publicação de artigo pode ser apresentada apenas a primeira página, onde consta o(s) nome(s) do(s) autor(es) e o título do periódico onde o mesmo foi publicado.
4. Experiência profissional em instituições de ensino, pesquisa e extensão*
(limitado a 15 pontos).
Descrição da atividade |
Pontos |
Preenchimento pela banca |
r) Experiência profissional em extensão e assistência técnica em Engenharia Ambiental e áreas afins |
1 ponto por ano |
|
s) Experiência profissional em instituição de pesquisa em Engenharia Ambiental e áreas afins
|
2 pontos por ano |
|
t) Tempo de ensino em Engenharia Ambiental e áreas afins (técnico e superior) |
3 pontos por ano |
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ANEXO II
MODELO PARA PROPOSTA DE PESQUISA
Nome do Candidato (a):
Orientador(a):
|
Título da Proposta:
|
Objetivos: (máximo 8 linhas)
|
Hipótese(s): (máximo 8 linhas)
|
Material e métodos: (máximo 15 linhas)
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Conhecimento e experiência do candidato no tema da proposta:
( ) O tema é novo ( ) O tema tem continuidade a projetos desenvolvidos anteriormente, em: ( ) IC ( ) TCC ( ) outros __________________________ |
Recursos para o projeto Valor estimado do projeto: R$_____________
( ) O projeto proposto tem financiamento ( ) total ( ) parcial
Em projeto ( ) do orientador ( ) pessoal
Título do projeto que recebe financiamento:
Órgão financiador: ________________________________ Valor: R$ ____________ ( ) O projeto proposto não tem financiamento. ( ) O candidato necessitará de Bolsa de Estudos. ( ) O candidato tem vínculo empregatício. |
Cronograma:
|
Declaramos ciência de que esta proposta visa atender o processo seletivo do PPGEA, mas que pode sofrer alterações por ocasião do ingresso do candidato no programa.
Data: ____/ ____/_______.
___________________________________
Assinatura do Candidato
___________________________________
Assinatura do Orientador