Boletim de Serviço Eletrônico em 26/09/2019

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS CAMPO MOURÃO

DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-CM

EDITAL 20/2019 - DIRGRAD-cm

Seleção Complementar

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, para o 2º semestre de 2019, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para o Programa de Monitoria com Bolsa para a Disciplina de Cartografia e Geoprocessamento do Câmpus Campo Mourão da UTFPR.

Os recursos destinados ao Programa de Monitoria com Bolsa são oriundos do orçamento da UTFPR (dotação orçamentária: Fonte - Tesouro: 8100000000  - elemento de despesa 339018.01  - Programa de Trabalho (PTRES) 108117  e Plano Interno (PI) M20RKG2313J) e seu montante é definido a cada ano dentro do planejamento orçamentário da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional.

 

1. DO OBJETO

O Programa de Monitoria da UTFPR tem como finalidade a melhoria do processo ensino-aprendizagem, constituindo-se em atividade optativa dentro dos cursos de graduação da UTFPR, podendo, quando da sua conclusão, ser pontuado como Atividade Complementar e constar no Histórico Escolar do estudante.

 

2. DAS NORMAS GERAIS

2.1. Este Edital está fundamentado no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação (COEPP) por meio da Resolução n° 15/09, de 13 de março de 2009, disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD).

2.2. A concessão da Monitoria está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.

2.3. O valor da Bolsa-Monitoria será de R$ 400,00 (quatrocentos Reais), que serão depositados em conta bancária do aluno, no Banco do Brasil-001 ou na Caixa Econômica Federal-104, podendo ser interrompida por solicitação do Professor-Orientador ou do Estudante-Monitor.

A abertura da conta deverá ser providenciada pelo aluno, caso não a possua. A bolsa será depositada proporcionalmente nos meses trabalhados parcialmente (nos meses de início e término das atividades de Monitoria).

2.4. Os Estudantes-Monitores exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de 15 (quinze) horas semanais de atividades acadêmicas.

2.5. Os Estudantes-Monitores deverão fazer seus Horários de Atividades, em comum acordo com os Professores-Orientadores, não podendo estes coincidirem com suas atividades acadêmicas regulares.

2.6. A formalização da Monitoria ocorrerá por meio de Termo de Acordo específico entre a Instituição e o Estudante-Monitor e mediado pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional da Instituição.

 

3. DAS ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE-MONITOR

Constituem-se atribuições do Estudante-Monitor:

 

4. DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES

O Programa é destinado aos estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação da UTFPR.

 

5. DA VAGA DE BOLSA MONITORIA DISPONÍVEL NO CÂMPUS PARA SELEÇÃO

A vaga disponível para seleção no 2º semestre de 2019 no Câmpus Campo Mourão, está especificada no Quadro I.

 

Quadro I – Vagas disponíveis para seleção no 2º semestre de 2019 no Campus Campo Mourão.

Coordenação / Departamento Vinculado

Disciplina(s)/Unidade Curricular

Professor-Orientador (poderá mudar durante a vigência do programa)

Quantidade de vaga com bolsa

DABIC

Cartografia e Geoprocessamento

Edivando Vitor do Couto

01

 

6. DAS INSCRIÇÕES

6.1 Para concorrer ao processo de seleção da Bolsa-Monitoria o candidato deverá:

6.2 Somente serão aceitas as inscrições realizadas a partir das 9h do dia 27 até às 9h do dia 30 de setembro de 2019, mediante o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição.

6.3 A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital, no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR e na Instrução Normativa 01/09 - PROGRAD, de 25 de março de 2009 (REVOGADA pela IN 03/09 - PROGRAD) .

 

7. DA EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

7.1. O candidato será excluído do processo de seleção se não preencher e enviar o Formulário de Inscrição no prazo estabelecido e se as informações prestadas não forem verdadeiras.

 

8. DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

A seleção dos Estudantes-Monitores será feita a partir de processo seletivo definido pela Coordenação de Curso/Departamento Acadêmico, sob orientação e supervisão da Diretoria de Graduação e Educação Profissional, sendo que os critérios de seleção para cada disciplina/unidade curricular do Quadro I estão apresentados no Apêndice A deste Edital. A classificação se dará por ordem decrescente da nota final, sendo adotado como critério de desempate o Coeficiente de Rendimento.

 

9. DA PERDA DO DIREITO À BOLSA MONITORIA AO ESTUDANTE

O candidato perderá o direito à Bolsa Monitoria se não cumprir as normas estabelecidas neste Edital e no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR.

 

10. DOS RESULTADOS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O Resultado Preliminar do processo seletivo para Programa de Monitoria com Bolsa para a Disciplina de Cartografia e Geoprocessamento do Câmpus Campo Mourão da UTFPR com o nome do candidato classificado e de suplentes será publicado, até às 18h do dia 30 de setembro de 2019, pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional. Para visualizar clique no Edital do processo seletivo para Programa de Monitoria com Bolsa para a Disciplina de Cartografia e Geoprocessamento do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link  Resultado Preliminar.

O Resultado Final do processo seletivo para Programa de Monitoria com Bolsa para a Disciplina de Cartografia e Geoprocessamento do Câmpus Campo Mourão da UTFPR com o nome do candidato classificado e de suplentes será publicado até às 18h do dia 02 de outubro de 2019, no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional. Para visualizar clique no Edital do processo seletivo para Programa de Monitoria com Bolsa para a Disciplina de Cartografia e Geoprocessamento do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link  Resultado Final.

 

11. DO(S) RECURSO(S) E RESULTADO DO(S) RECURSO(S)

O prazo para envio de recursos após a publicação Resultado Preliminar do processo seletivo para Programa de Monitoria com Bolsa para a Disciplina de Cartografia e Geoprocessamento do Câmpus Campo Mourão da UTFPR, será até às 17h30min do dia 01 de outubro de 2019. As manifestações deverão ser enviadas para o e-mail dirgrad-cm@utfpr.edu.br.

O Resultado do(s) Recurso(s) (Deferido / Indeferido), será publicado no dia 02 de outubro de 2019 até às 12h, pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional. Para visualizar clique no Edital do processo seletivo para Programa de Monitoria com Bolsa para a Disciplina de Cartografia e Geoprocessamento do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link  Resultado Recurso.

 

12. DOS CANDIDATO(S) SELECIONADO(S)

O candidato SELECIONADO (conforme a quantia de vagas para cada disciplina ou conjunto de disciplinas, prevista no Quadro I) deverão entrar em contato com o Professor-Orientador, Coordenador do Curso ou Chefe de Departamento para providenciar os seguintes documentos:

- Plano de Trabalho do Estudante-Monitor (Publicado no Portal da UTFPR), para visualizar clique no Edital do processo seletivo para Programa de Monitoria com Bolsa para a Disciplina de Cartografia e Geoprocessamento do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link  Plano de Trabalho do Estudante-Monitor.

- Definição dos Horários de Atividades do Estudante-Monitor (Publicado no Portal da UTFPR), para visualizar clique no Edital do processo seletivo para Programa de Monitoria com Bolsa para a Disciplina de Cartografia e Geoprocessamento do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link Definição dos Horários de Atividades do Estudante-Monitor.

- Termo de Acordo do Estudante-Monitor em 03 (três) vias (Publicado no Portal da UTFPR), para visualizar clique no Edital do processo seletivo para Programa de Monitoria com Bolsa para a Disciplina de Cartografia e Geoprocessamento do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link Termo de Acordo do Estudante-Monitor.

 

13. DA EFETIVAÇÃO DA VAGA/ENTREGA DE DOCUMENTOS

Para efetivação da vaga, no dia 03/10/2019, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, o aluno-candidato selecionado na vaga (conforme a quantia de vaga para cada disciplina ou conjunto de disciplinas, prevista no Quadro I), deverá comparecer a Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e entregar assinados os seguintes documentos:

- Definição dos Horários de Atividades do Estudante-Monitor;

- Termo de Acordo do Estudante-Monitor.

O candidato na condição de selecionado que não efetivar a vaga no dia, horário e local indicado acima, perderá o direito a vaga na disciplina ou conjunto de disciplina em que foi convocado e a vaga ficará disponível para chamada de suplentes.

 

14. DOS SUPLENTES

O(s) candidato(s) classificado(s) como suplentes, deverão ficar atentos às publicações das convocações (próximas Chamadas) da DIRGRAD-CM, pois no caso de desistência do candidato selecionado na vaga ou na impossibilidade de assumir, poderá ser chamado o suplente conforme ordem de classificação para a vaga disponível. Também poderá ser chamado durante a vigência do semestre letivo 02/2019, desde que a vaga fique disponível.

 

15. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Atividade

Datas

Horários

Local

Inscrição dos candidatos

Início 27/09/2019

A partir das 9h

Formulário de Inscrição

Término 30/09/2019

Até às 9h

Seleção dos candidatos

Até 30/09/2019

Até às 16h

A definir pelo respectivo professor orientador

Divulgação do Resultado Preliminar do estudante selecionado e dos suplentes

30/09/2019

Até às 18h

Portal da UTFPR

Prazo para Recursos

01/10/2019

Até às 17h30min

Via e-mail (dirgrad-cm@utfpr.edu.br)

Resultado dos Recursos

02/10/2019

Até às 12h

Portal da UTFPR

Resultado Final do estudante selecionado e dos suplentes (Pós-Recurso)

02/10/2019

Até às 18h

Portal da UTFPR

Entrega de documentos

03/10/2019

8h às 12h e das 13h30min às 17h30min

DIRGRAD-CM (Bloco A - Sala DIRGRAD)

Início das atividades de monitoria

04/10/2019

A definir em conjunto com o Professor-Orientador

A definir em conjunto com o Professor-Orientador

Reunião com aluno Monitor*

04/10/2019

A definir

A definir

Período de Vigência da Monitoria

04/10/2019 a 12/12/2019

A definir em conjunto com o Professor-Orientador

A definir em conjunto com o Professor-Orientador e DIRGRAD-CM

*Poderá ocorrer alteração da data e horário da reunião com aluno Monitore.

 

16. DA PUBLICAÇÃO DO EDITAL

O presente Edital será publicado no Boletim de Serviço Eletrônico e na página do Campus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional.

 

17. DO FORO

Para dirimir as questões oriundas deste instrumento, fica eleito o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária da Comarca de Campo Mourão, do Estado do Paraná. 

 

18. DISPOSIÇÕES GERAIS

18.1 O candidato deverá basear-se no Regulamento do Programa de Monitoria ao Estudante da UTFPR, disponível na página da PROGRAD, e nas instruções estabelecidas neste Edital para a participação ao processo seletivo de Bolsa-Monitoria.

18.2 Os prazos constantes deste Edital estão compilados no item 15. Cronograma de Atividades. O não cumprimento dos prazos estabelecidos podem implicar na perda do respectivo direito.

18.3 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, observada a legislação vigente.

18.4 Os recursos, devidamente fundamentados, deverão ser apresentados no prazo estipulado, conforme itens 11 e 15 deste Edital, à Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

 

 

Diretor de Graduação e Educação Profissional UTFPR

Câmpus Campo Mourão

 

Diretor-Geral

Câmpus Campo Mourão

 

 

 

 

 

 

Para anexos use a seção a seguir:



logotipo

Documento assinado eletronicamente por MARCOS ANTONIO DOS SANTOS, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em 26/09/2019, às 14:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por HERON OLIVEIRA DOS SANTOS LIMA, DIRETOR(A)-GERAL, em 26/09/2019, às 14:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1079038 e o código CRC (and the CRC code) BB08971B.



Apêndice A – Critérios e Métodos de Cálculo para seleção dos candidatos a Bolsa-Monitoria.

CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO

Método de cálculo para obtenção da Nota Final (NF), no processo de seleção:

NF = (CR*4)+(MD*6)

 

Legenda:

NF - Nota final atribuída ao candidato

MD - Equivale a média das notas de Cartografia e Geoprocessamento, constante no histórico escolar do aluno.

CR - Coeficiente de rendimento, constante no histórico escolar do aluno.

CRITÉRIO GERAL PARA DESEMPATE:

Caso dois ou mais candidatos obtenham Nota Final (NF) igual no processo de Seleção para determinada disciplina, para fins de desempate e ordenação da classificação será considerado melhor classificado o candidato que na data de seleção possuir o maior Coeficiente de rendimento em seu Histórico Escolar.