Boletim de Serviço Eletrônico em 04/12/2019

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUACAO-CT

COORD. PROG. DE POS-GRAD. EM QUIMICA-CT

 

EDITAL Nº 07/2019

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

MESTRADO STRICTO SENSU

EDITAL 07/2019 - PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020

 

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, torna público, para conhecimento dos interessados, as normas do processo de seleção dos candidatos para o ingresso no PPGQ, no primeiro semestre de 2020.

 

I - Da inscrição

As inscrições ao exame de Seleção para o Programa de Pós-Graduação em Química da UTFPR estarão abertas no período de 21 de outubro de 2019 a 31 de janeiro de 2020 na Secretaria do Programa, no endereço:

Programa de Pós-Graduação em Química

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba – Sede Ecoville

Av. Deputado Heitor Alencar Furtado, 5000, Bairro: Cidade Industrial, Bloco B – 2o andar - Secretaria Stricto Sensu, Curitiba-PR, Brasil, CEP: 81280-340

Telefone: (41) 3279-6816

 

  1. Estarão abertas 20 vagas para admissão ao Mestrado para ingresso no primeiro semestre do ano de 2020.

  2. Poderão inscrever-se como candidatos para a seleção do nível Mestrado, os Graduados em Química, Engenharia Química, Farmácia, e áreas afins.

  3. É obrigatório o preenchimento do Requerimento de Inscrição obtido nas páginas do programa ppgq.ct.utfpr.edu.br (na aba informações/admissão) ou http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgq/ppgq

  4. O candidato deverá entregar com o Requerimento de Inscrição (devidamente assinado), os seguintes documentos:

a. Uma carta de recomendação conforme modelo em anexo, em envelope lacrado e assinado pelo recomendante (Anexo I).

b. Fotocópia do diploma da Graduação, ou atestado de conclusão de curso ou declaração de provável formando emitida pela Coordenação do curso de Graduação do candidato. No ato da matrícula deverá ser entregue o diploma de graduação obtido em cursos legalmente reconhecidos no Brasil ou exterior, ou uma declaração de conclusão de curso para os formandos que colarem grau até o último dia de matrícula do Programa de Pós-Graduação em Química.

c. Currículo no formato Lattes (lattes.cnpq.br) atualizado.

d. Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação.

e. Fotocópia da carteira de Identidade (ou carteira nacional de habilitação ou Passaporte), CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista para homens. Para candidatos estrangeiros, cópia da Cédula de Identidade para Estrangeiros (RNE), do passaporte e/ou solicitação de Visto, expedido pelo consulado do Brasil no exterior;

f. Uma declaração especificando o local onde deseja realizar a prova; A ausência de declaração indica que o candidato deseja realizar a prova em Curitiba.

Os candidatos que não puderem comparecer à Secretaria do Programa poderão se inscrever enviando toda a documentação e o requerimento de inscrição (devidamente assinado) via correio (Sedex) com data de postagem até o limite para as inscrições, 31 de janeiro de 2020.

  1. Nenhum candidato poderá participar de qualquer etapa do processo de seleção se houver pendência sobre a documentação requerida para a inscrição (Anexo II).

Informações podem ser obtidas na secretaria no endereço e telefone do Programa, das 8 h às 17 h, ou pelos e-mails stricto-ecoville-ct@utfpr.edu.br ou ppgq-ct@utfpr.edu.br. A inscrição será homologada após a verificação de que o candidato apresentou toda a documentação prevista no item 4 nas condições explicitadas anteriormente. A lista dos candidatos com inscrição homologada será divulgada em ordem alfabética no dia 07 de fevereiro de 2020 no quadro de avisos da Coordenação, assim como no site ppgq.ct.utfpr.edu.br (ou http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgq/ppgq). Os recursos relativos a essa etapa devem ser encaminhados por escrito para a Comissão de Seleção, via secretaria do PPGQ, no prazo de até 24 horas (dias úteis) a partir da divulgação da lista dos candidatos com inscrição homologada.

  1. Os candidatos que tiverem sua inscrição homologada deverão comparecer à prova escrita, que será realizada no dia 12 de fevereiro de 2020, às 8 horas pontualmente, na sala EC-205 do Departamento Acadêmico de Química e Biologia da UTFPR, Bloco C, campus Curitiba, sede Ecoville, no endereço acima citado. Havendo demanda a prova escrita poderá ser aplicada nos Campus da UTFPR de Pato Branco, Medianeira, Londrina e Ponta Grossa, e também na cidade de Florianópolis-SC, com ensalamento publicado até 07 de fevereiro de 2020 no site do PPGQ (www.ppgq.ct.utfpr.edu.br). Os candidatos deverão estar presentes no local, na data e hora determinadas para a prova escrita, munidos de documento de identificação com foto, caneta azul ou preta, lápis e borracha. O candidato poderá utilizar apenas calculadora científica simples, sem cartão de memória ou comunicação sem fio. Não será permitido qualquer tipo de consulta bibliográfica ou equipamento eletrônico durante a prova.

  2. Ao se inscrever, o candidato atesta estar ciente e concorda com o contido no presente edital.

 

II – Da Seleção

O exame de Seleção ao Programa será realizado através de uma prova escrita.

  1. Prova escrita de Química Geral, conforme os tópicos do Anexo III. A prova escrita terá duração de 4 horas.

  2. Não será permitida a consulta a qualquer tipo de fonte.

  3. As folhas de papel para a realização da prova escrita serão fornecidas pela Comissão de Seleção e deverão ser todas devolvidas ao final da prova escrita.

  4. A prova escrita terá como nota de corte o equivalente a 50 % do valor da prova. Os candidatos que não atingirem a nota de corte estarão automaticamente eliminados do Processo Seletivo.

  5. A critério da Comissão de Seleção, as notas da prova escrita poderão ser normalizadas.

  6. A prova escrita será de caráter classificatório e eliminatório.

 

III - Dos critérios de avaliação e classificação

A Comissão de Seleção levará em consideração:

  1. Prova escrita: Desenvolvimento do conteúdo proposto nos tópicos especificados no Anexo III deste Edital.

  2. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente da nota final. Em caso de empate, a Comissão de Seleção tomará como parâmetro de desempate o critério da idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada.

 

IV - Das Vagas

Serão ofertadas 20 vagas, sendo que estas podem não ser preenchidas de acordo com a nota dos candidatos.

No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a área de concentração na qual pretende trabalhar, assinalando-a no requerimento de inscrição.

 

​​V – Da divulgação dos resultados

Os candidatos aprovados serão listados por ordem decrescente da nota final, a qual será divulgada no dia 17 de fevereiro de 2020, no quadro de avisos da Coordenação e na página do programa.

 

VI -  Dos Recursos

a. Os recursos aos resultados do processo seletivo devem ser encaminhados por escrito para a Comissão de Seleção, via secretaria do PPGQ, no prazo de até 24 horas (dias úteis) a partir da divulgação dos resultados.

b. A análise dos recursos será feita pela Comissão de Seleção levando em conta a aplicação dos critérios dispostos neste edital.

 

VII – Cronograma

Etapas

Datas

Publicação do Edital

21/10/2019

Período de Inscrições

21/10/2019 a 31/01/2020

Divulgação da Homologação das Inscrições / Ensalamento

07/02/2020

Prazo para Recurso das Homologações das Inscrições

10/02/2020

Exame de Seleção

12/02/2020

Publicação do Resultado

17/02/2020

Prazo para Recursos

18/02/2020

Publicação do Resultado Final

20/02/2020

 

VIII - Disposições finais

A prova escrita será obrigatória e classificatória.

Terão direito a matricula os candidatos classificados conforme a publicação do resultado final, levando em conta o número de vagas disponíveis.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção em reunião do Colegiado do PPGQ.

O presente edital será publicado em 21 de outubro de 2019 na página do programa para que atenda aos interessados e cumpra as suas finalidades.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por PAULA CRISTINA RODRIGUES, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 16/10/2019, às 09:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por MARCOS FLAVIO DE OLIVEIRA SCHIEFLER FILHO, DIRETOR(A)-GERAL, em 18/10/2019, às 11:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1124629 e o código CRC (and the CRC code) E918E026.



_______________________________________________________________________________

 

 

ANEXO I

 

 

CARTA DE RECOMENDAÇÃO EXAME DE SELEÇÃO – PPGQ – UTFPR

 

Nome do(a) candidato(a):                                                                                                       

 Dados do recomendante:

Nome:                                                                                                                                                                                                                                                                            

Instituição ou Empresa:                                                                                                       Cargo:                                                                                                                

Grau acadêmico mais alto:                                                           Instituição e ano de obtenção do grau:                                                      

Área de sua especialidade:                                                                                                  

Fone(s):                                                                                                                                                                                                                                                                                     

Endereço:                                                                                                                             

 

 

  1. Avaliação do Candidato:

 

Ótimo

Bom

Regular

Ruim

Conhecimento científico

 

 

 

 

Iniciativa e criatividade

 

 

 

 

Perseverança

 

 

 

 

Capacidade de expressão oral

 

 

 

 

Capacidade de expressão escrita

 

 

 

 

 

 

  1. Descreva em que condições você conheceu o candidato (como professor, orientador, chefe ou coordenador de curso) e o período em que isto ocorreu. Como você avalia o desempenho do(a) candidato(a) nas atividades em que o acompanhou? Analise sua capacidade de expressão oral e escrita, dedicação às atividades que desempenhou, iniciativa, criatividade e motivação. Sinta-se à vontade para anexar os documentos que achar necessário.

 

 

 

 

 

ANEXO II

 

Lista de Documentos obrigatórios para a homologação da inscrição no processo seletivo.

 

Documentos

Verificação

Requerimento de Inscrição preenchido, impresso e assinado pelo candidato

 

Carta de recomendação

 

Fotocópia do diploma da Graduação, ou atestado de conclusão de curso ou declaração de provável formando emitida pela Coordenação do curso de

Graduação do candidato

 

Currículo no formato Lattes (lattes.cnpq.br) atualizado

 

Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação

 

Fotocópia da carteira de Identidade (ou CNH ou Passaporte)

 

Fotocópia do CPF

 

Fotocópia do Título de Eleitor

 

Fotocópia do Certificado de Reservista para os homens

 

Para candidatos estrangeiros, cópia da Cédula de Identidade para

Estrangeiros (RNE), do passaporte e/ou solicitação de Visto, expedido pelo consulado do Brasil no exterior

 

Declaração especificando o local onde deseja realizar a prova

 

 

 

ANEXO III

Prova de Seleção para o PPGQ – UTFPR – Mestrado – 2020-1

A prova terá duração de 4 horas, iniciando-se às 8 h do dia 12 de fevereiro de 2020.

Tópicos:

Teoria Atômica e Propriedades Periódicas; Ligações Químicas; Geometria molecular; Propriedade dos Gases; Líquidos e Sólidos; Termodinâmica (Leis da Termodinâmica); Equilíbrio Químico; Ácidos e Bases; Eletroquímica; Cinética Química.

Bibliografia recomendada:

ATKINS, Peter; JONES, Loretta, Princípios de Química, Porto Alegre, Editora Bookman, 2006.

KOTZ, John C., TREICHEL JÚNIOR, Paul, Química & Reações Químicas, Rio de Janeiro, Editora LTC, 1998.

CHANG, Raymond; GOLDSBY, Kenneth A, Química, 11ª Edição, São Paulo, Editora McGraw-Hill, 2013.

MAHAN, B. H., Química: Um Curso Universitário, São Paulo, Editora Edgard Blücher, 1992.

 

 

PUBLIQUE-SE.

 

Curitiba, outubro de 2019.