Boletim de Serviço Eletrônico em 01/11/2019

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS FRANCISCO BELTRÃO

DIR. DE REL. EMPRES. E COMUNITARIAS - FB

 

EDITAL nº 09/2019 - DIREC

Projeto Rondon - Seleção de Estudantes Voluntários

A Direção-Geral do Câmpus Francisco Beltrão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, em conjunto com a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias do Câmpus Francisco Beltrão (DIREC-FB), torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de estudantes voluntários para participação no Projeto Rondon - Operação Yaguaru.

 

1. PREÂMBULO


O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e tem por objetivos:

a) Contribuir para a formação do universitário como cidadão;

b) Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País;

c) Consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais;

d) Estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

 

2. DOS OBJETIVOS DO EDITAL


Selecionar alunos rondonistas voluntários para participar do Projeto Rondon - Operação Yaguaru do câmpus aprovado pelo Ministério da Defesa. A Operação acontecerá entre os dias 16 de janeiro a 02 de fevereiro de 2020, no município de Jesuítas - PR.

 

3. DAS DESPESAS COM TRANSPORTE


A Coordenação-Geral do Projeto Rondon arcará com o transporte das equipes de rondonistas entre as cidades de partida e os municípios onde atuarão. As passagens serão adquiridas para todos rondonistas de acordo com o cadastro realizado pela IES – Instituição de Ensino Superior – no site do Projeto Rondon.


3.1 PREPARAÇÃO E COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES


A equipe será composta por dois professores e oito alunos. Cada equipe deve ser multidisciplinar, de forma a possibilitar a realização das diversas ações previstas.
A preparação das equipes é de responsabilidade das IES e deverá respeitar os ajustes feitos com as prefeituras durante a viagem precursora. A qualidade dos trabalhos é reflexo da atenção dada pela IES à preparação da equipe.


4. DA SELEÇÃO DE ALUNOS RONDONISTAS


Os alunos rondonistas selecionados deverão participar de forma voluntária de todas as atividades de preparo e treinamento das atividades previstas no plano de trabalho antes da viagem, e participar do Projeto Rondon - Operação Yaguaru que acontecerá entre os dias 16 de janeiro a 02 de fevereiro de 2020.

 

5. DAS VAGAS


Este Edital destina-se ao preenchimento de dez vagas (oito efetivas e duas suplentes) que, inicialmente, serão distribuídas entre os cursos do câmpus, sendo no mínimo 1 vaga e no máximo 3 vagas para alunos dos Cursos de :

• Licenciatura em Informática;

• Engenharia de Alimentos;

• Engenharia Ambiental;

• Engenharia Química.


As vagas poderão ser redistribuídas a critério da coordenação do Projeto Rondon - Operação Yaguaru.

 

6. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO


Poderão candidatar-se a rondonistas os alunos, que atendam às seguintes condições:

a) Ler o Edital 79/2019 do MD da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Ministério da Defesa) do Projeto Rondon.

b) Ler o Guia do Rondonista disponível na página oficial http://www.projetorondon.defesa.gov.br/portal/index/downloads;

c) Não ter participado de operações anteriores do Projeto Rondon;

d) Estar regularmente matriculado como estudante do Curso Superior de Engenharia em Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia Química ou Licenciatura em Informática deste câmpus;

e) Estar cursando a partir da segunda metade do curso da graduação;

f) Apresentar bom rendimento acadêmico de acordo com os parâmetros fixados pelo colegiado máximo de ensino de graduação da IES;

g) Ter perfil proativo;

h) Não possuir qualquer pendência institucional;

i) Ter disponibilidade para reuniões periódicas de entrosamento e treinamento de equipe, considerando que as reuniões/atividades poderão ocorrer nos três períodos (matutino, vespertino e noturno).

j) Possuir idade igual ou superior a 18 anos.

 

7. DO PERÍODO E LOCAIS DE INSCRIÇÃO


As inscrições poderão ser realizadas no período de 01 de novembro a 13 de novembro de 2019. Somente serão aceitas inscrições mediante a entrega do formulário de inscrição, ANEXO I, preenchido e assinado e demais documentações solicitadas na seção DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO deste edital, nas condições abaixo:

a) Pessoalmente na DIREC – Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 13h às 17h. As inscrições poderão ocorrer fora do horário estipulado conforme disponibilidade de atendimento da DIREC.

b) A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas no Edital 79/2019 do MD.

 

8. DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO


Os candidatos a rondonistas deverão apresentar no ato da inscrição os seguintes documentos:

a) Cópia da carteira de identidade;

b) Cópia ou original do histórico escolar do curso;

c) Formulário de inscrição para o processo de seleção (ANEXO I), devidamente preenchido e assinado;

d) Curriculum da Plataforma Lattes;


9. DA EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO


O candidato será excluído do processo de seleção no seguintes casos:

a) Não entregar o formulário de inscrição e a documentação solicitada no prazo estabelecido;

b) Caso as informações prestadas não forem verdadeiras;

c) Não comparecer em uma das etapas.


10. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO


A seleção dos estudantes será realizada por uma comissão composta pela Profa. Doutora em Computação/Inteligência Computacional Maici Duarte Leite, Prof. Mestre em Computação Gustavo Yuji Sato e Prof. Doutor em Computação/Inteligência Computacional Francisco Antônio Fernandes Reinaldo, docentes integrantes do Projeto Rondon, que classificarão os candidatos de acordo com os seguintes critérios, conforme Seção DAS FASES PARA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS, deste edital.

 

11. DAS FASES DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS


O candidato será classificado respeitando a seção 5. A seleção dos estudantes será feita em três fases sequenciais, abaixo apresentadas.


11.1 Fase I: Dos documentos para inscrição


Os candidatos a rondonistas deverão apresentar, no ato da inscrição, os documentos constantes na seção DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO, deste edital.
Esta fase irá contemplar 30% da pontuação total, considerando atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de formação técnica e cultural.

 

11.2 Fase II: Entrega de Vídeo e Elaboração de Oficina


O candidato deverá entregar um vídeo, pessoalmente, previamente gravado, em arquivo digital para a comissão de seleção. O vídeo deverá ter no mínimo 1 minuto e no máximo 2 minutos de duração, onde o aluno deverá fazer uma apresentação pessoal, falar sobre sua motivação em participar do Projeto Rondon e nas suas contribuições à equipe e ao trabalho a ser desenvolvido.

O candidato deverá elaborar uma oficina, utilizando as áreas temáticas do Edital do Projeto Rondon. A elaboração escrita da oficina, para a comissão de seleção, será realizada no dia 18 de novembro de 2019, em local a ser publicado em edital. A critério da comissão de seleção, a elaboração da oficina poderá ser realizada individualmente ou em grupos. No ANEXO II deste edital há uma estrutura que serve de exemplo para elaboração da oficina.

Esta fase irá contemplar 20% da pontuação total, considerando entrega de vídeo com apresentação pessoal e justificativa de participação alinhadas com as disposições presentes no edital 79/2019 do MD.

 


11.3 Fase III: Apresentação


A apresentação oral e impressa da oficina para a comissão de seleção será realizada no dia 19 de novembro de 2019, em local a ser publicado em edital, conforme horários estipulados na publicação da lista de inscritos.

Esta fase irá contemplar 50% da pontuação total, considerando a oralidade, viabilidade de execução e domínio da proposta apresentada.


11.4 Fase IV: Resultado Provisório


O resultado provisório será divulgado no dia 21 de novembro de 2019, na página eletrônica da UTFPR Câmpus Francisco Beltrão;


11.5 Fase V: Recursos


Após a divulgação do resultado provisório, o candidato poderá, a seu critério, interpor recurso contra o resultado, na forma estabelecida na Seção RECURSOS, deste edital.

 

11.6 Critérios de desempate


Serão utilizados como critérios de desempate: (a) o menor percentual de tempo para conclusão do curso e (b) CR: coeficiente de rendimento.

 

12. RECURSOS

 

Os candidatos poderão submeter recursos contra o resultado provisório deste Edital, da forma abaixo:


a) Pessoalmente, na DIREC, do dia 21 de novembro a 02 de dezembro de 2019, das 9h às 11h30min e das 13h às 17h, podendo ocorrer fora do horário estipulado conforme disponibilidade de atendimento da DIREC.

b) O documento de interposição deverá estar bem fundamentado, com argumentação lógica e consistente, em papel A4, conter no máximo uma página, estar devidamente identificado, datado e assinado;

c) Caso haja recursos interpostos, o resultado dos recursos será publicado no site da UTFPR Câmpus Francisco Beltrão no dia 03 de dezembro de 2019.

 

13. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO


Após homologação do resultado final do processo de seleção dos estudantes voluntários para participação no Projeto Rondon - Operação Yaguaru, a relação com os nomes dos candidatos selecionados será divulgada no dia 03 de dezembro de 2019, em Edital publicado no site do Câmpus Francisco Beltrão.


14. CRONOGRAMA

 

• Fase I - Inscrições 01 de novembro a 13 de novembro de 2019, local: DIREC.

• Fase II - Entrega das Atividades Vídeo e Oficina em 18 de novembro de 2019, local Mini- auditório - Q204, às 14h.

• Fase III - Apresentação da Oficina 19 de novembro de 2019, no Mini-auditório - Q204, às 8h.

• Fase IV - Resultado Provisório 21 de novembro de 2019, a ser publicado na pág. eletrônica da UTFPR Câmpus Francisco Beltrão.

• Fase V - Recursos 21 de novembro a 02 de dezembro de 2019, das 9h às 11h30min e das 13h às 17h, ou conforme disponibilidade de atendimento da DIREC. local: DIREC. 

• Resultado Final 03 de dezembro de 2019, a ser publicado na página eletrônica do Câmpus.

 

15. DISPOSIÇÕES GERAIS


Os prazos constantes deste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na eliminação do candidato do processo de seleção.

A operação poderá ser adiada ou cancelada, a qualquer momento, pela Coordenação-Geral do Projeto Rondon.

Os alunos selecionados serão voluntários. Portanto, o desenvolvimento das atividades na operação, prevista neste Edital e no Edital do Projeto Rondon, ver seção 6, linha 52, não acarretam em remuneração, vínculo empregatício, trabalhista ou previdenciário, nos termos da Lei no 9.608, de 18 de fevereiro de 1998.

A partir da seleção, o acadêmico se compromete a participar da Operação, mas se por motivo de força maior não puder continuar, deverá comunicar sua desistência comprovada, impreterivelmente, até dia 20 de novembro de 2019.

Os alunos desistentes que não comunicarem seu desligamento no prazo estabelecido estarão sujeitos a penalidades.

O candidato, ao se inscrever, declara estar ciente e aceitar as condições constantes deste edital.

O presente edital, seus anexos, fases e resultados serão publicados na página de editais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pelos docentes da comissão de seleção.

Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.


Assinam:
Maici Duarte Leite - Representante Legal da UTFPR-FB no Projeto Rondon
Lindomar Subtil de Oliveira - Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias
Alexandre da Trindade Alfaro - Diretor Geral da UTFPR Câmpus Francisco Beltrão
 

 

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por MAICI DUARTE LEITE, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em 31/10/2019, às 14:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por LINDOMAR SUBTIL DE OLIVEIRA, DIRETOR(A), em 31/10/2019, às 14:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por MARCELO BORTOLI, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em 01/11/2019, às 10:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1155171 e o código CRC (and the CRC code) 5F12F873.



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Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS FRANCISCO BELTRÃO

DIR. DE REL. EMPRES. E COMUNITARIAS - FB

ANEXO I

 

Formulário para Inscrição no Processo de Seleção de Rondonistas

Projeto Rondon - Operação Yaguaru

 

Nome Completo  
RA  
E-Mail  
Telefone  
Curso  
Período matriculado  
Análise do histórico do Curso  
Coeficiente  
Número de aprovações  
Número de reprovações  

 

Declaro conhecer o Edital 79/2019 do MD da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Ministério da Defesa); o presente edital DIREC da UTFPR-FB e o Guia do Rondonista. Declaro também que as informações prestadas neste formulário são verdadeiras.

 

Francisco Beltrão, ___de_________________de 2019

 

 

Assinatura do aluno

 

 

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Protocolo de Recebimento:

Inscrição no Projeto Rondon - Operação Yaguaru

 

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS FRANCISCO BELTRÃO

DIR. DE REL. EMPRES. E COMUNITARIAS - FB

 

ANEXO II

 

 

Exemplo de Oficina Projeto Rondon - Operação Yaguaru