UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Resolução Nº 11/2019, DE 01 DE novembro DE 2019
O CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 10, de 04 de agosto de 2000 do Conselho Diretor;
CONSIDERANDO o Parágrafo 1º do Artigo 25 do Estatuto da UTFPR, aprovado pela Portaria Ministerial nº 303 de 17/04/2008;
CONSIDERANDO o Artigo 21 do Regimento Geral da UTFPR, aprovado pela Deliberação nº 07/09-COUNI, de 05 de junho de 2009;
CONSIDERANDO o Artigo 10 do Regulamento do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, aprovado pela Deliberação 08/2010-COUNI;
CONSIDERANDO a portaria 1738/2016, que designa Douglas Paulo Bertrand Renaux como Pró-Reitor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR;
CONSIDERANDO a Portaria nº 1455, de 06/08/2019, do Reitor da UTFPR, que nomeia os membros do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias, quadriênio 2019-2023;
CONSIDERANDO o processo SEI 23064.051467/2018-14, analisado na na 13ª Reunião Ordinária, realizada em 12/09/2019 e despacho COEMP nº 1111204 com parecer favorável da Relatora Suzan Kelly Borges Piovesan para emissão da Resolução;
RESOLVE:
Art. 1º Aprovar, na forma do anexo, o Programa de Extensão CONECTA UTFPR, Câmpus Toledo.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Documento assinado eletronicamente por DOUGLAS PAULO BERTRAND RENAUX, PRESIDENTE DO CONSELHO, em 06/11/2019, às 08:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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ANEXO I À Resolução Nº 11/2019, DE 01 DE novembro DE 2019
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
PROGRAMA de extensão
conecta UTFPR
ÁREA TEMÁTICA: tecnologia e trabalho
COORDENADOR : jefferson gustavo martins
Câmpus toledo
1. CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA
A UTFPR, Câmpus Toledo (UTFPR-TD), possui os cursos de Tecnologia de Sistemas para Internet (TSI) e Engenharia de Computação (EC), respectivamente aprovados sob os processos N. 043/13 e N. 054/13 do Conselho de Graduação e Educação Profissional (COGEP). Ambos pertencem à área de computação e apresentam dificuldades para o fechamento das turmas iniciais, além de altas taxas de evasão e retenção. O curso de TSI apresenta taxa de conclusão inferior a 10% dos ingressantes. Na EC, os dados são semelhantes, embora o curso nem mesmo tenha concluído o ciclo de implantação.
Diversos fatores contribuem para as elevadas taxas de evasão e retenção, dentre elas a baixa procura no processo de seleção. Atualmente, o processo de seleção para os cursos de graduação da UTFPR tem como base apenas o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Ou seja, para ingressar na UTFPR o aluno tem que necessariamente realizar o ENEM. Entretanto, muitos concluintes do Ensino Médio não têm conhecimento desse requisito e, por consequência, não participam do processo seletivo.
Devido à baixa procura, a média dos ingressantes está em 82,5% e 75,0% para as vagas ofertadas para TSI e EC no segundo semestre de 2018, respectivamente. Acredita-se que uma das razões para atrair alunos é o desconhecimento dos cursos e da própria UTFPR-TD e região por parte de sua população.
Nossos estudos quanto às taxas de ocupação das vagas de TSI e EC identificaram que as retenções e evasões ocorrem quase em sua totalidade nos períodos iniciais. Nestes períodos, os estudantes iniciam o contato com a área da Computação, por meio de disciplinas que envolvem a construção de algoritmos e linguagens de programação. Tal fato demonstra que os estudantes possivelmente abandonaram os cursos por incompatibilidade com os mesmos ou dificuldade de acompanhar seu desenvolvimento satisfatoriamente (VELOSO e ALMEIDA, 2008).
As altas taxas de evasão e retenção também são decorrentes da formação deficitária dos acadêmicos em termos de conhecimentos gerais. Segundo o INEP (2004), a partir de exames de avaliação como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), identificou-se que 62,6% dos estudantes brasileiros concluintes do ensino médio possuem gravíssimas dificuldades em Matemática.
Outro fator importante é o fato de que os estudantes ingressantes não têm conhecimento do conteúdo dos cursos e ingressam mesmo sem afinidade com os mesmos. É notável a diferença entres os índices de retenção e evasão dos cursos da área de computação quando comparados com os de outros cursos. As dificuldades na interpretação dos problemas, na proposição de uma solução, na representação desta solução por meio de um algoritmo e na sua posterior validação por meio de testes são claramente percebidas nos cursos desta área do conhecimento.
No contexto universitário, as deficiências de formação básica não afetam apenas os ingressantes nos cursos da área da computação. Elas provocam a evasão e retenção nos mais variados cursos. Porém, a base da Computação está alicerçada na lógica e no raciocínio lógico, o que intensifica problema (BORATTI e OLIVEIRA, 2007; SOUZA et al., 2011; VELOSO e ALMEIDA, 2000).
2. OBJETIVOS
Instanciar um programa de extensão congregando projetos e ações que atendam necessidades da sociedade relacionadas à área de computação, bem como promover e divulgar esta área como opção profissional, com vistas a ampliar a procura pelos cursos de graduação da UTFPR-TD.
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Para cumprir o objetivo geral anteriormente definido, embora não se limitando apenas a estes, identifica-se como possíveis objetivos específicos:
3. JUSTIFICATIVA
Os cursos de TSI e EC já vêm desenvolvendo atividades isoladas por meio de seus docentes, técnicos administrativos e acadêmicos, além de público da sociedade externo à UTFPR-TD (Tabela 1).
Tabela 1. Projetos e ações de extensão desenvolvidos.
N. |
Projeto / Ação |
Registro |
Coordenador |
Total de Participantes |
1 |
Semana Acadêmica de Engenharia e Tecnologia (SAET) |
35 / 2015 33 / 2016 02 / 2017 |
Cooperação com outros cursos |
12 Docentes 09 Téc. Adm. 21 Discentes 624 Ouvintes |
2 |
Infoação |
13 / 2016 07 / 2018 |
Alexandre A. Giron |
02 Docentes 02 Téc. Adm. 16 Discentes 144 Ouvintes |
3 |
Lixo Eletrônico |
14 / 2016 08 / 2018 |
Alexandre A. Giron |
02 Docentes 02 Téc. Adm. 16 Discentes 00 Ouvintes |
4 |
Fundamentos da lógica em programação para alunos do ensino médio |
47 / 2016 38 / 2017 57 / 2018 |
Jefferson G. Martins |
08 Docentes 00 Téc. Adm. 12 Discentes 120 Ouvintes |
5 |
Alfabetização Digital para Jovens dos Centros da Juventude de Toledo |
28 / 2018 |
Rosane F. Passarini |
04 Docentes 00 Téc. Adm. 10 Discentes 40 Ouvintes
|
Tal conjunto demonstra a pro-atividade e o comprometimento dos docentes e discentes destes cursos com relação à extensão, importante componente das funções sociais de uma universidade. Ao mesmo tempo, verifica-se o amadurecimento de tais projetos e ações e a necessidade de um programa que aglutine, organize e coordene essas iniciativas, além de impulsionar a proposição de novas ações.
Como visto, as iniciativas possuem forte apelo social, englobando a conscientização da população da cidade de Toledo por meio do projeto de coleta de lixo eletrônico, passando pela alfabetização digital de pessoas da terceira idade com o projeto Infoação e fundamentos de programação de computadores para adolescentes, e ainda tratando de tópicos avançados mais focados nos próprios cursos e na formação profissional de seus acadêmicos com o projeto SAET.
Os projetos e ações desenvolvidos têm recebido reconhecimento interna e externamente à UTFPR-TD. Vários deles foram contemplados com bolsas da própria UTFPR, da Fundação Araucária e ainda outros tipos de financiamentos de outras instituições como a Prefeitura Municipal de Toledo. Os projetos desenvolvidos auxiliam na divulgação da UTFPR e seus cursos, na ocupação racional das vagas ofertadas e na redução dos níveis de evasão e retenção. Com ingressantes melhor orientados quanto aos conteúdos dos cursos de graduação em computação e da atuação profissional na área, haverá redução das incompatibilidades de escolha e com também das perspectivas de evasão. Além disso, a participação do concluinte do Ensino Médio em um curso de introdução à lógica e à programação de computadores minimiza o impacto das disciplinas iniciais e melhora seu rendimento e a retenção.
Entende-se que a formação complementar propiciada aos participantes de ações extensionistas, tanto como ouvintes quanto como tutores, é de extrema valia para suas vidas pessoais, acadêmicas e profissionais. A prática extensionista promove a consciência de que é possível aprender a aprender, melhorando a compreensão na resolução de problemas relacionados à ação em que este participa.
4. MÉTODOS E PROCEDIMENTOS
Dada a presente proposta de programa de extensão, sua função institucional e social, seus objetivos e cronograma, foram aqui definidas atividades macroscópicas. Estas compreendem prospecção, planejamento, coordenação e avaliação de projetos e ações a serem desenvolvidos no decorrer dos 4 anos do programa de extensão.
Mesmo diante do fato de que as questões identificadas (e outras) tenham sido e ainda serão tratadas de maneira informal, identifica-se a necessidade de reuniões periódicas para formalizar as discussões entre docentes e discentes dos cursos de computação do câmpus Toledo. Inicialmente, foi prevista uma reunião semestral, mas poderão haver reuniões extraordinárias caso estas sejam necessárias.
A partir das reuniões, realizar-se-á o planejamento e a execução coordenados do conjunto de projetos e ações desenvolvidos, bem como a racionalização dos recursos disponibilizados pelas instituições parceiras. Neste ponto, é importante garantir que não haja concorrência entre os projetos de extensão tal que algum(ns) deles inviabilize(m) outro(s) de forma total ou parcial por questões logísticas.
Atualmente, já são utilizados recursos como redes sociais e o próprio sítio web institucional para divulgações de ações e projetos de forma individual. A partir da concretização do 'Programa Conecta UTFPR’, solicitar-se-á espaço para o armazenamento de sítio web próprio para o programa junto à Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação do Câmpus Toledo (DIRGTI-TD). Com isso, poder-se-á instanciar mais projetos relativos à criação dos sítios web dos cursos de TSI e EC, bem como do Programa. Tal sítio web permitirá centralizar a gestão da informação e dar maior visibilidade ao conjunto de ações e projetos desenvolvidos, bem como dos cursos de TSI e EC. Ambos os cursos, e o próprio Câmpus Toledo, já têm contas em mídias sociais. Inicialmente, o programa proverá conteúdos para tais mídias, sem criar perfil próprio para o mesmo. Tal opção poderá ser futuramente repensada.
5. RESULTADOS E/OU PRODUTOS ESPERADOS
Um programa de extensão pode ser entendido como uma coleção de atividades extensionista em uma mesma linha geral. Assim, dentre as possibilidades, mas não limitadas a estas, identifica-se como possíveis resultados:
6. RECURSOS FINANCEIROS, HUMANOS E FÍSICOS E EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS
Os recursos necessários para a criação do programa não representem custos diretos. Com a Lei 13005/14, a extensão passou a ser parte integrante das atividades curriculares para docentes e discentes. A obrigatoriedade da inserção de 10% da carga horária dos cursos superiores como atividades de extensão reforça sua função social intrínseca na Universidade e reafirma o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão.
As ações têm sido e continuarão sendo desenvolvidas em espaços físicos da própria UTFPR-TD ou das instituições parceiras. Outros recursos também já são disponibilizados por estas instituições, dentre os quais computadores, softwares, projetores multimídia, quadro branco, pincel e acesso à internet.
A criação do programa também não demanda recursos financeiros. Possíveis questões relacionadas a valores para aquisição de bens e materiais, assim como o pagamento de bolsas de auxílio para tutores e ouvintes, deverão ser definidas individualmente em cada ação ou projeto. Assim, o custeio é parte de cada projeto em específico, estando relacionado às instituições parceiras ou editais de fomento.
Os dois docentes envolvidos na coordenação deste programa terão 1 hora semanal dedicada ao mesmo.
7. CRONOGRAMA
A Tabela 2 apresenta as atividades previstas e sua periodicidade sob uma perspectiva macroscópica. O item (1) define as ‘Reuniões’ entre as coordenações dos projetos e demais docentes relacionados aos cursos de TSI e EC. Seu objetivo compreende prospecção, planejamento, coordenação e avaliação dos projetos e ações a serem desenvolvidos no decorrer dos 4 anos do programa de extensão.
O item (2) se refere aos diferentes ‘Ações e Projetos’ em desenvolvimento e a serem desenvolvidos. Destaca-se que cada projeto e ação terão planejamentos próprios em termos de atividades, cronograma e recursos. No entanto, as reuniões (1) auxiliarão para que todos coexistam harmonicamente e sejam complementares.
O item (3) compreende os ‘Relatórios’ gerais, compilando resultados de ações e projetos desenvolvidos, bem como das demais atividades administrativas de apoio.
Tabela 2. Atividades a serem desenvolvidas.
|
Semestre |
|||||||
Atividade |
2019/01 |
2019/02 |
2020/01 |
2020/02 |
2021/01 |
2021/02 |
2022/01 |
2022/02 |
(1) |
X |
|
X |
|
X |
|
X |
X |
(2) |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
(3) |
|
X |
|
X |
|
X |
|
X |
8. RISCOS E DIFICULDADES
Dado o contexto descrito, não foram identificados riscos que inviabilizem a criação deste programa. Pelo contrário, este seria um elemento aglutinador e potencializador das iniciativas já existentes, bem como promotor de novas propostas.
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BORATTI, I. C.; OLIVEIRA, Á. B. Introdução à programação: algoritmos. 3.ed. Florianópolis: Visual Books, 2007.
INEP, 2004. Disponível em http://www.inep.gov.nr/basica/saeb. Universidade Anhembi Morumbi.
SOUZA, M. A.; GOMES, M. M.; SOARES, M. V.; CONCILIO, R. Algoritmos e lógica
de programação. 2.ed. São Paulo: Thomson, Cengage Learning, 2011.
VELOSO, T.C.M.A; ALMEIDA, E.P. Evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Cuiabá: um processo de exclusão. Cuiabá: UFMT, 2000.
Referência: Processo nº 23064.051467/2018-14 | SEI nº 1159171 |