Boletim de Serviço Eletrônico em 06/11/2019

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUACAO-CP

PROGR POS-GRAD ASSOCIADO ENG. ELETRICA

 

EDITAL nº 004/2019

RECREDENCIAMENTO E CREDENCIAMENTO DE DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ASSOCIADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (UEL E UTFPR-CP)

 

 

coordenação conjunta (sede UEL e sede UTFPR-CP) do Programa de Pós-Graduação Associado em Engenharia Elétrica no uso de suas atribuições, torna público o período, critérios e procedimentos para solicitação de Recredenciamento e Credenciamento de docentes do programa de Doutorado Associado em Engenharia Elétrica da UEL e UTFPR-CP.


 

  1. VAGAS DISPONÍVEIS

• Há vagas abertas para atuar nas categorias Docente-pesquisador Permanente (credenciamento pleno), Colaborador e Jovem Pesquisador, nas duas linhas de pesquisa do Programa:

    1. MSI – Modelagem, Simulação e Implementação de Sistemas (System Modelling, Simulation and Implementation)

    2. PCE – Conversão e Processamento de Energia (Energy Processing and e Conversion)

• O número total de docentes credenciados no Programa para o período subsequente (2020-2024) não poderá ultrapassar 14 (quatorze) docentes, sendo 02 (15%) o número máximo de docentes na categoria Colaborador, respeitado ainda o equilíbrio 50% - 50% de até 07 (sete) docentes credenciados na Sede Londrina e 07 docentes na Sede Cornélio Procópio.


 

2. PRAZO DE VIGÊNCIA DO CREDENCIAMENTO

O credenciamento do Docente-pesquisador no Programa terá vigência durante o Quadriênio (2020-2023), podendo ser renovado mediante comprovação de produção científica e efetividade de orientação (vide seção contendo regras para recredenciamento)


 

3. PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE CREDENCIAMENTO

• até 25 de novembro de 2019

• enviar documentação eletrônica comprobatória para a Secretaria da Pós-Graduação ou para o Coordenador da respectiva Sede (UEL ou UTFPR-CP)

3.1. Anexo 1 – Formulário Próprio: Quesitos C1 a C9

3.2. CV Lattes


 

  1. DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

A comissão que analisará as solicitações de credenciamento e recredenciamento será composta em cada sede por três membros:

  1. dois docentes da respectiva Sede mais produtivos no quadriênio 2016-2019. Define-se “mais produtivo” no sentido restrito, i.e., a soma do JCR acumulado1 do docente no período, JCR4;

  2. Coordenador da outra Sede.


 

  1. CREDENCIAMENTO

 

4. CRITÉRIOS MÍNIMOS PARA o CREDENCIAMENTO no PPGA-DEE-UEL/UTFPR-CP:

Os critérios (Ci) elencados em cada Categoria descrita a seguir devem ser satisfeitos simultaneamente para efeitos de credenciamento junto ao Programa.

Entende-se por produção relevante do pesquisador a co-autoria de artigos científicos e patentes concedidas1.

4.1. Categoria Docente-Pesquisador Sênior (título de doutor obtido há mais de 03 anos)

C1. Deve apresentar produção técnico-científica relevante igual ou superior à produção média dos programas de pós-graduação na Área de Eng. IV-CAPES no último quadriênio (2016-2019), devendo ter obtido:

- 04 produções relevantes equivalentes ao estrato A1 no período (Novo Qualis Unificado2 2017-2018) ou JCR acumulado JCR≥ 5,5

C2. Deve ter ministrado (ou ter sido co-responsável) pelo menos duas disciplinas semestrais (com carga horária total Ch ≥ 2 x 45 = 90hs) na pós-graduação stricto sensu (programas de Mestrado (M) ou Doutorado (D)) no período 2016-2019.

C3. Deve apresentar produção científica-tecnológica conjunta com alunos de pós-graduação ou graduação no período 2016-2019, cujo resultado final seja publicação científica em estratos A1-B2 no Qualis-CAPES Unificado2 com JCR acumulado JCR≥ 2,5. Tais co-autores devem necessariamente ser alunos de IC, TCC, M ou D, vinculados a programas de graduação ou pós-graduação na Área de Eng. IV-CAPES ou áreas afins.

C4. Deve apresentar histórico de orientações concluídas ao longo da carreira, satisfazendo pelo menos um dos critérios a seguir:

Ter concluído a orientação de pelo menos:

- 02 Dissertações de mestrado (defesa), ou

- 05 Trabalhos de conclusão de curso de graduação (TCC), ou

- 03 iniciações científicas (IC) com bolsa de agências de fomento, ou

- 03 TCC e 02 IC com ou bolsas de agências de fomento

- 01 Dissertação de mestrado (defesa) e 02 IC com ou bolsas de agências de fomento

4.2. Jovem Pesquisador (com título de doutorado obtido até 03 anos)

Esta categoria de docente-pesquisador está sendo oficialmente incentivada pela Coordenação de Área Eng. IV da CAPES3. O solicitante deve comprovar:

C5. produção técnico-científica relevante igual ou superior à produção média dos programas de pós-graduação na Área de Eng. IV-CAPES no último quadriênio (2016-2019):

- 04 produções relevantes equivalentes ao estrato A1 (Novo Qualis-CAPES Unificado2) no período 2016 a 2019, ou apresentar JCR acumulado JCR≥ 5,5. Produção relevante do pesquisador: artigos científicos e patentes concedidas1.

C6. deve ter ministrado pelo menos quatro disciplinas (responsável ou co-responsável), com carga horária total 4 x 45 = 180hs, em programas de pós-graduação das Eng. IV-CAPES e/ou de graduação em Engenharia Elétrica ou áreas afins no período 2016-2019.


 

  1. RECREDENCIAMENTO

  1. Os docentes já credenciados no Programa no período anterior (2016-2020), com orientações ativas estão automaticamente habilitados para finalizarem as orientações (em andamento) de alunos regularmente matriculados no Programa.

  2. A habilitação para orientar novos discentes ingressantes no Programa a partir de 2020, bem como ofertar novas disciplinas estará condicionada à produção relevante e atuação do docente no PPGA-DEE-UEL/UTFPR-CP no último período (2016-2019), conforme segue.

4.3. Categoria Docente-Pesquisador Sênior – Recredenciamento Pleno

Assim, para o Recredenciamento Pleno no período quadrienal, o docente-pesquisador ativo no período anterior deve satisfazer os critérios C7 à C9:

C7. Deve ter alcançado produção técnico-científica relevante igual ou superior à produção média dos programas de pós-graduação na Área de Eng. IV-CAPES no último quadriênio (2016-2019):

- 04 produções relevantes equivalentes ao estrato A1 (Qualis Unificado2) no período ou JCR acumulado JCR≥ 5.5. Produção relevante do pesquisador consiste de co-autoria de artigos científicos e patentes concedidas1.

C8. Deve ter ministrado pelo menos três disciplinas semestrais (com carga horária total 3 x 45 = 135hs) no Programa PPGA-DEE-UEL/UTFPR, sede Londrina e/ou Sede Cornélio Procópio no período 2016 à 2019-1S.

C9. Deve apresentar produção científica-tecnológica com alunos orientados no âmbito do Programa igual ou superior a um artigo científico (A1-A4 ou JCR ≥ 0.7) por orientado, aluno do programa de pós-graduação na Área de Eng. IV-CAPES no período (2016-2019).

Obs: Caso não seja atingido o índice no quesito C9, a produção conjunta docente-aluno poderá ser comprovada pela produção científica-tecnológica com orientados de IC, TCC, M ou D, alunos de programas de pós-graduação na Área de Eng. IV-CAPES ou com alunos de graduação em Engenharia Elétrica no período (2016-2019), cujo resultado seja igual ou superior a três artigos científicos (A1-A4 ou JCR4 ≥ 2.1).


 

4.4. Categoria Docente-Pesquisador Sênior – Credenciamento Parcial (Colaborador)

Para os docentes ativos no Programa que não atingiram os critérios C7 à C9 no período do quadriênio atual (2016-2020), estes comporão a categoria Colaborador até o limite de 20% do corpo docente no próximo quadriênio, não podendo assumir novas orientações. A condição de Colaborador será alterada à condição Permanente assim que os quesitos C7-C9 forem satisfeitos no decorrer do próximo quadriênio (2021-2024), período em que esteja finalizando orientações anteriores ou ministrando disciplinas.

Tão logo os critérios mínimos de produtividade e desempenho docente no Programa sejam atingidos, o docente Colaborador passará à categoria Permanente ao efetivar nova orientação de aluno ingressante regularmente matriculado.


 

5. INSCRIÇÕES

Todos os docentes que pretendem integrar o corpo docente Permanente do Programa deverão encaminhar ao Colegiado do Curso de Doutorado (Secretaria da Pós-Graduação ou para o Coordenador Sede UEL taufik@uel.br ou Sede UTFPR-CP: augus@utfpr.edu.br) os seguintes documentos:

I – formulário próprio, conforme Anexo 1, deste edital, contendo informações comprobatórias dos quesitos Ci;

II – cópia do currículo Lattes atualizado (período 2016-2019), compatível com a área de interesse e com a linha de pesquisa.


 

Observações:

  1. A avaliação dos candidatos inscritos será realizada pela Comissão de Avaliação até o dia 15 de dezembro.

  2. Os docentes com credenciamento pleno (Permanente) terão as seguintes atribuições: docência, orientação e co-orientação, participação em bancas, participação em reuniões do Colegiado e Comissões, produção bibliográfica e coordenação e nucleação de grupos de pesquisa; estabelecimento de acordos de cooperação/colaboração científica-tecnológicas com outros grupos e pesquisa nacionais e internacionais, bem como com a iniciativa privada.

  3. Os docentes com credenciamento pleno, categoria Jovem Pesquisador, terão as seguintes atribuições: docência, co-orientação (primeiro ano de credenciamento), orientação (a partir do segundo ano de credenciamento), participação em bancas, participação em reuniões do Colegiado e Comissões, produção bibliográfica.

  4. Os docentes com credenciamento parcial (Colaborador) terão as seguintes atribuições: docência, co-orientação, produção bibliográfica, participação em bancas, participação em reuniões do Colegiado e Comissões.

  5. Compete a cada solicitante o preenchimento do formulário de inscrição com produção relevante (em periódicos e patentes). No caso dos periódicos deve-se adotar o novo Qualis-CAPES Unificado: http://www.uel.br/pos/deel/PPGA-DEE/PlanilhaQualis2017-2018.pdf

  6. Artigos aceitos para publicação podem ser incluídos no Formulário, sendo necessária a inclusão de comprovação (declaração do editor ou equivalente).

  7. Não serão pontuados: livros classificados como material didático; material para uso na Educação à distância (Graduação, Especialização, etc); livros; livros de poesias, autoajuda e similares, autoria de prefácio, autoria de apresentação, compilação de legislação ou de textos de outros autores.

  8.  A documentação, para fins de recurso, ficará à disposição dos candidatos a partir da data da divulgação do resultado final do presente Edital. O prazo de recurso ao processo Recredenciamento e Credenciamento de Docentes do Programa de Doutorado em Engenharia Elétrica nas Sedes Londrina e Cornélio Procópio será de 48 (quarenta e oito) horas, a partir do horário de divulgação do resultado final.

  9. Para dirimir quaisquer dúvidas relativas a este Edital, fica eleito o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária da Capital do Estado do Paraná, renunciando a qualquer outro por mais privilegiado que possa ser.


 

 

 

Prof. Dr. Taufik Abrão

Coordenador do PPGAEE-UEL – Programa de Doutorado

Associado em Engenharia Elétrica UEL/UTFPR-CP

 

Prof. Dr. Sérgio Augusto Oliveira da Silva

Coordenador do PPGAEE-UTFPR – Programa de Doutorado

Associado em Engenharia Elétrica UEL/UTFPR-CP

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por SERGIO AUGUSTO OLIVEIRA DA SILVA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 06/11/2019, às 14:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1169326 e o código CRC (and the CRC code) D595863C.



 

 

ANEXO 1

 

FORMULÁRIO PRÓPRIO PARA FINS COMPROBATÓRIOS DOS QUESITOS C1 A C9

(Preencher uma das Categorias: 4.1 a 4.3).

Docente: Prof. Dr. __________________________________________

CREDENCIAMENTO

Critério

Produção/Atividade (Período 2016-2019)

4.1. Categoria DOCENTE-PESQUISADOR SÊNIOR (título de doutor obtido há mais de 03 anos)

C1. Produção Relevante

1.

2....


 

JCR acumulado JCR4. ...........

C2: Disciplinas:

 

Disciplina / Programa / Carga Horária

C3. Produção científica-tecnológica conjunta com alunos de pós-graduação ou graduação

1.

2....

JCR acumulado JCR4. ...........

C4. Orientações concluídas (toda a carreira)

Orientado / Programa / Ano

Teses Doutorado

1.

...

Dissertação Mestrado

1.

...

Especialização

1.

...

TCC

1....

IC

1....

C0. Responsabilidade em Disciplinas e Orientação

Elencar pelo menos duas disciplinas do rol de disciplinas do Programa (disponíveis em: http://www.uel.br/pos/deel/courses.html), pelas quais o Proponente das categorias “4.1. Docente-Pesquisador” ou “4.2. Jovem Pesquisador”, teria afinidade e expertise para ministrar. Discutir brevemente a motivação em assumir a responsabilidade no desenvolvimento da atividade didática e de orientação junto ao PPGA-DEE-UEL/UTFPR-CP.

 

4.2. Categoria JOVEM PESQUISADOR (com título de doutorado obtido até 03 anos)

C5. Produção Relevante

1.

2.....


 

JCR acumulado JCR4. ...........

C6: Disciplinas:

Ch>180h (pós-grad ou grad)

Disciplina / Programa / Carga Horária

C0. Responsabilidade em Disciplinas e Orientação

Elencar pelo menos duas disciplinas do rol de disciplinas do Programa (disponíveis em: http://www.uel.br/pos/deel/courses.html), pelas quais o Proponente das categorias “4.1. Docente-Pesquisador” ou “4.2. Jovem Pesquisador”, teria afinidade e expertise para ministrar. Discutir brevemente a motivação em assumir a responsabilidade no desenvolvimento da atividade didática e de orientação junto ao PPGA-DEE-UEL/UTFPR-CP.

 

RECREDENCIAMENTO

4.3. Categoria DOCENTE-PESQUISADOR SENIOR (com histórico de atuação no Programa)

C7. Produção Relevante

1.

2. ....

JCR acumulado JCR4. ...........

C8: Disciplinas ministradas no PPGA-DEE-UEL/UTFPR-CP:

 

Disciplina / Ano-semestre / Carga Horária

1.

2. ....

Carga Horária total acumulada ........ hs

C9. Produção científica-tecnológica conjunta com alunos do Programa

JCRavg ≥ 0.7 / orientado regularmente matriculado.

Produção conjunta

1...

2...

Nome dos Orientados ativos ou egressos no período

-

-

-

JCR acumulado JCR4 ...........

JCR médio / orientado.......


 

 

Responsabilidade em Disciplinas e Orientação (Categoria 4.1 Docente-Pesquisador” ou “4.2. Jovem Pesquisador)

Elencar pelo menos duas disciplinas do rol de disciplinas do Programa (disponíveis em: http://www.uel.br/pos/deel/courses.html), pelas quais o Proponente das categorias “4.1. Docente-Pesquisador” ou “4.2. Jovem Pesquisador”, teria afinidade e expertise para ministrar. Discutir brevemente a motivação em assumir a responsabilidade no desenvolvimento da atividade didática e de orientação junto ao PPGA-DEE-UEL/UTFPR-CP.

 


Referência: Processo nº 23064.050634/2019-82 SEI nº 1169326