Boletim de Serviço Eletrônico em 18/12/2019

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS

Resolução Nº 13/2019, DE 04 DE dezembro DE 2019

O CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 10, de 04 de agosto de 2000 do Conselho Diretor;

CONSIDERANDO o Parágrafo 1º do Artigo 25 do Estatuto da UTFPR, aprovado pela Portaria Ministerial nº 303 de 17/04/2008;

CONSIDERANDO o Artigo 21 do Regimento Geral da UTFPR, aprovado pela Deliberação nº 07/09-COUNI, de 05 de junho de 2009;

CONSIDERANDO o Artigo 10 do Regulamento do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, aprovado pela Deliberação 08/2010-COUNI;

CONSIDERANDO a portaria 1738/2016, que designa Douglas Paulo Bertrand Renaux como Pró-Reitor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR;

CONSIDERANDO as Portarias nº 871, de 22/04/2015,  e nº 555 de 28/03/2019,  do Reitor da UTFPR, que nomeiam os membros do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias, quadriênio 2015-2019;

CONSIDERANDO o  processo SEI 23064.035027/2018-10, analisado na na 12ª Reunião Ordinária, realizada em 15/05/2019 e Despacho COEMP 1227062,  com parecer favorável do Relator Neimar Follmann para emissão da Resolução;

RESOLVE:

 

Art. 1º  Aprovar, na forma do anexo, o Programa de Extensão  DIVULGAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO SISTEMÁTICA POR EDUCAÇÃO DA UTFPR, Câmpus Toledo.

Art. 2º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


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Documento assinado eletronicamente por DOUGLAS PAULO BERTRAND RENAUX, PRESIDENTE DO CONSELHO, em 18/12/2019, às 08:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXO I À Resolução Nº 13, DE 04 DE dezembro DE 2019

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

PROGRAMA DE EXTENSÃO

DIVULGAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO SISTEMÁTICA POR EDUCAÇÃO DA UTFPR 

ÁREA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO

COORDENADOR : JORGE AUGUSTO VASCONCELOS ALVES

Câmpus TOLEDO

1. CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA

A disponibilidade de cursos de engenharia, tecnologia e licenciatura de alta qualidade ainda é pouco conhecida na cidade e na região. Adicionalmente, a procura por cursos de graduação por meio do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e do Sistema de Seleção Unificado – SiSU tem apresentado diminuição desde 2014 (BRASIL ESCOLA 2017, 2018a, 2018b). Propõe-se, através do programa Divulgação e Socialização Sistemática por Educação da UTFPR - Câmpus Toledo – DISSE UTF, apresentar os cursos da instituição e respectivas aplicações aos alunos de escolas técnicas e de ensino médio, de forma a atrair os alunos com maior interesse para a instituição.

 

2. OBJETIVOS

 

3. JUSTIFICATIVA

Há demanda por atividades específicas para o público do projeto, que é a população da região Oeste do Paraná (NEVES JUNIOR, 2015; ALVES, 2016b; ALVES, 2017). Como exemplo há solicitações de cursos de introdução à robótica, programação e Arduíno por parte de escolas públicas e particulares da região, feitas por telefone ou correio eletrônico institucional ao Coordenador do Curso de Engenharia Eletrônica. Acreditamos que a situação não seja diferente nas demais coordenações de curso.

Obtivemos sucesso temporário em ações voltadas à divulgação do Curso de Engenharia Eletrônica nas escolas da região (ALVES 2016a). Por outro lado, após cerca de um ano do início de projeto relacionado, a aceitação de ações voltadas somente à divulgação tornou-se restrita, com justificativa dos diretores de escolas de que a região possui um grande número de universidades, de modo que ações de divulgação constantes terminam por atrapalhar o andamento das aulas, no caso de dispensa dos alunos para assisti-las. Ao combinar a divulgação com a prestação de serviço à comunidade devemos eliminar este problema.

Por fim, o Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014) estabelece a taxa mínima de 10% da quantidade total de créditos curriculares obrigatórios para a graduação em programas ou projetos de extensão universitária. Atividades de educação e comunicação sempre serão necessárias e bem vindas, em especial nos campi menores da Universidade, concorrendo para o fornecimento curricularizado de atividades de extensão disponíveis aos alunos.

 

4. MÉTODOS E PROCEDIMENTOS E PROJETOS VINCULADOS

Os projetos inicialmente vinculados a este programa são:

Estes projetos poderão conter público restrito, como o caso de alunos de altas habilidades de projetos anteriores (NEVES JUNIOR, 2015; ALVES, 2016b; ALVES, 2017).

São apresentadas a seguir as etapas sugeridas para a execução de projetos e ações de extensão no âmbito do programa DISSE UTF:
  1. Identificação de um curso, com área temática preferencialmente vinculada a pelo menos um dos cursos de graduação da UTFPR-Toledo, que possa ser ministrado por alunos da instituição.
  2. Confecção do projeto de extensão relacionado, no caso de cursos de duração maior que um dia, ou da ficha de registro de ação de extensão, no caso de cursos com duração inferior a um dia.
  3. Submissão do projeto para o coordenador do programa, para avaliação, conhecimento e sugestões.
  4. Seleção dos alunos extensionistas, que serão os instrutores do projeto. Recomenda-se um mínimo de dois alunos por turma, no caso de cursos com atividades práticas.
  5. Confecção dos termos de adesão dos alunos extensionistas.
  6. Solicitação de divulgação, por parte da ASCOM, para o público externo. Sugere-se que o proponente ajude na divulgação por meio de contatos pessoais, telefônicos, ou por redes sociais.
  7. Organização das turmas, por demanda e disponibilidade (e.g., dos alunos e dos laboratórios necessários).
  8. Produção dos relatórios de atividades parcial (ao menos um) e final, tanto dos alunos quanto do coordenador.

Recomendam-se cursos com duração ou semestral, ou anual, no caso de projetos. O programa aqui apresentado terá seu nome abreviado como “DISSE UTF”, sendo preparado logo específico.

 

5. RESULTADOS E/OU PRODUTOS ESPERADOS

 

6. RECURSOS FINANCEIROS, HUMANOS E FÍSICOS E EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS

 

7. CRONOGRAMA

 

Atividade                                           2018/2              2019/1              2019/2

Reuniões semanais                               *                         *                         *

Introdução a robótica                                                      *                         *

Introdução ao Arduino                         *                         *                         *

Introdução à Eletr. Analógica                                         *                         *

 

As atividades deverão ser realizadas por demanda, sendo oferecidos cursos ao público da região adequados ao público-alvo, com respeito à idade, grau de instrução, e localidade.

 

8. RISCOS E DIFICULDADES

O gasto em material de consumo pode ser mitigado ao se solicitar que o público não carente (e.g., escolas e universidades particulares, empresas) traga material para as atividades. O mesmo vale no caso de equipamentos frágeis.

 

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BRASIL. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Dispõe sobre o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 20 jun. 2018.

BRASIL ESCOLA. SiSU do segundo semestre perde quase metade dos inscritos em um ano. 2018a. Disponível em: <https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/sisu-segundo-semestre- perde-quase-metade-dos-inscritos-um-ano/342925.html>. Acesso em 13 ago. 2018.

BRASIL ESCOLA. Enem 2017 registra menor número de inscrições confirmadas desde 2013 . 2017. Disponível em: <https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/enem-2017-registra-6- milhoes-inscricoes-confirmadas/339199.html>. Acesso em 13 ago. 2018.

BRASIL ESCOLA. Enem 2018: número de inscrições confirmadas é o mais baixo desde 2011. 2018b. Disponível em: <https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/enem-2018-numero- inscricoes-confirmadas-mais-baixo-desde-2012/342721.html>. Acesso em 13 ago. 2018.

NEVES JUNIOR, Paulo de Tarso. Ensino de Eletrônica Básica para Alunos de Escolas Públicas com Altas Habilidades. Toledo, 2015.

ALVES, Jorge Augusto Vasconcelos. Divulgação do Curso de Engenharia Eletrônica nas Escolas. Toledo, 2016a.

ALVES, Jorge Augusto Vasconcelos. Robótica com Lego NXT para Alunos de Escolas Públicas com Altas Habilidades. Toledo, 2016b.

ALVES, Jorge Augusto Vasconcelos. Introdução à Eletrônica para Alunos de Escolas Públicas com Altas Habilidades. Toledo, 2017.


Referência: Processo nº 23064.035027/2018-10 SEI nº 1227433