1ª ETAPA:
REQUERIMENTO DE MATRÍCULA: 09 a 12 de Fevereiro de 2020.
Horário: das 09h às 18h.
2ª ETAPA:
ANÁLISE DE TURMAS: 13 de fevereiro de 2020.
Evento interno, sem participação dos estudantes.
3ª ETAPA:
AJUSTE/CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA: 16 a 18 de fevereiro 2020.
Horário: das 09h às 18h.
4ª ETAPA:
INCLUSÃO DE UNIDADES CURRICULARES: 19 a 20 de fevereiro de 2020.
Horário: das 09h às 18h.
PORTADOR DE DIPLOMA (egressos):
REQUERIMENTO: 19 e 20 de fevereiro de 2020
Horário: das 09h às 12h e das 14h às 16h, presencialmente no DERAC-FB.
Veja aqui o Calendário de matrícula de outros Câmpus.
Veja aqui o Calendário Acadêmico 2020
Início do período letivo: 02 de MARÇO de 2020
1ª ETAPA: REQUERIMENTO DE MATRÍCULA
O Requerimento de Matrícula é apenas uma solicitação de matrícula, não significa que ao realizá-lo você já estará matriculado.
O Requerimento de Matrícula será feito exclusivamente via Internet, através do site http://portal.utfpr.edu.br/alunos/portal-do-aluno. Não serão analisadas solicitações de matrícula por qualquer outro meio que não via Requerimento de Matrícula através do Portal do Aluno.
- O aluno deverá ficar atento aos horários e datas. Não será aceita matrícula fora das datas estipuladas nesta instrução.
- O aluno deverá requerer a matrícula nas unidades curriculares desejadas (disciplinas), observando os turnos, o período e as suas dependências.
- Os Requerimentos de Matrícula são processados em lote. Nesta etapa, a ordem dos requerimentos não influencia na obtenção das vagas.
- A 1ª Etapa, Requerimento de Matrícula, somente estará efetivada com a mensagem: "REQUERIMENTO ACEITO".
2ª ETAPA: ANÁLISE
Esta etapa é interna, realizada pela Secretaria de Gestão Acadêmica e Departamentos Acadêmicos, sem participação do aluno.
3ª ETAPA: RESULTADO DOS REQUERIMENTOS DE MATRÍCULA
(“Confirmação de Matrícula” ou “Ajuste de Matrícula”):
- O aluno deverá verificar o resultado de seu Requerimento de Matrícula via Internet (http://portal.utfpr.edu.br/alunos/portal-do-aluno) das 09h às 18h.
- O resultado poderá ser apresentado de duas maneiras:
- Confirmação de Matrícula (a matrícula está confirmada)
- Os requerimentos com a mensagem "MATRÍCULA ACEITA" garantem que o aluno conseguiu vaga em todas as unidades curriculares requeridas. Estas matrículas não poderão ser alteradas no dia da confirmação/ajuste.
- Ainda será possível incluir unidades curriculares com vagas excedentes na quarta etapa, Inclusão.
- Ajuste de matrícula (o aluno não conseguiu vaga em alguma unidade curricular)
- O requerimento com a mensagem "AJUSTAR MATRÍCULA" significa que o aluno deverá alterar seu Requerimento, pois conseguiu vaga apenas nas unidades curriculares onde constar “VAGA GARANTIDA”. Todas as unidades curriculares que constar “AJUSTAR MATRÍCULA” devem ser excluídas. Novas unidades curriculares / turmas poderão ser adicionadas em seu lugar.
- O aluno poderá alterar mais de uma vez sua matrícula no dia do Ajuste, podendo incluir ou excluir unidades curriculares e turmas, adequando seu horário da melhor forma; ou mesmo sair e retornar ao sistema. Poderá optar por “retirar temporariamente”, não liberando a vaga para outro aluno, ou por “excluir”, a qual libera a vaga definitivamente para qualquer aluno. Deverá repetir o procedimento até atender suas necessidades, considerando as vagas disponíveis.
4ª ETAPA: INCLUSÃO DE UNIDADES CURRICULARES
- A Inclusão de unidades curriculares será feita via Internet nas datas especificadas das 09h às 18h.
- Não será possível alterar a matrícula em unidade curricular com “VAGA GARANTIDA”.
- Condicionada à existência de vagas, os alunos poderão incluir unidades curriculares até a carga horária máxima semanal permitida.
- Os alunos que porventura não tenham requerido matrícula nas datas de requerimento terão o dia da INCLUSÃO como último prazo para realizar sua matrícula, escolhendo o que lhe for adequado dentre as unidades curriculares com vagas restantes.
APÓS O DIA DA INCLUSÃO, NÃO EFETUANDO MATRÍCULA EM NENHUMA UNIDADE CURRICULAR,
O ALUNO SERÁ DECLARADO DESISTENTE.
Leia atentamente!!
NÃO ESQUEÇA QUE TODOS OS PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS
PARA A MATRÍCULA DEPENDEM DE SENHA PARA ACESSO!
- A senha é pessoal, intransferível e obrigatória para a matrícula. Ela pode ser recuperada no portal do aluno;
- Possivelmente a mensagem eletrônica com os dados para recuperação de sua senha entrará na caixa de lixo eletrônico do seu e-mail (spam), caso isso ocorra, marque o endereço como confiável para evitar futuros problemas;
- Clique no link dentro da mensagem para confirmar a recuperação de sua senha e aguarde o segundo e-mail de recuperação de senha, em que receberá a nova senha.
- Se estiver com problemas em sua senha, deve se apresentar à Secretaria Acadêmica (DERAC) com ANTECEDÊNCIA.
- Será bloqueada a matrícula do aluno que estiver com situação irregular nos departamentos da UTFPR até que se apresente para verificação. Caso tenha modificado algum documento ou recebido certificado de reservista ou título de eleitor, deverá entregar cópia autenticada na Secretaria Acadêmica (DERAC).
- O aluno que não conseguir realizar seu requerimento de matrícula pela internet deverá contatar a Secretaria Acadêmica (DERAC) (derac-fb@utfpr.edu.br) imediatamente para que sejam tomadas as providências necessárias. Problemas na matrícula não informados durante a fase de Requerimento de Matrícula não serão aceitos como justificativa para qualquer procedimento posterior.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
- As turmas e horários estarão oficialmente disponibilizadas no Portal do Aluno, seção “Turmas Abertas” até 30 dias antes do início do período de requerimento.
Em caráter experimental, os horários serão publicados também no endereço eletrônico
https://utfpr.edupage.org/timetable/?
Sendo que, para todos os fins, o horário oficial é o constante no Sistema Acadêmico.
- Os alunos com as situações: trancados, em mobilidade acadêmica ou afastados para estudos no exterior que pretendem solicitar matrícula em unidades curriculares devem informar a Secretaria Acadêmica (DERAC) com antecedência.
- A matrícula será por unidade curricular para todos os períodos, respeitando o turno do aluno, condicionada às vagas ofertadas nas turmas das unidades curriculares.
- A carga horária semanal máxima permitida para o aluno é quarenta aulas semanais.
- O aluno poderá matricular-se em até 3 (três) unidades curriculares como enriquecimento curricular.
- As unidades curriculares feitas como enriquecimento curricular, ou que passaram a ser enriquecimento curricular devido à mudanças de matriz não são aceitas como pré-requisito.
- O período do aluno é aquele até o qual a soma da carga horária semanal de unidades curriculares em dependência totalize duzentas e quarenta horas ou mais, não contemplando estágio curricular obrigatório, atividades complementares e atividades de extensão, como carga horária. Pode ser visualizado em seu histórico escolar.
- Considera-se como dependência a unidade curricular na matriz curricular do curso, na qual o estudante tenha reprovado ou que não tenha cursado até o período imediatamente anterior ao que se encontra.
- O aluno não poderá se matricular em unidades curriculares cujos horários das turmas ofertadas sejam sobrepostos.
- O preenchimento das vagas se dará na prioridade vigente conforme Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação da UTPFR.
- Não será permitido cancelamento de unidades curriculares, exceto por motivos de força maior, conforme legislação vigente (Ver Art. 20 do Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação Da UTPFR).
- As disciplinas “Tópicos Especiais” possuem ementário rotativo, sendo que para cada código de disciplina “Tópicos Especiais” existente na matriz de seu curso, o aluno poderá matricular-se apenas uma vez ao longo de todo o curso, ainda que sejam propostos ementários diversos.
- ATENÇÃO para a oferta de TURMAS CONJUNTAS para mais de um curso, TURMAS OPTATIVAS, TURMAS SPO, TURMAS ESPECIAIS, conforme Anexos.
PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS PARA ACADÊMICOS DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
- Curso em extinção!
- As disciplinas deste curso, por ocasião de sua extinção, devem ser requeridas nas turmas de Engenharia de Alimentos
- Dúvidas devem ser dirimidas na coordenação do curso (coalm-fb@utfpr.edu.br).
PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS PARA ACADÊMICOS DE ENGENHARIA AMBIENTAL
- Até que a alteração na grade do curso se efetive, as disciplinas da COEAM serão ofertadas progressivamente e preferencialmente com seus códigos equivalentes departamentalizados, sem qualquer prejuízo aos acadêmicos:
- QUI001 Química Geral
- MAT001 Cálculo 1
- MAT002 Geometria Analítica
- LET001 Comunicação Oral e Escrita
- QUI002 Química Orgânica
- MAT005 EDO
- FIS001 Física 1
- MAT003 Cálculo 2
- HUM002 Libras 1
- FIS002 Física 2
- QUI006 Química Analítica
PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS PARA DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO
- Atenção para disciplina "Desenho Técnico" compartilhada entre os cursos COEAL e COENQ. Anteriormente ofertada em turmas de 22 ou 44 alunos, totalizando 88 vagas, agora será oferta em grupos de 30, totalizando 90 vagas:
- Em ENG002-2EA1 prioridade para aluno da COEAL (30 vagas);
- Em ENG004-2EQ1 prioridade para aluno da COENQ (30 vagas);
- Em ENG004-2EQ2 a COEAL concorre em igualdade com COENQ (30 vagas);
PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS PARA LICENCIATURA EM INFORMÁTICA
- O programa de Residência Pedagógica equivale ao Estágio Supervisionado. Caso esteja no programa, oriente-se com seu professor quanto a não requerer matrícula nas disciplinas regulares de Estágio Supervisionado ES36L, ES37L ou ES38L.
- Dúvidas devem ser dirimidas na coordenação do curso (colin-fb@utfpr.edu.br).
PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS PARA PORTADORES DE DIPLOMA
(Graduados interessados em cursar disciplinas de enriquecimento curricular)
- O requerimento de matrícula deverá ser feito pessoalmente conforme cronograma, no horário de atendimento da, na Secretaria Acadêmica (DERAC); Recomenda-se agendar por telefone (46 3520 2607) este atendimento.
- O Interessado deverá apresentar originais e cópias do Diploma de Graduação com Histórico Escolar no ato do requerimento;
- O aluno Portador de Diploma não tem direito ao Grau, tendo em vista que não integraliza o curso. Para efeito de comprovação receberá histórico escolar;
- O Requerimento de Matrícula não dá ao requerente o direito a vaga;
- A seleção obedecerá às normas do Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação da UTFPR e dessa instrução de matrícula;
- O requerente será comunicado por e-mail ou telefone sobre o resultado em até um dia após início do período letivo.
- Caso o requerimento seja deferido, o requerente deverá apresentar, para fins de matrícula, cópias do: RG, CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista (se masculino), Certidão de Casamento ou Nascimento.
- A matrícula somente será concluída após o recebimento dos documentos citados acima.
Os casos omissos serão dirimidos pela Secretaria de Gestão Acadêmica, ouvida a Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Francisco Beltrão.