Boletim de Serviço Eletrônico em 23/12/2019

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUACAO-CT

Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana - CT

 

EDITAL nº 001/2020

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL URBANA – PPGSAU

Edital de Seleção de Doutorado

 

O Diretor Geral do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições, torna público o Edital do Processo de Seleção Continuada para ingresso no Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU), conforme processo definido pelo Colegiado do Programa e disposto no seu Regimento Interno.

 

1) Número de vagas


Serão aceitos até 18 candidatos anualmente, sendo até 05 selecionados na categoria de alunos especiais, e os demais na categoria de alunos regulares, de acordo com a Lista de Classificação.


Parágrafo 1º: Será disponibilizado pelo Programa até 20% das vagas para Servidores Públicos de Instituições Públicas de Ensino Superior e Universidades Públicas Estaduais, segundo Resolução 079/12- COPPG.  


Parágrafo 2º: O candidato servidor deverá se submeter igualmente a todas as regras do processo seletivo definidas neste Edital de Seleção.

 

2) Ingresso


O ingresso de candidatos no programa de doutoramento é realizado em regime contínuo, com encaminhamento dos documentos indicados na Etapa 1 até 30 dias antes do início de cada fase letiva e agendamento da defesa do Memorial, definido pela Comissão de Seleção. A matrícula será realizada após o cumprimento dos procedimentos para ingresso e sempre no início de uma das três fases letivas, conforme calendário previsto no site do programa.


Parágrafo Único: em atendimento ao Regulamento do Programa Art. 31 “O candidato não portador do título de mestre pode ser selecionado para o curso de doutorado de acordo com requisitos estabelecidos em resolução específica”.

 

3) Procedimentos para ingresso no Programa de Doutorado


A inscrição será feita online e em cinco etapas, iniciando pelo preenchimento da Ficha de Inscrição.

 

Observação:     O candidato deverá indicar na Ficha de Inscrição online a Linha de Pesquisa que pretende realizar os estudos.

 

Etapa 1 – Submissão da Proposta de pesquisa – online – formato Portable Document Project – PDF  


a) Elaborar uma proposta de pesquisa, segundo as NBRs 6023, 6028, 10520 e 14724, contemplando os     seguintes requisitos mínimos, com no máximo 10 páginas, excetuando as Referências, o Apêndice e os Anexos:

 

                o Histórico Escolar da graduação e do curso de maior nível 

                o Anexo 1 deste Edital – Planilha de Pontuação com coluna devidamente preenchida

                o Currículo Lattes atualizado

 

Etapa 2 – Avaliação dos Projetos  

 

a) É imprescindível que os projetos tenham aderência com um dos três projetos estruturantes do Programa disponibilizados no site a saber:
 
               (i) Sistemas informacionais para sustentabilidade urbana

               (ii) Capital natural urbano e sustentabilidade

               (iii) Sistemas de infraestrutura urbana para sustentabilidade

    
 
b)  Para a classificação dos projetos serão considerados os aspectos descritos na Tabela 1, a seguir:

 

                                         Tabela 1 – Indicadores de Classificação dos Projetos

 

       INDICADOR

PERCENTUAL CONSIDERADO

Qualidade da redação do projeto e clareza da proposta

20 %

Atualidade da revisão bibliográfica e coerência da apresentação do estado da arte

20 %

Originalidade e pertinência da proposta

20 %

Exequibilidade do projeto em relação ao cronograma de execução e dos recursos financeiros.

20 %

Potencial de geração de impacto e de produção científica/técnica da proposta.

20 %


 
Etapa 3 – Avaliação do Currículo dos Candidatos

 

a) Os currículos serão avaliados segundo os critérios do Anexo 1.

 

Etapa 4 – Análise e Defesa do Memorial  


a) A Análise do Memorial considerará a descrição da trajetória pessoal, profissional e acadêmica do candidato, incluindo sua formação, a sua escolha profissional, a direção dada à sua carreira, as linhas de atuação escolhidas, suas realizações, seus objetivos, seus planos e motivações para o desenvolvimento profissional, situando o doutorado pretendido no seu planejamento de vida pessoal e profissional, conforme Tabela 2.

 

                                Tabela 2 – Indicadores de Análise do Memorial

 

INDICADOR

PERCENTUAL CONSIDERADO

  Coerência da trajetória profissional do candidato.

50 %

Coerência entre a trajetória do candidato e os objetivos, motivações e planos para o doutorado, aderente aos projetos estruturantes.

50 %

 

 

Etapa 5 – Seleção dos Candidatos

 

a) A Comissão de Seleção indicará os candidatos selecionados e seus potenciais orientadores à Coordenação. A lista com os nomes dos professores, potenciais orientadores, encontra-se no site do Programa.

b) O Programa expedirá e publicará no seu site uma Lista Classificatória Geral com os nomes aceitos na primeira etapa.

c) Para a classificação dos candidatos serão considerados aspectos indicados na Tabela 3:

 

                               Tabela 3 – Indicadores para Classificação dos Candidatos

 

INDICADOR

  PERCENTUAL CONSIDERADO         

Produção científica do candidato na área do programa com preenchimento do Anexo 1

30 %

Os históricos escolares de graduação e pós-graduação

10 %

Projeto de Pesquisa

30 %

Análise e Defesa do Memorial do Candidato

30 %

 

d) A Comissão de Seleção fará a classificação dos candidatos.
 
Parágrafo único: a nota mínima para admissão no Programa corresponderá a 60 % dos critérios da Tabela 3 para alunos regulares e especiais.
 
Observação 1: Recursos serão aceitos até 24 horas após a divulgação da Lista Classificatória, segundo cronograma divulgado no site. O foro da Justiça Federal de Curitiba é o escolhido para solucionar as questões que não forem resolvidas administrativamente.

 

Observação 2: A definição da Orientação será feita na Matrícula considerando-se a aderência dos candidatos selecionados, e seus projetos, aos Projetos estruturantes, às Linhas e às pesquisas dos potenciais Orientadores.

 

Etapa 6 – Matrícula no Programa

 

O Candidato aceito na Etapa 1 deverá comparecer na Coordenação do PPGSAU e entregar a seguinte documentação quando da publicação do resultado da Etapa 5:

 

(*) não é necessária autenticação em cartório, caso seja apresentado o original para conferência.

 

4. Das informações adicionais

 

 -  As atividades e aulas estão previstas de segunda à sexta-feira, na Sede Ecoville do Campus Curitiba da UTFPR.

 -  Informações adicionais estão no site do programa.

 -  A leitura do Regulamento do PPGSAU é obrigatória para os candidatos aceitos.

 -  Os candidatos ao se inscreverem aceitam as condições indicadas neste Edital. 

 -  Este Edital entra em vigor na data de sua publicação no site do PPGSAU (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsau/editais)

 

 

Curitiba, 10 de dezembro de 2019.  
 

 

Profa. Dra. Faimara do Rocio Strauhs

Coordenação do PPGSAU
 
 
Prof. Dr.  Júlio Cezar Rodrigues de Azevedo 

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Curitiba   
 
 
Prof. Dr. Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho 

Diretor Geral do Câmpus Curitiba
 
 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por FAIMARA DO ROCIO STRAUHS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 20/12/2019, às 00:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A), em 20/12/2019, às 13:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por MARCOS FLAVIO DE OLIVEIRA SCHIEFLER FILHO, DIRETOR(A)-GERAL, em 21/12/2019, às 17:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1271055 e o código CRC (and the CRC code) 2CFADF30.



 

_______________________________________________________________________________

ANEXO I


PLANILHA DE PONTUAÇÃO PARA CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS DOUTORADO

 

Percentil Scopus

Pontuação por item

Pontuação Parâmetro

Solicitada

 

Preenchimento pelo candidato (a)

Validação

Comissão

 

Preenchimento pela comissão

 ≥ 87,5

100

 

 

 ≥ 75

87,5

 

 

 ≥ 62,5

75

 

 

 ≥ 50

62,5

 

 

 ≥ 37,5

50

 

 

 ≥ 25

37,5

 

 

 ≥ 12,5

25

 

 

 ≥ 0,01

12,5

 

 

Não constante do Scopus, mas presente no Qualis vigente da Área de Ciências Ambientais

Pontuação equivalente ao estrato Qualis vigente da Área de Ciências Ambientais

 

 

Não constante do Scopus e não constante no Qualis vigente da Área de Ciências Ambientais, a critério da Comissão de Seleção.

0 a 100

 

 

Livros segundo os critérios da Área de Ciências Ambientais

0 a 200

 

 

Capítulos de Livros segundo os critérios da Área de Ciências Ambientais

0 a 100

 

 

Artigos em eventos na área de Ciências Ambientais (limitados a 10 artigos)

0 a 25

 

 

Artigos em eventos em outras áreas (limitados a 10 artigos)

0 a 12,5

 

 

 

 

(         ) pontos

(         ) pontos

 
 

Observação 1:

A pontuação de periódicos não constantes do Scopus e não constantes do Qualis, será atribuída mediante avaliação do periódico pela Comissão de Seleção, com base nos critérios da Área de Ciências Ambientais conforme a Planilha de Pontuação deste Anexo I.
 
Observação 2: 

A pontuação de livros, capítulos e eventos, será atribuída pela Comissão de Seleção, mediante avaliação dos documentos comprobatórios e com base nos critérios da Área de Ciências Ambientais conforme a Planilha de Pontuação deste Anexo I.

 

Observação 3:

Os documentos comprobatórios deverão estar anexados ao currículo Lattes, na seguinte forma:

a) Artigos em periódicos: Impressão da primeira página do artigo, com o nome do periódico, título do artigo e autores.

 

b) Livros e Capítulos de Livros: Capa e contracapa; Sumário; Apresentação/informações dos autores; Ficha bibliográfica; Duas páginas iniciais de cada capítulo (no caso de coletânea) ou duas páginas do capítulo inicial e do capítulo final (no caso de obra completa).

 

c) Artigos em eventos Internacionais, Nacionais: Impressão da primeira página do artigo, com o nome do evento, título do artigo e autores.
 
 


Referência: Processo nº 23064.057807/2019-93 SEI nº 1271055