Boletim de Serviço Eletrônico em 14/02/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS PATO BRANCO

DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-PB

 

EDITAL nº 6/2020

SELEÇÃO DE BOLSISTAS - PET AGRONOMIA

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Pato Branco (DIRGRAD-PB) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), juntamente com o Tutor do Grupo PET - Agronomia, considerando a Lei nº 11.180/2005, a Portaria MEC nº 3.385/2005 e tendo em vista o parágrafo único do artigo 17° da Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010, torna público que estão abertas as inscrições para processo seletivo para ingresso ao PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET de 2020.

 

  1. PREÂMBULO

O Programa de Educação Tutorial está vinculado à Diretoria de Políticas e Programas de Graduação – DIPES, da Secretaria de Educação Superior – SESU, subordinada ao Ministério da Educação – MEC. O Programa de Educação Tutorial – PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações de graduação das Instuições de Ensino Superior (IES) do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e tem por objetivos:

  1. Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.

  2. Contribuir para a elevação da qualidade da formação dos estudantes de graduação, da diminuição da evasão e promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

  3. Promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação acadêmica, científica, tecnológica e cultural.

  4. Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.

  5. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania ativa e pela função social da educação superior.

  6. Estimular a vinculação dos grupos a áreas prioritárias e à políticas públicas e de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais, regionais e a interiorização do programa.

 

  1. DO OBJETO

O presente edital destina-se ao preenchimento de 1 (uma) vaga com bolsa e formação de lista de reserva. O preenchimento das vagas se dará com base nos critérios estabelecidos neste edital.

 

  1. DAS BOLSAS

Os alunos selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (Quatrocentos reais), depositados em conta corrente especifica, oriundo de recursos do PROGRAMA – PET. O início das atividades de bolsista será a partir de maio de 2020.

 

  1. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Poderão candidatar-se a bolsista PET – Agronomia os alunos, que atendam às seguintes condições de caráter classificatório:

  1. Estar regularmente matriculado do segundo até o quinto período como estudante de graduação do curso de Agronomia oferecido pela UTFPR-PB.

  1. Não ser bolsista de qualquer outro programa, (para fins de processo selevo não há implicações, porém caso selecionado o candidato tem livre arbítrio para escolha de permanência com apenas uma das bolsas).

  1. Apresentar coeficiente de rendimento acadêmico (CR) igual ou superior a 0,6.

  1. Ter disponibilidade de vinte horas semanais para dedicar-se às avidades do programa.

 

  1. DO PERÍODO E LOCAIS DE INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser realizadas no período de 09 à 20 de março de 2020, das 08:h às 12h30 e das 13h às 17h, na DIRGRAD-PB

 

  1. DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

Os candidatos a bolsista PET – Agronomia deverão apresentar no ato da inscrição os seguintes documentos:

a. Cópia da carteira de identidade e CPF.

b. Cópia do histórico escolar e do curso de graduação.

c. Declaração de ciência do item 2 do inciso 5, salvo auxílio permanência (Anexo I).

d. Cadastro preenchido (Anexo II)

e. Indicação de referências pessoais (Anexo III).

f. Curriculum vitae, conforme modelo disponível na Plataforma Lattes com os documentos comprobatórios das atividades realizadas.

g. Carta proposta descrevendo o motivo do interesse de ingressar no PET, bem como propostas de projetos a serem desenvolvidos no Grupo PET, com no máximo 4 laudas, no formato A4, com margens de 2 cm, datada e assinada.

 

Observações: A falta de qualquer documento descrito acima resulta em desclassificação automática do discente deste processo seletivo. Os documentos deverão ser entregues em envelope lacrado com o nome do candidato em letra legível, e abaixo descrever "Processo Selevo de Discentes PET - Agronomia".

A responsabilidade pela conferência e veracidade ante entrega da documentação é de exclusividade do discente, sob pena de eliminação deste processo seletivo.

 

  1. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO E DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

A seleção dos bolsistas será feita por comissão composta pelo tutor, um servidor convidado pelo tutor e 2 discentes bolsistas do grupo PET - Agronomia, que classificará os candidatos de acordo com os seguintes critérios:

1. Prova descritiva de conhecimento sobre o PET (peso = 3,5 pontos), a realizar-se no dia 30 de março de 2020, Sala O 201 no bloco O, às 08h30min. Temas: Conhecimento sobre o PET (Manual de oriantações básicas - Programa de Educação Tutorial, MEC/SISU). Recomenda-se ler as abas: Apresentação; Legislação; Manual de Orientações; Editais e Arquivos contidas no Portal MEC Programa PET.

2. Análise de Curriculum vitae, conforme modelo disponível na Plataforma Lattes e dinâmica de grupo. Será avaliado na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos. (peso= 2 pontos na média final das provas), a realizar-se no dia 31 de março de 2020, na sala de treinamento do Bloco B às 13h30min.

3. Entrevista com a comissão de seleção e defesa da proposta para ingresso no PET. Será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, a realizar-se no dia 01 de abril de 2020, na sala de treinamento do Bloco B às 13h30min. (peso 4,5 pontos).

 

Observação: Somente serão classificados discentes que obtiverem nota final superior a 7,0 pontos, sendo a classificação em ordem decrescente.

 

  1. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

  1. Desempenho superior na entrevista com a comissão de seleção.

  2. Ter cursado o ensino médio em escola pública.

 

  1. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO, VALIDADE DO EDITAL, RECURSO E CREDENCIAMENTO AO GRUPO

A relação com os nomes dos candidatos selecionados será divulgada até o dia 13 de abril de 2020 na página de Ediatis da DIRGRAD-PB.

O resultado do presente edital terá validade por 12 meses, a contar da data da publicação.

Não cabe recurso ao resultado da seleção. Os candidatos classificados serão credenciados ao grupo em maio de 2020 mediante convocação do tutor via e-mail em abril de 2020. O não comparecimento para reunião com tutor após a convocação implicará na perda da vaga. Por quaisquer eventualidades, suplentes serão contatados com antecedência pelo tutor para eventual credenciamento ao grupo.

 

  1. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela comissão de seleção e homologados pela DIRGRAD-PB.

 

Pato Branco, 10 de dezembro de 2019.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por NILVANIA APARECIDA DE MELLO, DIRETOR(A), em 14/02/2020, às 11:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1326269 e o código CRC (and the CRC code) F53A977B.



ANEXO I

DECLARAÇÃO

 

Eu, _________________________________________________, declaro para fins de participação no processo de seleção para ingressar no Grupo PET – Agronomia, que não sou aluno bolsista de nenhum programa, e caso bolsista, se selecionado for, terei que optar em única e exclusivamente por uma das bolsas.

 

Pato Branco, ___ de março de 2020.

 

_________________________________________________

Assinatura do (a) candidato (a)

 

ANEXO II

FICHA DE INSCRIÇÃO

Dados do candidato

Nome: ________________________________________________________

CPF: ____________________________ R.G. ___________________

N°  Matrícula/UTFPR (RA): __________________ Período que esta matrículado: _____

Data de Nascimento: ______________ Cidade:_________________________ UF:_______

End. Residencial.:_______________________________________ CEP_______________

Tel. res.: ____________________________ Cel.:_________________________

E-mail: ________________________________________________________

Exerce atividade profissional com vínculo empregatício ( ) Não ( ) Sim -  Qual?.......................................................................................

Exerce atividade profissional sem vínculo empregatício ( ) Não ( ) Sim - Qual?.....................................................................................

Já foi bolsista? ( ) Não ( ) Sim - Qual disciplina?..............................................

Atualmente, possui vinculo acadêmico com algum professor do Câmpus Pato Branco

(  ) Não ( ) Sim - Qual projeto? .................................................................

Quantas horas por semana você tem disponível para trabalhar no PET?.........................

 

Declaro serem verdadeiras as respostas acima, bem como aceito as condições e as normas estabelecidas no EDITAL Nº 06/2020- DIRGRAD, para o ingresso no Programa de Educação Tutorial – PET Agronomia.

 

Pato Branco, ___ de março de 2020.

 

 

_________________________________________________

Assinatura do (a) candidato (a)

 

ANEXO III

REFERÊNCIAS PESSOAIS

 

Indique 3 professores que possam dar informações sobre você.

 

NOME

TELEFONE

 

 

 

 

 

 

 

Documentos em Anexo

 

( ) Curriculum vitae, conforme modelo disponível na Plataforma Lattes com os documentos comprobatórios das atividades realizadas.

( ) Histórico Escolar e matrícula acadêmica contendo as disciplinas cursadas/matriculadas e o rendimento escolar.

( ) Cópia de documento de identidade oficial.

( ) Cópia do CPF.

( ) Carta proposta descrevendo o motivo do interesse de ingressar no PET, bem como propostas de projetos a serem desenvolvidos no Grupo PET, com no máximo 4 laudas, no formato A4, com margens de 2 cm, datada e assinada.

( ) Declaração de ciência do item 2, inciso 5, salvo auxílio permanência (Anexo I).

( ) Cadastro preenchido (Anexo II).

( ) Referências pessoais: (Anexo III).

Pato Branco, ___ de março de 2020.

 

________________________________________________

Assinatura do (a) candidato (a)

 


Referência: Processo nº 23064.004017/2020-49 SEI nº 1326269