Boletim de Serviço Eletrônico em 03/03/2020

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS CAMPO MOURÃO

DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-CM

EDITAL 05/2020 - DIRGRAD-CM

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, para o 1º semestre de 2020, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para o Programa de Monitoria Voluntária do Câmpus Campo Mourão da UTFPR.

 

1. DO OBJETO

O Programa de Monitoria da UTFPR tem como finalidade a melhoria do processo ensino-aprendizagem, constituindo-se em atividade optativa dentro dos cursos de graduação da UTFPR, podendo, quando da sua conclusão, ser pontuado como Atividade Complementar e constar no Histórico Escolar do estudante.

 

2. DAS NORMAS GERAIS

2.1 Este Edital está fundamentado no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação (COEPP) por meio da Resolução n° 15/09, de 13 de março de 2009.

2.2 A concessão da vaga na Monitoria Voluntária está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.

2.3 O Estudante-Monitor Voluntário não terá nenhuma compensação financeira ou bolsa pelo exercício da Monitoria Voluntária.

2.4 A vigência da Monitoria Voluntária poderá ser interrompida por solicitação da Diretoria de Graduação e Educação Profissional ou do Estudante-Monitor Voluntário.

2.5 Os Estudantes-Monitores Voluntários exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e com carga horária semanal entre 5 (cinco) e 15 (quinze) horas de atividades acadêmicas.

2.6 A carga horária semanal do Estudante-Monitor Voluntário será definida pelo Professor-Orientador e aprovada pelo Coordenador de Curso ou Chefe de Departamento de Área, não podendo ser superior a 5 (cinco) horas diárias.

2.7. Os Estudantes-Monitores Voluntários deverão fazer seus Horários de Atividades, em comum acordo com os Professores-Orientadores, não podendo estes coincidirem com suas atividades acadêmicas regulares.

2.8. A formalização da Monitoria Voluntária ocorrerá por meio de Termo de Acordo específico entre a Instituição e o Estudante-Monitor Voluntário e mediado pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional da Instituição.

                                  

3. DAS ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE-MONITOR VOLUNTÁRIO

Constituem-se atribuições do Estudante-Monitor:

 

4. DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES

O Programa é destinado aos estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação da UTFPR.

 

5. DAS VAGAS DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

As vagas disponíveis para Monitoria Voluntária no 1º semestre de 2020, no Câmpus Campo Mourão, estão especificadas no Quadro I.

Quadro I – Vagas disponíveis para Monitoria Voluntária no Câmpus Campo Mourão.

Coord. Depart./ Vinculado

Disciplina/Unidade Curricular

Professor-Orientador (poderá mudar durante a vigência do programa)

Quant. de vagas

DACOC

Mecânica dos Solos

Ewerton Clayton Alves da Fonseca

01

DALIM

Transferência de Calor

Angela Maria Gozzo

01

DAELN

Métodos de Matemática Aplicada

Marina Valença Alencar

01

DAELN

Eletromagnetismo

Marina Valença Alencar

01

DACOM

Lógica Matemática

Frank Helbert Borsato

01

DAELN

Controle 1 / Controle 2

Leandro Castilho Brolin    

01

DAFIS

Física 2

Wladimir Sérgio Braga

01

DAFIS

Física 3

Cesar Vanderlei Deimling

01

DAGEE

Gestão da Produção /

Logística e Gerência de Materiais

Marcia Meira Berti Fiorin

01

DALIM

Fundamentos dos Cálculos em Engenharia

Stéphani Caroline Beneti

01

DAMAT

Equações Diferencias Ordinárias

Sara Coelho da Silva

01

DAMAT

Tópicos de Matemática 1

Claudete Cargnin

01

DAMAT

Calculo Diferencial e Integral 1 

Thelma Pretel Brandao Vecchi

01

 

6. DAS INSCRIÇÕES

6.1 Para concorrer ao processo de seleção da Monitoria Voluntária o candidato deverá:

6.2 Somente será aceita uma inscrição por estudante realizada a partir das 17h do dia 03 até às 17h30min do dia 05 de março de 2020, mediante o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição Monitoria Voluntária.

6.3 A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital, no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR e na Instrução Normativa 01/09 - PROGRAD.

 

7. DA EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O candidato será excluído do processo de seleção se não preencher e enviar o Formulário de Inscrição no prazo estabelecido e se as informações prestadas não forem verdadeiras.

 

8. DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

A seleção dos Estudantes-Monitores será feita a partir de processo seletivo definido pela Coordenação de Curso/Departamento Acadêmico, sob orientação e supervisão da Diretoria de Graduação e Educação Profissional, sendo que os critérios de seleção para cada disciplina/unidade curricular do Quadro I estão apresentados no Apêndice A deste Edital. A classificação se dará por ordem decrescente da nota final, sendo adotado como critério de desempate o Coeficiente de Rendimento.

 

9. DOS RESULTADOS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O Resultado Preliminar do processo seletivo para Programa de Monitoria Voluntária (2020/01) do Câmpus Campo Mourão da UTFPR com o nome do candidato classificado e de suplentes será publicado, após às 17h do dia 12 de março de 2020, pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional. Para visualizar clique no Edital do processo seletivo para Programa de Monitoria Voluntária (2020/01) do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link  Resultado Preliminar.

 

O Resultado Final do processo seletivo para Programa de Monitoria Voluntária (2020/01) do Câmpus Campo Mourão da UTFPR com o nome dos candidatos classificados e de suplentes será publicado após às 17h do dia 16 de março de 2020, no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional. Para visualizar clique no Edital do processo seletivo para Programa de Monitoria Voluntária (2020/01) do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link  Resultado Final.

 

10. DO(S) RECURSO(S) E RESULTADO DO(S) RECURSO(S)

O prazo para envio de recursos após a publicação Resultado Preliminar do processo seletivo para Programa de Monitoria Voluntária (2020/01) será até às 17h30min do dia 13 de março de 2020. As manifestações deverão ser enviadas para o e-mail dirgrad-cm@utfpr.edu.br.

O Resultado do(s) Recurso(s) (Deferido / Indeferido), será publicado no dia 16 de março de 2020 após às 12h, pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional. Para visualizar clique no Edital do processo seletivo para Programa de Monitoria Voluntária (2020/01) do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link  Resultado Recurso.


11. DOS CANDIDATO(S) SELECIONADO(S)

O(s) candidato(s) SELECIONADO(S) (conforme a quantia de vagas para cada disciplina ou conjunto de disciplinas, prevista no Quadro I) deverão entrar em contato com o Professor-Orientador, Coordenador do Curso ou Chefe de Departamento para providenciar os seguintes documentos:

- Plano de Trabalho do Estudante-Monitor (Publicado no Portal da UTFPR), para visualizar clique no Edital do processo seletivo para Programa de Monitoria Voluntária (2020/01) do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link  Plano de Trabalho do Estudante-Monitor.

- Definição dos Horários de Atividades do Estudante-Monitor (Publicado no Portal da UTFPR), para visualizar clique no Edital do processo seletivo para Programa de Monitoria Voluntária (2020/01) do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link Definição dos Horários de Atividades do Estudante-Monitor.

- Termo de Acordo do Estudante-Monitor Voluntário em 03 (três) vias (Publicado no Portal da UTFPR), para visualizar clique no Edital do processo seletivo para Programa de Monitoria Voluntária (2020/01) do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link Termo de Acordo do Estudante-Monitor Voluntário.

 

12. DA EFETIVAÇÃO DA VAGA/ENTREGA DE DOCUMENTOS

Para efetivação da vaga, no período de 17 a 18/03/2020, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min (conforme a quantia de vagas para cada disciplina ou conjunto de disciplinas, prevista no Quadro I), deverão ser entregues na Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Campo Mourão da UTFPR  assinados os seguintes documentos:

- Definição dos Horários de Atividades do Estudante-Monitor;

- Termo de Acordo do Estudante-Monitor Voluntário.

O candidato na condição de selecionado que não efetivar a vaga no dia, horário e local indicado acima, perderá o direito a vaga na disciplina ou conjunto de disciplina em que foi convocado e a vaga ficará disponível para chamada de suplentes.

 

13. DOS SUPLENTES

O(s) candidato(s) classificado(s) como suplentes, deverão ficar atentos às publicações das convocações (próximas Chamadas) da DIRGRAD-CM, pois no caso de desistência do candidato selecionado na vaga ou na impossibilidade de assumir, poderá ser chamado o suplente conforme ordem de classificação para a vaga disponível. Também poderá ser chamado durante a vigência do semestre letivo 01/2020, desde que a vaga fique disponível.

 

14. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Atividade

Datas

Horários

Local

Inscrição dos candidatos

Início 03/03/2020

A partir das 17h

Formulário de Inscrição Monitoria Voluntária

Término 05/03/2020

Até às 17h30min

Seleção dos candidatos

Início 06/03/2020

Após às 14h

A definir pelo respectivo professor orientador

Término 11/03/2020

Até às 18h

Divulgação do Resultado Preliminar dos estudantes selecionados e dos suplentes

12/03/2020

Após às 17h

Portal da UTFPR

Prazo para Recursos

13/03/2020

Até às 17h30min

via e-mail para: dirgrad-cm@utfpr.edu.br

Resultado dos Recursos

16/03/2020

Após às 12h

Portal da UTFPR

Resultado Final dos estudantes selecionados e dos suplentes (Pós-Recurso)

16/03/2020

Após às 17h

Portal da UTFPR

Efetivação da Vaga / Entrega de documentos

17 e 18/03/2020

8h às 12h e das 13h30min às 17h30min

DIRGRAD-CM (Bloco A - Sala DIRGRAD)

Início das atividades de monitoria

23/03/2020

A definir em conjunto com o Professor-Orientador

A definir em conjunto com o Professor-Orientador

Reunião com alunos Monitores*

25/03/2020

10h30min  ou 14h

Sala de Reuniões - DIRGE-CM (Bloco A)

Período de Vigência da Monitoria

23/03/2020 a 10/07/2020

A definir em conjunto com o Professor-Orientador

A definir em conjunto com o Professor-Orientador e DIRGRAD-CM

*Poderá ocorrer alteração da data e horário da reunião com alunos Monitores.

 

15. DA PUBLICAÇÃO DO EDITAL

O presente Edital será publicado no Boletim de Serviço Eletrônico e na página do Câmpus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional.

 

16. DO FORO

Para dirimir as questões oriundas deste instrumento, fica eleito o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária da Comarca de Campo Mourão, do Estado do Paraná. 

 

17. DISPOSIÇÕES GERAIS

17.1 O candidato deverá basear-se no Regulamento do Programa de Monitoria ao Estudante da UTFPR, disponível na página da PROGRAD, e nas instruções estabelecidas neste Edital para a participação ao processo seletivo de Monitoria Voluntária.

17.2 Os prazos constantes deste Edital estão compilados no item 14. Cronograma de Atividades. O não cumprimento dos prazos estabelecidos podem implicar na perda do respectivo direito.

17.3 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, observada a legislação vigente.

17.4 Os recursos, devidamente fundamentados, deverão ser apresentados no prazo estipulado, conforme item 14 deste Edital, à Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

 

Campo Mourão, 03 de março de 2020.

 

LEANDRO WAIDEMAM

Diretor de Graduação e Educação Profissional UTFPR

Câmpus Campo Mourão

 

HERON OLIVEIRA DOS SANTOS LIMA

Diretor-Geral

Câmpus Campo Mourão

 

Para anexos use a seção a seguir:



logotipo

Documento assinado eletronicamente por LEANDRO WAIDEMAM, DIRETOR(A), em 03/03/2020, às 15:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por HERON OLIVEIRA DOS SANTOS LIMA, DIRETOR(A)-GERAL, em 03/03/2020, às 16:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1347633 e o código CRC (and the CRC code) 5D4102C3.



Apêndice A – Critérios e Métodos de Cálculo para seleção dos candidatos a Monitoria Voluntária

MECÂNICA DOS SOLOS

Método de cálculo para obtenção da Nota Final (NF), no processo de seleção:

NF = ND * 0,6 + (CR*10) * 0,4

 

Legenda:

NF – Nota final atribuída ao candidato

ND - Nota da disciplina Mecânica dos Solos ou disciplina equivalente, constante no histórico escolar do aluno.

CR - Coeficiente de rendimento, constante no histórico escolar do aluno.

TRANSFERÊNCIA DE CALOR

Método de cálculo para obtenção da Nota Final (NF), no processo de seleção:

NF = (ND + (CR*10)) / 2

 

Legenda:

NF – Nota final atribuída ao candidato

ND - Nota da disciplina Transferência de Calor ou disciplina equivalente, constante no histórico escolar do aluno.

CR - Coeficiente de rendimento, constante no histórico escolar do aluno.

MÉTODOS DE MATEMÁTICA APLICADA

Método de cálculo para obtenção da Nota Final (NF), no processo de seleção:

NF = (ND + (CR*10)) / 2

 

Legenda:

NF – Nota final atribuída ao candidato

ND - Nota da disciplina Métodos de Matemática Aplicada ou disciplina equivalente, constante no histórico escolar do aluno.

CR - Coeficiente de rendimento, constante no histórico escolar do aluno.

ELETROMAGNETISMO

Método de cálculo para obtenção da Nota Final (NF), no processo de seleção:

NF = (ND + (CR*10)) / 2

 

Legenda:

NF – Nota final atribuída ao candidato

ND - Nota da disciplina Eletromagnetismo ou disciplina equivalente, constante no histórico escolar do aluno.

CR - Coeficiente de rendimento, constante no histórico escolar do aluno.

LÓGICA MATEMÁTICA

Método de cálculo para obtenção da Nota Final (NF), no processo de seleção:

NF = (ND1 + ND2 + … NDn + CR*10)/(n+1),  onde n é o número de vezes que a disciplina Lógica Matemática foi cursada

 

Legenda:

NF – Nota final atribuída ao candidato

ND1, ND2, ...NDn - Nota da disciplina Lógica Matemática ou disciplina equivalente, constante no histórico escolar do aluno.

CR - Coeficiente de rendimento, constante no histórico escolar do aluno.

CONTROLE 1/ CONTROLE 2

Método de cálculo para obtenção da Nota Final (NF), no processo de seleção:

NF = (NC1+NC2) / 2

 

Legenda:

NF – Nota final atribuída ao candidato

NC1 - Nota da disciplina  Controle 1 ou disciplina equivalente, constante no histórico escolar do aluno.

NC2 - Nota da disciplina  Controle 2 ou disciplina equivalente, constante no histórico escolar do aluno.

FÍSICA 2

Método de cálculo para obtenção da Nota Final (NF), no processo de seleção:

NF = (ND + CR*10)/2

 

Legenda:

NF – Nota final atribuída ao candidato

ND - Nota da disciplina de Física 2 ou disciplina equivalente, constante no histórico escolar do aluno.

CR - Coeficiente de rendimento, constante no histórico escolar do aluno.

FÍSICA 3

Método de cálculo para obtenção da Nota Final (NF), no processo de seleção:

NF = (ND + CR*10)/2

 

Legenda:

NF – Nota final atribuída ao candidato

ND - Nota da disciplina de Física 3 ou disciplina equivalente, constante no histórico escolar do aluno.

CR - Coeficiente de rendimento, constante no histórico escolar do aluno.

GESTÃO DA PRODUÇÃO / LOGÍSTICA E GERÊNCIA DE MATERIAIS

Método de cálculo para obtenção da Nota Final (NF), no processo de seleção:

NF = (NGP + NLG)

 

Legenda:

NF – Nota final atribuída ao candidato

NGP - Nota da disciplina de Gestão da Produção ou disciplina equivalente, constante no histórico escolar do aluno.

NLG - Nota da disciplina de Logística e Gerência de Materiais ou disciplina equivalente, constante no histórico escolar do aluno.

FUNDAMENTOS DOS CÁLCULOS EM ENGENHARIA

Método de cálculo para obtenção da Nota Final (NF), no processo de seleção:

NF = ND + CR*10

 

Legenda:

NF – Nota final atribuída ao candidato

ND - Nota da disciplina de Fundamentos dos Cálculos em Engenharia ou disciplina equivalente, constante no histórico escolar do aluno.

CR - Coeficiente de rendimento, constante no histórico escolar do aluno.

EQUAÇÕES DIFERENCIAS ORDINÁRIAS

Método de cálculo para obtenção da Nota Final (NF), no processo de seleção:

NF = (ND*0,7+CR*10*0,3)

 

Legenda:

NF – Nota final atribuída ao candidato

ND - Nota da disciplina de Equações Diferencias Ordinárias ou disciplina equivalente, constante no histórico escolar do aluno.

CR - Coeficiente de rendimento, constante no histórico escolar do aluno.

TÓPICOS DE MATEMÁTICA 1

Método de cálculo para obtenção da Nota Final (NF), no processo de seleção:

NF = (ND + CR*10)/2

 

Legenda:

NF – Nota final atribuída ao candidato

ND - Nota da disciplina de Tópicos de Matemática 1 ou disciplina equivalente, constante no histórico escolar do aluno.

CR - Coeficiente de rendimento, constante no histórico escolar do aluno.

CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 1

Método de cálculo para obtenção da Nota Final (NF), no processo de seleção:

NF = (ND + CR*10)/2

 

Legenda:

NF – Nota final atribuída ao candidato

ND - Nota da disciplina de Calculo Diferencial e Integral 1  ou disciplina equivalente, constante no histórico escolar do aluno.

CR - Coeficiente de rendimento, constante no histórico escolar do aluno.

 

CRITÉRIO GERAL PARA DESEMPATE:

Caso dois ou mais candidatos obtenham Nota Final (NF) igual no processo de Seleção para determinada disciplina, para fins de desempate e ordenação da classificação será considerado melhor classificado o candidato que na data de seleção possuir o maior Coeficiente de rendimento em seu Histórico Escolar.