Boletim de Serviço Eletrônico em 06/03/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS DOIS VIZINHOS

DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-DV

 

PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DA UTFPR

 

EDITAL 007/2020 – DIRGRAD-DV/DIRGE-DV

(Retificado em 06.03.2020)

 

 

Da ordem do Diretor Geral do Campus Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Diretoria de Graduação e Educação profissional, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, para o 1º semestre de 2020, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para o Programa de Monitoria Voluntária do Campus Dois Vizinhos da UTFPR.

 

1. DO OBJETO

 

O Programa de Monitoria Voluntária da UTFPR tem como finalidade a melhoria do processo ensino-aprendizagem, constituindo-se em atividade optativa dentro dos cursos de graduação da UTFPR, podendo, quando da sua conclusão, ser pontuado como Atividade Complementar e constar no Histórico Escolar do estudante.

 

2. DAS NORMAS GERAIS

 

2.1. Este Edital está fundamentado no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação (COEPP) por meio da Resolução n° 15/09, de 13 de março de 2009, disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD).

 

2.2. A concessão da vaga na Monitoria Voluntária está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.

 

2.3. O Estudante-Monitor Voluntário não terá nenhuma compensação financeira ou bolsa pelo exercício da Monitoria Voluntária.

 

2.4. O período de vigência da Monitoria Voluntária está especificado no Quadro II deste edital, podendo ser interrompida por solicitação da Diretoria de Graduação e Educação Profissional, do Estudante-Monitor Voluntário ou pelo Professor Orientador.

 

2.5. Os Estudantes-Monitores Voluntários exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR.

 

2.6. A carga horária semanal do estudante poderá ser entre 5 (cinco) e 15 (quinze) horas de atividades acadêmicas, não podendo ser superior a 5 (cinco) horas diárias, sendo definida em comum acordo entre o professor e aluno e formalizada conforme item 2.9 deste edital.

 

2.7 Os Estudantes-Monitores deverão fazer seus Horários de Atividades, em comum acordo com os Professores-Orientadores, não podendo estes coincidir com suas atividades acadêmicas regulares, bem como, ter disponibilidade de horário para acompanhar atividades práticas e/ou teóricas da (s) disciplina (s) que prestar monitoria a critério do Professor Orientador.

 

2.8 Os horários de atendimento ao aluno pelo monitor, quando em blocos de sala de aula, deverão ser realizados às segundas-feiras, no período tarde, noite ou nos horários intermediários de turno (intervalo das 12h às 13h e 17h30 às 19h). De terça a sexta, as monitorias realizadas em sala de aula deverão acontecer somente nos horários intermediários. Nos demais espaços (Laboratórios, espaços de convivência, etc), o atendimento ao aluno pode ser agendado conforme disponibilidade e critério de uso do espaço em questão.

 

2.9 A formalização da Monitoria ocorrerá por meio de Termo de Acordo específico entre a Instituição e o Estudante-Monitor e mediado pelo Departamento de Educação - DEPED da Instituição.

 

3. DAS ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE-MONITOR VOLUNTÁRIO

 

Constituem-se atribuições do Estudante-Monitor Voluntário:

  1. auxiliar os docentes em tarefas didáticas, compatíveis com o seu grau de conhecimento relacionadas a:

    1. assistência aos estudantes dos cursos de graduação para resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas;

    2. preparação de atividades teóricas e/ou práticas compatíveis com seu grau de conhecimento e experiência; e

    3. elaboração de material didático complementar.

  2. zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas;

  3. participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais como semana de curso, exposição tecnológica, feira de profissões, ou outros eventos promovidos pelas Coordenações de Curso ou Departamentos Acadêmicos; e

  4. elaborar semestralmente o Relatório de Atividades desenvolvidas.

 

4. DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES

 

O Programa é destinado aos estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação da UTFPR, que já tenham cursado a disciplina a qual se candidata como monitor.

 

5. DAS VAGAS PARA MONITORIA VOLUNTÁRIA

 

As vagas disponíveis para seleção no 1º semestre de 2020 no CAMPUS DOIS VIZINHOS, estão especificadas no Quadro I. A critério do Professor-Orientador, poderão ser chamados mais alunos classificados além do número de vagas previstas.

 

 

Quadro I – Vagas disponíveis para Monitoria Voluntária no Campus Dois Vizinhos

DISCIPLINAS/UNIDADE CURRICULARES

CÓD

PROFESSOR-ORIENTADOR / RESPONSÁVEL PELA SELEÇÃO

VAGAS

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

SELEÇÃO

DATA

HORARIO

LOCAL

    1.

HISTOLOGIA ANIMAL

HA41B

PATRICIA ROSSI

01

Entrevista, Prova Oral (conteúdo teórico) e Prova prática, Disponibilidade de horário e Experiência anterior com monitoria

10/03

14h

Laboratório Multiusuário 2

    2.

GENÉTICA DE POPULAÇÕES E EVOLUÇÃO

GN27C

NÉDIA DE CASTILHOS GHISI

01

Análise de currículo (Lattes) – 2, Maior coeficiente acadêmico -  2.0, Maior nota na disciplina - 5.0, Disponibilidade de horário1.0

Necessário que o aluno entre em contato com o professor.

   3.

GENÉTICA GERAL E HUMANA

GG34C

NÉDIA DE CASTILHOS GHISI

01

Análise de currículo (Lattes) – 2, Maior coeficiente acadêmico -  2.0, Maior nota na disciplina - 5.0, Disponibilidade de horário1.0

Necessário que o aluno entre em contato com o professor.

   4.

DESENHO TÉCNICO APLICADO

DT12I

GRACIELLE JOHANN

01

Entrevista – 50%,  Maior nota na disciplina – 50%

09/03

14h

Bloco G10, gabinete A13

   5. 

BANCO DE DADOS 1 BANCO DE DADOS 2

BD23S BD24S

ANDERSON CHAVES CARNIEL,  RODRIGO TOMAZ PAGNO

01

Entrevista 40% (Adequação ao plano de trabalho, motivação, relacionamento interpessoal, comprometimento com a monitoria), Maior coeficiente acadêmico - 10%, Maior nota na disciplina - 30% (média das notas em BD23S e BD24S), Disponibilidade de horário - 20% (horário de atendimento de alunos, acesso ao Moodle, reuniões de orientação)

10/03

20h30

Sala B1 no G10

   6.

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

ANÁLISE ORIENTADA A OBJETOS

AO24S PO23S

ALINNE CRISTINNE CORRÊA SOUZA,  EVANDRO MIGUEL KUSZERA

01

Entrevista -  Contempla 35% da nota,  Maior coeficiente acadêmico -  Contempla 20% da nota,  Maior nota na disciplina -  Contempla 30% da nota,  Disponibilidade de horário -  Contempla 15% da nota

09/03

15h

B3-S3

   7.

MICROBIOLOGIA GERAL MICROBIOLOGIA AMBIENTAL

MG12I MA10I

NAIANA CRISTINE GABIATTI

01

Análise de currículo (Lattes) -  O candidato deverá apresentar seu currículo Lattes contendo sua experiência anterior com atividades de ensino (ex.: monitorias anteriores), pesquisa (ex.: iniciação científica) e extensão (ex.: participação em qualquer projeto de extensão). (Peso 3), Entrevista- O candidato passará por uma entrevista com o professor responsável pelas disciplinas. (Peso 3), a média final do candidato na disciplina de Microbiologia Final será levada em consideração como critério de pontuação - (Peso 2,0), Disponibilidade de horário - o candidato deve ter horários compatíveis com os das disciplinas, em especial no que concerne aos horários das aulas práticas. (Peso 2)

09/03

13h

gabinete A14 do Bloco G10

   8.

TOPOGRAFIA I

TP13R,

ALYNE RAMINELLI SIGUEL GEMIN

01

Análise de currículo (Lattes) -  Levar currículo para avaliação (não será exigido o padrão Lattes) (Peso 2), Entrevista-(Peso 4) Será considerada a disponibilidade do aluno para acompanhar as aulas práticas (Peso 4) -

09/03

14 horas

CG5 sala 10

   9.

TOPOGRAFIA E ELEMENTOS DE GEODÉSIA

TP33F

MARIA MADALENA SANTOS DA SILVA

01

Entrevista - 40% do quesito para escolha do monitor. Disponibilidade de horário - 20% do quesito para escolha do monitor. Trazer matrícula impressa. Experiência anterior com monitoria -20% do quesito para escolha do monitor, Carta de intenção - 20% do quesito para escolha do monitor. Carta escrita de próprio punho, explicitando experiências anteriores como monitor e motivações para ser monitor de topografia.

09/03

8h30

CG3 e sala 06, sala da prof. Madalena

  10.

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À ENGENHARIA FLORESTAL

GA38F

FABIANI DAS DORES ABATI MIRANDA

01

Análise de currículo (Lattes) -  Encaminhar currículo por email, antes da entrevista. (Peso 2),  Entrevista - Na sala da DIRGRAD, Bloco K. (Peso 6),  Disponibilidade de horário - Ter horário disponível para atendimento, na segunda a tarde. Se possível, na terça das 9:15h às 12h. (Peso 2)

09/03

8h15

Sala da DIRGRAD, Bloco K

   11.

TOPOGRAFIA II

TP14R

FABIANI DAS DORES ABATI MIRANDA

01

Análise de currículo (Lattes) - Deverá ser encaminhado por e-mail, até um dia antes da entrevista. (Peso 3). Entrevista sobre a vida acadêmica do aluno e suas experiências com a área de Topografia. (Peso 5), Disponibilidade de horário - Ter horário disponível nas segundas-feiras a tarde. Se possível nas quartas pela manhã. (Peso2)

09/03

15h

Sala da DIRGRAD, Bloco K1

  12.

ECONOMIA FLORESTAL

EC37F

ELISABETE VUADEN

01

Entrevista - Será realizado entrevista com no máximo 5 perguntas, Maior nota na disciplina- Será avaliada a nota da disciplina como critério de seleção. Disponibilidade de horário- Será considerado a disponibilidade de horário do aluno como critério de seleção.

09/03

14h

LAMAF- Laboratório de Manejo Florestal

  13.

MICROBIOLOGIA GERAL

MG11R

MARISTELA DOS SANTOS REY

01

Entrevista com o professor da disciplina (50%). Maior coeficiente acadêmico- Será avaliado pelo professor (20%). Maior nota na disciplina - Será utilizada a nota da disciplina (20%). Disponibilidade de horário- Será avaliada disponibilidade de tempo do aluno com relação às aulas que este tem no semestre (10%)

09/03

15h

Sala CP4-sala 6

  14.

RECURSOS GENÉTICOS E MELHORAMENTO VEGETA

RG14R

CARLOS ANDRÉ BAHRY,  JOEL DONAZZOLO

01

Entrevista – peso 5, Maior coeficiente acadêmico - peso 3, Maior nota na disciplina- peso 2

10/03

08h

Sala de estudos e reuniões do Laboratório de Culturas Anuais, junto à Fazenda Experimental.

  15.

TRATOS E MÉTODOS SILVICULTURAIS

TM36F

ELEANDRO JOSE BRUN

01

Análise de currículo (Lattes)- Atuação em projetos na área de silvicultura, estágios, participação em eventos e cursos de curta duração na área, além de outras atividades extra curriculares. (peso 60%), Entrevista -Intenções quanto à monitoria, demanda de aprimoramento da formação, busca de atuação em outras ações técnico-científicas, (30%), Disponibilidade de horário Horários disponíveis para acompanhamento das aulas e desenvolvimento das atividades previstas (10%)

09/03

9h

Sala do Professor Eleandro José Brun (Laboratório de Silvicultura - Prédio G10, térreo)

  16.

SILVICULTURA AVANÇADA

SA38F

ELEANDRO JOSE BRUN

01

Análise de currículo (Lattes)- Atuação em projetos na área de silvicultura, estágios, participação em eventos e cursos de curta duração na área, além de outras atividades extra curriculares. (peso 60%), Entrevista -Intenções quanto à monitoria, demanda de aprimoramento da formação, busca de atuação em outras ações técnico-científicas, (30%), Disponibilidade de horário Horários disponíveis para acompanhamento das aulas e desenvolvimento das atividades previstas (10%)

09/03

9h

Sala do Professor Eleandro José Brun (Laboratório de Silvicultura - Prédio G10, térreo)

  17.

GEOPROCESSAMENTO

E SENSORIAMENTO REMOTO

GS15R

ALYNE RAMINELLI SIGUEL GEMIN

01

Análise de currículo - Levar currículo para avaliação (não será exigido o padrão Lattes) (Peso 2). Entrevista - (Peso 4). Disponibilidade de horário - Será considerada a disponibilidade do aluno para acompanhar as aulas práticas (Peso 5).

09/03

14h

CG5 sala 10

   18.

SILVICULTURA

SI17R

FLAVIA GIZELE KONIG BRUN

01

Análise de currículo (Lattes)- Atuação em projetos, estágios e trabalhos acadêmicos na área da disciplina (Valor 30%), Entrevista- Coerência entre formação e objetivos para com a atividade de monitoria (30%), Maior nota na disciplina - 20%, Disponibilidade de horári - Disponibilidade de pelo menos 15 horas semanais para as atividades da monitoria (20%)

09/03

9h

Sala da Professora (Prédio G10 - Térreo - junto ao Lab. de Silvicultura)

  19.

TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

TO48B

MARCELA TOSTES FRATA

01

Análise de currículo (Lattes) - Será considerado o coeficiente acadêmico. Entrevista, Disponibilidade de horário- Possuir disponibilidade de horário nas terças-feiras (manhã e tarde).

09/03

12h

O local e o horário serão combinados diretamente com o candidato após o término das inscrições, de acordo com a disponibilidade de horário do candidato.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. DAS INSCRIÇÕES

 

6.1. Para concorrer ao processo de seleção da Monitoria Voluntária o candidato deverá:

  1. estar cursando, no mínimo, o 2º período;

  2. ter sido aprovado na disciplina/unidade curricular que caracteriza a área da Monitoria Voluntária pretendida;

  3. comprovar haver compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento da Monitoria Voluntária;

  4. não ter desistido da atividade de monitoria anteriormente; e

  5. não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.

 

6.2. Somente serão aceitas às inscrições recebidas a partir das 19h30 do dia 03 de março de 2020 e até as 23h do dia 08 de março de 2020, exclusivamente feitas no endereço eletrônico abaixo:

 

https://questionario.utfpr.edu.br/limesurvey/index.php/556826?lang=pt-BR

 

6.3. A UTFPR-DV não se responsabiliza por inscrições não recebidas em razão de ordem técnica de computadores ou rede de internet que causem a indisponibilidade de transmissão de dados.

 

6.4. A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital, no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR e na Instrução Normativa 01/09 - PROGRAD.

 

7. DA EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

 

O candidato será excluído do processo de seleção se:

  1. Não preencher o Formulário de Inscrição no prazo estabelecido;

  2. Prestar informações/declarações falsas durante o processo de inscrição ou de seleção;

  3. Não comparecer no processo de seleção;

  4. Não preencher os requisitos mínimos estabelecidos para a disciplina a que concorre e/ou os previstos no item 6.1 deste Edital.

 

8. DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

 

8.1 A seleção e classificação dos Estudantes-Monitores será feita a partir de processo seletivo elaborado pelo (s) Professor (es) Orientador (es), sob orientação e supervisão da Coordenação de Curso, sendo que os critérios de seleção para cada disciplina/unidade curricular estão apresentados no Quadro I deste Edital.

 

8.2 A divulgação do local e horário da seleção é realizada pelo (s) Professor (es) Orientador (es) via e-mail para os candidatos inscritos e/ou no mural da sala do respectivo professor.

 

 

 

9. RESULTADO  DO PROCESSO DE SELEÇÃO

 

O presente edital e a respectiva relação dos estudantes selecionados para as vagas disponíveis de monitoria voluntária no 1º semestre de 2020 será publicada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, no  link http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos e no mural do DEPED.

 

10. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

Quadro II - Cronograma

Atividade

Datas

Inscrição dos candidatos

Início

19h30 do dia 03/03/2020

Término

23h do dia 08/03/2020

Seleção dos candidatos

09 e 10/03/2020

Resultado preliminar

11/03/2020 até às 16h

Recurso do resultado preliminar

12/03/2020 das 09h às 11h30 e das 13h30 às 17h no GADIR-DV, Bloco K1

Divulgação dos estudantes selecionados

13/03/2020

Início das atividades

16/03/2020

Vigência da bolsa

16/03 a 14/07/2020

 

11. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

11.1 O candidato deverá basear-se no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR, disponível na página da PROGRAD, e nas instruções estabelecidas neste Edital para a participação ao processo seletivo da Monitoria Voluntária.

 

11.2 Os prazos constantes deste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

 

11.3 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, observada a legislação vigente.

 

11.4 Os recursos, devidamente fundamentados, deverão ser apresentados por escrito no prazo e local estabelecido no cronograma disposto no Quadro II deste Edita.

 

12.  CASOS OMISSOS

 

12.1 Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela comissão de seleção e homologados pela Diretoria de Graduação do Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR.

 

12.2 Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

 

Dois Vizinhos, 06 de março de 2020.

 

 

Fabiani das Dores Abati Miranda

Diretora-Geral em exercício

 

 


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Documento assinado eletronicamente por FABIANI DAS DORES ABATI MIRANDA, DIRETOR(A), em 06/03/2020, às 15:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23064.005632/2020-72 SEI nº 1359068