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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA GERAL - CÂMPUS DOIS VIZINHOS DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-DV |
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PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DA UTFPR
EDITAL 007/2020 – DIRGRAD-DV/DIRGE-DV
(Retificado em 06.03.2020)
Da ordem do Diretor Geral do Campus Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Diretoria de Graduação e Educação profissional, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, para o 1º semestre de 2020, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para o Programa de Monitoria Voluntária do Campus Dois Vizinhos da UTFPR.
1. DO OBJETO
O Programa de Monitoria Voluntária da UTFPR tem como finalidade a melhoria do processo ensino-aprendizagem, constituindo-se em atividade optativa dentro dos cursos de graduação da UTFPR, podendo, quando da sua conclusão, ser pontuado como Atividade Complementar e constar no Histórico Escolar do estudante.
2. DAS NORMAS GERAIS
2.1. Este Edital está fundamentado no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação (COEPP) por meio da Resolução n° 15/09, de 13 de março de 2009, disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD).
2.2. A concessão da vaga na Monitoria Voluntária está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.
2.3. O Estudante-Monitor Voluntário não terá nenhuma compensação financeira ou bolsa pelo exercício da Monitoria Voluntária.
2.4. O período de vigência da Monitoria Voluntária está especificado no Quadro II deste edital, podendo ser interrompida por solicitação da Diretoria de Graduação e Educação Profissional, do Estudante-Monitor Voluntário ou pelo Professor Orientador.
2.5. Os Estudantes-Monitores Voluntários exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR.
2.6. A carga horária semanal do estudante poderá ser entre 5 (cinco) e 15 (quinze) horas de atividades acadêmicas, não podendo ser superior a 5 (cinco) horas diárias, sendo definida em comum acordo entre o professor e aluno e formalizada conforme item 2.9 deste edital.
2.7 Os Estudantes-Monitores deverão fazer seus Horários de Atividades, em comum acordo com os Professores-Orientadores, não podendo estes coincidir com suas atividades acadêmicas regulares, bem como, ter disponibilidade de horário para acompanhar atividades práticas e/ou teóricas da (s) disciplina (s) que prestar monitoria a critério do Professor Orientador.
2.8 Os horários de atendimento ao aluno pelo monitor, quando em blocos de sala de aula, deverão ser realizados às segundas-feiras, no período tarde, noite ou nos horários intermediários de turno (intervalo das 12h às 13h e 17h30 às 19h). De terça a sexta, as monitorias realizadas em sala de aula deverão acontecer somente nos horários intermediários. Nos demais espaços (Laboratórios, espaços de convivência, etc), o atendimento ao aluno pode ser agendado conforme disponibilidade e critério de uso do espaço em questão.
2.9 A formalização da Monitoria ocorrerá por meio de Termo de Acordo específico entre a Instituição e o Estudante-Monitor e mediado pelo Departamento de Educação - DEPED da Instituição.
3. DAS ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE-MONITOR VOLUNTÁRIO
Constituem-se atribuições do Estudante-Monitor Voluntário:
auxiliar os docentes em tarefas didáticas, compatíveis com o seu grau de conhecimento relacionadas a:
assistência aos estudantes dos cursos de graduação para resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas;
preparação de atividades teóricas e/ou práticas compatíveis com seu grau de conhecimento e experiência; e
elaboração de material didático complementar.
zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas;
participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais como semana de curso, exposição tecnológica, feira de profissões, ou outros eventos promovidos pelas Coordenações de Curso ou Departamentos Acadêmicos; e
elaborar semestralmente o Relatório de Atividades desenvolvidas.
4. DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES
O Programa é destinado aos estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação da UTFPR, que já tenham cursado a disciplina a qual se candidata como monitor.
5. DAS VAGAS PARA MONITORIA VOLUNTÁRIA
As vagas disponíveis para seleção no 1º semestre de 2020 no CAMPUS DOIS VIZINHOS, estão especificadas no Quadro I. A critério do Professor-Orientador, poderão ser chamados mais alunos classificados além do número de vagas previstas.
Quadro I – Vagas disponíveis para Monitoria Voluntária no Campus Dois Vizinhos
DISCIPLINAS/UNIDADE CURRICULARES |
CÓD |
PROFESSOR-ORIENTADOR / RESPONSÁVEL PELA SELEÇÃO |
VAGAS |
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO |
SELEÇÃO |
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DATA |
HORARIO |
LOCAL |
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1. |
HISTOLOGIA ANIMAL |
HA41B |
PATRICIA ROSSI |
01 |
Entrevista, Prova Oral (conteúdo teórico) e Prova prática, Disponibilidade de horário e Experiência anterior com monitoria |
10/03 |
14h |
Laboratório Multiusuário 2 |
2. |
GENÉTICA DE POPULAÇÕES E EVOLUÇÃO |
GN27C |
NÉDIA DE CASTILHOS GHISI |
01 |
Análise de currículo (Lattes) – 2, Maior coeficiente acadêmico - 2.0, Maior nota na disciplina - 5.0, Disponibilidade de horário1.0 |
Necessário que o aluno entre em contato com o professor. |
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3. |
GENÉTICA GERAL E HUMANA |
GG34C |
NÉDIA DE CASTILHOS GHISI |
01 |
Análise de currículo (Lattes) – 2, Maior coeficiente acadêmico - 2.0, Maior nota na disciplina - 5.0, Disponibilidade de horário1.0 |
Necessário que o aluno entre em contato com o professor. |
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4. |
DESENHO TÉCNICO APLICADO |
DT12I |
GRACIELLE JOHANN |
01 |
Entrevista – 50%, Maior nota na disciplina – 50% |
09/03 |
14h |
Bloco G10, gabinete A13 |
5. |
BANCO DE DADOS 1 BANCO DE DADOS 2 |
BD23S BD24S |
ANDERSON CHAVES CARNIEL, RODRIGO TOMAZ PAGNO |
01 |
Entrevista 40% (Adequação ao plano de trabalho, motivação, relacionamento interpessoal, comprometimento com a monitoria), Maior coeficiente acadêmico - 10%, Maior nota na disciplina - 30% (média das notas em BD23S e BD24S), Disponibilidade de horário - 20% (horário de atendimento de alunos, acesso ao Moodle, reuniões de orientação) |
10/03 |
20h30 |
Sala B1 no G10 |
6. |
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS ANÁLISE ORIENTADA A OBJETOS |
AO24S PO23S |
ALINNE CRISTINNE CORRÊA SOUZA, EVANDRO MIGUEL KUSZERA |
01 |
Entrevista - Contempla 35% da nota, Maior coeficiente acadêmico - Contempla 20% da nota, Maior nota na disciplina - Contempla 30% da nota, Disponibilidade de horário - Contempla 15% da nota |
09/03 |
15h |
B3-S3 |
7. |
MICROBIOLOGIA GERAL MICROBIOLOGIA AMBIENTAL |
MG12I MA10I |
NAIANA CRISTINE GABIATTI |
01 |
Análise de currículo (Lattes) - O candidato deverá apresentar seu currículo Lattes contendo sua experiência anterior com atividades de ensino (ex.: monitorias anteriores), pesquisa (ex.: iniciação científica) e extensão (ex.: participação em qualquer projeto de extensão). (Peso 3), Entrevista- O candidato passará por uma entrevista com o professor responsável pelas disciplinas. (Peso 3), a média final do candidato na disciplina de Microbiologia Final será levada em consideração como critério de pontuação - (Peso 2,0), Disponibilidade de horário - o candidato deve ter horários compatíveis com os das disciplinas, em especial no que concerne aos horários das aulas práticas. (Peso 2) |
09/03 |
13h |
gabinete A14 do Bloco G10 |
8. |
TOPOGRAFIA I |
TP13R, |
ALYNE RAMINELLI SIGUEL GEMIN |
01 |
Análise de currículo (Lattes) - Levar currículo para avaliação (não será exigido o padrão Lattes) (Peso 2), Entrevista-(Peso 4) Será considerada a disponibilidade do aluno para acompanhar as aulas práticas (Peso 4) - |
09/03 |
14 horas |
CG5 sala 10 |
9. |
TOPOGRAFIA E ELEMENTOS DE GEODÉSIA |
TP33F |
MARIA MADALENA SANTOS DA SILVA |
01 |
Entrevista - 40% do quesito para escolha do monitor. Disponibilidade de horário - 20% do quesito para escolha do monitor. Trazer matrícula impressa. Experiência anterior com monitoria -20% do quesito para escolha do monitor, Carta de intenção - 20% do quesito para escolha do monitor. Carta escrita de próprio punho, explicitando experiências anteriores como monitor e motivações para ser monitor de topografia. |
09/03 |
8h30 |
CG3 e sala 06, sala da prof. Madalena |
10. |
GEOPROCESSAMENTO APLICADO À ENGENHARIA FLORESTAL |
GA38F |
FABIANI DAS DORES ABATI MIRANDA |
01 |
Análise de currículo (Lattes) - Encaminhar currículo por email, antes da entrevista. (Peso 2), Entrevista - Na sala da DIRGRAD, Bloco K. (Peso 6), Disponibilidade de horário - Ter horário disponível para atendimento, na segunda a tarde. Se possível, na terça das 9:15h às 12h. (Peso 2) |
09/03 |
8h15 |
Sala da DIRGRAD, Bloco K |
11. |
TOPOGRAFIA II |
TP14R |
FABIANI DAS DORES ABATI MIRANDA |
01 |
Análise de currículo (Lattes) - Deverá ser encaminhado por e-mail, até um dia antes da entrevista. (Peso 3). Entrevista sobre a vida acadêmica do aluno e suas experiências com a área de Topografia. (Peso 5), Disponibilidade de horário - Ter horário disponível nas segundas-feiras a tarde. Se possível nas quartas pela manhã. (Peso2) |
09/03 |
15h |
Sala da DIRGRAD, Bloco K1 |
12. |
ECONOMIA FLORESTAL |
EC37F |
ELISABETE VUADEN |
01 |
Entrevista - Será realizado entrevista com no máximo 5 perguntas, Maior nota na disciplina- Será avaliada a nota da disciplina como critério de seleção. Disponibilidade de horário- Será considerado a disponibilidade de horário do aluno como critério de seleção. |
09/03 |
14h |
LAMAF- Laboratório de Manejo Florestal |
13. |
MICROBIOLOGIA GERAL |
MG11R |
MARISTELA DOS SANTOS REY |
01 |
Entrevista com o professor da disciplina (50%). Maior coeficiente acadêmico- Será avaliado pelo professor (20%). Maior nota na disciplina - Será utilizada a nota da disciplina (20%). Disponibilidade de horário- Será avaliada disponibilidade de tempo do aluno com relação às aulas que este tem no semestre (10%) |
09/03 |
15h |
Sala CP4-sala 6 |
14. |
RECURSOS GENÉTICOS E MELHORAMENTO VEGETA |
RG14R |
CARLOS ANDRÉ BAHRY, JOEL DONAZZOLO |
01 |
Entrevista – peso 5, Maior coeficiente acadêmico - peso 3, Maior nota na disciplina- peso 2 |
10/03 |
08h |
Sala de estudos e reuniões do Laboratório de Culturas Anuais, junto à Fazenda Experimental. |
15. |
TRATOS E MÉTODOS SILVICULTURAIS |
TM36F |
ELEANDRO JOSE BRUN |
01 |
Análise de currículo (Lattes)- Atuação em projetos na área de silvicultura, estágios, participação em eventos e cursos de curta duração na área, além de outras atividades extra curriculares. (peso 60%), Entrevista -Intenções quanto à monitoria, demanda de aprimoramento da formação, busca de atuação em outras ações técnico-científicas, (30%), Disponibilidade de horário Horários disponíveis para acompanhamento das aulas e desenvolvimento das atividades previstas (10%) |
09/03 |
9h |
Sala do Professor Eleandro José Brun (Laboratório de Silvicultura - Prédio G10, térreo) |
16. |
SILVICULTURA AVANÇADA |
SA38F |
ELEANDRO JOSE BRUN |
01 |
Análise de currículo (Lattes)- Atuação em projetos na área de silvicultura, estágios, participação em eventos e cursos de curta duração na área, além de outras atividades extra curriculares. (peso 60%), Entrevista -Intenções quanto à monitoria, demanda de aprimoramento da formação, busca de atuação em outras ações técnico-científicas, (30%), Disponibilidade de horário Horários disponíveis para acompanhamento das aulas e desenvolvimento das atividades previstas (10%) |
09/03 |
9h |
Sala do Professor Eleandro José Brun (Laboratório de Silvicultura - Prédio G10, térreo) |
17. |
GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO |
GS15R |
ALYNE RAMINELLI SIGUEL GEMIN |
01 |
Análise de currículo - Levar currículo para avaliação (não será exigido o padrão Lattes) (Peso 2). Entrevista - (Peso 4). Disponibilidade de horário - Será considerada a disponibilidade do aluno para acompanhar as aulas práticas (Peso 5). |
09/03 |
14h |
CG5 sala 10 |
18. |
SILVICULTURA |
SI17R |
FLAVIA GIZELE KONIG BRUN |
01 |
Análise de currículo (Lattes)- Atuação em projetos, estágios e trabalhos acadêmicos na área da disciplina (Valor 30%), Entrevista- Coerência entre formação e objetivos para com a atividade de monitoria (30%), Maior nota na disciplina - 20%, Disponibilidade de horári - Disponibilidade de pelo menos 15 horas semanais para as atividades da monitoria (20%) |
09/03 |
9h |
Sala da Professora (Prédio G10 - Térreo - junto ao Lab. de Silvicultura) |
19. |
TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL |
TO48B |
MARCELA TOSTES FRATA |
01 |
Análise de currículo (Lattes) - Será considerado o coeficiente acadêmico. Entrevista, Disponibilidade de horário- Possuir disponibilidade de horário nas terças-feiras (manhã e tarde). |
09/03 |
12h |
O local e o horário serão combinados diretamente com o candidato após o término das inscrições, de acordo com a disponibilidade de horário do candidato. |
6. DAS INSCRIÇÕES
6.1. Para concorrer ao processo de seleção da Monitoria Voluntária o candidato deverá:
estar cursando, no mínimo, o 2º período;
ter sido aprovado na disciplina/unidade curricular que caracteriza a área da Monitoria Voluntária pretendida;
comprovar haver compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento da Monitoria Voluntária;
não ter desistido da atividade de monitoria anteriormente; e
não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.
6.2. Somente serão aceitas às inscrições recebidas a partir das 19h30 do dia 03 de março de 2020 e até as 23h do dia 08 de março de 2020, exclusivamente feitas no endereço eletrônico abaixo:
https://questionario.utfpr.edu.br/limesurvey/index.php/556826?lang=pt-BR
6.3. A UTFPR-DV não se responsabiliza por inscrições não recebidas em razão de ordem técnica de computadores ou rede de internet que causem a indisponibilidade de transmissão de dados.
6.4. A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital, no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR e na Instrução Normativa 01/09 - PROGRAD.
7. DA EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO
O candidato será excluído do processo de seleção se:
Não preencher o Formulário de Inscrição no prazo estabelecido;
Prestar informações/declarações falsas durante o processo de inscrição ou de seleção;
Não comparecer no processo de seleção;
Não preencher os requisitos mínimos estabelecidos para a disciplina a que concorre e/ou os previstos no item 6.1 deste Edital.
8. DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS
8.1 A seleção e classificação dos Estudantes-Monitores será feita a partir de processo seletivo elaborado pelo (s) Professor (es) Orientador (es), sob orientação e supervisão da Coordenação de Curso, sendo que os critérios de seleção para cada disciplina/unidade curricular estão apresentados no Quadro I deste Edital.
8.2 A divulgação do local e horário da seleção é realizada pelo (s) Professor (es) Orientador (es) via e-mail para os candidatos inscritos e/ou no mural da sala do respectivo professor.
9. RESULTADO DO PROCESSO DE SELEÇÃO
O presente edital e a respectiva relação dos estudantes selecionados para as vagas disponíveis de monitoria voluntária no 1º semestre de 2020 será publicada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, no link http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos e no mural do DEPED.
10. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Quadro II - Cronograma
Atividade |
Datas |
|
---|---|---|
Inscrição dos candidatos |
Início |
19h30 do dia 03/03/2020 |
Término |
23h do dia 08/03/2020 |
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Seleção dos candidatos |
09 e 10/03/2020 |
|
Resultado preliminar |
11/03/2020 até às 16h |
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Recurso do resultado preliminar |
12/03/2020 das 09h às 11h30 e das 13h30 às 17h no GADIR-DV, Bloco K1 |
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Divulgação dos estudantes selecionados |
13/03/2020 |
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Início das atividades |
16/03/2020 |
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Vigência da bolsa |
16/03 a 14/07/2020 |
11. DISPOSIÇÕES GERAIS
11.1 O candidato deverá basear-se no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR, disponível na página da PROGRAD, e nas instruções estabelecidas neste Edital para a participação ao processo seletivo da Monitoria Voluntária.
11.2 Os prazos constantes deste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.
11.3 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, observada a legislação vigente.
11.4 Os recursos, devidamente fundamentados, deverão ser apresentados por escrito no prazo e local estabelecido no cronograma disposto no Quadro II deste Edita.
12. CASOS OMISSOS
12.1 Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela comissão de seleção e homologados pela Diretoria de Graduação do Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR.
12.2 Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.
Dois Vizinhos, 06 de março de 2020.
Fabiani das Dores Abati Miranda
Diretora-Geral em exercício
Documento assinado eletronicamente por FABIANI DAS DORES ABATI MIRANDA, DIRETOR(A), em 06/03/2020, às 15:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1359068 e o código CRC (and the CRC code) D35A6202. |
Referência: Processo nº 23064.005632/2020-72 | SEI nº 1359068 |