Boletim de Serviço Eletrônico em 08/04/2020

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS CAMPO MOURÃO

DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-CM

EDITAL Nº 09/2020 - DIRGRAD-CM

PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL -

UTFPR CÂMPUS CAMPO MOURÃO E INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Campo Mourão no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, considerando o disposto nos Artigos 7º, 8º e 10º do Regulamento da Organização Didático Pedagógica dos cursos de graduação da UTFPR torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de candidatos ao Programa de Dupla Diplomação entre o Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do câmpus Campo Mourão e o curso de Licenciatura em Engenharia do Ambiente, do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

 

1. PREÂMBULO

O Programa de Dupla Diplomação entre o Curso de Engenharia Ambiental do câmpus Campo Mourão da UTFPR e o curso de Licenciatura em Engenharia do Ambiente, do Instituto Politécnico do Bragança, faz parte das ações empreendidas pela UTFPR para Internacionalização de seus cursos de graduação.

O aluno da UTFPR, participante do programa que concluir todas as etapas previstas no acordo e concluir o curso de Engenharia Ambiental receberá o Diploma de Engenheiro Ambiental expedido pela UTFPR e os diplomas de Licenciado em Engenharia do Ambiente e Mestre em Tecnologia Ambiental expedido pelo Instituto Politécnico de Bragança.

 

1.1 DOS OBJETIVOS DO ACORDO

O Acordo de Dupla-Diplomação, objeto deste edital, tem os seguintes objetivos:

a) Promover a mobilidade internacional dos estudantes de Engenharia Ambiental do Câmpus Campo Mourão, possibilitando o contato com outras culturas e a ampliação das possibilidades de formação profissional e humana;

b) Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos da graduação em Engenharia Ambiental;

c) Contribuir para o intercâmbio de docentes entre as duas instituições possibilitando o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa;

d) Estimular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino de graduação na UTFPR.

 

2. DAS NORMAS GERAIS

a) A dupla-diplomação estará disponível para um número de três (3) estudantes por ano letivo, acordado entre as duas instituições e implicará na mobilidade internacional do estudante, matriculado a partir do 9º período do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR/Câmpus Campo Mourão.

b) A duração inicial do período de mobilidade internacional será de um (1) ano, podendo ser prorrogado por mais três (3) meses, incluído neste período o tempo necessário para entrega dos relatórios e monografias dos módulos de estágio, trabalho de conclusão de curso da UTFPR/Câmpus Campo Mourão, e projeto / estágio do IPB e apresentações / defesas públicas;

c) A realização de uma dissertação/projeto/estágio de mestrado do IPB, equivale ao estágio curricular e trabalho de conclusão de curso (TCC) da UTFPR;

d) A realização de outras disciplinas, obrigatórias ou eletivas, totalizando, em conjunto com a dissertação/projeto/estágio de mestrado do IPB deve contabilizar um mínimo de 60 (sessenta) créditos ECTS;

e) O período de mobilidade internacional no IPB poderá ser estendido, por vontade do estudante e desde que em acordo com o IPB e a UTFPR, com o(s) seguinte(s) objetivo(s):

f) O candidato selecionado para o programa de Dupla Diplomação deverá cumprir um Plano de Estudos a ser desenvolvido durante o período em que se encontrar em mobilidade internacional na instituição parceira. Neste plano, o aluno deverá cursar, obrigatoriamente, as seguintes disciplinas: Gestão do Ambiente Urbano; Poluição Acústica; Modelação de Sistemas Ambientais; Métodos de Tratamento de Águas e Águas Residuárias;  Laboratórios de Avaliação da Qualidade do Ambiente II;

g) Ao retornar à UTFPR o aluno deverá concluir todas as disciplinas faltantes para a integralização de seu curso exceto aquelas cujos conteúdos foram consignados em função dos conteúdos cursados durante o período de mobilidade internacional para a Dupla Diplomação;

h) As despesas com passagens de ida e volta, translados terrestres, seguro saúde, emissão de passaporte, obtenção de vistos, despesas com moradia e alimentação serão de responsabilidade do estudante, bem como outras despesas decorrentes da mobilidade internacional.

 

3. DAS VAGAS

Serão selecionados três (3) alunos para início das atividades da dupla diplomação no mês de setembro de 2020.

 

4. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Poderão candidatar-se à seleção os alunos do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR/Câmpus Campo Mourão que atendam às seguintes condições:

a) Estar matriculado no curso de Engenharia Ambiental do Campus Campo Mourão, cursando, no mínimo, o 8º período no primeiro semestre de 2020, conforme registro no Sistemas Corporativos da UTFPR - Acadêmico;

b) Estar, no mínimo, no 9º período do curso de Engenharia Ambiental no segundo semestre de 2020, conforme registro no Sistemas Corporativos da UTFPR - Acadêmico;

c) Ter participado de projetos de pesquisa e/ou extensão, sejam estas, remuneradas ou voluntárias;

d) Possuir coeficiente de rendimento mínimo de 0,7000 no ato da inscrição conforme registro no Sistemas Corporativos da UTFPR - Acadêmico;

e) Ter disponibilidade para morar em Portugal por pelo menos 12 meses.

 

5. DO PERÍODO E LOCAIS DE INSCRIÇÃO

As inscrições poderão ser realizadas das 8h do dia 09/04/2020 às 17h30min do dia 17/04/2020, mediante o preenchimento (anexar documentos ao formulário) e envio do Formulário de Inscrição Programa Dupla Diplomação (E. Ambiental).

Havendo mais de uma inscrição em nome do mesmo candidato, somente será considerada a inscrição de data mais recente, sendo invalidada a inscrição de data mais antiga.

 

6. DOS DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

Os candidatos participantes do Projeto de Cooperação Internacional Dupla-Diplomação deverão anexar no ato da inscrição os seguintes documentos:

a) Ficha de inscrição preenchida (Anexo I) e assinada.

b) Currículo Lattes atualizado e documentado.

 

7. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

A seleção dos candidatos será realizada no período de 20 a 23 de abril de 2020 por uma comissão composta por três (três) professores do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR/Câmpus Campo Mourão, designada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional.

A comissão selecionará e classificará os candidatos pela ordem decrescente da média aritmética ponderada dos pontos obtidos nos seguintes critérios.

a) CR - Coeficiente de rendimento escolar; (peso 5)

b) P1 - Participação comprovada em projetos de pesquisa e/ou extensão; monitoria remunerada e/ou voluntária; publicações científicas e eventos científicos; (peso 4) - Pontuação conforme ANEXO II deste Edital

d) CH - Carga Horária das disciplinas obrigatórias do curso concluídas com êxito; (peso 1)

 

Método para obtenção da Média aritmética ponderada:

Média = ((CR*10*5) + (P1*4) + (CH/4420*10*1)) / 10

 

8. DO DESEMPATE

Caso ocorra empate entre os candidatos o desempate será efetuado aplicando-se os critérios abaixo relacionados em ordem sequencial:

a) Aluno com maior coeficiente de rendimento escolar.

b) Aluno com maior número de disciplinas, do curso, concluídas com êxito.

c) Aluno com maior idade.

 

9. DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO

 

9.1. Lista preliminar de classificados

A relação com os nomes dos candidatos classificados será divulgada inicialmente com a publicação da lista preliminar até as 17 horas do dia 24 de abril de 2020, no Boletim de Serviço Eletrônico e no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional

Para visualizar, clique no Edital do processo seletivo para Programa de Dupla Diplomação (2020/01) do Câmpus Campo Mourão e acesse o link Lista Preliminar de Classificados (E. Ambiental).

 

9.2. Lista definitiva dos selecionados.

A lista definitiva dos selecionados será publicada até as 17 horas do dia 30 de abril de 2020, no Boletim de Serviço Eletrônico e no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional

Para visualizar, clique no Edital do processo seletivo para Programa de Dupla Diplomação (2020/01) do Câmpus Campo Mourão e acesse o link Lista Definitiva de Classificados (E. Ambiental).

 

 

10. DO PRAZO PARA RECURSO

Os recursos contra o resultado preliminar deste edital deverão ser enviadas para o e-mail dirgrad-cm@utfpr.edu.braté às 17h30min, do dia 28 de abril de 2020.

As respostas aos recursos enviados serão publicadas até às 17h do dia 30 de abril de 2020, no Boletim de Serviço Eletrônico e no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional

Para visualizar, clique no Edital do processo seletivo para Programa de Dupla Diplomação (2020/01) do Câmpus Campo Mourão e acesse o link Resposta Recurso (E. Ambiental).

 

11. DA PUBLICAÇÃO DO EDITAL

O presente Edital será publicado no Boletim de Serviço Eletrônico e na página do Câmpus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional.

 

12. DO FORO

Para dirimir as questões oriundas deste instrumento, fica eleito o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária da Comarca de Campo Mourão, do Estado do Paraná. 

 

13. CONDIÇÕES GERAIS

Em função da Pandemia COVID-19 e suas consequências nas atividades acadêmicas da UTFPR e das instituições estrangeiras parceiras, o início das atividades de dupla diplomação poderá sofrer alterações e/ou ser cancelado.

 

14. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela comissão de seleção e homologados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR do Câmpus Campo Mourão.

 

CRISTIANE KREUTZ

Coordenadora Dupla-Diplomação (IPB)

Curso de Engenharia Ambiental

 

LEANDRO WAIDEMAM

Diretor de Graduação e Educação Profissional UTFPR

Câmpus Campo Mourão

 

HERON OLIVEIRA DOS SANTOS LIMA

Diretor-Geral

Câmpus Campo Mourão

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por CRISTIANE KREUTZ, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 07/04/2020, às 17:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por LEANDRO WAIDEMAM, DIRETOR(A), em 08/04/2020, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por HERON OLIVEIRA DOS SANTOS LIMA, DIRETOR(A)-GERAL, em 08/04/2020, às 10:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1380833 e o código CRC (and the CRC code) B3877C37.



_______________________________________________________________________________

SEÇÃO DE ANEXOS

 

 

ANEXO I

do Edital 09/2020 – DIRGRAD

 

 FICHA DE INSCRIÇÃO

 

Dados de Identificação:

Nome: ....................................................................................................................................................

Nascimento: ...../...../..... Naturalidade: ................................................................................................

RG:  ..............................................    Data de Emissão: ..........................................................................

CPF: .......................................................................................................................................................

Filiação (pai): .........................................................................................................................................

Filiação (mãe): ......................................................................................................................................

Endereço: .............................................................................................................................................

Cidade: ..............................................................         CEP: ...................................................................

Tel. Residencial: (.................................)                 Cel. (..................................)

E-mail: ..................................................................................................................................................

 

Formação profissional:

Aluno regularmente matriculado no curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Câmpus Campo Mourão

RA: .........................................................          Período: ....................         Ano de ingresso: ................

 

Campo Mourão, _____ de ________________________ de 20____.

 

 

Nome do Candidato: ______________________________________________________________

 

Assinatura do Candidato: __________________________________________________________

 

 

Aprovação da Inscrição pela Comissão de Seleção

 

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

 

 

 

 

ANEXO II

 

Edital 09/2020, item 7 letra b

 

PONTUAÇÃO CONFORME CRITÉRIO E TABELA ABAIXO

 

Critérios para a avaliação do Currículo Lattes

 

I.   As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo.

II.  O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez.

III. A análise do currículo vitae será fundamentada nos documentos comprobatórios (podendo ser cópias) entregues no prazo previsto neste edital.

IV. Os documentos comprobatórios devem ser apresentados em anexo no ato do processo de inscrição.

V.   Cabe à Comissão de seleção a análise dos documentos.

VI. As pontuações serão contabilizadas parcialmente em caso de cargas horárias ou períodos menores.

 

 

TABELA 1–Produção científica e tecnológica (pontuação máxima 50 pontos)

ATIVIDADES

PONTUAÇÃO

Artigo publicado em periódico científico listado no Qualis

Internacional

10

Nacional

6

Artigo publicado em periódico científico não listado no Qualis

Internacional

4

Nacional

3

Resumo expandido e trabalho completo (acima de três páginas)

Internacional

2,5

Nacional

2,0

Regional / local

1,5

Resumo publicado (até duas páginas)

Internacional

1,5

Nacional

1,0

Regional / local

0,5

 

TABELA 2 – Atividades de iniciação científica e estágios(pontuação máxima 50 pontos)

ATIVIDADE

PONTUAÇÃO

Participação em projetos de Iniciação Científica (por semestre)

5

Participação em projetos de Extensão (por semestre)

5

Monitorias vinculados às atividades de ensino, pesquisa e extensão (por semestre)

5

Estágios Obrigatórios e não obrigatório (por 100 h)

1

Cursos de Língua Estrangeira (por 80 h)

2

Participação em Centro Acadêmico e DCE, Empresa Júnior (por ano)

2

Outros: minicursos, palestras, monitoria de evento acadêmico, visitas técnicas, palestrante, comissões, ações de extensão (por 4 horas, pontuação máxima – 20 pontos).

0,5