Boletim de Serviço Eletrônico em 24/03/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUACAO-PB

PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM AGRONOMIA

 

EDITAL nº 07/2020 - PPGAG

 

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA, NÍVEL DOUTORADO, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – CÂMPUS PATO BRANCO.

 

VAGAS REMANESCENTES

 

1. APRESENTAÇÃO

 

1.1 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAG), Áreas de Concentração Produção Vegetal e Solos e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições legais e em conjunto com a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG), torna público o Edital de Seleção de estudantes para ingresso no primeiro semestre de 2020, no Curso de Doutorado, visando provimento de 03 vagas.

 

1.2 O PPGAG tem por objetivo a capacitação de docentes, pesquisadores e profissionais para atender à pesquisa, ao ensino e ao desenvolvimento regional.

 

2. ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

 

2.1 O PPGAG está estruturado em duas áreas de concentração e cinco linhas de pesquisa, conforme segue:

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

LINHAS DE PESQUISA

Produção Vegetal

Fitotecnia

Horticultura

Proteção de Plantas

Solos e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária

Integração Lavoura-Pecuária

Fertilidade e Manejo do Solo

 

3. PERÍODO, LOCAL DA INSCRIÇÃO E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

 

As inscrições estarão abertas no período de 01 de abril até as 17 horas do dia 30 de abril de 2020 e deverão ser realizadas somente pelo endereço eletrônico:

 

https://utfws.utfpr.edu.br/acad05/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=5&p_curscodnr=223&p_cursoanonr=2020

 

Considerações sobre o sistema de inscrições e carregamento dos arquivos com os documentos comprobatórios:

 

3.1 O candidato deverá preencher o formulário de inscrição na íntegra.

 

3.2 Na Etapa 1 do formulário de inscrição o candidato deverá selecionar:

I. Programa (Curso): PPGAG (Doutorado)

II. Ano de início do curso: 2020

III. Área de Concentração

IV. Linha de Pesquisa

 

3.2.1 Cada candidato deverá optar por apenas uma linha de pesquisa, sob pena de ser desclassificado do processo.

 

3.3 Na Etapa 2 do formulário de inscrição, deve ser anexado o Currículo Lattes documentado e a Proposta de Pesquisa, seguindo o modelo: Modelo Currículo Documentado e Proposta de Pesquisa, disponível no portal do PPGAG (http://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgag).

 

3.4 O Modelo Currículo Documentado e Proposta de Pesquisa deve ser anexado (em ARQUIVO ÚNICO) em formato .pdf e tamanho máximo de 10 MB. O nome do arquivo deverá conter o nome e sobrenome do candidato, ex.: Fulano.de.Tal.pdf.

 

3.5 No Modelo Currículo Documentado e Proposta de Pesquisa devem constar os seguintes documentos: proposta de pesquisa, histórico escolar do mestrado, currículo lattes, formulário de pontuação (Anexo n° 01 deste Edital) e documentos comprobatórios referentes ao Anexo n° 01.

 

3.6 Editar o currículo lattes de forma a apresentar apenas as atividades que pontuam, conforme o Anexo 01 deste Edital.

 

3.7 Não serão aceitas inscrições por outro meio que não a mencionada no item 3.

 

3.8 Todos os documentos comprobatórios DEVERÃO ser apresentados na mesma sequência do modelo mencionado no item 3.5.

 

3.9 O arquivo deve apresentar todas as informações legíveis, possibilitando a leitura clara e precisa de seu conteúdo. Documentos ilegíveis não serão avaliados/pontuados.

 

3.10 É vedada a inscrição extemporânea.

 

3.11 Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas no processo de inscrição, dispondo o Programa de Pós-graduação em Agronomia/UTFPR do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa e legível, que não fizer preenchimento integral e legível do formulário e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

 

3.12 O PPGAG não se responsabiliza por qualquer problema que impeça a realização da inscrição e o envio da documentação exigida até às 17 horas do dia 30 de abril de 2020.

 

 

4. VAGAS

 

4.1. Será ofertada um total de 03 vagas. O processo de seleção será feito por Linha de Pesquisa, obedecendo o seguinte número de vagas:

 

Área de Concentração

Linhas de Pesquisa

Número de vagas

Produção Vegetal

Fitotecnia

1

Proteção de Plantas

2

TOTAL

03

 

4.2 Após o período de matrícula, havendo vagas não preenchidas, poderão ser chamados candidatos conforme ordem de classificação prioritariamente obedecendo a Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato. Caso ainda não existam candidatos aprovados em uma Linha de Pesquisa, poderão ser chamados candidatos classificados na outra Linha de Pesquisa, sempre obedecendo a ordem de classificação.

 

 

5. PROCEDIMENTOS PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE DOUTORADO

 

5.1 O processo de seleção ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia será realizado pela Comissão de Seleção, com apoio do Colegiado do PPGAG.

 

5.2 No ato da inscrição deverão ser enviados os seguintes documentos (Modelo Currículo Documentado e Proposta de Pesquisa), em arquivo único, conforme item 3 deste edital:

a) Proposta de pesquisa;

b) Histórico escolar do mestrado;

c) Currículo, no formato Lattes do CNPq;

d) Formulário de pontuação contabilizando a sua produção científica e tecnológica (Anexo nº01);

e) Documentos comprobatórios do Currículo Lattes.

 

 

6. JULGAMENTO E SELEÇÃO

 

6.1 AVALIAÇÃO DA PROPOSTA DE PESQUISA (PP)

 

6.1.1 A proposta de pesquisa deve contemplar os seguintes itens:

- Capa: Título, nome do candidato, nome do possível orientador e, se houver, nome do coorientador;

- Introdução (no máximo duas páginas);

- Objetivos (no máximo uma página);

- Revisão da literatura e apresentação do estado da arte (no máximo oito páginas);

- Metodologia (no máximo seis páginas);

- Materiais e recursos financeiros necessários;

- Cronograma de execução da pesquisa;

- Referências bibliográficas.

 

6.1.2 Na Proposta de Pesquisa serão considerados aspectos como: domínio da temática (revisão da literatura), relevância da proposta de pesquisa (originalidade), coerência interna, viabilidade financeira e de execução da proposta e cronograma de execução, qualidade da redação, conforme pontuação especificada no Anexo nº02 deste Edital.

 

6.1.3 A Proposta de Pesquisa será considerada eliminatória se o candidato não alcançar nota igual ou superior a 7,0 (sete) e/ou não se enquadrar nas Linhas de Pesquisa do PPGAG.

 

6.1.4 Esta avaliação terá peso 6,0 (seis) para efeito do cálculo da nota final;

 

 

6.2 AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES (CL)

 

6.2.1 O Currículo Lattes será avaliado e valorado de acordo com a pontuação contida no Anexo nº 01 deste Edital, elaborada pelo colegiado do PPGAG.

 

6.2.2 Esta avaliação terá peso 4,0 (quatro) para efeito do cálculo da nota final.

 

 

6.3 NOTA FINAL

 

6.3.1 A Nota Final (NF) será calculada conforme a fórmula abaixo:

NF = 0,6 PP + 0,4 CL

 

6.3.2 Serão aprovados os candidatos que obtiverem nota final (NF) igual ou superior a 6,0 (seis);

 

6.3.3 Para fins de desempate, os critérios adotados obedecerão a seguinte ordem:

  1. Maior nota na Proposta de Pesquisa;

  2. Maior nota na avaliação do Currículo Lattes;

  3. Maior Idade.

 

 

7. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

 

7.1 O resultado do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, nível doutorado, será homologado pelo Colegiado do PPGAG e divulgado no sítio http://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgag e nos murais da UTFPR, até o dia 08/05/2020.

 

 

8. RECURSO

 

8.1 Após a divulgação do resultado, os candidatos interessados poderão impetrar recurso, o qual deverá ser encaminhado no prazo máximo de 3 (três) dias úteis da data depublicação.

 

8.2 O pedido de reconsideração será de responsabilidade exclusiva do aluno e deverá ser encaminhado por email: ppgagdoutorado-pb@utfpr.edu.br. O recurso deve ser encaminhado ao Colegiado do PPGAG, que fará a análise do mesmo, e será avaliado em até 2 (dois) dias úteis após o recebimento do mesmo.

 

 

9. DAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 

9.1 O presente Edital será publicado no sítio http://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgag e nos murais do PPGAG na UTFPR.

 

9.2 Os portadores de títulos de graduação ou pós-graduação obtidos no exterior deverão apresentar o documento de reconhecimento dos mesmos, termo de acordo ou tratado internacional;

 

9.3 As informações prestadas no processo de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o programa do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa, preenchimento integral e legível do formulário e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos;

 

9.4 Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital;

 

9.5 Em caso de estrangeiros, esses devem apresentar documentação que habilite sua permanência legal no Brasil (visto de permanência);

 

9.6 Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia.

 

9.7 Fica eleito o foro da Justiça Federal de Pato Branco, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir eventuais dúvidas oriundas deste Edital.

 

 

Pato Branco, 23 de março de 2020.

 

 

Prof. Dr. Idemir Citadin

Diretor-Geral

UTFPR/Câmpus Pato Branco

 

 


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Documento assinado eletronicamente por IDEMIR CITADIN, DIRETOR(A)-GERAL, em 23/03/2020, às 18:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Anexo n° 01 do EDITAL N° 07/2020 – PPGAG

 

Critérios para a avaliação do Currículo Lattes

 

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo, elaborado e aprovado pelo Colegiado do PPGAG. A nota final do candidato no Currículo Lattes será calculada dividindo-se por 10 a pontuação obtida neste anexo. Esta avaliação terá peso 4,0 (quatro) para efeito do cálculo da nota final.

 

A documentação comprobatória deverá vir numerada e ordenada rigorosamente na mesma ordem apresentada neste anexo (itens 1.1, 1.2 e 1.3), sempre com o subtítulo correspondente e os documentos comprobatórios.

 

ATENÇÃO: A não observância dessa exigência implica em desclassificação do candidato. Documentos entregues fora da ordem não serão pontuados.

 

Os trabalhos publicados em anais de congresso (item 1.1 deste Anexo) devem, OBRIGATORIAMENTE, conter a identificação do evento onde os mesmos foram publicados. Também será aceito o certificado de apresentação do trabalho, caso o candidato assim preferir. 

 

No caso de artigo científico (item 1.2 deste Anexo) pode ser apresentada apenas a primeira página, onde consta o(s) nome(s) do(s) autor(es) e a revista onde o mesmo foi publicado.

 

Não entregar documentos que não pontuem.

Todas as atividades deverão estar devidamente comprovadas.

O candidato deverá, OBRIGATORIAMENTE, entregar preenchido o formulário abaixo.

 

 

Atividades e pontuação que serão consideradas na avaliação do Currículo Lattes

Trabalhos publicados em anais de congresso (trabalho completo, resumo expandido ou resumo simples) (limitado a 10 pontos).

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação do candidato

(Preenchimento pelo candidato)

Número da página

a) Trabalhos publicados em anais de congresso (trabalho completo, resumo expandido ou resumo simples), de abrangência regional, nacional ou internacional

0,5 pt. /

Trabalho

 

 

 

 Produção científica e tecnológica (de acordo com o Qualis Ciências Agrárias I - Quadriênio 2013-2016) (limitado a 80 pontos). Artigos aceitos para publicação, com parecer do editor da revista também serão pontuados.

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação do candidato

(Preenchimento pelo candidato)

Número da página

b) Autoria (primeiro autor) de artigo publicado em periódico científico listado no QUALIS/CAPES.

 

c) Co-autoria (a partir do segundo autor) de artigo em periódico científico listado no QUALIS/CAPES (50% da pontuação).

A1

20

 

 

A2

17

 

 

B1

14

 

 

B2

11

 

 

B3

8

 

 

B4

5

 

 

B5

2

 

 

C

1

 

 

 d) Autoria        ou        Co-autoria         de patente registrada/publicada.

20

 

 

 

Experiência profissional em instituições de ensino, pesquisa e extensão* (limitado a 10 pontos).

Discriminação da atividade**

Pontos***

Pontuação do candidato

(Preenchimento pelo candidato)

Número da página

e)    Experiência profissional em extensão e assistência técnica em Agronomia e áreas afins       e assistência técnica em Agronomia e áreas afins

1/ano

 

 

f)      Experiência profissional em instituição de pesquisa em Agronomia e áreas afins

2/ano

 

 

g) Tempo de ensino em Agronomia e áreas afins (técnico e superior)

3/ano

 

 

* As atividades relacionadas deverão estar devidamente comprovadas.

** Somente será pontuada a experiência profissional obtida após colação de grau.

*** A pontuação será calculada de forma proporcional ao tempo de execução da atividade.

 

 

 

Anexo n° 02 do EDITAL N° 07/2020 – PPGAG

 

1. Critérios para a avaliação do Projeto de Pesquisa

 

Itens da avaliação

Peso

Domínio da temática/revisão da literatura   

2,5

Relevância da proposta de pesquisa / Originalidade

3,0

Coerência interna (título, hipóteses, objetivo, metodologia, resultados esperados)

2,5

Viabilidade financeira e de execução da proposta e Cronograma de execução    

1,0

Qualidade da redação

1,0

Total

10,0

 

 

 

Anexo n° 03 do EDITAL N° 07/2020 – PPGAG

 

DECLARAÇÃO

 

 

Declaramos para os devidos fins que, <nome do candidato(a)>, portador(a) do RG nº <xxx> e CPF nº <xxx>, empregado(a) da <nome da empresa/instituição>, está autorizado(a) a ausentar-se de suas atividades funcionais, por um período mínimo de 20 horas semanais <ou por período integral>, para realização do Curso de Doutorado em Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Pato Branco, durante o período de realização do referido curso.

 

Por ser expressão da verdade, datamos e firmamos a presente declaração.

 

 

 

 

<local e data>

 

 

 

 

Assinatura do empregador ou responsável


Referência: Processo nº 23064.009507/2020-31 SEI nº 1381657