|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUACAO-MD MESTRADO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS - MD |
|
|
EDITAL nº 03/2020
SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS DOUTORADO - BOLSA (PNPD/CAPES)
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS
1. APRESENTAÇÃO
A Direção Geral do Câmpus de Medianeira e, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Medianeira,torna público que, no período de 25/03/20 a 13/04/2020, estarão abertas as inscrições para o processo de seleção pelo Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD/CAPES).
A bolsa de pós-doutorado pelo Programa PNPD é regulamentada pela Portaria CAPES 086/2013(disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao /Portaria_86_2013_Regulamento_PNPD.pdf).A bolsa mensal consiste no pagamento de mensalidades de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais) diretamente ao bolsista em um período conforme modalidade.
Modalidade de Bolsa |
Público Alvo |
Aceita Vínculo empregatício |
Duração Máxima da Bolsa |
A |
Brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil e portadores de visto temporário. |
Não, o bolsista não pode possuir vínculos empregatícios de nenhuma espécie enquanto bolsista. |
Até 60 meses. |
B |
Estrangeiros residentes no exterior. |
Não, o bolsista não pode possuir vínculos empregatícios de nenhuma espécie enquanto bolsista. |
Até 60 meses. |
C |
Brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil e empregados como docentes em IES ou pesquisadores em instituições públicas de pesquisa. |
Sim, desde que o bolsista mantenha-se afastado das atividades e não mantenha o vínculo com a mesma IES de onde provém a bolsa PNPD |
Até 12 meses. |
2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Tecnologias Ambientais
Linhas de Pesquisa:
1.Tecnologias de Tratamento e Valorização de Resíduos
2.Tecnologias de Prevenção e Controle de Impactos Ambientais
A bolsa PNPD destina-se ao desenvolvimento de pesquisa para um dos seguintes Temas propostos:
Tema 1
Proposta de Plano de trabalho: Desenvolvimento de métodos analíticos inovadores para determinação de contaminantes inorgânicos em amostras de interesse ambiental.
Objetivo do plano de trabalho: Desenvolver métodos analíticos que envolvam procedimentos inovadores de preparo de amostras e de acordo com os princípios da Química Analítica Verde, para a posterior determinação de contaminantes inorgânicos (metais, enxofre, fósforo e halogênios) em amostras ambientais, combustíveis renováveis, materiais e produtos reutilizáveis ou recicláveis.
Perfil de candidato: Doutorado em Química / Área de concentração: Química Analítica
Tema 2
Proposta de Plano de trabalho: Desenvolvimento de metodologias analíticas para quantificação de produtos e subprodutos da cadeia produtiva de biogás.
Objetivo do plano de trabalho: Desenvolver metodologias de análises químicas que permitam quantificar os principais produtos e subprodutos da cadeia produtiva de biogás.
Perfil do candidato: Doutorado em Química, Engenharia Química ou Ciências.
Tema 3
Proposta de Plano de trabalho: Desenvolvimento e validação de métodos analíticos aplicados a amostras ambientais.
Objetivo do plano de trabalho Desenvolver sensores e/ou biossensores e/ou dispositivos microfluídicos para diagnóstico e/ou determinação e/ou quantificação de espécies orgânicas e/ou inorgânicas e/ou biológicas em matrizes ambientais.
Perfil do candidato:Doutorado nas áreas de:Química, Ambiental ou Alimentos; Engenharia Química; Engenharia Ambiental; Engenharia de Materiais ou em Farmácia/Bioquímica.
3. VAGAS
Será disponibilizada apenas 1(uma) vaga no Programa.
O candidato (a) deverá se inscrever exclusivamente para apenas um dos Temas propostos (apresentados no item 2 do edital), indicando para qual modalidade de bolsa (A, B ou C, descrito no item I.
A oferta da vaga está diretamente ligada à manutenção da bolsa provida pelo Programa Nacional de Pós Doutorado – PNPD – CAPES, podendo ser cessada sem aviso prévio em caso de cessação do fomento.
4. REQUISITOS DO BOLSISTA
5. DA INSCRIÇÃO
As inscrições deverão ser realizadas no período de 25/03/2020 a 13/04/2020, exclusivamente, encaminhando solicitação de inscrições para o email: ppgtamb-md@utfpr.edu.br do Programa de Mestrado em Tecnologias Ambientais. O Programa ira acusar o recebimento da inscrição validando-a.
Eu, _____________________________, venho por meio deste solicitar minha inscrição ao EDITAL n0 003/2020-PPGTAMB - SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS DOUTORADO - BOLSA (PNPD/CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambientais (PPGTAMB) da UTFPR, MODALIDADE DE BOLSA: ( ) A ( ) B ( ) C e apresentando a PROPOSTA DE PLANO DE TRABALHO para o Tema: ( ) Tema 1 ( ) Tema 2 ( ) Tema 3
I) Identificação da Proposta, incluindo: Título, palavra chave e resumo;
II) Objetivo Geral e específico,
III) Identificação e caracterização da pesquisa (incluindo o estado da arte);
IV) Metodologia Proposta;
V) Produtos esperados como resultados da execução do projeto;
VI) Cronograma de execução (12 meses de atividades)
VII) Referencias Bibliográficas
6. VAGAS
Será disponibilizada apenas 1(uma) vaga bolsa no Programa.
O candidato (a) deverá escolher uma das propostas de plano de trabalho conforme o item 2.
A oferta da vaga está diretamente ligada à manutenção da bolsa provida pelo Programa Nacional de Pós Doutorado – PNPD – CAPES, podendo ser cessada sem aviso prévio em caso, em caso de cessação do fomento.
7. PROCESSO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
O processo de seleção de estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais será realizado pela Comissão de Concessão de Bolsa.
A seleção será realizada em duas etapas:
1ª) Primeira Etapa - Eliminatória: Considerar-se-ão aptos a segunda etapa (classificatória) os candidatos que obtiverem a nota mínima 6,0, conforme critérios de analise apresentados no Anexo II (Avaliação do plano de trabalho).
2ª) Segunda Etapa - Classificatória: Análise do currículo, com ênfase na produção científica na Área de Avaliação da CAPES, Engenharias I, computadas a partir de 1º de Janeiro de 2016.
8. RESULTADO DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
Os resultados das analises das etapas do concurso (ver cronograma item 9) serão divulgados no quadro de aviso da Secretaria do PPGTAMB e no sítio http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtamb/ppg-tamb/editais
Perderá o direito a vaga, o candidato que não efetuar sua confirmação de interesse em executar o projeto de pós-doutoramento no Programa, na data estabelecida.
Para maiores informações sobre atribuições do bolsista poderão ser encontradas no Regulamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado – Portaria no 086 de 03/07/2013.
Na divulgação final do resultado do processo seletivo constará o nome de todos os classificados, em ordem decrescente de classificação de acordo com a nota final.
9. RECURSOS
Quanto à interposição de recurso:
b) O recurso deverá ser encaminhado para o email: ppgtamb-md@utfpr.edu.br, dentro dos prazos estabelecidos (respeitando o fuso horário de Brasília), conforme cronograma item 9 e, um email de confirmação do recebimento do recurso será emitido com a hora e data de recebimento;
c) O recurso deverá ser individual, devidamente fundamentado. O recurso interposto fora do prazo não será analisado;
d) O prazo para interposição do recurso é preclusivo e comum a todos os candidatos;
f) O recurso interposto em desacordo com este Edital não será analisado;
g) Os recursos serão recebidos sem efeito suspensivo, exceto no caso de ocasionar prejuízos irreparáveis ao candidato, caso que deverá ser cabalmente comprovado;
h) Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos;
i) Os docentes integrantes do Colegiado do PPGTAMB, após análise dos pedidos, verificarão o prazo e decidirão quanto ao mérito;
j) Os resultados dos julgamentos dos recursos administrativos serão encaminhados aos candidatos, via email.
10. CRONOGRAMA
O processo seletivo de BOLSA (PNPD/CAPES) do PPGTAMB obedecerá ao seguinte cronograma:
11. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente Edital.
Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pelo Diretor-Geral do Câmpus Medianeira.
Para dirimir as questões oriundas deste edital, fica eleito o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária do Paraná, Subseção de Foz do Iguaçu, do Estado do Paraná.
O presente Edital será publicado no sítio http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtamb/ppg-tamb/editais
Medianeira, 24 de março de 2020.
Prof. Dr. Flávio Feix Pauli
Diretor Geral do Câmpus Medianeira
UTFPR – Câmpus Medianeira
Prof. Dr. Oldair Donizeti Leite
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais
UTFPR – Câmpus Medianeira
| Documento assinado eletronicamente por OLDAIR DONIZETI LEITE, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 24/03/2020, às 15:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por FLAVIO FEIX PAULI, DIRETOR(A)-GERAL, em 24/03/2020, às 15:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1382820 e o código CRC (and the CRC code) 48F22678. |
ANEXO I
CRITÉRIOS PARA PONTUAÇÃO DO CURRICULUM VITAE DO(A) CANDIDATO(A)
CANDIDATO(A):_____________________________________________________________________
MODALIDADE DE BOLSA: ( ) A ( ) B ( ) C
PROPOSTA DE PLANO DE TRABALHO: ( ) Tema 1 ( ) Tema 2 ( ) Tema 3
Item |
Pontuação |
Valor Obtido |
|
Número de Itens comprovados |
Total |
||
A1. Média do Rendimento Acadêmicono Doutorado |
5,0–6,9 (C) = 3,0 |
|
|
7,0–8,9 (B) = 4,0 |
|
|
|
> 9,0 (A) = 5,0 |
|
|
|
B1. Resumos Publicados em Eventos Técnicos e Científicos (máximo 2,0 pontos) |
Nacional: 0,5/resumo |
|
|
Internacional: 1,0/resumo |
|
|
|
B1. Resumos expandidos ou Trabalhos completos Publicados em Eventos Técnicos e Científicos(máximo 3,0 pontos) |
Nacional: 0,5/resumo |
|
|
Internacional: 1,0/resumo |
|
|
|
C1. Artigos completos publicados em Periódicos Indexados na Qualis CAPES – Engenharias I |
A1 = 5,0/artigo |
|
|
A2 = 4,0/artigo |
|
|
|
B1 = 3,0/artigo |
|
|
|
B2 = 2,5/artigo |
|
|
|
B3 = 2,0/artigo |
|
|
|
B4 = 1,5/artigo |
|
|
|
B5 = 1,0/artigo |
|
|
|
C = 0,5/artigo |
|
|
|
C2. Livros* e capítulos de livros publicados na área obs: a soma dos capítulos não podem ser superior a do livro |
Internacional: Livro (3,0) ou Capítulo (1,5) |
|
|
Nacional: Livro (2,0) ou Capítulo (1,0) |
|
|
|
Patentes |
Depositada: (2,5) Concedida: (5,0) |
|
|
Pontuação Final |
|
*Compreende-se por livro um produto impresso ou eletrônico que possua ISBN ou ISSN (para obras seriadas) contendo no mínimo 50 páginas, publicado por editora pública ou privada, associação científica e/ou cultural, instituição de pesquisa ou órgão oficial.
ANEXO II
CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO
ITENS DE AVALIAÇÃO |
PONTUAÇÃO MÁXIMA |
NOTA ATRIBUÍDA |
||
1. Tema e relevância do projeto |
||||
Pertinência com as linhas de pesquisa do Programa |
1,0 |
|
||
Originalidade |
1,0 |
|
||
|
|
|
||
2. Introdução |
||||
Pertinência da fundamentação em relação ao objeto de estudo |
2,5 |
|
||
|
|
|
||
3. Objetivos gerais e específicos |
||||
Clareza |
1,0 |
|
||
Exequibilidade |
1,0 |
|
||
|
|
|
||
4. Metodologia |
||||
Viabilidade das ações da pesquisa |
1,0 |
|
||
Procedimentos metodológicos claros e objetivos |
1,0 |
|
||
|
|
|
||
5. Qualidade da redação |
||||
Coerência |
0,5 |
|
||
Coesão |
0,5 |
|
||
Gramática |
0,5 |
|
||
|
|
|
||
TOTAL DE PONTOS |
10,0 |
|
||
Referência: Processo nº 23064.009600/2020-46 | SEI nº 1382820 |