Boletim de Serviço Eletrônico em 24/03/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUACAO-MD

MESTRADO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS - MD

 

EDITAL nº 03/2020

                               SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS DOUTORADO - BOLSA (PNPD/CAPES)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS

 

 

1. APRESENTAÇÃO

 

A Direção Geral do Câmpus de Medianeira e, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Medianeira,torna público que, no período de 25/03/20 a 13/04/2020, estarão abertas as inscrições para o processo de seleção pelo Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD/CAPES).

A bolsa de pós-doutorado pelo Programa PNPD é regulamentada pela Portaria CAPES 086/2013(disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao /Portaria_86_2013_Regulamento_PNPD.pdf).A bolsa mensal consiste no pagamento de mensalidades de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais) diretamente ao bolsista em um período conforme modalidade.

 

Modalidade de Bolsa

Público Alvo

Aceita Vínculo empregatício

Duração Máxima da Bolsa

A

Brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil e portadores de visto temporário.

Não, o bolsista não pode possuir vínculos empregatícios de nenhuma espécie enquanto bolsista.

Até 60 meses.

B

Estrangeiros residentes no exterior.

Não, o bolsista não pode possuir vínculos empregatícios de nenhuma espécie enquanto bolsista.

Até 60 meses.

C

Brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil e empregados como docentes em IES ou pesquisadores em instituições públicas de pesquisa.

Sim, desde que o bolsista mantenha-se afastado das atividades e não mantenha o vínculo com a mesma IES de onde provém a bolsa PNPD

Até 12 meses.

 

 

2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Tecnologias Ambientais

 

Linhas de Pesquisa:

1.Tecnologias de Tratamento e Valorização de Resíduos

2.Tecnologias de Prevenção e Controle de Impactos Ambientais

 

A bolsa PNPD destina-se ao desenvolvimento de pesquisa para um dos seguintes Temas propostos:

 

Tema 1

Proposta de Plano de trabalho: Desenvolvimento de métodos analíticos inovadores para determinação de contaminantes inorgânicos em amostras de interesse ambiental.

Objetivo do plano de trabalho: Desenvolver métodos analíticos que envolvam procedimentos inovadores de preparo de amostras e de acordo com os princípios da Química Analítica Verde, para a posterior determinação de contaminantes inorgânicos (metais, enxofre, fósforo e halogênios) em amostras ambientais, combustíveis renováveis, materiais e produtos reutilizáveis ou recicláveis.

Perfil de candidato: Doutorado em Química / Área de concentração: Química Analítica

 

Tema 2

Proposta de Plano de trabalho: Desenvolvimento de metodologias analíticas para quantificação de produtos e subprodutos da cadeia produtiva de biogás.

Objetivo do plano de trabalho: Desenvolver metodologias de análises químicas que permitam quantificar os principais produtos e subprodutos da cadeia produtiva de biogás.

Perfil do candidato: Doutorado em Química, Engenharia Química ou Ciências.

 

Tema 3

Proposta de Plano de trabalho: Desenvolvimento e validação de métodos analíticos aplicados a amostras ambientais.

Objetivo do plano de trabalho Desenvolver sensores e/ou biossensores e/ou dispositivos microfluídicos para diagnóstico e/ou determinação  e/ou quantificação de espécies orgânicas e/ou inorgânicas e/ou biológicas em matrizes ambientais.

Perfil do candidato:Doutorado nas áreas de:Química, Ambiental ou Alimentos; Engenharia Química; Engenharia Ambiental; Engenharia de Materiais ou em Farmácia/Bioquímica.

 

3. VAGAS

         Será disponibilizada apenas 1(uma) vaga no Programa.

O candidato (a) deverá se inscrever exclusivamente para apenas um dos Temas propostos (apresentados no item 2 do edital), indicando para qual modalidade de bolsa (A, B ou C, descrito no item I.

A oferta da vaga está diretamente ligada à manutenção da bolsa provida pelo Programa Nacional de Pós Doutorado – PNPD – CAPES, podendo ser cessada sem aviso prévio em caso de cessação do fomento.

 

4. REQUISITOS DO BOLSISTA

  1. ser brasileiro ou possuir visto permanente no País. No caso de candidato estrangeiro, este deverá estar, no momento da implementação da bolsa, em situação regular no País;
  2. possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos, nos termos do Art. 48 §3⁰ da Lei n⁰ 9.394/96 e pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação;
  3. estar em dia com as obrigações eleitorais;
  4. possuir em seu currículo Lattes qualificações que demonstrem capacitação suficiente para desenvolver o projeto;
  5. não ser beneficiário de outra bolsa de qualquer natureza;
  6. não ser aposentado ou encontrar-se em situação equiparada;
  7. estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada a sua candidatura pela respectiva agência;
  8. ter seu currículo atualizado, nos últimos 90 dias a contar do início do período de inscrição, e disponível na Plataforma Lattes.
  9. o candidato pode se inscrever em uma das seguintes modalidades:
  1. ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;
  2. ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;
  3. ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou públicas de pesquisa: candidatos aprovados nesta modalidade deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa.
  1. o candidato aprovado na modalidade C não poderá realizar o estágio pós-doutoral na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício.

 

5. DA INSCRIÇÃO

         As inscrições deverão ser realizadas no período de 25/03/2020 a 13/04/2020, exclusivamente, encaminhando solicitação de inscrições para o email: ppgtamb-md@utfpr.edu.br do Programa de Mestrado em Tecnologias Ambientais. O Programa ira acusar o recebimento da inscrição validando-a.

 

  1. No Título do email devera constar: Inscrição Edital 003/2020 – PPGTAMB, Nome do candidato, Tema No  (de 1 a 3, No Tema escolhido para elaboração do Plano de Trabalho); 

 

  1. No Corpo do email devera constar o seguinte texto:

Eu, _____________________________, venho por meio deste solicitar minha inscrição ao EDITAL n0 003/2020-PPGTAMB - SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS DOUTORADO - BOLSA (PNPD/CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambientais (PPGTAMB) da UTFPR, MODALIDADE DE BOLSA: (  ) A  (   ) B  (   ) C e apresentando a PROPOSTA DE PLANO DE TRABALHO para o Tema: (  ) Tema 1  (   ) Tema 2  (   ) Tema 3

 

  1. Será requerida o envia por email da seguinte documentação comprobatória, em formato pdf:

 

  1. plano de trabalho elaborado com no máximo 15 paginas contendo os seguintes itens:

I) Identificação da Proposta, incluindo: Título, palavra chave e resumo;

II) Objetivo Geral e específico,

III) Identificação e caracterização da pesquisa (incluindo o estado da arte);

IV) Metodologia Proposta;

V) Produtos esperados como resultados da execução do projeto;

VI) Cronograma de execução (12 meses de atividades)

VII) Referencias Bibliográficas

  1. currículo no formato Lattes do CNPq, em via documentada (documentos comprobatórios, pontuação indicadas no Anexo I);
  2. cópias do Documento de identificação e do CPF. No caso de candidatos estrangeiros, cópia do passaporte ou outro documento oficial do país.
  3. cópia do Certificado ou diploma de conclusão do curso de doutorado. Caso o certificado ou diploma ainda não tenha sido emitido, poderá ser apresentado um documento que ateste que o candidato cumpriu todos os requisitos para a obtenção do título de Doutor, e que o diploma se encontra em processo de elaboração.
  4. cópia do Histórico escolar do curso de doutorado.

 

6. VAGAS

         Será disponibilizada apenas 1(uma) vaga bolsa no Programa.

O candidato (a) deverá escolher uma das propostas de plano de trabalho conforme o item 2.

A oferta da vaga está diretamente ligada à manutenção da bolsa provida pelo Programa Nacional de Pós Doutorado – PNPD – CAPES, podendo ser cessada sem aviso prévio em caso, em caso de cessação do fomento.

 

7. PROCESSO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

         O processo de seleção de estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais será realizado pela Comissão de Concessão de Bolsa.

   

A seleção será realizada em duas etapas:

1ª) Primeira Etapa -  Eliminatória: Considerar-se-ão aptos a segunda etapa (classificatória) os candidatos que obtiverem a nota mínima 6,0, conforme critérios de analise apresentados no Anexo II (Avaliação do plano de trabalho).

2ª) Segunda Etapa - Classificatória: Análise do currículo,  com ênfase na produção científica na Área de Avaliação da CAPES, Engenharias I, computadas a partir de 1º de Janeiro de 2016.

 

8. RESULTADO DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

 

         Os resultados das analises das etapas do concurso (ver cronograma item 9) serão divulgados no quadro de aviso da Secretaria do PPGTAMB e no sítio http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtamb/ppg-tamb/editais

         Perderá o direito a vaga, o candidato que não efetuar sua confirmação de interesse em executar o projeto de pós-doutoramento no Programa, na data estabelecida.

         Para maiores informações sobre atribuições do bolsista poderão ser encontradas no Regulamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado – Portaria no 086 de 03/07/2013.

         Na divulgação final do resultado do processo seletivo constará o nome de todos os classificados, em ordem decrescente de classificação de acordo com a nota final.

 

9. RECURSOS

 

Quanto à interposição de recurso:

  1. O candidato terá um prazo de dois dias úteis, a contar da data da divulgação do resultados, para interpor recurso;

b) O recurso deverá ser encaminhado para o email: ppgtamb-md@utfpr.edu.br, dentro dos prazos estabelecidos (respeitando o fuso horário de Brasília), conforme cronograma item 9 e, um email de confirmação do recebimento do recurso será emitido com a hora e data de recebimento;

c) O recurso deverá ser individual, devidamente fundamentado. O recurso interposto fora do prazo não será analisado;

d) O prazo para interposição do recurso é preclusivo e comum a todos os candidatos;

f) O recurso interposto em desacordo com este Edital não será analisado;

g) Os recursos serão recebidos sem efeito suspensivo, exceto no caso de ocasionar prejuízos irreparáveis ao candidato, caso que deverá ser cabalmente comprovado;

h) Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos;

i) Os docentes integrantes do Colegiado do PPGTAMB, após análise dos pedidos, verificarão o prazo e decidirão quanto ao mérito;

j) Os resultados dos julgamentos dos recursos administrativos serão encaminhados aos candidatos, via email.

 

10. CRONOGRAMA

O processo seletivo de BOLSA (PNPD/CAPES) do PPGTAMB obedecerá ao seguinte cronograma:

 

11. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente Edital.

Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pelo Diretor-Geral do Câmpus Medianeira.

Para dirimir as questões oriundas deste edital, fica eleito o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária do Paraná, Subseção de Foz do Iguaçu, do Estado do Paraná.

O presente Edital será publicado no sítio http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtamb/ppg-tamb/editais

 

 

Medianeira, 24 de março de 2020.

 

 

Prof. Dr. Flávio Feix Pauli

Diretor Geral do Câmpus Medianeira

UTFPR – Câmpus Medianeira

 

 

Prof. Dr. Oldair Donizeti Leite

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais

UTFPR – Câmpus Medianeira

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por OLDAIR DONIZETI LEITE, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 24/03/2020, às 15:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por FLAVIO FEIX PAULI, DIRETOR(A)-GERAL, em 24/03/2020, às 15:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1382820 e o código CRC (and the CRC code) 48F22678.



_______________________________________________________________________________

 

ANEXO I

 

CRITÉRIOS PARA PONTUAÇÃO DO CURRICULUM VITAE DO(A) CANDIDATO(A)

 

 

CANDIDATO(A):_____________________________________________________________________

 

MODALIDADE DE BOLSA: (  ) A  (   ) B  (   ) C

 

PROPOSTA DE PLANO DE TRABALHO: (  ) Tema 1  (   ) Tema 2  (   ) Tema 3

 

 

Item

Pontuação

Valor Obtido

Número de Itens comprovados

Total

A1. Média do Rendimento Acadêmicono Doutorado

5,0–6,9 (C) = 3,0

 

 

7,0–8,9 (B) = 4,0

 

 

> 9,0 (A) = 5,0

 

 

B1. Resumos Publicados em Eventos Técnicos e Científicos

(máximo 2,0 pontos)

Nacional: 0,5/resumo

 

 

Internacional: 1,0/resumo

 

 

B1. Resumos expandidos ou Trabalhos completos Publicados em Eventos Técnicos e Científicos(máximo 3,0 pontos)

Nacional: 0,5/resumo

 

 

Internacional: 1,0/resumo

 

 

C1. Artigos completos publicados em Periódicos

Indexados na Qualis CAPES – Engenharias I

A1 = 5,0/artigo

 

 

A2 = 4,0/artigo

 

 

B1 = 3,0/artigo

 

 

B2 = 2,5/artigo

 

 

B3 = 2,0/artigo

 

 

B4 = 1,5/artigo

 

 

B5 = 1,0/artigo

 

 

C   = 0,5/artigo

 

 

C2.  Livros* e capítulos de livros

publicados na área

obs: a soma dos capítulos não podem ser superior a do livro

Internacional: Livro (3,0) ou

Capítulo (1,5)

 

 

Nacional: Livro (2,0) ou

Capítulo (1,0)

 

 

Patentes

Depositada: (2,5)

Concedida: (5,0)

 

 

Pontuação Final

 

 

*Compreende-se por livro um produto impresso ou eletrônico que possua ISBN ou ISSN (para obras seriadas) contendo no mínimo 50 páginas, publicado por editora pública ou privada, associação científica e/ou cultural, instituição de pesquisa ou órgão oficial.

 

ANEXO II

 

CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO

 

ITENS DE AVALIAÇÃO

PONTUAÇÃO MÁXIMA

NOTA ATRIBUÍDA

1. Tema e relevância do projeto

    Pertinência com as linhas de pesquisa do Programa

1,0

 

    Originalidade

1,0

 

 

 

 

2. Introdução

    Pertinência da fundamentação em relação ao objeto de estudo

2,5

 

 

 

 

3. Objetivos gerais e específicos

    Clareza

1,0

 

    Exequibilidade

1,0

 

 

 

 

4. Metodologia

    Viabilidade das ações da pesquisa

1,0

 

    Procedimentos metodológicos claros e objetivos

1,0

 

 

 

 

5. Qualidade da redação

    Coerência

0,5

 

    Coesão

0,5

 

    Gramática

0,5

 

 

 

 

TOTAL DE PONTOS

10,0

 

         
 

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.009600/2020-46 SEI nº 1382820