Boletim de Serviço Eletrônico em 13/04/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS DOIS VIZINHOS

DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-DV

 

EDITAL Nº 015/2020 – DIRGRAD/DIRGE-DV

 

PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ZOOTECNIA – UTFPR CÂMPUS DOIS VIZINHOS E INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA – PORTUGAL

 

A Diretora de Graduação e Educação Profissional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Dois Vizinhos, no uso de suas atribuições estatutárias e  regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de candidatos ao Programa de Dupla Diplomação entre o Curso de Bacharelado em Zootecnia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do Câmpus Dois Vizinhos e o conjunto de Cursos de Engenharia Zootécnica e Mestrado em Tecnologias da Ciência Animal, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (ESA/IPB).

 

 

1 PREÂMBULO

 

O Programa de Dupla-Diplomação entre o Curso de Bacharelado em Zootecnia do Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR e o conjunto de Cursos de Engenharia Zootécnica e Mestrado em Tecnologias da Ciência Animal, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, faz parte das ações empreendidas pela UTFPR para Internacionalização de seus cursos de graduação.

 

O aluno da UTFPR, participante do programa, que concluir todas as etapas previstas no acordo, após concluir o curso de Bacharelado em Zootecnia na UTFPR, receberá o Diploma de Bacharel em Zootecnia expedido pela UTFPR e os diplomas de Licenciado e Mestre expedido pelo Instituto Politécnico de Bragança.

 

 

2 DOS OBJETIVOS DO ACORDO

 

O Acordo de Dupla-Diplomação, objeto deste Edital, tem os seguintes objetivos:

 

a) Promover a mobilidade internacional dos estudantes de Bacharelado em Zootecnia do Câmpus Dois Vizinhos, possibilitando o contato com outras culturas e a ampliação das possibilidades de formação profissional e humana;

b) Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos da graduação em Bacharelado em Zootecnia;

c) Contribuir para o intercâmbio de docentes entre as duas instituições possibilitando o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa;

d) Estimular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino de graduação na UTFPR.

 

 

3 DAS NORMAS GERAIS

 

3.1 A Dupla-Diplomação estará disponível para um número total de 04 (quatro) estudantes por ano, acordado entre as duas instituições e, implicará na mobilidade internacional do estudante, matriculado a partir do nono período, não restando nenhuma disciplina ou Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Bacharelado em Zootecnia da UTFPR/Câmpus Dois Vizinhos.

 

3.2 A duração inicial do período de mobilidade internacional será de um 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por mais 03 (três) meses, incluído neste período o tempo necessário para entrega e defesa do Relatório de Estágio Curricular da UTFPR/Câmpus Dois Vizinhos, e dissertação/projeto/estágio do IPB e apresentações/defesas públicas.

 

3.3 O Estágio Curricular Obrigatório da UTFPR/Câmpus Dois Vizinhos é equivalente a Dissertação/Projeto/Estágio do IPB (mínimo de 56 créditos ECTS), de acordo com as normas regulamentares das duas instituições no que se refere ao funcionamento e defesa do mesmo ou regulamento específico comum que se entenda relevante estabelecer para as duas instituições.

 

3.4 O candidato selecionado para o programa de Dupla-Diplomação deverá cumprir um Plano de Estudos a ser desenvolvido durante o período em que se encontrar em mobilidade internacional na instituição parceira.

 

3.5 O Plano de Estudos será elaborado pelo aluno com a orientação da coordenação do curso em conformidade com as regras estabelecidas no acordo de Dupla-Diplomação.

 

3.6 Ao retornar à UTFPR o aluno deverá defender o Relatório de Estágio Curricular Obrigatório.

 

3.7 A definição do tema do projeto de mestrado, do orientador (ESA/IPB) e do co-orientador (UTFPR), será realizada em comum acordo entre o acadêmico, a coordenação do curso de Bacharelado em Zootecnia (UTFPR-DV) e a Instituição de destino.

 

a) Essa definição deverá ocorrer antes do afastamento do acadêmico para o desenvolvimento das atividades na Instituição de destino (IPB), via coordenação do curso de Bacharelado em Zootecnia, em datas a serem divulgadas oportunamente.

b) As datas serão divulgadas pela coordenação do curso de Bacharelado em Zootecnia.

 

3.8 As despesas com passagens de ida e volta, traslados terrestres, seguro saúde, emissão de passaporte, obtenção de vistos, despesas com moradia e alimentação, bem como outras despesas decorrentes da mobilidade internacional serão de responsabilidade do estudante.

 

4 DAS VAGAS

 

Serão selecionados 02 (dois) alunos para início das atividades da Dupla-Diplomação previsto para o mês de agosto de 2020.

 

 

5DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

 

5.1 Poderão candidatar-se à seleção, os alunos do curso de Bacharelado em Zootecnia da UTFPR/Câmpus Dois Vizinhos, que atendam às seguintes condições:

 

a) Estar matriculado no curso de Bacharelado em Zootecnia da UTFPR do Câmpus Dois Vizinhos, cursando, no mínimo, o 8º período no primeiro semestre de 2020;

b) Possuir coeficiente de rendimento mínimo de 0,6 no ato da inscrição;

c) Ter disponibilidade para morar em Portugal por pelo menos 12 meses;

d) Possuir passaporte.

 

5.2 Anular-se-ão, sumariamente, as inscrições dos candidatos que não atendam aos pré- requisitos supracitados.

 

 

6 DO PERÍODO E LOCAIS DE INSCRIÇÃO

 

As inscrições deverão ser realizadas até as 23:59h o dia 19 de abril de 2020, na forma remota, por meio do e-mail da Assessoria de Coordenações (coordenacoes-dv@utfpr.edu.br), da UTFPR/Câmpus Dois Vizinhos. No e-mail, inserir no assunto: “Dupla Diplomação – Edital 15/2020-DIRGRAD - Nome do candidato”

 

 

7 DOS DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

 

7.1 Os candidatos participantes do Projeto de Cooperação Internacional Dupla-Diplomação deverão enviar via e-mail (Item 6), no ato da inscrição, um único documento no formato pdf contendo os seguintes documentos:

 

a) Ficha de inscrição preenchida (Anexo I) e assinada;

b) Cópia atualizada do Histórico Escolar do curso de graduação em Bacharelado em Zootecnia do Câmpus Dois Vizinhos;

c) Cópia do Currículo Lattes atualizado e documentado;

d) Cópia do CPF e do RG;

e) Declaração por não possuir bolsa (Anexo II) ou termo de desistência da bolsa (Anexo III);

f) Ficha de pontuação preenchida (Anexo IV), documentada no currículo Lattes.

g) Cópia do passaporte com data validade mínima em 2022.

 

7.2 Anular-se-ão, sumariamente, as inscrições dos candidatos que deixarem de entregar, no ato da inscrição, qualquer um dos documentos supracitados.

 

8 DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

 

A divulgação das inscrições homologadas será realizada via página da DIRGRAD, no link http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos, no dia 20 de abril de 2020.

 

 

9 DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

 

9.1 A seleção dos acadêmicos será realizada por uma comissão composta por 02 (dois) professores do curso de Bacharelado em Zootecnia da UTFPR/Câmpus Dois Vizinhos e pelo responsável do DERINT-DV, designada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, que selecionará e classificará os candidatos por ordem decrescente da média ponderada dos pontos obtidos nos seguintes critérios:

 

a) Coeficiente de rendimento escolar (peso 5.0);

b) Ficha de pontuação preenchida e documentada (peso 5.0);

 

9.2 Para fins de classificação serão considerados apenas os candidatos cuja média aritmética, obtida pelos critérios supracitados, seja igual ou superior a 6,0.

 

 

10 DO DESEMPATE

 

10.1 Caso ocorra empate entre os candidatos, o desempate será efetuado de acordo com os critérios relacionados em ordem sequencial: i) candidato com maior coeficiente de rendimento escolar; ii) candidato com maior nota na ficha de pontuação (Anexo IV) e; iii) candidato com maior idade.

 


11 DO RESULTADO PRELIMINAR

A relação preliminar com os nomes dos candidatos classificados será divulgada na página da DIRGRAD,           no           link            http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao- profissional/doisvizinhos, no dia 27 de abril de 2020.

 

12 DO PRAZO PARA RECURSO

 

12.1 Os recursos contra homologação das inscrições poderão ser protocolados na Diretoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR/Câmpus Dois Vizinhos, via e-mail (dirgrad-dv@utfpr.edu.br) no dia 21 de abril de 2020 até 17:30h.

12.2 Os recursos contra a classificação poderão ser protocolados na Diretoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR/Câmpus Dois Vizinhos, via e-mail (dirgrad-dv@utfpr.edu.br) no dia 28 de abril de 2020 até 17:30h.

12.3 No assunto do e-mail de ve constar: “Recurso Edital 15/2020-DIRGRAD - NOME DO CANDIDATO”.

12.4 A comissão responsável pela análise dos recursos será composta por três servidores do Câmpus Dois Vizinhos, designados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR/Câmpus  Dois Vizinhos.

 

13 DO RESULTADO FINAL

 

A relação final com os nomes dos candidatos classificados será divulgada pela DIRGRAD, no link http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos, até o dia 29 de abril de 2020.

 

14 DOS CASOS OMISSOS

 

Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela Comissão de Seleção e pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR/Câmpus Dois Vizinhos.

 

Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

15 CONSIDERAÇÕES GERAIS

 

Em função da pandemia COVID-19 e suas consequências nas atividades acadêmicas da UTFPR e das instituições parceiras, o inicio das atividades de Dupla Diplomação poderá sofrer alterações e/ou serem canceladas.

 

 

 

Dois Vizinhos, 13 de abril de 2020.

 

 

 

 

 

Everton Ricardi Lozano da Silva

Diretor Geral

UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos

 

 

 

Fabiani das Dores Abati Miranda

Diretora de Graduação e Educação Profissional UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por FABIANI DAS DORES ABATI MIRANDA, DIRETOR(A), em 13/04/2020, às 12:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em 13/04/2020, às 13:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1404512 e o código CRC (and the CRC code) A2469EC5.



ANEXO I – Edital 15/2020 – DIRGRAD-DIRGE-DV

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

 

Nome:.....................................................................................................................................................

Nascimento......./......./....... Naturalidade:..............................................................

RG:.....................................................................Data de emissão:.........................................................

CPF:........................................................................................................................................................

Passaporte:..............................................................................................................................................

Endereço:................................................................................................................................................

Bairro:..............................................Cidade:....................................................CEP:..............................

Tel. Residencial: (.......) .................................. Cel. (........) .......................................

E-mail:....................................................................................................................................................

Filiação (pai):..........................................................................................................................................

Filiação (mãe):........................................................................................................................................

Formação profissional:

Aluno regularmente matriculado no curso de Zootecnia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Câmpus Dois Vizinhos RA:.........................................................................................................................................................

Período:.........................................................           Ano de ingresso:...................................................

 

Local e Data: ________________________,______de_______________de 20_________.

 

____________________________________________________

Nome e Assinatura do Candidato

 

Aprovação da Inscrição pela Comissão de Seleção

______________________________________________-

______________________________________________-

______________________________________________-

 

 

ANEXO II - Edital 15/2020 - DIRGRAD-DIRGE-DV

 

DECLARAÇÃO DE BOLSAS

 

 

Eu, ________________________________________________________________, portador(a) do CPF__________________________ e do RG__________________________, aluno regularmente matriculado no__________ período do curso de Zootecnia da Universidade

Tecnológica Federal do Paraná/Câmpus Dois Vizinhos, portador(a) do RA ___________, declaro não possuir vínculos ou bolsas de programas de fomento federais e/ou estaduais.

 

 

Local e Data: ________________________,______de_______________de 20_________.

 

 

____________________________________________________

Nome e Assinatura do Candidato

 

 

 

 

 

 

Aprovação da Inscrição pela Comissão de Seleção

 

 

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

 

ANEXO III – Edital 15/2020 – DIRGRAD-DIRGE-DV

 

 

TERMO DE DESISTÊNCIA DE BOLSAS

 

 

Eu,_______________________________________________, portador(a) do CPF_______________ e do RG________________________, aluno regularmente matriculado no _______ período do curso de Zootecnia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Câmpus Dois

Vizinhos, portador(a) do RA________________, assumo o compromisso de desistir de quaisquer vínculos ou bolsas de programas de fomento federais e/ou estaduais no momento da participação da mobilidade internacional.

 

 

 

Local e Data: ________________________,______de_______________de 20_________.

 

 

 

____________________________________________________

Nome e Assinatura do Candidato

 

 

 

Aprovação da Inscrição pela Comissão de Seleção

 

_____________________________________________

_____________________________________________

_____________________________________________

 

 

 

 

 

ANEXO IV - Edital 15/2020 – DIRGRAD-DIRGE-DV

 

FICHA DE PONTUAÇÃO

 

1 Critérios para a avaliação do Currículo Lattes

 

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez.

 

1.1 Atividades e pontuação que serão consideradas na avaliação do Currículo Lattes

 

1.1.1 Trabalhos completos e/ou resumos (simples ou expandidos) apresentados em eventos (Pontuação máxima: 10 pontos)

 

Discriminação da Atividades

Pontuação

Pontos Declarados

a) Resumo publicado (até duas páginas)

Internacional

0,5 ponto por resumo

 

Nacional

0,3 ponto por resumo

 

Regional/local

0,1 ponto por resumo

 

b) Resumo expandido e trabalho completo (acima de três páginas)

 

Internacional

1 ponto por resumo

 

Nacional

0,5 ponto por resumo

 

Regional/local

0,3 ponto por resumo

 

TOTAL

 

 

 

 

 

 

1.1.2 Produção científica e tecnológica (Pontuação máxima: 10 pontos)

 

 

Discriminação da atividade

 

Pontuação

Pontos Declarados

 

 

c)     Artigo publicado em periódico científico listado no Qualis- CAPES

 

Internacional

3 pontos por artigo

 

 

Nacional

1 ponto por artigo

 

 

 

d)     Artigo publicado em periódico científico não listado no Qualis- CAPES

 

Internacional

1 ponto por artigo

 

 

Nacional

0,5 pontos por artigo

 

TOTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.1.3 Atividades de iniciação científica e estágios (Pontuação máxima: 70 pontos)

Discriminação da atividade

Pontuação

Pontos Declarados

e) Iniciação Científica (PIBIC, PIBIT, Ações Afirmativas e PET), devidamente comprovada com documento emitido pelo departamento de Pós-Graduação ou órgão equivalente na IES

10 pontos por semestre

 

f)     Monitorias e estágios vinculados às atividades de ensino, pesquisa e extensão (exceto estágio obrigatório de final de curso)

10 pontos por semestre

 

 

g)     Participação em Centro Acadêmico, DCE e Empresa Júnior.

2 pontos por semestre

 

h)     Cursos de Língua Estrangeira

5 pontos por semestre

 

TOTAL

 

1.1.4 Experiência profissional (Pontuação máxima: 10 pontos)

Discriminação da atividade

Pontuação

Pontos Declarados

i)      Experiência profissional em Zootecnia e áreas afins

2 pontos por ano

 

TOTAL

 

 

Local e Data: ________________________,______de_______________de 20_________.

 

Nome do Candidato:

 

 

_______________________________________________

Assinatura do Candidato


Referência: Processo nº 23064.008436/2020-50 SEI nº 1404512