Boletim de Serviço Eletrônico em 08/05/2020

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS CURITIBA

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT

EDITAL 27/2020 - DIRGRAD

 

PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA ELETRÔNICA – UTFPR CÂMPUS CURITIBA – BRASIL E O CURSO DE ENGENHARIA DA TELECOM  NANCY – UNIVERSIDADE DE LORRAINE – FRANÇA

 

O Diretor de Graduação e Educação Profissional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Curitiba, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, no Artigo 11 do Regulamento da Organização Didático Pedagógica dos cursos de graduação da UTFPR (Resolução n 81/2019-COGEP de 26.jul.2019); torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de candidatos ao Programa de Dupla Diplomação entre os Cursos de Bacharelado em Engenharia de Computação e Bacharelado em Engenharia Eletrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do Câmpus Curitiba e o curso de Engenharia da TELECOM Nancy (TN), da Universidade de Lorraine, França. Este edital encontra-se disponível em http://www.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/curitiba. O acordo de Dupla Diplomação para o curso de Engenharia de Computação encontra-se disponível em https://cloud.utfpr.edu.br/index.php/s/miD29UuJPiqdkna e para o curso de Engenharia Eletrônica encontra-se disponível em https://cloud.utfpr.edu.br/index.php/s/NrFoqPMpPYRQ71W.

 

1. PREÂMBULO

      O Programa de Dupla-Diplomação entre os Cursos de Bacharelado em Engenharia de Computação e Bacharelado em Engenharia Eletrônica do Câmpus Curitiba da UTFPR e o curso de Engenharia da TELECOM Nancy, França, faz parte das ações empreendidas pela UTFPR para internacionalização de seus cursos de graduação.

      O estudante da UTFPR, participante deste programa, que concluir todas as etapas previstas no acordo e concluir o curso de Engenharia de Computação, ou o curso de Engenharia Eletrônica receberá respectivamente o Diploma de Bacharel em Engenharia de Computação, ou de Bacharel em Engenharia Eletrônica, expedido pela UTFPR e o Diploma de Engenheiro TELECOM Nancy expedido pela TELECOM Nancy (TN), Universidade de Lorraine, França.

1.1 Dos objetivos do acordo

O Acordo de Dupla-Diplomação, objeto deste Edital, tem os seguintes objetivos:

a) Promover a mobilidade internacional dos estudantes de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica do Câmpus Curitiba, possibilitando o contato com outras culturas e a ampliação das possibilidades de formação profissional e humana;

b) Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos estudantes da graduação em Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica;

c) Contribuir para o intercâmbio de docentes entre as duas instituições possibilitando o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa;

d) Estimular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino de graduação na UTFPR e na TN.

2. DAS NORMAS GERAIS

a) EM FUNÇÃO DA PANDEMIA COVID-19 E SUAS CONSEQUÊNCIAS NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS DA UTFPR E DAS INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS PARCEIRAS, O INÍCIO DAS ATIVIDADES DE DUPLA DIPLOMAÇÃO PODERÁ SOFRER ALTERAÇÕES E/OU SEREM CANCELADAS.

b) A Dupla-Diplomação estará disponível para um número total de 02 (dois) estudantes por ano letivo, por curso, acordado entre as duas instituições e, implicará na mobilidade internacional do estudante, matriculado a partir do sétimo período dos cursos de Engenharia de Computação ou da UTFPR, Câmpus Curitiba.

c) Para ter validade, a duração do período de mobilidade internacional será no mínimo de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado caso a caso e em comum acordo entre as coordenações, incluído neste período o tempo necessário para entrega dos relatórios e monografias dos módulos de estágio, trabalho de conclusão de curso da UTFPR, Câmpus Curitiba, apresentações e defesas públicas.

d) O Estágio Curricular Obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da UTFPR, Câmpus Curitiba são equivalentes ao Estágio Engenheiro e Projeto Final de Curso da TN, de acordo com as normas regulamentares das duas instituições, no que se refere ao funcionamento e defesa dos mesmos ou regulamento específico comum que se entenda relevante estabelecer para as duas instituições.

e) O candidato selecionado para o programa de Dupla Diplomação deverá cumprir um Plano de Estudos a ser desenvolvido durante o período em que se encontrar em mobilidade internacional na instituição parceira.

f) O Plano de Estudos será elaborado pelo estudante com a orientação da coordenação do curso em conformidade com as regras estabelecidas no acordo de Dupla-Diplomação.

g) Ao retornar à UTFPR o estudante que obtiver êxito no cumprimento do plano de estudos, terá as respectivas disciplinas convalidadas de acordo com os termos do acordo de dupla diplomação UTFPR-CT/TN.

h) As despesas com passagens de ida e volta, traslados terrestres, seguro saúde, emissão de passaporte, obtenção de vistos, despesas com moradia e alimentação, bem como outras despesas decorrentes da mobilidade internacional serão de responsabilidade do estudante. Não há previsão de concessão de auxílio financeiro aos estudantes por parte da UTFPR, a qual fica isenta de qualquer ônus decorrente do Programa ao qual se refere este edital.

 

3. DAS VAGAS

Serão selecionados 02 (dois) estudantes do curso de Engenharia de Computação, e 02 (dois) estudantes do curso de Engenharia Eletrônica, para início das atividades da dupla diplomação na TN para início do ano letivo no mês de agosto de 2020.

 

4. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO.

Poderá candidatar-se à seleção, o estudante dos cursos de Engenharia de Computação ou Engenharia Eletrônica da UTFPR, Câmpus Curitiba, que atenda às seguintes condições:

a) Estar matriculado no curso de Engenharia de Computação, ou Engenharia Eletrônica, da UTFPR do Câmpus Curitiba, cursando, no mínimo, o 6º período no primeiro semestre de 2020;

b) Possuir coeficiente de rendimento mínimo de 0,7 no ato da inscrição;

d) Ter disponibilidade para morar na França por pelo menos 18 meses.

 

5. DO PRÉ REQUISITO PARA AUTORIZAÇÃO DE PARTIDA

5.1 O estudante selecionado deverá ter concluído todas as disciplinas até o sexto período do curso, incluso.

5.2 O estudante deverá possuir comprovante de proficiência em língua francesa nível B1 (conforme quadro europeu comum de referência para as línguas).

5.3 O estudante deverá obter o TOEIC ou outro certificado em língua inglesa (B2 conforme quadro europeu comum de referência para as línguas).

 

6. DO PERÍODO E FORMA DE INSCRIÇÃO

6.1 As inscrições deverão ser realizadas no período de 07 a 22 de maio de 2020.

6.2 Forma de inscrição: os documentos para a inscrição devem estar em um arquivo único em formato *.pdf e deverão ser enviados em anexo ao e-mail até o dia 22 de maio de 2020 às 23h59 para o e-mail
c-ddeng-ct@utfpr.edu.br, no “Assunto” deve estar escrito: “Mobilidade  Internacional  –  Telecom Nancy  –  seleção  2020/2”. O recebimento da inscrição será confirmado ao candidato, em resposta ao e-mail.

6.3 Não será aceita, em nenhuma hipótese, a inscrição após o dia 22 de maio de 2020 às 23h59.

6.4 Não serão aceitas inscrições enviadas por correspondência.

 

7. DOS DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

7.1 Os candidatos deverão apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos:

a) Ficha de inscrição preenchida (Anexo I) e assinada;

b) Cópia atualizada do Histórico Escolar do curso de graduação em Engenharia de Computação ou Engenharia Eletrônica do Câmpus Curitiba;

c) Cópia do Currículo Lattes atualizado e documentado (o currículo deverá ser obrigatoriamente preenchido na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br no modo completo. Em nenhuma hipótese será aceito outro formato de currículo);

d) Declaração de que não possui bolsas (Anexo II) ou Carta de Desistência de bolsas de programas vinculados aos órgãos de fomento federais e/ou estaduais (Anexo III);

e) Cópia do Passaporte válido e/ou protocolo de requerimento de passaporte junto à Polícia Federal (é importante que os candidatos estejam cientes da necessidade de um passaporte com prazo de validade adequado ao período de mobilidade internacional);

f) Cópia do CPF e do RG;

g) Ficha de pontuação preenchida (Anexo IV), documentada.

h) Declaração de que atende a viabilidade de morar na França por pelo menos 18 meses (Anexo V).

7.2. Anular-se-ão, sumariamente, as inscrições dos candidatos que deixarem de entregar, no ato da inscrição, qualquer um dos documentos supracitados.

7.3 Não será permitida a substituição daqueles ou anexação de novos documentos enviados no ato da inscrição.

 

8. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão composta por, pelo menos,  03 (três) professores da Comissão Permanente de Dupla Diplomação dos Cursos de Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Computação da UTFPR Câmpus Curitiba (Portarias do Diretor-Geral: nº 161 de 16 de abril de 2018, nº 180 de 23 de abril de 2018, nº 359 de 26 de junho de 2019). Esta comissão selecionará e classificará os candidatos de cada curso por ordem decrescente da média aritmética simples dos pontos obtidos nos seguintes critérios:

a) Coeficiente de rendimento escolar (multiplicado por 10);

b) Ficha de pontuação preenchida e documentada (nota máxima 10);

c) Entrevista (nota máxima 10).

8.1 Das entrevistas

As entrevistas serão realizadas no dia 26 de maio de 2020, por videoconferência, em horário a ser definido. O link para fazer a entrevista será divulgado para os inscritos por email enviado via c-ddeng-ct@utfpr.edu.br da UTFPR.

As entrevistas serão de caráter classificatório, sendo que o não comparecimento do candidato à entrevista, na data e horário definidos pela comissão, implicará na desclassificação do mesmo.

 

9. DO DESEMPATE

Caso ocorra empate entre os candidatos, o desempate será efetuado aplicando-se os critérios abaixo relacionados em ordem sequencial:

a) Estudante com maior coeficiente de rendimento escolar.

b) Estudante com maior número de disciplinas, do curso, concluídas com êxito até a data da inscrição.

c) Estudante com maior idade.

 

10. DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO

Os resultados preliminar e final e respostas a eventuais recursos serão publicados em http://www.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/curitiba.

 

11. DOS PRAZOS PARA RESULTADOS E RECURSOS

A lista com o resultado preliminar dos selecionados será publicada até o dia 28 de maio de 2020 às 23h59.

Os recursos contra o resultado preliminar deste edital poderão ser feitos por email para c-ddeng-ct@utfpr.edu.br, até o dia 30 de maio de 2020 às 23h59.

Caso existam recursos solicitados referentes ao resultado preliminar, as respostas aos recursos serão publicadas até o dia 02 de junho de 2020 às 23h59.

A lista definitiva (resultado final) dos selecionados será publicada até o dia 03 de junho de 2020 às 23h59.

 

12. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

Os candidatos inscritos declaram aceitar e ter ampla e irrestrita ciência dos termos constantes do presente edital e das demais regulações institucionais.

A UTFPR se exime por qualquer problema de ordem técnica e/ou pessoal que vem a inviabilizar a inscrição do candidato.

Este Edital entra em vigor na data de sua publicação pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR/Câmpus Curitiba.

Os casos omissos a este edital ou questões não solucionadas administrativamente serão analisadas e julgadas pela comissão de seleção e homologadas pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) da UTFPR/Câmpus Curitiba.

Fica estabelecido o Fórum da Justiça Federal, Subseção Judiciária de Curitiba para dirimir eventuais questões decorrentes deste Edital.

 

Curitiba, 06 de maio de 2020.

 

Aurea Cristina Magalhães Niada

Diretora Adjunta de Graduação e Educação Profissional - Curitiba

 

Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho

Diretor Geral do Câmpus Curitiba

 

 

 

 

 



logotipo

Documento assinado eletronicamente por AUREA CRISTINA MAGALHAES NIADA, DIRETOR(A) ADJUNTO(A), em 06/05/2020, às 14:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por MARCOS FLAVIO DE OLIVEIRA SCHIEFLER FILHO, DIRETOR(A)-GERAL, em 08/05/2020, às 11:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1430416 e o código CRC (and the CRC code) 8FB9E53E.



ANEXO I do Edital 27/2020 – DIRGRAD-CT

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

Dados de Identificação:

Nome:.....................................................................................................................................

Nascimento: ......./......./............            Naturalidade:..............................................................

RG:.................................................................     Data de emissão:.........................................

CPF:..........................................................................

Passaporte:....................................................       Validade do Passaporte:......./......./............

Endereço:................................................................................................................................

Bairro:.............................................Cidade:.........................................CEP:..........................

Tel. Residencial: (.......) .................................               Cel. (........) .......................................

E-mail:.....................................................................................................................................

Filiação(pai):...........................................................................................................................

Filiação (mãe):.........................................................................................................................

 

Formação profissional:

Estudante regularmente matriculado no curso de ................................................................... da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Câmpus Curitiba

RA:..........................

Período:............................................           Ano de ingresso:.............................................

 

_____________________, _____ de __________________ de 20____.

 

 

 

___________________________________

Nome e Assinatura do Candidato

 

Aprovação da Inscrição pela Comissão de Seleção

 

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

ANEXO II do Edital 27/2020 – DIRGRAD-CT

 

DECLARAÇÃO DE BOLSAS

 

 

 

Eu, ........................................................................................................................................., portador(a) do CPF............................................... e do RG................................................., estudante regularmente matriculado no .......................... período do curso de ou Engenharia de Computação ou Engenharia Eletrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Câmpus Curitiba, portador(a) do RA ...................................................., declaro não possuir vínculos ou bolsas de programas de fomento federais e/ou estaduais.

 

 

 

 

_________________________, _____ de __________________ de 20____.

 

 

 

 

___________________________________

Nome e Assinatura do Candidato

 

 

 

 

 

Aprovação da Inscrição pela Comissão de Seleção

 

 

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

 

 

 

 

 

 

ANEXO III do Edital 27/2020 – DIRGRAD-CT

 

TERMO DE DESISTÊNCIA DE BOLSAS

 

 

 

Eu, ........................................................................................................................................., portador(a) do CPF........................................................ e do RG ..........................................., estudante regularmente matriculado no ................. período do curso de Engenharia de Computação ou Engenharia Eletrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Câmpus Curitiba, portador(a) do RA.............................................., assumo o compromisso de desistir de quaisquer vínculos ou bolsas de programas de fomento federais e/ou estaduais no momento da participação da mobilidade internacional.

 

 

 

 

_________________________, _____ de __________________ de 20____.

 

 

 

 

___________________________________

Nome e Assinatura do Candidato

 

 

 

 

 

 

 

Aprovação da Inscrição pela Comissão de Seleção

 

 

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

 

 

 

 

ANEXO IV do Edital 27/2020 – DIRGRAD-CT

FICHA DE PONTUAÇÃO

 

1. Critérios para a avaliação do Currículo Lattes

 

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez.

 

  1. Atividades e pontuação que serão consideradas na avaliação do Currículo Lattes

 

  1. Atividades de Acadêmicas (Pontuação máxima: 10 pontos)

Discriminação da atividade

Pontuação

Pontos Declarados

  • Iniciação Científica (PIBIC, PIBIT e Ações Afirmativas), devidamente comprovada com documento emitido pelo departamento de Pós-Graduação ou órgão equivalente na IES

5 pontos  por projeto (1 ano)

 

 

  • Monitorias e estágios vinculados às atividades de ensino, pesquisa e extensão (exceto estágio obrigatório de final de curso)

2 pontos  por monitoria por semestre

 

 

TOTAL 1.1.1

 

 

  1. Atividades de Acadêmicas outras (Pontuação máxima: 2 pontos)

Discriminação da atividade

Pontuação

Pontos Declarados

  • Participação em Centro Acadêmico ou DCE

1 ponto

 

 

  • Cursos de Língua Estrangeira

 

0,25 pontos para cada 30 horas

 

TOTAL 1.1.2

 

 

  1. Experiência profissional (Pontuação máxima: 10 pontos)

Discriminação da atividade

Pontuação

Pontos Declarados

  • Experiência profissional comprovada em eletrônica/computação e áreas afins

2,5 pontos por semestre de estágio

 

TOTAL 1.1.3

 

 

 

Total de 1.1 = 1.1.1 + 1.1.2 + 1.1.3  (satura em 10 pontos)

 

 

 

Local e Data:

 

 

_____________________, _____ de __________________ de 20____.

 

 

Nome do Candidato: _________________________________________________________

 

 

Assinatura do Candidato: _____________________________________________________

 

 

ANEXO V do Edital 27/2020 – DIRGRAD-CT

 

DECLARAÇÃO

 

 

 

Eu, ........................................................................................................................................., portador(a) do CPF............................................... e do RG................................................., estudante regularmente matriculado no .......................... período do curso de ou Engenharia de Computação ou Engenharia Eletrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Câmpus Curitiba, portador(a) do RA ...................................................., declaro ter viabilidade para morar na França durante o período estabelecido no presente edital.

 

 

 

 

_________________________, _____ de __________________ de 20____.

 

 

 

 

___________________________________

Nome e Assinatura do Candidato

 

 

 

 

 

Aprovação da Inscrição pela Comissão de Seleção

 

 

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________