Boletim de Serviço Eletrônico em 15/06/2020

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS CURITIBA

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT

EDITAL 29/2020 - DIRGRAD

SELEÇÃO DE ESTUDANTES BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS
PARA O GRUPO PET ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO (PETECO)

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Curitiba da UTFPR faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para a SELEÇÃO DE ESTUDANTES BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS para o grupo PETECO (ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO) do PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET), Câmpus Curitiba, nos termos do presente Edital.  

1. DO OBJETO

O Programa de Educação Tutorial, vinculado à Diretoria de Políticas e Programas de Graduação – DIPES, da Secretaria de Educação Superior – SESU, subordinada ao Ministério da Educação – MEC, constitui-se em programa desenvolvido por meio de grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que tem por objetivos:

2. DAS VAGAS OFERECIDAS

Este edital destina-se ao preenchimento de 6 (seis) vagas para estudantes bolsistas e até 4 (quatro) vagas para estudantes não-bolsistas na modalidade de cadastro reserva.

Os estudantes selecionados como bolsistas do grupo PET receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), depositados em conta corrente específica, oriundo de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação.

 

3. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Poderão candidatar-se a bolsista PET os alunos, que atendam às seguintes condições:

  1. Estar regularmente matriculado como estudante de graduação em Engenharia de Computação, Sistemas de Informação ou em Engenharia Eletrônica nos campus de Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do 2º. período (inclusive) em diante;
  2. Não ser bolsista em qualquer outro programa, não ser estagiário e não ter vínculo empregatício;
  3. Ter disponibilidade para dedicar 20 horas semanais às atividades do programa;
  4. Apresentar Coeficiente de Rendimento (CR) maior ou igual a 0,6.

Inscrições que não satisfaçam os itens acima não serão homologadas.

 

4. DO PERÍODO, LOCAL E DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO.

As inscrições poderão ser realizadas da data de publicação deste edital até 30/06/2020. As inscrições serão exclusivamente por meio de formulário de inscrição online disponível na página web <http://dainf.ct.utfpr.edu.br/peteco/>. Não serão aceitas inscrições fora do prazo. Os seguintes documentos são exigidos para a inscrição:

I.   Formulário de inscrição disponível no link <http://dainf.ct.utfpr.edu.br/peteco/>

II. Cópia digital (em PDF) do Histórico Escolar do curso de Graduação (disponível no Portal do Aluno) enviado por e-mail ao endereço <petecoutfpr@gmail.com>

III. Projeto em formato PDF (ver item 5.c) enviado por e-mail ao endereço <petecoutfpr@gmail.com>

 

5. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

A seleção dos novos integrantes será feita por meio de Comissão composta por, no mínimo, o Tutor e 2 (dois) discentes do grupo PETECO, e será dividida nas etapas:

a)    Pré-avaliação de inscrição: nesta etapa, serão selecionados estudantes conforme os critérios da Seção 3 do presente Edital (itens 1 e 4).

b)    Dinâmica de grupo por meio de conferência eletrônica em conjunto com os demais candidatos.

c)    Entrega de projeto. Escrever individualmente um projeto e enviá-lo por e-mail para o endereço <petecoutfpr@gmail.com> dentro do prazo estabelecido no cronograma. O projeto deve tratar da descrição, do planejamento da realização e da divulgação de uma atividade para o PETECO. Esta atividade deverá contemplar pelo menos 2 dos 3 eixos abrangidos pelo PET (ensino, pesquisa e extensão), mas NÃO necessita estar ligada à área de computação. Não há formato pré-definido. A única restrição refere-se ao número de páginas que deve ser menor ou igual a 3 (três) páginas tamanho A4, com fonte tamanho 12 (doze).

d)    Entrevista e Defesa do projeto perante comissão de seleção por conferência eletrônica: o candidato deve apresentar um Currículo Vitae resumido contendo atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas durante o ensino médio e graduação e atividades de caráter social realizadas fora do âmbito estudantil.

Candidatos que não entregarem o projeto, não comparecerem à dinâmica de grupo ou à entrevista/defesa de projeto serão desclassificados.

Candidatos que não dispõem de meios para participação de conferência eletrônica devem assinalar campo específico no formulário de inscrição para que seja assegurada sua participação em condições igualitárias a todos os demais.

Será selecionado o candidato que obtiver a maior PONTUAÇÃO FINAL (PF) segundo a fórmula (CR=coeficiente de rendimento, DG=Dinâmica de Grupo, PRJ = projeto e CRS=curso):

PF = (10*(CR*100) + 25 * DG + 25 * PRJ + 30 * ENT + 10 * CRS)/ 100

 

6. DO RESULTADO E INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

A relação dos candidatos selecionados como novos PETianos e o cadastro reserva serão divulgados no dia 13 de julho de 2020 por meio de edital publicado pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Câmpus Curitiba, na página web de editais da UTFPR no endereço <http://portal.utfpr.edu.br/Plone/editais>.

Da publicação do resultado, o candidato poderá, a seu critério, interpor recurso contra a decisão da comissão. O recurso deverá ser enviado do e-mail institucional do candidato ao e­-mail da Diretoria da Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Câmpus Curitiba, <dirgrad-ct@utfpr.edu.br>, até às 17h do dia 14 de julho de 2020, expondo claramente os fundamentos de fato e de direito e sua justificativa.

O resultado final será publicado até o dia 15 de julho de 2020.

7. DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO

O candidato selecionado que, até 31 de julho de 2020, não preencher o termo de compromisso, ou não apresentar declaração de que não é bolsista de nenhum outro programa será desclassificado.

8. DAS ETAPAS E DO CRONOGRAMA

O processo de seleção está organizado em três etapas: 1) inscrição com entrega de projeto, 2) dinâmica de grupo e 3) entrevista para defesa de projeto. Por e-mail, os candidatos serão comunicados das datas, horários e local (endereço da sala de reuniões virtual) de realização da dinâmica de grupo e da entrevista para defesa de projeto. As datas/prazos destas etapas e dos principais eventos constam na tabela abaixo.

ETAPAS

DATAS

Publicação do Edital pela DIRGRAD-CT

10 de junho

Inscrições online

até 26 de junho
<http://dainf.ct.utfpr.edu.br/peteco/>

Envio do histórico escolar e do projeto

até 26 de junho
<petecoutfpr@gmail.com>

Realização da dinâmica em grupo

de 29/06 até 01/07

Realização das entrevistas/defesas de projeto

de 02/07 até 08/07

Divulgação do resultado

até 13/07

Interposição de recursos

Até as 17h do dia 14 de julho
(Ver item 6 do Edital)

Divulgação do resultado final após análise dos recursos

até 15/07

Prazo para preenchimento do termo de compromisso e declaração de que não é bolsista em nenhum outro programa

até 31 de julho

 

 

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela Comissão de seleção e homologados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Campus Curitiba.

Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

 

Prof.ª Aurea Cristina Magalhães Niada
Diretora Adjunta de Graduação e Educação Profissional
UTFPR - Campus Curitiba

 

Prof. Julio Cesar Rodrigues de Azevedo
Diretor Geral Substituto
UTFPR - Campus Curitiba



logotipo

Documento assinado eletronicamente por AUREA CRISTINA MAGALHAES NIADA, DIRETOR(A) ADJUNTO(A), em 10/06/2020, às 10:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em 10/06/2020, às 12:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1470381 e o código CRC (and the CRC code) 96D252E4.