Boletim de Serviço Eletrônico em 25/06/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUACAO-PG

PROGR.DE POS-GRAD. EM ENGEN. DE PRODUCAO

 

EDITAL nº 17/2020

BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – LESP/PPGEP-PG/UTFPR-PG

O Diretor Geral do Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições, torna público o Edital do Processo de Classificação para duas (02) bolsas de INICIAÇÃO CIENTÍFICA, vinculado ao projeto. Este edital diz respeito à bolsa de Iniciação Científica financiada pelo projeto “Avaliação de Ciclo de Vida para Declarações Ambientais de Produtos de Carne Suína e de Leite”. O Projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Cassiano Moro Piekarski e executado no Laboratório de Estudo em Sistema Produtivos Sustentáveis – LESP, do PPGEP. O projeto é financiado pela Castrolanda Cooperativa Agroindustrial Ltda, e será realizado, através do LESP, da UTFPR e da Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – FUNTEF-PR/PG (Processo SEI 23064.0270232019-31).

1. OBJETIVO GERAL

O presente edital tem por objetivo elaborar uma lista classificação de candidatos para alocação de 02 (duas) quotas de bolsa, a ser paga pelo período de 06 (seis) meses cada, a partir de 01 de agosto de 2020. O valor da bolsa é de R$ 500,00 (Quinhentos reais) mensais.

 

2. REQUISITOS, DEVERES E COMPROMISSOS DOS CANDIDATOS

2.1. São considerados elegíveis para a concessão de bolsa os alunos de graduação que satisfizerem os seguintes requisitos e condições:

a. Disponibilidade para exercer suas atividades em regime de 20 horas semanais, exclusivamente no Laboratório de Estudo em Sistema Produtivos Sustentáveis-LESP (podendo ser em trabalho remoto).

b. Não acumular bolsas de qualquer natureza ou manter vínculo empregatício durante a vigência da bolsa deste Edital.

c. Ser alunos regularmente matriculados no curso de graduação em Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa-PR, no ato da inscrição neste edital;

d. Estar registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa em um dos seguintes grupos de pesquisas: Sistema Produtivos Sustentáveis e/ou Bioprodução;

e. Ter coeficiente de desempenho acadêmico igual ou superior a 0,700;

f. Atuar como monitor nos eventos de iniciação científica organizados em seu respectivo campus e no SICITE 2021 da UTFPR sempre que solicitado pela DIRPPG/PROPPG;

g. Fazer referência à sua condição de estudante de Iniciação Científica nas publicações e trabalhos apresentados, incluindo menção de agradecimento à UTFPR, FUNTEF-PR; Castrolanda Cooperativa Agroindustrial Ltda;

h. Responder as avaliações sobre a iniciação científica quando solicitadas;

i. Possuir CV Lattes atualizado;

j. Devolver às FUNTEF-PR, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso não sejam cumpridos os requisitos e compromissos estabelecidos acima ou ainda por pagamentos equivocados;

k. Ter cursado e ter sido aprovado na disciplina de Sistemas de Gestão Ambiental (EP36A) ou equivalente.

 

3. INSCRIÇÕES

3.1. O processo de inscrição será realizado no período 20 a 24 de JULHO de 2020.

A entrega dos documentos referentes à inscrição, deverão ser enviados por e-mail, para os seguintes endereços: piekarski@utfpr.edu.br e acfrancisco@utfpr.edu.br.

O candidato deve entregar os documentos abaixo relacionados:

  1. Carteira de identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

  2. Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

  3. Histórico Escolar do Curso de Graduação com coeficiente;

  4. CV Lattes;

  5. Comprovante de registro no Diretório de Grupos de Pesquisa em um dos seguintes grupos de pesquisas: Sistema Produtivos Sustentáveis e/ou Bioprodução;

  6. Anexo A preenchido pelo candidato.

3.2. As informações prestadas no processo de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a comissão do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

 

4. DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO

4.1.O processo de classificação será conduzido por uma comissão de professores atuantes no projeto.

4.1.1. A seleção do candidato será feita através da análise do histórico escolar. Os itens de avaliação do curriculum estão apresentadas no Anexo A.

4.2. A primeira etapa do processo será eliminatória, e levará em conta a efetiva entrega dos documentos previstos no item 3.1.

4.3. A segunda etapa do processo será classificatória, e levará em conta os pontos da tabela do anexo A.

 

5. DA DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA

5.1. Para análise dos critérios estabelecidos no Anexo A, será requerida documentação comprobatória, sendo utilizado o histórico escolar para pontuação.

5.2. A documentação comprobatória deverá ser entregue conforme descrito no item 3.1.

 

6. RESULTADOS E RECURSOS

6.1. Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso contra a decisão da comissão de professores atuantes, na data informada no Item 7.4 deste edital.

6.2. O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado nos endereços eletrônicos constantes no item 3.1.

6.3. A comissão de professores do projeto analisará os recursos disponibilizando as respectivas devolutivas aos interessados em data estipulada no item 7.5 deste edital.

 

7. DATAS IMPORTANTES

7.1 Período de inscrição

20 a 24 de julho 2020

7.2 Análise de histórico escolar

27 de julho de 2020

7.3 Divulgação do resultado preliminar

28 de julho de 2020

7.4 Interposição dos Recursos

29 de julho de 2020

7.5 Divulgação do resultado final

30 de julho de 2020

7.6 Início das atividades

01 de agosto de 2020

 

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. O presente edital será publicado até 20 de junho de 2020, no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais#c5=abertos&b_start=0&c6=ponta+grossa&c7=%2FPlone%2Feditais%2Fpesquisa-e-pos-graduacao.

8.2. Qualquer dúvida referente a este processo entrar em contato por e-mail nos seguintes endereços eletrônicos: piekarski@utfpr.edu.br , acfrancisco@utfpr.edu.br .

8.3. Ao se inscrever o candidato declara estar ciente e concordar com conteúdo deste edital.

8.4. Fica eleito o foro da Justiça Federal de Ponta Grossa para dirimir questões não resolvidas administrativamente;

8.5. Os casos omissos neste Edital serão deliberados pela equipe de professores participantes do projeto.

 

Ponta Grossa 16 de junho de 2020.

 

 

Prof. Dr. Cassiano Moro Piekarski

Coordenador do Projeto

 

Prof. Dr. Guataçara dos Santos Junior

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação – Câmpus Ponta Grossa da UTFPR

 

Prof. Dr. Antonio Augusto de Paula Xavier

Diretor Geral - Câmpus Ponta Grossa da UTFPR

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por CASSIANO MORO PIEKARSKI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 15/06/2020, às 14:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por GUATACARA DOS SANTOS JUNIOR, DIRETOR(A), em 15/06/2020, às 16:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ANTONIO AUGUSTO DE PAULA XAVIER, DIRETOR(A)-GERAL, em 24/06/2020, às 18:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1475222 e o código CRC (and the CRC code) 7F0BFB41.



 

Anexo A – Pontuação referente ao Curriculum Lattes

 


 

 

 


Referência: Processo nº 23064.017708/2020-11 SEI nº 1475222