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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUACAO-PG PROG. DE POS-GRAD ENS. CIENCIA E TEC-PG |
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EDITAL 20.2020 – DIRPPG
Seleção de Bolsista para Pós-Doutorado - PPGECT
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa, torna público o processo seletivo para concessão de bolsa para estágio de Pós-Doutorado dentro do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES), em conformidade com a Portaria n. 86/2013 – CAPES.
1. Bolsa PNPD/CAPES do PGECT
1.1 - O PPGECT conta com 01 (uma) cota de bolsa em nível de Pós-Doutorado, no valor de R$ 4.100,00, para o período de 12 meses, podendo ser renovada em conformidade ao disposto na Portaria nº. 86/2013 – CAPES. A concessão da bolsa está condicionada a disponibilidade da mesma pela CAPES.
2. Requisitos do candidato
2.1 - Possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá estar revalidado nos termos do Artigo 48 § 2º da Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e ser analisado pelo PPGECT;
2.2 - Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq e ORCID ou, se estrangeiro, currículo conforme modelo do Anexo III, com atividades de pesquisa em áreas afins ao PPGECT;
2.3 - Apresentar Plano de Trabalho claramente inserido em uma das linhas de pesquisa do PPGECT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/area-academica/docentes/doutorado), com foco em atividades voltadas a internacionalização.
2.4 - Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;
2.5 - Atender a uma das seguintes modalidades:
a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;
b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;
c) ser docente ou pesquisador com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.
§ 1º O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.
§ 2º Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade 2.5.a, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.
§ 3º Os candidatos aprovados na modalidade 2.5.c deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa.
§ 4º Os candidatos aprovados na modalidade 2.5.c não poderão realizar o estágio pós-doutoral na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício.
3. Requisitos do bolsista
3.1 - Dedicar-se integralmente às atividades do Pós-Doutorado;
3.2 - Não acumular a presente bolsa com outras concedidas por qualquer agência de fomento nacional;
3.3 - Elaborar relatórios semestrais de atividades a ser submetido à aprovação do PPGECT.
4. Inscrições
4.1 - As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por e-mail, no período de 20 a 31 de julho de 2020, através do endereço/e-mail: ppgect-pg@utfpr.edu.br. Apresentando os seguintes documentos em formato digital, em arquivo PDF:
a) Ficha de Inscrição preenchida e assinada (Anexo I);
b) Plano de Trabalho contendo as atividades de docência e pesquisa a serem desenvolvidas junto ao PPGECT no período de 12 meses (Anexo II);
c) Currículo Lattes ou, em caso de candidatos estrangeiros, no formato indicado no Anexo III;
d) Descrição e apontamento de produção (Anexo IV), seguido dos comprovantes;
e) CPF e RG ou RNE, no caso de candidatos estrangeiros;
f) Diploma de Doutorado ou declaração de conclusão do curso, nesse caso acompanhado da Ata de Defesa de Tese;
g) Comprovante de residência, em caso de candidato estrangeiro residente no exterior;
h) Comprovante de aprovação do afastamento pela sua instituição quando da implementação da bolsa, em caso de candidato docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício.
4.2 -O candidato deve solicitar confirmação do recebimento do e-mail com a respectiva documentação de sua inscrição na Seleção;
4.3 - É de responsabilidade exclusiva do candidato o preenchimento correto, a veracidade e legibilidade das informações prestadas e documentos digitalizados, enviados para o e-mail do PPGECT;
4.4 - As inscrições com falta de documentos e/ou que não preencherem os requisitos exigidos por este edital serão indeferidas.
5. Processo Seletivo
5.1 - O Processo Seletivo será realizado pela Comissão de Seleção designada pelo Colegiado do PPGECT;
5.2 - A avaliação e seleção dos candidatos atenderão aos seguintes critérios:
a) Avaliação do currículo do candidato de acordo com soma das tabelas de Qualis (CAPES 2013-2016) e SNIP (área educação) a seguir (válidas apenas as publicações de 2017-2020) com máximo de 700 pts.
TABELA 1 e 2 – Pontuação para Qualis e SNIP
Qualificação |
Área de Ensino e/ou Educação |
Patente Concedida com número INPI |
100 |
Patente Depositada com número de processos INPI |
50 |
Registro de Software com número INPI |
70 |
Artigo publicado A1 |
100 |
Artigo Publicado A2 |
85 |
Artigo Publicado B1 |
70 |
Artigo Publicado B2 |
55 |
Orientação de Doutorado concluída |
10 |
Orientação de Mestrado concluída |
05 |
Livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação |
50 (limite de 2) |
Livro Organizado Publicado na área de Ensino e/ou Educação |
15 (limite de 2) |
Capítulo de livros Publicado na área de Ensino e/ou Educação |
10 (limite de 3) |
Pontuação adicional publicações indexadas internacionalmente |
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Faixa de SNIP |
Pontuação SNIP |
SNIP > 1,001 |
80 pontos |
0,501 < SNIP < 1,000 |
60 pontos |
0,001 < SNIP < 0,500 |
40 pontos |
b) Adequação do Plano de Trabalho às Linhas de Pesquisa do PPGECT com máximo de 300 pts;
b1) Justificativa de relevância de interação com o PPGECT;
b2) Justificativa de proposição de aderência a uma ou mais linhas de pesquisa do PPGECT;
b3) Apresentação de proposta para a pesquisa, ensino e extensão voltados ao PPGECT;
5.3 - A nota final será dada pela soma simples dos resultadosnos itens 5.2, a e b.
O resultado preliminar do Processo Seletivo será divulgado no endereço eletrônico do PPGECT: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, a partir do dia 24 de Agosto de 2020;
5.4 - Os recursos deverão ser interpostos em até 1 (um) dia útil após a divulgação do resultado preliminar, através do formulário disponível no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/formularios-do-doutorado, e protocolados no e-mail: ppgect-pg@utfpr.edu.br.
5.5 - O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no endereço eletrônico do PPGECT: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, a partir do dia 27 de Agosto de 2020;
6 Disposições finais
6.1 - Os candidatos deverão acessar a Portaria n. 86/2013 – CAPES, para mais informações sobre PNPD;
6.2 - A participação do candidato no Processo Seletivo implica em concordância com este edital e demais regulamentações referentes ao PNPD/CAPES;
6.3 - Informações acerca da área de concentração, linhas de pesquisa e demais atividades do PPGECT poderão ser consultadas em: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/area-academica/docentes/doutorado
6.4 - Este edital será publicado no endereço eletrônico do PPGECT no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais
6.5 - O início das atividades e implementação da bolsa ocorrerá a partir do dia 01 de outubro de 2020;
6.6 - Em caso de empate o candidato mais velho será o vencedor;
6.7 - Os casos omissos serão decididos pela Comissão de Seleção e, em segunda instância, pelo Colegiado do PPGECT.
6.8 - Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Ponta Grossa, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
Ponta Grossa, 23 de julho de 2020.
Documento assinado eletronicamente por AWDRY FEISSER MIQUELIN, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 22/06/2020, às 15:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por GUATACARA DOS SANTOS JUNIOR, DIRETOR(A), em 22/06/2020, às 15:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por ANTONIO AUGUSTO DE PAULA XAVIER, DIRETOR(A)-GERAL, em 24/06/2020, às 18:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1488425 e o código CRC (and the CRC code) 2B887D56. |
Anexo I – Ficha de inscrição
I – Dados do Candidato
Nome (completo): |
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Nacionalidade: |
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Endereço Residencial: |
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Bairro: |
Cidade/Estado: |
CEP: |
Telefone (residencial): |
E-mail: |
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RG ou RNE: |
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CPF(somente para brasileiro): |
II – Formação Acadêmica
Graduação: |
Ano de Conclusão: |
Instituição: |
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Pós-Graduação (Mestrado): |
Ano de Conclusão: |
Instituição: |
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Pós-Graduação (Doutorado): |
Ano de Conclusão: |
Instituição: |
III – Vínculo empregatício
( ) Não ( ) Sim |
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Instituição: |
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Endereço: |
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Telefone: |
Ocupação: |
Venho requerer à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia – PPGECT da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, minha inscrição para o Processo de Seleção à bolsa de Pós-Doutor (PNPD/CAPES) vinculada à linha de pesquisa:____________________________________________________________________________
Estou ciente e aceito as normas e condições estabelecidas neste edital e na Portaria n. 86/2013–CAPES.
Cidade________________, Data: _________________ Assinatura:______________________________
Anexo II – Plano de Trabalho
O Plano de Trabalho, com no máximo 4 (quatro) páginas, deve prever o desenvolvimento de atividades de docência e pesquisa a serem desenvolvidas no período de 12 meses. Sugere-se constar:
1) Objetivos e justificativa do Pós-Doutorado junto ao PPGECT;
2) Contribuições da inserção do Pós-Doutorando junto à linha de pesquisa indicada;
3) Atividades a serem desenvolvidas, tais como: participação em pesquisas / grupo de pesquisa, disciplinas, coorientações, seminários, entre outros;
4) Cronograma (12 meses).
Anexo III – Foreing Researcher Curriculum Vitae
1.Professional data/activity |
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Full name |
Date of bith |
Country |
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Institution |
Present position |
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Department |
Start date(month/year) |
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Office address |
P.O.box |
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City |
State/Province |
Country |
Zipcode |
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Phone number ( ) |
Extension |
Fax number ( ) |
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2.Academic background |
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Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
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Institution |
City |
Country |
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Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
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Institution |
City |
Country |
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Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
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Institution |
City |
Country |
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Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
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Institution |
City |
Country |
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Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
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Institution |
City |
Country |
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3.Research interests |
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4.Current position |
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Managerial and/or administrative activity |
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Research and Development |
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Technical service/ specialization Others |
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5.Work experience |
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5.1.Institution |
Position |
Activities |
Local |
Start–End date |
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6.Scientific,technological and artistic production |
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number |
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number |
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1.scientific articles in national scientific journals |
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6.papers presented in congresses, seminars,conferences,etc. |
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2.scientific articles in international scientific journals |
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7.participation in expositions, presentations,etc. |
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3.articles for scientific divulgement |
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8.motion pictures,videos,audiovisual and media production |
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4.defended theses |
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9.patents |
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5.advised theses |
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10.books |
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7.Main publications: Relevant publications related to the project |
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8.Languages |
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Indicate your language proficiency: P–poor G–good E–excellent |
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Language |
Speaking |
Reading |
Writing |
Language |
Speaking |
Reading |
Writing |
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Anexo IV– Produção Comprovada
Artigo publicado em revista Qualis A1 |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
100 |
Artigo publicado em revista Qualis A2 |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
85 |
Artigo publicado em revista Qualis B1 |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
70 |
Artigo publicado em revista Qualis B2 |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
55 |
Orientação de Doutorado concluída |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
Colocar aqui a contagem com número total. |
10 |
Orientação de Mestrado concluída |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação
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Colocar aqui a contagem com número total. |
05 |
Patente Concedida |
Pontuação solicitada: (sem limite) |
Colocar após o quadro o comprovante expedido pelo INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial ou órgão internacional análogo. |
10,0 |
Registro de Software |
Pontuação solicitada: (sem limite) |
Colocar após o quadro o comprovante expedido INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial ou órgão internacional análogo. |
7,0 |
Livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
Colocar aqui a referência do Livro publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
2,0 (limite 4,0 pontos) |
Livro Organizado Publicado na área de Ensino e/ou Educação |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
Colocar aqui a referência do Livro organizado publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
1,5 (limite 3,0 pontos) |
Capítulo de livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
Colocar aqui a referência do capítulo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
1,0 (limite 2,0 pontos) |
TOTAL DE PONTUAÇÃO SOLICITADA |
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Referência: Processo nº 23064.018473/2020-76 | SEI nº 1488425 |