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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUACAO-PG PROG. DE POS-GRAD ENS. CIENCIA E TEC-PG |
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EDITAL 20.2020 – DIRPPG
Seleção de Bolsista para Pós-Doutorado - PPGECT
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa, torna público o processo seletivo para concessão de bolsa para estágio de Pós-Doutorado dentro do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES), em conformidade com a Portaria n. 86/2013 – CAPES.
1. Bolsa PNPD/CAPES do PGECT
1.1 - O PPGECT conta com 01 (uma) cota de bolsa em nível de Pós-Doutorado, no valor de R$ 4.100,00, para o período de 12 meses, podendo ser renovada em conformidade ao disposto na Portaria nº. 86/2013 – CAPES. A concessão da bolsa está condicionada a disponibilidade da mesma pela CAPES.
2. Requisitos do candidato
2.1 - Possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá estar revalidado nos termos do Artigo 48 § 2º da Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e ser analisado pelo PPGECT;
2.2 - Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq e ORCID ou, se estrangeiro, currículo conforme modelo do Anexo III, com atividades de pesquisa em áreas afins ao PPGECT;
2.3 - Apresentar Plano de Trabalho claramente inserido em uma das linhas de pesquisa do PPGECT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/area-academica/docentes/doutorado), com foco em atividades voltadas a internacionalização.
2.4 - Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;
2.5 - Atender a uma das seguintes modalidades:
a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;
b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;
c) ser docente ou pesquisador com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.
§ 1º O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.
§ 2º Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade 2.5.a, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.
§ 3º Os candidatos aprovados na modalidade 2.5.c deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa.
§ 4º Os candidatos aprovados na modalidade 2.5.c não poderão realizar o estágio pós-doutoral na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício.
3. Requisitos do bolsista
3.1 - Dedicar-se integralmente às atividades do Pós-Doutorado;
3.2 - Não acumular a presente bolsa com outras concedidas por qualquer agência de fomento nacional;
3.3 - Elaborar relatórios semestrais de atividades a ser submetido à aprovação do PPGECT.
4. Inscrições
4.1 - As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por e-mail, no período de 20 a 31 de julho de 2020, através do endereço/e-mail: ppgect-pg@utfpr.edu.br. Apresentando os seguintes documentos em formato digital, em arquivo PDF:
a) Ficha de Inscrição preenchida e assinada (Anexo I);
b) Plano de Trabalho contendo as atividades de docência e pesquisa a serem desenvolvidas junto ao PPGECT no período de 12 meses (Anexo II);
c) Currículo Lattes ou, em caso de candidatos estrangeiros, no formato indicado no Anexo III;
d) Descrição e apontamento de produção (Anexo IV), seguido dos comprovantes;
e) CPF e RG ou RNE, no caso de candidatos estrangeiros;
f) Diploma de Doutorado ou declaração de conclusão do curso, nesse caso acompanhado da Ata de Defesa de Tese;
g) Comprovante de residência, em caso de candidato estrangeiro residente no exterior;
h) Comprovante de aprovação do afastamento pela sua instituição quando da implementação da bolsa, em caso de candidato docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício.
4.2 -O candidato deve solicitar confirmação do recebimento do e-mail com a respectiva documentação de sua inscrição na Seleção;
4.3 - É de responsabilidade exclusiva do candidato o preenchimento correto, a veracidade e legibilidade das informações prestadas e documentos digitalizados, enviados para o e-mail do PPGECT;
4.4 - As inscrições com falta de documentos e/ou que não preencherem os requisitos exigidos por este edital serão indeferidas.
5. Processo Seletivo
5.1 - O Processo Seletivo será realizado pela Comissão de Seleção designada pelo Colegiado do PPGECT;
5.2 - A avaliação e seleção dos candidatos atenderão aos seguintes critérios:
a) Avaliação do currículo do candidato de acordo com soma das tabelas de Qualis (CAPES 2013-2016) e SNIP (área educação) a seguir (válidas apenas as publicações de 2017-2020) com máximo de 700 pts.
TABELA 1 e 2 – Pontuação para Qualis e SNIP
Qualificação |
Área de Ensino e/ou Educação |
Patente Concedida com número INPI |
100 |
Patente Depositada com número de processos INPI |
50 |
Registro de Software com número INPI |
70 |
Artigo publicado A1 |
100 |
Artigo Publicado A2 |
85 |
Artigo Publicado B1 |
70 |
Artigo Publicado B2 |
55 |
Orientação de Doutorado concluída |
10 |
Orientação de Mestrado concluída |
05 |
Livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação |
50 (limite de 2) |
Livro Organizado Publicado na área de Ensino e/ou Educação |
15 (limite de 2) |
Capítulo de livros Publicado na área de Ensino e/ou Educação |
10 (limite de 3) |
Pontuação adicional publicações indexadas internacionalmente |
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Faixa de SNIP |
Pontuação SNIP |
SNIP > 1,001 |
80 pontos |
0,501 < SNIP < 1,000 |
60 pontos |
0,001 < SNIP < 0,500 |
40 pontos |
b) Adequação do Plano de Trabalho às Linhas de Pesquisa do PPGECT com máximo de 300 pts;
b1) Justificativa de relevância de interação com o PPGECT;
b2) Justificativa de proposição de aderência a uma ou mais linhas de pesquisa do PPGECT;
b3) Apresentação de proposta para a pesquisa, ensino e extensão voltados ao PPGECT;
5.3 - A nota final será dada pela soma simples dos resultadosnos itens 5.2, a e b.
O resultado preliminar do Processo Seletivo será divulgado no endereço eletrônico do PPGECT: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, a partir do dia 24 de Agosto de 2020;
5.4 - Os recursos deverão ser interpostos em até 1 (um) dia útil após a divulgação do resultado preliminar, através do formulário disponível no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/formularios-do-doutorado, e protocolados no e-mail: ppgect-pg@utfpr.edu.br.
5.5 - O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no endereço eletrônico do PPGECT: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, a partir do dia 27 de Agosto de 2020;
6 Disposições finais
6.1 - Os candidatos deverão acessar a Portaria n. 86/2013 – CAPES, para mais informações sobre PNPD;
6.2 - A participação do candidato no Processo Seletivo implica em concordância com este edital e demais regulamentações referentes ao PNPD/CAPES;
6.3 - Informações acerca da área de concentração, linhas de pesquisa e demais atividades do PPGECT poderão ser consultadas em: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/area-academica/docentes/doutorado
6.4 - Este edital será publicado no endereço eletrônico do PPGECT no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais
6.5 - O início das atividades e implementação da bolsa ocorrerá a partir do dia 01 de outubro de 2020;
6.6 - Em caso de empate o candidato mais velho será o vencedor;
6.7 - Os casos omissos serão decididos pela Comissão de Seleção e, em segunda instância, pelo Colegiado do PPGECT.
6.8 - Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Ponta Grossa, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
Ponta Grossa, 23 de julho de 2020.
| Documento assinado eletronicamente por AWDRY FEISSER MIQUELIN, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 22/06/2020, às 15:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por GUATACARA DOS SANTOS JUNIOR, DIRETOR(A), em 22/06/2020, às 15:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por ANTONIO AUGUSTO DE PAULA XAVIER, DIRETOR(A)-GERAL, em 24/06/2020, às 18:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1488425 e o código CRC (and the CRC code) 2B887D56. |
Anexo I – Ficha de inscrição
I – Dados do Candidato
Nome (completo): |
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Nacionalidade: |
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Endereço Residencial: |
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Bairro: |
Cidade/Estado: |
CEP: |
Telefone (residencial): |
E-mail: |
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RG ou RNE: |
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CPF(somente para brasileiro): |
II – Formação Acadêmica
Graduação: |
Ano de Conclusão: |
Instituição: |
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Pós-Graduação (Mestrado): |
Ano de Conclusão: |
Instituição: |
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Pós-Graduação (Doutorado): |
Ano de Conclusão: |
Instituição: |
III – Vínculo empregatício
( ) Não ( ) Sim |
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Instituição: |
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Endereço: |
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Telefone: |
Ocupação: |
Venho requerer à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia – PPGECT da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, minha inscrição para o Processo de Seleção à bolsa de Pós-Doutor (PNPD/CAPES) vinculada à linha de pesquisa:____________________________________________________________________________
Estou ciente e aceito as normas e condições estabelecidas neste edital e na Portaria n. 86/2013–CAPES.
Cidade________________, Data: _________________ Assinatura:______________________________
Anexo II – Plano de Trabalho
O Plano de Trabalho, com no máximo 4 (quatro) páginas, deve prever o desenvolvimento de atividades de docência e pesquisa a serem desenvolvidas no período de 12 meses. Sugere-se constar:
1) Objetivos e justificativa do Pós-Doutorado junto ao PPGECT;
2) Contribuições da inserção do Pós-Doutorando junto à linha de pesquisa indicada;
3) Atividades a serem desenvolvidas, tais como: participação em pesquisas / grupo de pesquisa, disciplinas, coorientações, seminários, entre outros;
4) Cronograma (12 meses).
Anexo III – Foreing Researcher Curriculum Vitae
1.Professional data/activity |
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Full name |
Date of bith |
Country |
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Institution |
Present position |
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Department |
Start date(month/year) |
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Office address |
P.O.box |
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City |
State/Province |
Country |
Zipcode |
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Phone number ( ) |
Extension |
Fax number ( ) |
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2.Academic background |
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Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
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Institution |
City |
Country |
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Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
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Institution |
City |
Country |
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Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
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Institution |
City |
Country |
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Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
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Institution |
City |
Country |
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Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
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Institution |
City |
Country |
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3.Research interests |
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4.Current position |
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Managerial and/or administrative activity |
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Research and Development |
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Technical service/ specialization Others |
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5.Work experience |
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5.1.Institution |
Position |
Activities |
Local |
Start–End date |
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6.Scientific,technological and artistic production |
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number |
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number |
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1.scientific articles in national scientific journals |
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6.papers presented in congresses, seminars,conferences,etc. |
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2.scientific articles in international scientific journals |
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7.participation in expositions, presentations,etc. |
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3.articles for scientific divulgement |
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8.motion pictures,videos,audiovisual and media production |
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4.defended theses |
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9.patents |
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5.advised theses |
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10.books |
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7.Main publications: Relevant publications related to the project |
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8.Languages |
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Indicate your language proficiency: P–poor G–good E–excellent |
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Language |
Speaking |
Reading |
Writing |
Language |
Speaking |
Reading |
Writing |
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Anexo IV– Produção Comprovada
Artigo publicado em revista Qualis A1 |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
100 |
Artigo publicado em revista Qualis A2 |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
85 |
Artigo publicado em revista Qualis B1 |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
70 |
Artigo publicado em revista Qualis B2 |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
55 |
Orientação de Doutorado concluída |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
Colocar aqui a contagem com número total. |
10 |
Orientação de Mestrado concluída |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação
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Colocar aqui a contagem com número total. |
05 |
Patente Concedida |
Pontuação solicitada: (sem limite) |
Colocar após o quadro o comprovante expedido pelo INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial ou órgão internacional análogo. |
10,0 |
Registro de Software |
Pontuação solicitada: (sem limite) |
Colocar após o quadro o comprovante expedido INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial ou órgão internacional análogo. |
7,0 |
Livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
Colocar aqui a referência do Livro publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
2,0 (limite 4,0 pontos) |
Livro Organizado Publicado na área de Ensino e/ou Educação |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
Colocar aqui a referência do Livro organizado publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
1,5 (limite 3,0 pontos) |
Capítulo de livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação |
Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou Educação |
Colocar aqui a referência do capítulo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
1,0 (limite 2,0 pontos) |
TOTAL DE PONTUAÇÃO SOLICITADA |
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Referência: Processo nº 23064.018473/2020-76 | SEI nº 1488425 |