Boletim de Serviço Eletrônico em 24/06/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUACAO-PG

PROG. DE POS-GRAD ENS. CIENCIA E TEC-PG

 

EDITAL 20.2020 – DIRPPG

Seleção de Bolsista para Pós-Doutorado - PPGECT

 

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa, torna público o processo seletivo para concessão de bolsa para estágio de Pós-Doutorado dentro do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES), em conformidade com a Portaria n. 86/2013 – CAPES.

1. Bolsa PNPD/CAPES do PGECT

1.1 - O PPGECT conta com 01 (uma) cota de bolsa em nível de Pós-Doutorado, no valor de R$ 4.100,00, para o período de 12 meses, podendo ser renovada em conformidade ao disposto na Portaria nº. 86/2013 – CAPES. A concessão da bolsa está condicionada a disponibilidade da mesma pela CAPES.

2. Requisitos do candidato

2.1 - Possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá estar revalidado nos termos do Artigo 48 § 2º da Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e ser analisado pelo PPGECT;
2.2 - Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq e ORCID ou, se estrangeiro, currículo conforme modelo do Anexo III, com atividades de pesquisa em áreas afins ao PPGECT;
2.3 - Apresentar Plano de Trabalho claramente inserido em uma das linhas de pesquisa do PPGECT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/area-academica/docentes/doutorado), com foco em atividades voltadas a internacionalização.
2.4 - Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;
2.5 - Atender a uma das seguintes modalidades:
a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;
b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;
c) ser docente ou pesquisador com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.
§ 1º O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.
§ 2º Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade 2.5.a, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.
§ 3º Os candidatos aprovados na modalidade 2.5.c deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa.
§ 4º Os candidatos aprovados na modalidade 2.5.c não poderão realizar o estágio pós-doutoral na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício.

3. Requisitos do bolsista

3.1 - Dedicar-se integralmente às atividades do Pós-Doutorado;
3.2 - Não acumular a presente bolsa com outras concedidas por qualquer agência de fomento nacional;
3.3 - Elaborar relatórios semestrais de atividades a ser submetido à aprovação do PPGECT.

4. Inscrições

4.1 - As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por e-mail, no período de 20 a 31 de julho de 2020, através do endereço/e-mail: ppgect-pg@utfpr.edu.br. Apresentando os seguintes documentos em formato digital, em arquivo PDF:
a) Ficha de Inscrição preenchida e assinada (Anexo I);
b) Plano de Trabalho contendo as atividades de docência e pesquisa a serem desenvolvidas junto ao PPGECT no período de 12 meses (Anexo II);
c) Currículo Lattes ou, em caso de candidatos estrangeiros, no formato indicado no Anexo III;
d) Descrição e apontamento de produção (Anexo IV), seguido dos comprovantes;
e) CPF e RG ou RNE, no caso de candidatos estrangeiros;
f) Diploma de Doutorado ou declaração de conclusão do curso, nesse caso acompanhado da Ata de Defesa de Tese;
g) Comprovante de residência, em caso de candidato estrangeiro residente no exterior;
h) Comprovante de aprovação do afastamento pela sua instituição quando da implementação da bolsa, em caso de candidato docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício.
4.2 -O candidato deve solicitar confirmação do recebimento do e-mail com a respectiva documentação de sua inscrição na Seleção;
4.3 - É de responsabilidade exclusiva do candidato o preenchimento correto, a veracidade e legibilidade das informações prestadas e documentos digitalizados, enviados para o e-mail do PPGECT;
4.4 - As inscrições com falta de documentos e/ou que não preencherem os requisitos exigidos por este edital serão indeferidas.

5. Processo Seletivo

5.1 - O Processo Seletivo será realizado pela Comissão de Seleção designada pelo Colegiado do PPGECT;
5.2 - A avaliação e seleção dos candidatos atenderão aos seguintes critérios:
a) Avaliação do currículo do candidato de acordo com soma das tabelas de Qualis (CAPES 2013-2016) e SNIP (área educação) a seguir (válidas apenas as publicações de 2017-2020) com máximo de 700 pts.

TABELA 1 e 2 – Pontuação para Qualis e SNIP
 

Qualificação

Área de Ensino e/ou Educação

Patente Concedida com número INPI

100

Patente Depositada com número de processos INPI

50

Registro de Software com número INPI

70

Artigo publicado A1

100

Artigo Publicado A2

85

Artigo Publicado B1

70

Artigo Publicado B2

55

Orientação de Doutorado concluída

10

Orientação de Mestrado concluída

05

Livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação

50

(limite de 2)

Livro Organizado Publicado na área de Ensino e/ou Educação

15

(limite de 2)

Capítulo de livros Publicado na área de Ensino e/ou Educação

10

(limite de 3)

 

Pontuação adicional publicações indexadas internacionalmente

Faixa de SNIP

Pontuação SNIP

SNIP > 1,001

80 pontos

0,501 < SNIP < 1,000

60 pontos

0,001 < SNIP < 0,500

40 pontos

 

b) Adequação do Plano de Trabalho às Linhas de Pesquisa do PPGECT com máximo de 300 pts;

b1) Justificativa de relevância de interação com o PPGECT;
b2) Justificativa de proposição de aderência a uma ou mais linhas de pesquisa do PPGECT;
b3) Apresentação de proposta para a pesquisa, ensino e extensão voltados ao PPGECT;

5.3 - A nota final será dada pela soma simples dos resultadosnos itens 5.2, a e b.
O resultado preliminar do Processo Seletivo será divulgado no endereço eletrônico do PPGECT: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, a partir do dia 24 de Agosto de 2020;
5.4 - Os recursos deverão ser interpostos em até 1 (um) dia útil após a divulgação do resultado preliminar, através do formulário disponível no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/formularios-do-doutorado, e protocolados no e-mail: ppgect-pg@utfpr.edu.br.
5.5 - O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no endereço eletrônico do PPGECT: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, a partir do dia 27 de Agosto de 2020;

6 Disposições finais

6.1 - Os candidatos deverão acessar a Portaria n. 86/2013 – CAPES, para mais informações sobre PNPD;
6.2 - A participação do candidato no Processo Seletivo implica em concordância com este edital e demais regulamentações referentes ao PNPD/CAPES;
6.3 - Informações acerca da área de concentração, linhas de pesquisa e demais atividades do PPGECT poderão ser consultadas em: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/area-academica/docentes/doutorado
6.4 - Este edital será publicado no endereço eletrônico do PPGECT no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais
6.5 - O início das atividades e implementação da bolsa ocorrerá a partir do dia 01 de outubro de 2020;
6.6 - Em caso de empate o candidato mais velho será o vencedor;
6.7 - Os casos omissos serão decididos pela Comissão de Seleção e, em segunda instância, pelo Colegiado do PPGECT.
6.8 - Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Ponta Grossa, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

Ponta Grossa, 23 de julho de 2020.

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por AWDRY FEISSER MIQUELIN, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 22/06/2020, às 15:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por GUATACARA DOS SANTOS JUNIOR, DIRETOR(A), em 22/06/2020, às 15:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ANTONIO AUGUSTO DE PAULA XAVIER, DIRETOR(A)-GERAL, em 24/06/2020, às 18:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1488425 e o código CRC (and the CRC code) 2B887D56.



Anexo I – Ficha de inscrição

I – Dados do Candidato

Nome (completo):  

Nacionalidade:

Endereço Residencial:

Bairro:

Cidade/Estado:

CEP:

Telefone (residencial):

E-mail:

RG ou RNE:

CPF(somente para brasileiro):

 

II – Formação Acadêmica

Graduação:

Ano de Conclusão:

Instituição:

 

Pós-Graduação (Mestrado):

Ano de Conclusão:

Instituição:

 

Pós-Graduação (Doutorado):

Ano de Conclusão:

Instituição:

 

III – Vínculo empregatício

(  ) Não

(  ) Sim

 

Instituição:

Endereço:

Telefone:

Ocupação:

 

Venho requerer à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia – PPGECT da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, minha inscrição para o Processo de Seleção à bolsa de Pós-Doutor (PNPD/CAPES) vinculada à linha de pesquisa:____________________________________________________________________________

Estou ciente e aceito as normas e condições estabelecidas neste edital e na Portaria n. 86/2013–CAPES.
Cidade________________, Data: _________________ Assinatura:______________________________
 

 

Anexo II – Plano de Trabalho

O Plano de Trabalho, com no máximo 4 (quatro) páginas, deve prever o desenvolvimento de atividades de docência e pesquisa a serem desenvolvidas no período de 12 meses. Sugere-se constar:

1) Objetivos e justificativa do Pós-Doutorado junto ao PPGECT;

2) Contribuições da inserção do Pós-Doutorando junto à linha de pesquisa indicada;

3) Atividades a serem desenvolvidas, tais como: participação em pesquisas / grupo de pesquisa, disciplinas, coorientações, seminários, entre outros;

4) Cronograma (12 meses).

 

 

Anexo III – Foreing Researcher Curriculum Vitae

1.Professional data/activity

Full name

Date of bith

Country

E-mail

Institution

Present position

Department

Start date(month/year)

Office address

P.O.box

City

State/Province

Country

Zipcode

Phone number

(  )

Extension

Fax number

(  )

2.Academic background

Degree

Field of knowledge

Start/End date

Institution

City

Country

Degree

Field of knowledge

Start/End date

Institution

City

Country

Degree

Field of knowledge

Start/End date

Institution

City

Country

Degree

Field of knowledge

Start/End date

Institution

City

Country

Degree

Field of knowledge

Start/End date

Institution

City

Country

3.Research interests

 

 

 

 

 

4.Current position

Managerial and/or administrative activity

 

 

Research and

Development

 

 

Technical service/ specialization Others

 

 

 

5.Work experience

5.1.Institution

Position

Activities

Local

Start–End date

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6.Scientific,technological and artistic production

 

number

 

number

1.scientific articles in national scientific journals

 

6.papers presented in congresses, seminars,conferences,etc.

 

2.scientific articles in international scientific journals

 

7.participation in expositions, presentations,etc.

 

3.articles for scientific divulgement

 

8.motion pictures,videos,audiovisual and media production

 

4.defended theses

 

9.patents

 

5.advised theses

 

10.books

 

7.Main publications:

Relevant publications related to the project

 

8.Languages

Indicate your language proficiency: P–poor  G–good E–excellent

 

Language

Speaking

Reading

Writing

Language

Speaking

Reading

Writing

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anexo IV– Produção Comprovada

 

Artigo publicado em revista Qualis A1

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

 

100

 

Artigo publicado em revista Qualis A2

Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou

Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

 

85

 

Artigo publicado em revista Qualis B1

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

 

70

 

Artigo publicado em revista Qualis B2

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

 

55

 

Orientação de Doutorado concluída

Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou

Educação

Colocar aqui a contagem com número total.

10 

Orientação de Mestrado concluída

Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou

Educação

 

Colocar aqui a contagem com número total.

05

Patente Concedida

Pontuação

solicitada:

(sem limite)

Colocar após o quadro o comprovante expedido pelo INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial ou órgão internacional análogo.

10,0

Registro de Software

Pontuação

solicitada:

(sem limite)

Colocar após o quadro o comprovante expedido INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial ou órgão internacional análogo.

7,0

 

Livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do Livro publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

 

2,0 (limite 4,0 pontos)

 

Livro Organizado Publicado na área de Ensino e/ou Educação

Pontuação solicitada: Área de Ensino e/ou

Educação

Colocar aqui a referência do Livro organizado publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

 

1,5 (limite 3,0 pontos)

 

Capítulo de livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do capítulo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

 

1,0 (limite 2,0 pontos)

TOTAL DE PONTUAÇÃO SOLICITADA

 

 


Referência: Processo nº 23064.018473/2020-76 SEI nº 1488425