Boletim de Serviço Eletrônico em 16/07/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRET. DE PESQUISA E POS-GRADUACAO - FB

DEPARTAMENTO DE APOIO DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU DO CÂMPUS FRANCISCO BELTRÃO

 

EDITAL nº 02/2020 - ERRATA

PRORROGAÇÃO do prazo De INSCRIÇÕES

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Câmpus Francisco Beltrão

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL

 

Pelo presente, fazemos saber aos interessados que foi prorogado o periodo de inscrições para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÉTODOS MATEMÁTICOS APLICADOS, nível Lato Sensu, cujo funcionamento foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR - COPPG, conforme Resolução 12/2020, de acordo com o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução 33/2019 de 30 de setembro de 2019, do COPPG, e em concordância com a Resolução 01/2018 CNE/CES, obedecendo as seguintes condições:

 

I - FINALIDADE DO CURSO

O curso destina-se a graduados nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e áreas afins, com objetivo de capacitar pessoal para realizar pesquisas e resolver problemas reais utilizando conceitos matemáticos e recursos computacionais.

Área de Conhecimento: Matemática (10100008)

 

II - LOCAL DO CURSO

O curso será ministrado nas Salas Q103 e Q201 do Bloco Q da UTFPR, Câmpus Francisco Beltrão, situado à Linha Santa Bárbara s/n.

 

III - DURAÇÃO, TURNO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO

A carga horária total do curso é de 390 horas para disciplinas (195 horas de atividades presenciais e 195 horas de atividades EAD), além das atividades para desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso de especialização (TCCE), sendo que as aulas serão ministradas aos sábados, manhã e tarde, periodicidade semanal, intercalando atividades presenciais e a distância, ou seja, as atividades presenciais terão periodicidade quinzenal. Informações adicionais pelo telefone (46) 3520-2610, ou pelos e-mails da coordenação (cemma-fb@utfpr.edu.br) ou da secretaria de curso (anais@utfpr.edu.br).

 

IV - VAGAS

O curso oferece 36 vagas para concorrência pública. Sobre o número total de alunos matriculados a UTFPR se reserva o direito de acrescer vagas adicionais (10%) visando a capacitação de servidores, conforme política institucional da UTFPR. 

A turma será aberta se houver no mínimo 25 candidatos selecionados com matrícula confirmada.

 

V - DATAS PARA INSCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA

Período de Inscrição

27/02/2020 à 12/02/2021

Resultado da classificação

25/02/2021

Interposição de Recurso

26/02/2021 à 08/03/2021

Resultado Final

10/03/2021

Período de Matrícula

11/03/2021 à 19/03/2021

Segunda Chamada para Matrícula

22/03/2021

Terceira Chamada para Matrícula

29/03/2021

Início do Curso

10/04/2020

 

VI - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

As inscrições podem ser realizadas na Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Francisco Beltrão, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Francisco Beltrão de segunda à sexta-feira, das 14h00min às 17h00min, pessoalmente ou enviadas via correspondência registrada/SEDEX no período de 27/02/2020 à 12/02/2021 , para  o seguinte endereço:

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Francisco Beltrão

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Especialização em Métodos Matemáticos Aplicados - Edital 02/2020 - DIRPPG

Cx Postal 135

Francisco Beltrão-PR

CEP 85601-970

Os interessados em participar do processo de classificação deverão:

  1. Encaminhar à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Francisco Beltrão, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, até o dia 12/02/2021 (último dia da inscrição), cópia dos seguintes documentos:

Obs.: O certificado de conclusão é aceito apenas para inscrição e matrícula. Para fazer jus ao Certificado da Especialização, além de cumprir os requisitos acadêmicos do curso, o estudante deverá obrigatoriamente entregar cópia do Diploma de Graduação e apresentar o documento original para autenticação.

Obs.: Juntamente com o histórico escolar do curso de graduação, deve-se preencher e assinar a planilha de cálculo do coeficiente de desempenho (modelo disponível em DIRPPG-FB/CEMMA2020), para validação da comissão de seleção. O coeficiente de desempenho consiste na nota média das disciplinas ponderada pela carga horária. O não preenchimento da planilha acarretará na perda de pontuação. Caso o histórico escolar contenha o coeficiente de desempenho, não é necessário o preenchimento da planilha.

Obs.: Juntamente com o currículo, deve-se preencher e assinar a planilha de pontuação (modelo disponível em DIRPPG-FB/CEMMA2020), organizando os documentos comprobatórios na mesma sequência em que aparecem na planilha, para validação da comissão de seleção. O não preenchimento da planilha ou a falta de ordenação dos documentos acarretará em perda de pontuação.

  1. O candidato, ao se inscrever, aceita as condições constantes no presente edital, delas não podendo alegar desconhecimento.

 

VII - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO

Início das atividades letivas

10/04/2021

Férias

11/12/2021

Reinício das atividades letivas

06/03/2021

Término das atividades letivas

11/06/2022

Data limite para entrega do Trabalho de Conclusão de Curso

09/10/2022

 
 

VIII - CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO

  1. Os candidatos serão classificados por uma Comissão designada pelo Diretor Geral do Câmpus Francisco Beltrão, conforme Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR;

  2. A classificação dos candidatos será feita até o número de vagas existentes. Os demais comporão lista de espera para o caso de desistências.

  3. A seleção dos candidatos será feita pelo coeficiente resultante da soma dos desempenhos no histórico escolar e no Curriculum-Vitae:

  1. Análise do Histórico Escolar do Curso de Graduação (0 a 100 pontos) dar-se-á pela nota média das disciplinas ponderada pela carga horária;

  2. Na avaliação do Curriculum-Vitae (máximo 100 pontos), serão atribuídos os seguintes valores:

a) Livros;

b) Capítulo de livro: 10 pontos por capítulo;

c) Artigos em periódicos listados no Qualis da área da Matemática:

d) Trabalhos em periódicos não listados no diretório Qualis:

e) Trabalhos publicados em eventos científicos:

e) Iniciação científica: 3 pontos por ano;

f) Formação:

  1. No caso de empate, dar-se-á preferência pelo candidato com:

  1. O resultado da seleção será publicado no site da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação-Câmpus Francisco Beltrão (DIRPPG-FB), na data indicada no item V;

  2. A interposição de recurso, em relação ao resultado do processo de seleção, deve ser feita junto à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Francisco Beltrão, de segunda à sexta-feira, das 14h00min às 17h00min, até a data indicada no item V do presente documento.

 

IX - MATRÍCULA

  1. O processo de matrícula compreende a apresentação de documentos originais e entrega do termo de aceite de vaga;

  2. Os candidatos selecionados deverão concluir o processo de matrícula, junto à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Francisco Beltrão, de segunda a sexta-feira (no período indicado no item V do presente documento), das 14h00min às 17h00min, apresentando:

  1. Os candidatos que não fizerem a matrícula até a data limite perderão suas vagas, sendo as mesmas preenchidas a partir da lista de espera.

 

XI - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

O curso será ofertado de forma gratuíta.

 

XIII - CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

Ao estudante que cumprir com todos os requisitos previstos no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR vigente, fará jus ao respectivo Certificado de Especialista, acompanhado de seu Histórico Escolar.

 

XIV – INFORMAÇÕES GERAIS

  1. O candidato não selecionado poderá interpor recurso, conforme prazos estabelecidos no item VI do edital de abertura, nos termos do artigo 59 da lei 9.784/99.

  2. Eventuais questões do presente edital poderão ser dirimidas, em caso de discordância, no foro da Justiça Federal para dirimir eventuais questões decorrentes do edital, não solucionadas administrativamente.

  3. Informações adicionais e eventuais dúvidas sobre o curso poderão ser atendidas pelos telefones (46) 3520-2610, ou pelos e-mails da coordenação (cemma-fb@utfpr.edu.br) ou da secretaria de curso (anais@utfpr.edu.br).

  4. O presente edital será publicado em meio eletrônico no site da DIRPPG-FB.

  5. Casos omissos a este edital serão resolvidos pelo Diretor de Pesquisa e Pós-graduação.

 

Prof. Vilmar Steffen - Coordenador do Curso de Especialização em Métodos Matemáticos Aplicados

 

Prof. Claiton Zanini Brusamarello - Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação

 

Prof. Alexandre da Trindade Alfaro - Diretor-Geral do Câmpus

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por VILMAR STEFFEN, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em 13/07/2020, às 11:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por CLAITON ZANINI BRUSAMARELLO, DIRETOR(A), em 15/07/2020, às 11:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ALEXANDRE DA TRINDADE ALFARO, DIRETOR(A)-GERAL, em 15/07/2020, às 20:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1500740 e o código CRC (and the CRC code) C8F86381.



_______________________________________________________________________________

 

DISCIPLINAS DO CURSO

 

Disciplina: Introdução à programação I

Carga Horária: 30 horas

Programa:

Introdução à linguagem de programação Python: Ambiente de execução. Apresentação da sintaxe da linguagem. Conceitos de entrada e saída de dados, arquivos e funções. Biblioteca Numpy e seus benefícios sobre a utilização vetores e matrizes. Biblioteca Sympy para manipulação e simplificação de expressões de maneira simbólica.  Biblioteca Scipy aplicada à resolução de sistemas de equações diferenciais e integração numérica. Biblioteca Matplotlib para apresentação de soluções numéricas em forma gráfica.

Bibliografia:

  1. PERKOVIC, LJUBOMIR. Introdução à computação usando Python: um foco no desenvolvimento de aplicações; Rio de Janeiro: LTC, 2016.

  2. BORGES, LUIZ EDUARDO. Python para desenvolvedores; São Paulo, SP: Novatec, 2017.

  3. KAMINSKI, STEFFAN. Python 3; Berlin: De Gruyter Oldenbourg. 2016.

  4. SEITZ, JUSTIN. Black hat python: programação python para hackers e pentesters / Justin Seitz; São Paulo, SP: Novatec, 2015.

  5. ROMANO, FABRIZIO. Learning Python; Birmingham: Packt Publishing. 2015.

 

Disciplina: Introdução à Programação II

Carga Horária: 30 horas

Programa:

Introdução. Sintaxe. Tipos de variáveis. Controle de Fluxo. Laços. Entrada e saída. Funções. Módulos. Vizualização de dados. Desenvolvimento de projetos.

Bibliografia:

  1.  CAMPOS, F. F. Algoritmos numéricos: uma abordagem moderna de cálculo numérico. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

  2. NAGAR, Sandeep. Introduction to Octave. Introduction to Octave. Berkeley, CA: Apress, 2018.

  3. MANZANO, J. A. N. G.; OLIVEIRA, J. F. Algoritmos: lógica para desenvolvimento de programação de computadores. 27. ed. rev. São Paulo, SP: Érica, 2014.

  4. SVEIN LINGE; HANS PETTER LANGTANGEN. Programming for Computations - MATLAB/Octave. Netherlands: Springer, 2016.

  5. QUARTERONI ALFIO; SALERI FAUSTO; GERVASIO PAOLA. Scientific Computing with MATLAB and Octave. Italy, Europe: (Eds.) Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 2014.

 

Disciplina: Equações Diferenciais Ordinárias

Carga Horária: 30 horas

Programa: 

Equações diferenciais ordinárias de 1a ordem. Equações diferenciais ordinárias de 2a ordem. Aplicações. Resolução de equações diferenciais ordinárias através de métodos computacionais.

Bibliografia:

  1. ANTON, H; BIVENS, I.; DAVIS, S. Cálculo. Volume 2. Porto Alegre: Bookman, 2014.

  2. BOYCE, W. E.; DIPRIMA, R.C. Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno. 10 edição. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

  3. STEWART, J. Cálculo. 7ª ed. Volume 2. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

  4. STEWART, J. Cálculo. 8ª ed. Volume 2. São Paulo: Cengage Learning, 2017.

  5. ZILL, D. G. Equações Diferenciais com aplicações em modelagem. 10a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

 

Disciplina: Métodos Numéricos 

Carga Horária: 30 horas

Programa:

Resolução numérica de sistemas de equações lineares;

Integração numérica;

Solução numérica de equações diferenciais ordinárias.

Bibliografia:

  1. ARENALES, Selma; DAREZZO, Artur. Cálculo Numérico: Aprendizagem com Apoio de Software. 2. ed. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2016.

  2. CAMPOS FILHO, Frederico Ferreira. Algoritmos numéricos: uma abordagem moderna de cálculo numérico. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

  3. DORNELLES FILHO, Adalberto Ayjara. Fundamentos de cálculo numérico. São Paulo: Livroman, 2016.

  4. PIRES, Augusto de Abreu. Cálculo numérico: prática com algoritmos e planilhas. São Paulo: Atlas, 2015.

  5. VARGAS, José Viriato Coelho. Cálculo numérico aplicado. São Paulo: Manole, 2017.

 

Disciplina: Programação Linear

Carga Horária: 30 horas

Programa:

Revisão de Álgebra Linear. Formulação de Problemas de Programação Linear. O Método Simplex e Simplex Revisado. Análise de Sensibilidade. Problemas de transporte. Modelos de designação. Busca de caminhos mínimos. Fluxo de custo mínimo em redes. Fluxo máximo através de uma rede.

Bibliografia:

  1. GUERRERO, H. Excel Data Analysis: Modeling and Simulation. 2. Ed. Global Edition: Springer, 2019.

  2. LEON, S. J. Linear Algebra with Applications. 9. Ed. Pearson, 2015.

  3. SZWARCFITER, J. L. Teoria Computacional de Grafos. 1. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.

  4. TAHA, H. A. Operations Research: An Introduction. 10. Ed. Global Edition: Pearson, 2017.

  5. WILLIAMS, P. H. Model Building in Mathematical Programming. 5. Ed. São Paulo – SP: John Wiley & Sons, 2013.

 

Disciplina: Equações Diferenciais Parciais

Carga Horária: 30 horas

Programa:

Métodos de discretização de equações diferenciais parciais. Método das diferenças finitas. Método das linhas. Sistemas de equações diferenciais ordinárias.  

Bibliografia:

  1. CHAPRA, S. C. Métodos numéricos para engenharia. Porto Alegre: AMGH, 2016.

  2. AZUMDER, Sandip. Numerical methods for partial differential equations : finite difference and finite volume methods. New York: Elsevier, 2016.

  3. HANS PETTER LANGTANGEN; SVEIN LINGE. Finite Difference Computing with PDEs: A Modern Software Approach. E-book: SpringerOpen, 2017.

  4. ZIENKIEWICZ, O. C.; NITHIARASU, P.; TAYLOR, R. L. The Finite Element Method for Fluid Dynamics. Oxford: Butterworth-Heinemann, 2014.

  5. WELTY, J. R.; RORRER, G. L.; FOSTER, D. Fundamentals of momentum, heat, and mass transfer. Hoboken : John Wiley & Sons, 2015.

 

Disciplina: Inteligência Artificial

Carga Horária: 30 horas

Programa:

Noções e Conceitos de Inteligência Artificial, Introdução a modelagem matemática de funções Reais, Lógica Booleana versus Lógica Fuzzy, Sistemas Neuro Fuzzy, Programação em Redes, Grafos, Redes Neurais Artificiais, Perceptron, Computação Evolutiva, Algorítimo Genético.

Bibliografia:

  1. OSHI, P. Artificial Intelligence with Python. Birmingham, UK: Packt Publishing, 2017

  2. ZOCCA, V. et al. Python Deep Learning. Birmingham: Packt Publishing, 2017.

  3.  ZOHURI, B.; MOGHADDAM, M. Neural Network Driven Artificial Intelligence : Decision Making Based on Fuzzy Logic. Hauppauge, New York: Nova Science Publishers, Inc, 2017.

  4.  GRUS, Joel. Data Science do Zero. São Paulo: Alta Books, 2016.

  5. MCKINNEY, Wes. Python para Análise de Dados: Tratamentode dados com Pandas ,Numpy e IPython.  São Paulo: Novatec, 2018.

 

Disciplina: Metodologia científica

Carga Horária: 30 horas

Programa:

Introdução ao estudo da metodologia científica, técnicas para estudo e aprendizagem. Métodos científicos. Preparação intelectual e prática para a investigação científica e profissional. O processo de pesquisa. Tipos de pesquisa. Elaboração do projeto de pesquisa. Tipos de relatório. Normas da ABNT.

Bibliografia:

  1.   GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

  2.  MARTINS JUNIOR, J. Como escrever trabalhos de conclusão de curso : instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. 9 ed. Petrópolis : Vozes, 2015.

  3.   MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

  4.  KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica : teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 34 ed. Petrópolis : Vozes, 2015.

  5.  MATIAS-PEREIRA, J. Manual de metodologia da pesquisa científica. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2016.

 

Disciplina: Física Aplicada

Carga Horária: 30 horas

Programa:

Sistema de coordenadas cartesianas, posição, velocidade, aceleração, Leis de Newton, temperatura, pressão, densidade, viscosidade, calor, trabalho, mudanças de fase, condutividade térmica, dilatação, tensão, corrente (contínua e alternada), resistência, capacitância, indutância, leis de Kirchhoff.

Bibliografia:

  1. HALLIDAY, D. Fundamentos de fìsica,v.1 : mecânica. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

  2. HALLIDAY, D. Fundamentos de fìsica,v.2 : gravitação, ondas e termodinâmica. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

  3. HALLIDAY, D. Fundamentos de física, v.3 : eletromagnetismo. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

  4. HALLIDAY, D. Fundamentos de física, v.4 : óptica e física moderna. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

  5. CHAPRA, S. C. Métodos numéricos para engenharia. Porto Alegre: AMGH, 2016.

 

Disciplina: Física Experimental Aplicada

Carga Horária: 30 horas

Programa:

Teoria de erros e tratamento estatístico de dados experimentais em física. Ferramentas para tratamento de dados experimentais.

Bibliografia:

  1. VUOLO, José Henrique. Fundamentos da teoria de erros. 2. ed.revista e ampliada. São Paulo, SP: E. Blucher, 1996. 249 p. ISBN 9788521200567.

  2.  Steven C. Chapra. Métodos numéricos aplicados com MATLAB para engenheiros e cientistas. 3ª ed., Porto Alegre-RS AMGH, 2013.

  3.  HELENE, Otaviano A. M. (Otaviano Augusto Marcondes); VANIN, Vito R. (Vito Roberto). Tratamento estatístico de dados em física experimental. 2. ed. São Paulo, SP: E. Blucher, 1991. 105 p. ISBN 85-212-0006-4.

  4.  William E. Boyce, Richard C. DiPrima. Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno. 10ª ed., Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2015.

  5.  HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física. 10 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, c2016. 4 v. ISBN 9788521619031 (v.1). - vol. 3

 

Disciplina: Análise Multivariada

Carga Horária: 30 horas

Programa:

  1. Vetores aleatórios;

  2. Estimação de parâmetros em distribuições multivariadas;

  3. Análise de componentes principais;

  4. Análise fatorial;

  5. Análise de correlações canônicas;

  6. Análise de agrupamentos;

  7. Análise discriminante.

Bibliografia:

  1. FERREIRA, D. F. Estatística Multivariada. 3 ed. Viçosa: UFLA, 2018.

  2. GRAY, V. Principal Component Analysis: Methods, Applications, and Technology. Hauppauge, New York: Nova Science Publishers, Inc, 2017.

  3. SILVA, A. R. da. Métodos de Análise Multivariada em R. Piracicaba: Fealq, 2016.

  4. JOHNSON, R. A., WICHERN, D. W. Applied multivariate statistical analysis. 6ed. Edinburgh: Pearson, 2014.

  5. MANLY, B. F. J.; ALBERTO, J. A. N. Métodos estatísticos multivariados: uma introdução. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.

 

Disciplina: Séries Temporais

Carga Horária: 30 horas

Programa:

  1. Caracterização e decomposição de uma série temporal;

  2. Séries estacionárias e não estacionárias;

  3. Modelos autorregressivos (AR); 

  4. Modelos média móveis (MA);

  5. Modelos ARIMA e SARIMA;

  6. Previsão de modelos de séries temporais.

Bibliografia:

  1. BUENO, R. L. S. Econometria de séries temporais. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018.

  2. JEET, P. Learning Quantitative Finance with R. Birmingham, UNKNOWN: Packt Publishing, 2017.

  3. ALADAG, C. H. Advances in Time Series Forecasting: Vol. 2. Sharjah, UAE: Bentham Science Publishers Ltd, 2017

  4. HYNDMAN, R.J., ATHANASOPOULOS, G. Forecasting: principles and practice. 2 ed. Melbourne, Australia: OTexts, 2018.

  5. KOČENDA, E.; ČERNÝ, A. Elements of Time Series Econometrics : An Applied Approach. Prague, [Czech Republic]: Charles University in Prague, Karolinum Press, 2015.

 

Disciplina: Seminários

Carga Horária: 30 horas

Programa:

Apresentação do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (TCCE).

Bibliografia:

  1.   GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

  2.  MARTINS JUNIOR, J. Como escrever trabalhos de conclusão de curso : instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. 9 ed. Petrópolis : Vozes, 2015.

  3.   MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

  4.  KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica : teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 34 ed. Petrópolis : Vozes, 2015.

  5. MATIAS-PEREIRA, J. Manual de metodologia da pesquisa científica. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2016.

 

DOCENTES DO CURSO

Disciplina

C.H. (horas)

Titulação

Docente Responsável

Link para o Currículo Lattes

Instituição

Introdução à Programação I

30

Me.

Maicon Felipe Malacarne

http://lattes.cnpq.br/2023613023940359

UFPR

Introdução à Programação II

30

Dr.

Vilmar Steffen

http://lattes.cnpq.br/7825069033309429

UTFPR-FB

Equações Diferenciais Ordinárias

30

Me.

Maiquiel Schmidt de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/8427167169125926

UTFPR-FB

Métodos Numéricos

30

Dr.ª

Camila Nicola Boeri Di Domenico

http://lattes.cnpq.br/7124531112711495

UTFPR-FB

Programação Linear

30

Me.

Franklin Angelo Krukoski

http://lattes.cnpq.br/6379407613728090

Unioeste-FB

Equações Diferenciais Parciais

30

Me.

Vilmar Steffen

http://lattes.cnpq.br/7825069033309429

UTFPR-FB

Inteligência Artificial

30

Me.

Dionísio Raony de Souza Ribeiro

http://lattes.cnpq.br/3740008897418597

Unisep-FB

Metodologia Científica

30

Me.

Raquel Biz Biral

http://lattes.cnpq.br/6852370120226343

Unisep-FB

Física Aplicada

30

Dr.

Jeconias Rocha Guimarães

http://lattes.cnpq.br/1196832113300462

UTFPR-FB

Física Experimental Aplicada

30

Dr.

Alexsander Ramos Duarte

http://lattes.cnpq.br/4583811546838998

UTFPR-FB

Dr.ª

Meire Cristina Fugihara

http://lattes.cnpq.br/1924221940804109

UTFPR-FB

Análise Multivariada

30

Dr.ª

Sheila Regina Oro

http://lattes.cnpq.br/2277225095473841

UTFPR-FB

Séries Temporais

30

Dr.ª

Sheila Regina Oro

http://lattes.cnpq.br/2277225095473841

UTFPR-FB

Seminários

30

Dr.

Vilmar Steffen

http://lattes.cnpq.br/7825069033309429

UTFPR-FB

Obs.: O quadro de professores poderá sofre alterações sem perda de conteúdo ou de qualidade das aulas.

 


Referência: Processo nº 23064.048906/2019-84 SEI nº 1500740