Boletim de Serviço Eletrônico em 13/07/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUACAO-SH

PROG. DE POS-GRAD EM RECURSOS NATURAIS E SUSTENTABILIDADE - SH

 

EDITAL nº 01/2020-PPGRNS

 

1.º EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA - 2020

Considerando a Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus, COVID-19,  Portaria n.º 395, de 15 de abril de 2020, que prorroga o prazo previsto no § 1.º do art. 1.º da Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020, e a Ordem de Serviço 05/2020 da Reitoria da UTFPR, que estabelece a suspensão das atividades de ensino na Universidade, será ofertado, excepcionalmente, exame de proficiência em língua inglesa na modalidade remota.

 

Da condição para a inscrição

Somente poderão realizar o 1.º Exame de Proficiência em Língua Inglesa de 2020 os alunos matriculados como regulares no PPGRNS e que ainda não tenham entregue tal comprovação à secretaria do PPGRNS.

Em caso de aprovação, o exame terá validade para proficiência de língua inglesa exclusivamente no âmbito do PPGRNS, como consta no item 6 da Instrução Normativa 03/2019-PPGRNS, de 23 de setembro de 2019.

 

Período e local de inscrição

As inscrições deverão ser realizadas entre 13 e 31/07/2020, por meio do formulário de inscrição (Anexo I), o qual deve ser preenchido, assinado digitalmente e enviado até as 23h59min do dia 31/07/2020 para o endereço eletrônico ppgrns-sh@utfpr.edu.br.

As inscrições homologadas serão publicadas a partir do dia 03/08/2020, na página http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/editais.

 

Datas e aplicação das provas

Os exames serão realizados a partir do dia 04/08/2020 na mesma ordem em que as inscrições forem recebidas no correio eletrônico ppgrns-sh@utfpr.edu.br.

O(a) candidato(a) efetivamente inscrito deverá verificar as orientações quanto ao horário e local do exame (link a ser disponibilizado), no endereço eletrônico ppgrns-sh@utfpr.edu.br. Não será tolerado atraso quanto ao horário de início informado ao candidato.

O exame será realizado na plataforma digital da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

O exame será composto por questões dissertativas sobre um texto que será fornecido em língua inglesa, e terá duração máxima de duas (02) horas, sendo permitido o uso de dicionário impresso monolíngue ou bilíngue.

Para a realização do exame na modalidade digital será necessário que o candidato possua acesso à Internet, computador e webcam.

Durante a realização da prova o(a) candidato deverá realizar o compartilhamento de tela.

No dia do exame o(a) candidato(a) deverá apresentar remotamente documento oficial e original de identificação com foto.

Durante a realização do exame não será permitida qualquer comunicação.

Durante a realização do exame não será permitida utilização de aparelho celular ou qualquer aparelho eletrônico ou consultas a acervos digitais, sob pena de eliminação do(a) candidato(a) que for surpreendido utilizando-se de tais meios.

Por segurança, a realização do exame será gravada, e a inscrição do candidato neste Edital implica a anuência a essa providência.

Em caso de não-comparecimento ou atraso, não haverá, em hipótese nenhuma, segunda chamada ou justificativa de falta; implicará a eliminação automática do(a) candidato(a).

Não será permitida a reprodução dos exames da UTFPR.

A UTFPR não se responsabilizará por qualquer inviabilidade de participação do candidato no exame, por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados, aplicando-se o subitem 3.11 deste Edital para todos os fins.

 

Resultado e recurso

A nota mínima para aprovação no Exame de Proficiência em Língua Inglesa é 7,0 pontos do total de 10,0 pontos.

O resultado parcial será divulgado na página http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/editais, a partir de 24/08/2020.

O período de recurso será de 48 horas a partir da homologação descrita no subitem 4.2 e do horário de divulgação do resultado parcial.

Interposição de recursos deverá ser feita exclusivamente pelo correio eletrônico ppgrns-sh@utfpr.edu.br.

O recurso deverá ser individual e devidamente fundamentado.

O recurso interposto fora do prazo não será recebido.

O prazo para interposição do recurso é preclusivo e comum a todos os candidatos.

O recurso interposto em desacordo com este Edital não será recebido.

Os recursos serão recebidos sem efeito suspensivo, exceto no caso de ocasionar prejuízos irreparáveis ao candidato, caso que deverá ser cabalmente comprovado.

Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos.

O resultado final será divulgado na página http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/editais, a partir de 27/08/2020.

 

Critérios de avaliação

O exame será composto por um texto em língua inglesa de natureza e/ou relevância científica, extraído de periódicos científicos.

O objetivo do exame é verificar a competência na leitura em língua inglesa e interpretação textual, independentemente do conhecimento do(a) candidato(a) em sua área.

As perguntas serão elaboradas na língua portuguesa. As respostas devem ser elaboradas conforme a norma padrão da língua portuguesa.

 

Cronograma

Inscrição

13 a 31/07/2020

Homologação das inscrições

a partir de 03/08/2020

Data das provas

a partir de 04/08/2020

Resultado parcial

a partir de 24/08/2020

Período de recursos

25 e 26/08/2020

Resultado final

a partir de 27/08/2020

 

 

Declaração de proficiência

A declaração de proficiência será fornecida via correio eletrônico.

A declaração de proficiência terá validade seis (06) meses após sua expedição.

 

Considerações finais

A inscrição do(a) candidato(a) implicará o conhecimento e a aceitação total e incondicional das normas estabelecidas neste edital.

As datas informadas neste Edital poderão ser alteradas sem aviso prévio, em razão de necessidade da UTFPR, bem como por solicitação, em casos especiais, negociados com a Coordenação do PPGRNS.

Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGRNS da UTFPR-SH.

O foro competente para dirimir questões não resolvidas administrativamente será o da Justiça Federal de Foz do Iguaçu.

O presente Edital será publicado na página http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/editais.

 

Santa Helena, 08 de julho de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por VAGNER APARECIDO CAVARZERE JUNIOR, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 08/07/2020, às 15:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1515625 e o código CRC (and the CRC code) 8D5354D9.



 

 

 

 

ANEXO I

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 

1.º EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS E SUSTENTABILIDADE (PPGRNS) DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CÂMPUS SANTA HELENA (UTFPR-SH) - 2020.

 

 

Nome do aluno:___________________________________________________

Número de matrícula:___________________________________________________

RG:___________________________________________________

Data de ingresso no programa:___________________________________________________

Telefone:___________________________________________________

E-mail:___________________________________________________

 

 

 

Local e data

 

 

 

Assinatura do aluno


Referência: Processo nº 23064.020390/2020-47 SEI nº 1515625