Boletim de Serviço Eletrônico em 08/07/2020

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

DIRETORIA DE GRADUAÇÕES

EDITAL 21/2020 - PROGRAD

APOIO PARA IMPLANTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO SALAS MEI-U NA UTFPR

(RETIFICADO EM 08/07/2020)

 

 

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional - PROGRAD da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público o edital 21/2020 e convida seus docentes, a apresentarem propostas para a implantação ou melhoria de salas destinadas ao desenvolvimento das METODOLOGIAS DE ENSINO INOVADOR DA UTFPR - MEI-U conforme descrita no ANEXO 1

1. DOS OBJETIVOS

Este edital tem por objetivo:

1.1 Apoiar a implantação de salas destinadas às atividades das disciplinas desenvolvidas utilizando a metodologia MEI-U;

1.2 Apoiar a ampliação e/ou melhorias de salas destinadas às atividades de disciplinas desenvolvidas utilizando a metodologia  MEI-U;

2. DO PÚBLICO ALVO.

Podem submeter propostas a este Edital:

2.1 Professores  estáveis da UTFPR, responsáveis por disciplinas que já são ofertadas com a utilização da metodologia MEI-U;

2.2 Professores estáveis da UTFPR, responsáveis por disciplinas que estão em fase de implantação da metodologia MEI-U.

3. DOS REQUISITOS E DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS.

São requisitos para a submissão de propostas:

3.1 - Ser professor responsável por disciplina(s) que está(ão) sendo desenvolvidas na metodologia MEI-U em um curso de graduação na UTFPR;

3.2 - Ser professor responsável por disciplina(s) que está(ão) sendo implantadas na metodologia MEI-U;

3.3 - Dispor de ambiente com área área mínima de 45m2 contendo estrutura básica para utilização (instalações elétricas, acesso a internet); (retificado em 08/07/2020)

3.4 - Apresentar ofício assinado pelo Diretor Geral do Campus comprometendo-se à cessão do espaço previsto e confecção da identidade visual do ambiente, conforme Manual de de Identidade Visual da MEI-U disponível  no link:  Manual de Identidade visual da MEI-U;

3.5 - Apresentar projeto detalhado de implantação da sala MEI-U conforme descrito no item 6 deste Edital.

4. DO APOIO FINANCEIRO.

4.1 -  O presente Edital contará com o apoio financeiro da UTFPR, da ação 20RK e fonte 8250 e elemento de despesas 449052 no valor total de R$ 180.000,00 (Cento e oitenta mil reais).

4.2 - Cada proposta contemplada neste edital contará com o apoio financeiro de até R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

5 - DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS

5.1 - Os recursos de investimento recebidos, por meio do elemento de despesas 449052, pelas propostas contempladas, deverão ser utilizados para adequação da sala onde serão desenvolvidas as atividades das disciplinas que utilizam a metodologia MEI-U. sendo os seguintes itens financiáveis:

5.2 - Toda a aquisição dos bens, deverá ser realizada por meio de procedimento licitatório, não sendo permitido em hipótese alguma a modalidade de ressarcimento.

5.3 - Não será permitido a aplicação dos recursos deste edital na construção de obras, no elemento 449051.

6 - DAS CARACTERÍSTICAS OBRIGATÓRIAS DO PROJETO.

a) Especificar a sala e bloco bem como layout do ambiente, objeto de contrapartida do campus

b) Apresentar detalhamento de como serão empregados os recursos objeto desse edital, com a descrição completa do bem, quantitativo, valor unitário e valor total;

c) Informar a resolução  COGEP com a aprovação da(s) disciplina(s) que serão desenvolvidas conforme Metodologia MEI-U, ou projeto da(s) disciplina(s) a ser submetido ao COGEP;

d) Apresentar carta formalizada do grupo de professores envolvidos na(s) disciplina(s), comprometendo-se a desenvolve-la por no mínimo quatro semestres consecutivos, indicando o coordenador geral MEI-U do campus, com anuência do Dirgrad do campus;

e) Descrever possíveis empresas para atuarem como parceiras para desenvolvimento da Metodologia MEI-U, ou empresas que já atuam nessa metodologia com a UTFPR;

f) Descrever quais os cursos do campus que ofertarão a(s) disciplina(s) e como serão ou como está inserida no projeto pedagógico de cada um dos cursos, assim como previsão de oferta da mesma aos estudantes do campus;

g) Descrever, se for o caso, possíveis experiências que já foram desenvolvidas com a Metodologia MEI-U no campus;

h) Apresentar minimamente como serão desenvolvidas (ou estão sendo desenvolvidas) as etapas relativas à Metodologia MEI-U descritas na seção 3 desse edital;

i) Apresentar comprovação das informações prestadas na tabela apresentada na ANEXO 2 deste edital.

7. DA APRESENTAÇÃO E ENVIO DAS PROPOSTAS.

7.1 - As propostas deverão ser submetidas até às 23h59min do dia 10 de agosto de 2020 acessando a ficha de inscrição disponível no link: FICHA DE INSCRIÇÃO(retificado em 10/06/2020)

7.2 - Somente será aceita uma proposta por campus para a criação de uma sala MEI-U.

7.3 - Caso seja enviada mais de uma proposta de um mesmo campus, caberá à Dirgrad do campus informar à PROGRAD qual proposta é a que deverá ser avaliada, sendo descartadas as demais.

8. DA AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DAS PROPOSTAS

As propostas serão avaliadas e selecionadas por comissão instituída pela PROGRAD, tomando como base os critérios e pontuações apresentados no ANEXO 2.

9. DO DESEMPATE.

9.1 Em caso de empate, na classificação das propostas, do total dos pontos obtidos, será selecionada a proposta que obtiver maior pontuação atribuída segundo os seguintes critérios, nesta ordem:

  1. Maior pontuação obtida no item 1 dos critérios de classificação
  2. Maior pontuação obtida no item 3 dos critérios de classificação
  3. Maior pontuação obtida no item 2 dos critérios de classificação

10. DO RESULTADO PRELIMINAR DA SELEÇÃO.

O resultado preliminar do processo seletivo será publicado no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais, até às 23h59min do dia 17 de agosto de 2020.  (retificado em 10/06/2020)

11. DOS RECURSOS.

Os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos, poderão ser encaminhados, dirigidos à comissão de seleção, por meio do endereço eletrônico: diregrad@utfpr.edu.br, até às 23h59min do dia 18 de agosto de 2020.  (retificado em 10/06/2020)

12 DO RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO.

O resultado final do processo seletivo será publicado no endereço eletrônico informado no item 10 deste edital, até às 23h59min do dia 25 de agosto de 2020.  (retificado em 10/06/2020)

13. DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS RECURSOS FINANCEIROS.

13.1 O docente contemplado com os recursos de investimento deste edital deverá:

a) Apresentar a relação dos bens adquiridos, com os respectivos valores licitados e o prazo de entrega proposto pela empresa homologada;

b) Apresentar, decorridos, 180 dias do recebimento dos bens adquiridos, relatório das ações desenvolvidas e da melhoria verificada no desenvolvimento das Metodologias de Ensino Inovador da UTFPR - MEI-U.

14. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1 Os prazos constantes deste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

14.2 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente edital, observadas a legislação vigente, serão dirimidas pela PROGRAD, por meio do endereço eletrônico: prograd@utfpr.edu.br.

14.3 A inscrição no processo seletivo implica, por parte do(s) envolvido(s), em conhecimento e aceitação tácita das normas e condições estabelecidas no presente edital, assim como da legislação vigente, sendo que não poderá alegar desconhecimento.

14.4 O presente edital e as possíveis alterações no edital original serão publicados no endereço eletrônico informado no item 10 deste edital.  (retificado em 10/06/2020)

14.5 Fica estabelecido o Fórum da Justiça Federal, Subseção Judiciária de Curitiba para dirimir eventuais questões decorrentes deste edital.

 

 

 

Curitiba, 10 de junho de 2020.

 

 

 

(assinado eletronicamente)

LUIS MAURICIO MARTINS DE RESENDE

Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por LUIS MAURICIO MARTINS DE RESENDE, PRO-REITOR(A), em 08/07/2020, às 17:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1515980 e o código CRC (and the CRC code) 7D06E80F.




Referência: Processo nº 23064.015324/2020-55

SEI nº 1515980

 

EDITAL 21/2020 - PROGRAD

APOIO PARA IMPLANTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO SALAS MEI-U NA UTFPR

(retificado em 08/07/2020)

 

 

 

ANEXO 1

CARACTERIZAÇÃO DA METODOLOGIA MEI-U

A Metodologia de Ensino Inovador da UTFPR (MEI-U) é estruturada a partir do desenvolvimento de soluções de problemas reais, oriundos do setor produtivo e da sociedade em geral, por grupos multidisciplinares de alunos de graduação da UTFPR, sob a coordenação de um grupo de professores. Desta forma, cria-se um ambiente de aprendizagem onde estudantes e professores aprendem em conjunto, provocando no aluno a aplicação de competências técnicas (hard skills) e o desenvolvimento de competências socioemocionais (soft skills), transferindo para a sociedade o conhecimento desenvolvido dentro da UTFPR, em caráter extensionistas. O desenvolvimento da metodologia estrutura-se em três etapas:

  1. Etapa Preparatória
    1. Criação da disciplina

A partir de um plano de ensino, é proposta a estrutura da disciplina, de caráter semipresencial, carga horária total de 120h, onde 25% desse montante é desenvolvido presencialmente e 75% de maneira não presencial.

  1. Escolha das empresas

As empresas escolhidas geralmente são de médio ou grande porte e estão próximas do campus da UTFPR, mas nenhum dos dois fatores é uma regra; deve-se fundamentalmente apresentar um ambiente onde a interação com a UTFPR se de facilmente e que proporcione problemas complexos o suficiente para o escopo da disciplina

  1. Contato com as empresas

O principal responsável pelo contato com empresas é o professor da disciplina. As habilidades necessárias para o professor que fará este contato são:  boa comunicação, conhecimento técnico, capacidade de argumentação, visão sistêmica integrada e experiência prática. O contato é feito com os principais tomadores de decisão da empresa, que podem ser diretores, superintendentes. Nesta etapa o professor pesquisará quem são os decisores e entrará em contato com os mesmos e verifica se as mesmas possuem interesse em participar

  1. A visita à empresa

Nessa etapa é apresentada a proposta da disciplina para os gestores, demandando da empresa possíveis problemas existentes, em um aspecto interdisciplinar, orientado por professores, com um escopo de desenvolvimento de 4 meses.

  1. Participação da empresa
  1. Um professor da indústria: esse será gente da indústria, responsável pela A empresa deverá além de fornecer o problema real a ser solucionado (ou uma oportunidade de negócio a ser explorada), deverá disponibilizar:interface universidade/indústria, assim como receber os alunos para visitas técnicas semanais, fornecer dados/informações necessários para o projeto, participar do processo de avaliação final da disciplina. Ele deverá ter disponibilidade de apresentar o problema para os alunos no primeiro dia de aula. É fundamental que essa pessoa seja alguém com conhecimento da situação (ou oportunidade) onde esse se insere, disponibilidade de aproximação com a universidade, de interação com os alunos

  2. Dados e informações: a indústria deverá ter disponibilidade em fornecer ao grupo de alunos todas as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto. Haverá um termo de confidencialidade entre os participantes, protegendo a indústria de informações confidenciais

  3. Transporte e alimentação: se possível, nos dias em que os alunos estejam estudando na indústria, fornecer aos mesmos transporte e alimentação.

 

  1. A definição do problema/oportunidade a ser trabalhado

Os problemas das indústrias buscados nesta primeira fase devem estar relacionados a problemas voltados à tecnologia, de forma geral. Nesta etapa faz-se importante o feeling do professor e das empresas para verificar os problemas e selecionar os mais adequados para que os alunos possam resolvê-los. O problema deve ter o escopo de desenvolvimento de 04 meses. Se necessário, pode-se dividir um problema maior em várias etapas, onde cada uma possa ser desenvolvida em até 04 meses.

  1. Etapa Estruturante
    1. Legalização da relação UTFPR - Empresa

Após acordado com a empresa, a relação empresa/UTFPR via DIREC será acionada para que o contrato tecnológico seja celebrado. Este contrato aborda normalmente termos de confidencialidade dos dados e informações das empresas e a isenção de envolvimento de valores financeiros. Se houver contrapartidas financeiras, será a partir da fase 2 (termos de cooperação), e fora do escopo da disciplina. É importante frisar que na Fase 1, ou seja, a disciplina em si, não há envolvimento financeiro, sendo este de cunho pedagógico na sua essência.

  1. Seleção dos alunos

Nesta etapa faz-se necessário selecionar os alunos para a disciplina. Como as equipes precisam ser multidisciplinares, todos os alunos dos cursos que o campus oferece são convidados a participar. Porém, percebe-se que há pré-requisitos e nem todos os alunos tem perfil para a disciplina. Sendo assim, é importante a publicação de edital de seleção de alunos para os projetos. A seleção de alunos somente pelo seu Coeficiente Acadêmico não é a melhor estratégia, visto que para o perfil necessário do aluno para a disciplina, outras habilidades precisam ser observadas, e estas não são contempladas pelo coeficiente.São desejados no aluno competências/habilidades como boa comunicação, facilidade para trabalhar em equipes transdisciplinares, inglês intermediário, comprometimento, criatividade, liderança.

Assim o edital de seleção deve prever análise da frequência nas disciplinas já cursadas (que podem caracterizar a resiliência do aluno/aluna), análise de currículo, entrevista por parte do professor da disciplina ou mesmo de uma banca (interna e/ou externa com membro das empresas envolvidas).É importante também em algum momento buscar informações dos alunos através dos professores e coordenadores de curso que já conhecem os mesmos. O edital é publicado pela DIRGRAD no final do semestre que antecede a oferta da turma.

  1.  Matrícula

A seleção é feita no início do semestre (logo após as férias docentes) e necessariamente antes do período de matrícula, onde os alunos são convocados para a entrevista presencialmente ou via videoconferência. Os alunos selecionados serão matriculados via requerimento, e não pelo sistema acadêmico.

  1. Etapa de Desenvolvimento da Disciplina
    1. Distribuição dos alunos por projetos

Na primeira semana de aula, é realizada a apresentação da disciplina, os critérios de avaliação, metodologias utilizadas, apresentação dos problemas que serão trabalhados (por parte do professor da indústria). Após o repasse dessas informações, os alunos são divididos em equipes interdisciplinares, ou seja, formadas com integrantes discente de cada um dos cursos participantes. Os professores da disciplina fazem a divisão conforme o problema da indústria envolvida.

  1. Reuniões Semanais

No horário presencial da disciplina são feitas reuniões com os alunos, feita a chamada e uma ata, registrada no moodle da disciplina. O horário presencial para cada grupo pode variar para cada grupo, conforme disponibilidade dos alunos e demanda de horário necessário (algumas vezes duas aulas não são suficientes para avaliação de todos os grupos).

  1. Avaliação da disciplina

O aluno é avaliado a partir de 5 itens:

  1. Atas das Reuniões;

  2. Metodologia 360 graus envolvendo os alunos da equipe;

  3. Criatividade e comprometimento individual;

  4. Nota dos professores da indústria por aluno;

  5. Apresentação e projeto por equipe.

Todos os itens possuem peso igual. O resultado final é a média dos 5 critérios de avaliação. Deve ser desenvolvido um relatório final de experiência para os acadêmicos da disciplina em questão.

  1. Finalização e apresentação dos projetos.

Neste passo será finalizada a disciplina através das apresentações dos projetos, primeiramente na empresa e posteriormente na UTFPR.

As equipes primeiramente farão a apresentação final do projeto na empresa para os professores da disciplina e da indústria e ainda outros convidados que a empresa julgar importante. Nessa apresentação a empresa poderá definir se algumas informações deverão ser suprimidas na apresentação na UTFPR, logo não serão replicadas na apresentação pública, de acordo com o termo de confidencialidade assinado por alunos e professores.

Posteriormente os projetos serão apresentados pelas equipes na UTFPR de acordo com um cronograma estabelecido pela disciplina. Os professores das indústrias estarão presentes, bem como convidados da mesma. A apresentação possui caráter público, onde todos os professores e alunos da UTFPR são convidados.

 

EDITAL 21/2020 - PROGRAD

APOIO PARA IMPLANTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO SALAS MEI-U NA UTFPR

(retificado em 08/07/2020)

 

 

 

ANEXO 2

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO

 

CRITÉRIO

PONTUAÇÃO

PESO

Número de cursos envolvido na metodologia EI-U

1 ponto/curso

1

Número de semestre nos quais a metodologia foi desenvolvida

2 ponto/semestre

2

Número de empresas que já estão atuando na UTFPR na metodologia MEI-U

3 pontos/empresa

1

Número de etapas da metodologia MEI-U (conforme ANEXO 1) já definidas

1 ponto/etapa

1

Número de professores envolvidos na metodologia MEI-U

1 ponto/professor

1