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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA GERAL - CÂMPUS PATO BRANCO DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-PB |
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EDITAL nº 6/2020
SELEÇÃO DE BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS - PET AGRONOMIA
(Retificado em função da pandemia COVID-19)
A Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Pato Branco (DIRGRAD-PB) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), juntamente com o Tutor do Grupo PET- Agronomia, considerando a Lei nº 11.180/2005, a Portaria MEC nº 3.385/2005 e tendo em vista o parágrafo único do artigo 17° da Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010, torna público que estão abertas as inscrições para processo seletivo para ingresso ao PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET de 2020.
1. PREÂMBULO
O Programa de Educação Tutorial (PET) está vinculado à Diretoria de Políticas e Programas de Graduação – DIPES, da Secretaria de Educação Superior (SESU), subordinada ao Ministério da Educação (MEC). O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e tem por objetivos:
1. Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.
2. Contribuir para a elevação da qualidade da formação dos estudantes de graduação, da diminuição da evasão e promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
3. Promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação acadêmica, cientifica, tecnológica e cultural.
4. Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.
5. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania ativa e pela função social da educação superior.
6. Estimular a vinculação dos grupos a áreas prioritárias e à políticas públicas e de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais, regionais e a interiorização do programa.
2. DO OBJETO
O presente edital destina-se ao preenchimento de 2 (uma) vaga com bolsa e 4 vagas para alunos voluntários. O preenchimento das vagas se dará com base nos critérios estabelecidos neste edital.
3. DAS BOLSAS
Os alunos bolsistas selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (Quatrocentos reais), depositados em conta corrente, oriundo de recursos do PROGRAMA – PET. O início das atividades de bolsista será a partir de outubro de 2020.
4. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
Poderão candidatar-se no presente edital os alunos que atendam às seguintes condições de caráter classificatório:
1. Estar regularmente matriculado do primeiro até o quinto período como estudante de graduação do curso de Agronomia da UTFPR-PB.
2. Não ser bolsista de qualquer outro programa (para fins de processo seletivo não há implicações, porém caso selecionado o candidato tem livre arbítrio para escolha de permanência com apenas uma das bolsas).
3. No caso de alunos do segundo ao quinto período apresentar coeficiente de rendimento acadêmico (CR) igual ou superior a 0,6.
4. No caso de alunos do primeiro período, possuir média no ENEM 2019 igual ou superior a 500 (quinhentos) pontos.
5. Ter disponibilidade de vinte horas semanais para dedicar-se às atividades do programa.
5. DO PERÍODO E LOCAIS DE INSCRIÇÃO
As inscrições deverão ser realizadas no período de 27 de julho à 27 de agosto de 2020, via e-mail: petagroutfpr@gmail.com
6. DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO
Os interessados em ingressar no PET – Agronomia deverão apresentar no ato da inscrição os seguintes documentos:
a. Cópia da carteira de identidade e CPF.
b. Cópia do histórico escolar do curso de graduação.
c. Para alunos primeiro semestre é necessário apresentar o documento comprovando a média da nota obtida no ENEM no ano de 2019, que deve ser, no mínimo, de 500 (quinhentos) pontos.
d. Declaração de ciência do item 2 do inciso 5, salvo auxílio permanência (Anexo I).
e. Cadastro preenchido (Anexo II)
f. Indicação de referências pessoais (Anexo III).
g. Curriculum vitae, conforme modelo disponível na Plataforma Lattes com os documentos comprobatórios das atividades realizadas.
h. Mini projeto de atuação no Grupo PET, descrevendo atividades a serem desenvolvidas, com no máximo 4 laudas, no formato A4, com margens de 2 cm, datada e assinada.
i. Autorização para gravação dos procedimentos online (Anexo IV)
Observações: A falta de qualquer documento descrito acima resulta desclassificação do discente deste processo seletivo. Os documentos deverão enviados digitalizados via e-mail e no formato de pdf. Os documentos devem ser juntados em um único arquivo pdf, na ordem estabelecida no Item 6 deste edital. Recomenda-se que o nome do arquivo do seja o nome do candidato e o assunto do e-mail seja "Processo Seletivo PET - Agronomia". A responsabilidade pela conferência e veracidade ante entrega da documentação é de exclusividade do discente, sob pena de eliminação deste processo seletivo.
7. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO E DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
A seleção dos candidatos será feita por comissão composta pelo tutor, um convidado e 2 discentes bolsistas do grupo PET - Agronomia, que classificará os candidatos de acordo com os seguintes critérios:
1. Análise de Curriculum Vitae, conforme modelo disponível na Plataforma Lattes (peso 1,0).
2. Dinâmica de grupo online (peso 3,0).
3. Mini projeto de atuação no PET (peso 1,5).
4. Defesa de mini projeto de atuação no PET (4,5). Para essa etapa, com objetivo de conhecer melhor o regimento do programa PET, recomenda-se a leitura do Manual de Orientações Básicas - Programa de Educação Tutorial, MEC/SISU, especialmente das seguintes abas: Apresentação; Legislação; Manual de Orientações; Editais e Arquivos contidas no Portal MEC Programa PET.
Todo processo seletivo ocorrerá de forma online de acordo com novo calendário:
27/07 à 27/08/2020 |
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Divulgação das Inscrições Homologadas |
28/08/2020 |
Divulgação do horário da dinâmica de grupo online |
31/08/2020 |
Divulgação do dia e horário das defesas de mini projeto |
31/08/2020 |
Defesa de mini projeto de atuação |
01 à 04/09/2020 |
Divulgação do resultado parcial |
10/09/2020 |
Interposição de recurso |
11 a 15/09/2020 |
Divulgação dos resultados dos recursos |
24/09/2020 |
Divulgação do resultado final |
25/09/2020 |
Ingresso no Grupo PET |
01/10/2020 |
Observação: Somente serão classificados discentes que obtiverem nota final superior a 7,0 pontos, sendo a classificação em ordem decrescente.
8. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
1. Desempenho superior na defesa de mini projeto de atuação no PET.
2. Ter cursado o ensino médio em escola pública.
9. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO, VALIDADE DO EDITAL, RECURSO E CREDENCIAMENTO AO GRUPO
O resultado parcial será divulgado até o dia 10 de setembro de 2020 na página de editais da DIRGRAD-PB. O resultado final será divulgado até dia 25 de setembro de 2020 página de editais da DIRGRAD-PB. O resultado do presente edital terá validade por 12 meses, a contar da data da publicação. Os candidatos classificados serão credenciados ao grupo em outubro de 2020 mediante convocação do tutor via e-mail. O não comparecimento para reunião (remota ou presencial) com tutor após a convocação implicará na perda da vaga. Por quaisquer eventualidades, suplentes serão contatados com antecedência pelo tutor para eventual credenciamento ao grupo.
10. DO PRAZO PARA RECURSOS
Os recursos podem ser protocolados por e-mail (petagroutfpr@gmail.com) entre os dias 11 e 15 de setembro de 2020. O resultado dos recursos será divulgado até as 17:00 h do dia 24/09/2020 na página de editais da DIRGRAD-PB.
11. DOS CASOS OMISSOS
Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela comissão de seleção e homologados pela DIRGRAD-PB. A Justiça Federal é o foro competente para dirimir dúvidas não resolvidas administrativamente para o presente edital.
Pato Branco, 14 de julho de 2020.
| Documento assinado eletronicamente por NILVANIA APARECIDA DE MELLO, DIRETOR(A), em 14/07/2020, às 18:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por IDEMIR CITADIN, DIRETOR(A)-GERAL, em 15/07/2020, às 19:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1523403 e o código CRC (and the CRC code) 0F782475. |
ANEXO I
Eu,______________________________________________, declaro para devidos fins de participação no processo de seleção para ingressar no Grupo PET – Agronomia, que não sou aluno bolsista de nenhum programa, e caso bolsista, se selecionado for, terei que optar em única e exclusivamente por uma das bolsas.
Pato Branco, ___de_________ de 2020.
Assinatura do (a) candidato (a)
________________________
ANEXO II
FICHA DE INSCRIÇÃO
Dados do candidato
Nome: ____________________________________________________
CPF: ________________________ R.G.: ________________________
N° Matrícula/UTFPR (RA): _________________ Período que esta matrículado: ____
Data de Nascimento: _________________
Cidade:________________________ UF: ____
End. Residencial.: ________________________ CEP: ________________________
Tel. ou Cel.: ________________________
E-mail: ____________________________________________________
Exerce atividade profissional com vínculo empregaticio? ( ) Não ( ) Sim - Qual? ____________________________________________________
Exerce atividade profissional sem vínculo empregaticio? ( ) Não ( ) Sim - Qual? ____________________________________________________
Já foi bolsista? ( ) Não ( ) Sim - Qual programa/área? ____________________________________________________
Atualmente, possui vínculo acadêmico com algum professor do Câmpus Pato Branco? ( ) Não ( ) Sim - Qual projeto? _____________________________
Quantas horas por semana você tem disponível para trabalhar no PET? __________
Declaro serem verdadeiras as respostas acima, bem como aceito as condições e as normas estabelecidas no EDITAL Nº 06/2020- DIRGRAD, para o ingresso no Programa de Educação Tutorial – PET Agronomia.
Pato Branco, ___de_________ de 2020.
Assinatura do (a) candidato (a)
________________________
ANEXO III
REFERÊNCIAS PESSOAIS
Se possível, indique 3 professores que possam dar informações sobre você.
Nome |
Telefone |
ANEXO IV
DECLARAÇÃO
Eu,______________________________________________, declaro para devidos fins que concordo com a gravação dos procedimentos relacionados ao EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS - PET AGRONOMIA (Dinâmica de grupo online e Defesa de mini projeto de atuação no grupo PET).
Pato Branco, ___de_________ de 2020.
Assinatura do (a) candidato (a)
________________________
Documentos em Anexo
( ) Curriculum vitae, conforme modelo disponível na Plataforma Lattes com os documentos comprobatórios das atividades realizadas.
( ) Histórico Escolar e matrícula acadêmica contendo as disciplinas cursadas/matriculadas e o rendimento escolar.
( ) Cópia de documento de identidade oficial.
( ) Cópia do CPF.
( ) Mini projeto de atuação no Grupo PET, descrevendo atividades a serem desenvolvidas, com no máximo 4 laudas, no formato A4, com margens de 2 cm, datada e assinada.
( ) Declaração de ciência do item 2, inciso 5, salvo auxílio permanência (Anexo I).
( ) Cadastro preenchido (Anexo II).
( ) Referências pessoais: (Anexo III).
( ) Declaração Anexo IV.
( ) Documento comprovando a média de notas obtida no ENEM do ano de 2019, no caso de alunos do primeiro período.
Pato Branco, ___de_________ de 2020.
Assinatura do (a) candidato (a)
________________________
Referência: Processo nº 23064.004017/2020-49 | SEI nº 1523403 |