|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUACAO-CT PROG POS-GRAD EM EDUCACAO FISICA-CT |
|
|
EDITAL nº 02/2020
Edital de Seleção de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba.
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições, informa que estão abertas as inscrições para o processo de seleção com vistas à admissão ao Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Física.
1 – Site do Programa
Na página eletrônica do programa http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-ef/ pode ser consultadas informações sobre o PPGEF, as linhas de pesquisa, os docentes e os resultados de cada uma das fases do processo de seleção.
2 – Objetivo do Programa
O objetivo do PPGEF é atuar na formação de pesquisadores e na qualificação de recursos humanos, com autonomia em sua linha de pesquisa e capacidade para planejar, desenvolver e executar atividades relacionadas com ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Educação Física, de forma interdisciplinar.
3 – Público alvo
Poderá candidatar-se a este processo de seleção o portador de diploma de Curso de Graduação, ou de certificado de conclusão de Curso de Graduação ou declaração da Universidade de estar cursando o último período do Curso de Graduação com previsão de colação de grau para o início de 2021. O Curso de Graduação deverá ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), ou pelos órgãos competentes quando fornecidos por instituições de outros países, observando-se o disposto na legislação vigente quanto à validade dos diplomas, os quais deverão ser apresentados no ato da inscrição.
4 – Duração do curso
O Curso de Mestrado deverá ser integralizado em um prazo máximo de 24 meses (equivalente a quatro semestres) prorrogável, em situações excepcionais por, no máximo, seis meses.
5 – Linhas de pesquisa e número de vagas
O PPGEF está organizado em duas linhas de pesquisa. Este processo de seleção visa o preenchimento de até 23 (vinte) vagas, conforme as linhas de pesquisa listadas no quadro 1.
Quadro 1: Linhas de pesquisa e número de vagas
Linha de Pesquisa |
no de vagas |
Atividade Física e Saúde
|
12 |
Exercício e Esporte
|
11 |
6 – Inscrição
A inscrição será feita inteiramente de forma digital, de acordo com o cronograma informado no quadro 5 do item 14 desse edital. Os candidatos devem carregar no seguinte endereço eletrônico https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-ef/documentos/processo-de-selecao-para-ingresso-no-ppef-em-2021, os seguintes documentos em formato PDF:
A ausência do correto preenchimento e/ou a não entrega de qualquer documento, conforme solicitado, será motivo para a não homologação da inscrição.
7 – Divulgação das inscrições homologadas
As inscrições homologadas serão divulgadas no site do PPGEF de acordo com o cronograma informado no quadro 5 do item 14 desse edital.
8 – Fases, características, datas, avaliação e resultados parciais
O processo seletivo é constituído por três fases obrigatórias: 1) análise do pré-projeto de pesquisa; 2) defesa do pré-projeto de pesquisa; 3) análise do curriculum vitae.
8.1 – Fase l: Análise do pré-projeto de pesquisa (eliminatória)
8.1.1 – Características
O candidato não participa pessoalmente desta fase.
8.1.2 – Data
O pré-projeto de pesquisa será avaliado de acordo com o cronograma informado no quadro 5 do item 14 desse edital.
8.1.3 – Avaliação
A análise do pré-projeto de pesquisa será realizada com base em 4 itens (quadro 2). O pré-projeto de pesquisa será valorado, em uma escala de 10 pontos, para efeitos de eliminação (nota inferior a 7,0 pontos) e classificação dos candidatos.
Quadro 2: Critérios utilizados para a avaliação do pré-projeto de pesquisa.
Item |
Critério |
Pontuação |
1 |
Relevância e originalidade do projeto em relação a linha de pesquisa escolhida |
3 |
2 |
Clareza e consistência do problema, objetivos e hipóteses |
3 |
3 |
Adequação da metodologia frente aos objetivos |
2 |
4 |
Viabilidade do cronograma |
2 |
|
Total |
10 |
8.1.4 – Divulgação dos resultados
O resultado da análise do pré-projeto de pesquisa será divulgado no site do PPGEF de acordo com o cronograma informado no quadro 5 do item 14 desse edital.
8.2 – Fase ll: Defesa do pré-projeto de pesquisa (eliminatória)
8.2.1 – Características
A defesa do pré-projeto de pesquisa será realizada por vídeo conferência, gravada em áudio e vídeo, com a arguição sendo realizada por uma banca constituída por, no mínimo, três docentes atuantes no PPGEF.
8.2.2 – Data, horário e local
A defesa do pré-projeto de pesquisa será realizada de acordo com o cronograma informado no quadro 5 do item 14 desse edital, com data e horário de cada candidato divulgado previamente no site do PPGEF. O link de acesso a sala virtual será enviado ao endereço eletrônico informado pelo candidato no ato da inscrição.
8.2.3 – Avaliação
Serão avaliados 5 aspectos referentes a defesa do pré-projeto de pesquisa. O candidato deve demonstrar conhecimento sobre conceitos básicos referentes a linha de pesquisa em que se pleiteia a vaga e disponibilidade para dedicação ao mestrado (quadro 3). A defesa do pré-projeto de pesquisa será valorada, em uma escala de 10 pontos, para efeitos de eliminação (desempenho inferior a 7 pontos) e classificação dos candidatos.
Quadro 3: Critérios utilizados para a avaliação da defesa do pré-projeto de pesquisa.
Item |
Critério |
Pontuação |
1 |
Defesa do pré-projeto de pesquisa quanto a originalidade em relação a linha de pesquisa escolhida |
2 |
2 |
Defesa do pré-projeto de pesquisa quanto aos aspectos metodológicos |
2 |
3 |
Defesa do pré-projeto de pesquisa quanto aos aspectos de viabilidade |
2 |
4 |
Conhecimento em temas específicos da linha de pesquisa requerida |
2 |
5 |
Disponibilidade para dedicação ao mestrado |
2 |
|
Total |
10 |
O não comparecimento do candidato na data e horário definidos implicará na sua eliminação do processo de seleção.
8.2.4 – Divulgação dos resultados
O resultado da defesa do pré-projeto de pesquisa será divulgado de acordo com o cronograma informado no quadro 5 do item 14 desse edital.
8.3 – Fase lII: Análise do curriculum vitae documentado (classificatória)
8.3.1 – Características
A análise do curriculum vitae documentado tem por objetivo avaliar o candidato em relação a formação acadêmica, atuação profissional e produção técnico-cientifica (quadro 4). O candidato não participa pessoalmente desta fase.
8.3.2 – Data
O curriculum vitae será avaliado de acordo com o cronograma informado no quadro 5 do item 14 desse edital.
8.3.3 – Avaliação
O curriculum vitae será valorado, em uma escala de 10 pontos, para efeito de classificação dos candidatos. Para tanto, a maior pontuação aferida entre os candidatos em cada linha de pesquisa será convertida em nota 10, obtendo-se, a partir desta, as demais notas por meio de proporcionalidade. Em relação aos critérios de pontuação, a análise do currículo tem o objetivo de avaliar o candidato quanto aos itens descritos no quadro 4.
Quadro 4: Critérios utilizados para a avaliação do curriculum vitae.
Tipo de produção |
Pontuação |
Resumo publicado ou apresentação em congresso de iniciação científica, congresso ou simpósio nacional (anexar cópia do resumo ou certificado de apresentação) |
1 |
Resumo publicado ou apresentação em congresso ou simpósio internacional (anexar cópia do resumo ou certificado de apresentação) |
2 |
Monitoria com carga-horária mínima de 30h, pontuação por ciclo de participação |
10 |
Participação em programas de extensão, pontuação por ciclo de participação |
10 |
Participação em programas de iniciação científica, pontuação por ciclo de participação |
30 |
PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 1 (B5) |
5 |
PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 2 (B4) |
10 |
PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 3 (B3) |
20 |
PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 4 (B2) |
40 |
PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 5 (B1) |
60 |
PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 6 (A2) |
130 |
PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 7 (A1) |
280 |
Livro Autoral |
40 |
Organizador de livro/coletânea ou autor de capítulo de livro |
10 |
A pontuação deve ser preenchida pelo próprio candidato e entregue no momento da inscrição, de acordo com o modelo existente no Anexo l. A não entrega de documento comprobatório, ou numerado incorretamente, implicará na não computação da pontuação.
8.3.4 – Divulgação dos resultados
O resultado da análise do curriculum vitae será divulgado de acordo com o cronograma informado no quadro 5 do item 14 desse edital.
9 – Composição da nota final
A nota final será estabelecida pela seguinte equação: Nota final = (nota do projeto x 0,4) + (nota da defesa do pré-projeto de pesquisa x 0,4) + (nota do curriculum Lattes x 0,2).
10 – Divulgação dos aprovados
A divulgação dos candidatos aprovados ocorrerá de acordo com o cronograma informado no quadro 5 do item 14 desse edital.
11 – Interposição de recurso
A interposição de recursos deve ser encaminhada para o seguinte e-mail ppgef-ct@utfpr.edu.br. Os recursos deverão ser interpostos em até 48 horas após a divulgação do resultado de uma dada fase, conforme datas apresentadas no quadro 5.
12 – Concordância
Ao efetivar sua inscrição o candidato declara concordar com o presente edital e com as normas do PPGEF.
13 – Casos omissos
Os casos omissos serão avaliados pela Comissão de Seleção do PPGEF.
14 – Resumo dos procedimentos/fases importantes, datas e observações.
Quadro 5: Resumo dos procedimentos/fases importantes, datas e observações.
Data |
Procedimento / fase |
Observações |
01/09/20 à 30/09/20 |
Inscrição e entrega da documentação |
Consultar o item 6 do Edital |
13/10/20 |
Divulgação das inscrições homologadas |
Consultar o item 7 do Edital
O prazo para a interposição de recursos é de 48 horas após a divulgação do resultado. Consultar o item 11 do Edital |
19/10/20 à 25/10/20 |
Fase I: análise dos projetos (eliminatória) |
Consultar o item 8.1 do Edital |
26/10/20 |
Divulgação dos aprovados na Fase l
|
Consultar o item 8.1 do Edital
O prazo para a interposição de recursos é de 48 horas após a divulgação do resultado. Consultar o item 11 do Edital |
29/10/20 |
Fase ll: Defesa do pré-projeto de pesquisa (divulgação da data, horário e link de acesso a sala virtual) |
Consultar o item 8.2
|
03/11/20 à 19/11/20 |
Fase ll: Defesa do pré-projeto de pesquisa |
Consultar o item 8.2
|
23/11/20 |
Divulgação dos aprovados na Fase II |
Consultar o item 8.2
O prazo para a interposição de recursos é de 48 horas após a divulgação das inscrições homologadas. Consultar o item 11 do Edital |
26/11/20 à 03/12/20 |
Fase lIl: Análise do curriculum vitae documentado |
Consultar o item 8.3
|
04/12/20 |
Divulgação do resultado da Fase III |
Consultar o item 8.3
O prazo para a interposição de recursos é de 48 horas após a divulgação das inscrições homologadas. Consultar o item 11 do Edital |
10/12/20 |
Divulgação dos candidatos aprovados |
Consultar o item 10
O prazo para a interposição de recursos é de 48 horas após a divulgação das inscrições homologadas. Consultar o item 11 do Edital |
14 – Matrículas e início das aulas
Os candidatos aprovados serão convocados para a entrega de documentação e início do curso em 2021. Devido a Pandemia do COVID-19, não há previsão, na presente data, quando os aprovados nos processos seletivos serão convocados para matrículas e terão o início de suas atividades referentes ao primeiro semestre letivo de 2021.
15 – Competência jurídica
Fica-se estabelecido a competência da Justiça Federal, Subseção Judiciária de Curitiba para dirimir eventuais questões decorrentes do Edital.
O presente edital será publicado até dia 31 de julho de 2020 na página eletrônica do programa (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-ef/) para que atenda aos interessados e cumpra as suas finalidades.
Curitiba, 31 de Julho de 2020
Documento assinado eletronicamente por ADRIANO EDUARDO LIMA DA SILVA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 27/07/2020, às 17:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em 28/07/2020, às 18:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1539210 e o código CRC (and the CRC code) 039ABE85. |
ANEXO l – Ficha de avaliação do curriculum vitae documentado
Nome do candidato_______________________________________________________________________________
Tipo de produção |
Pontos |
Quantidade |
Pontuação sugerida |
Número do documento comprobatório |
Uso da comissão |
Resumo publicado ou apresentação em congresso de iniciação científica, congresso ou simpósio nacional (anexar cópia do resumo ou certificado de apresentação) |
1 |
|
|
|
|
Resumo publicado ou apresentação em congresso ou simpósio internacional (anexar cópia do resumo ou certificado de apresentação) |
2 |
|
|
|
|
Monitoria com carga-horária mínima de 30h, pontuação por ciclo de participação* |
10 |
|
|
|
|
Participação em programas de extensão, pontuação por ciclo de participação* |
10 |
|
|
|
|
Participação em programas de iniciação científica, pontuação por ciclo de participação* |
30 |
|
|
|
|
PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 1 (B5)** |
5 |
|
|
|
|
PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 2 (B4)** |
10 |
|
|
|
|
PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 3 (B3)** |
20 |
|
|
|
|
PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 4 (B2)** |
40 |
|
|
|
|
PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 5 (B1)** |
60 |
|
|
|
|
PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 6 (A2)** |
130 |
|
|
|
|
PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 7 (A1)** |
280 |
|
|
|
|
Livro Autoral |
40 |
|
|
|
|
Organizador de livro/coletânea ou autor de capítulo de livro |
10 |
|
|
|
|
Observações:
* Participação válido apenas com certificado Institucional.
** Classificação de acordo com a área 21 na CAPES. Caso o artigo não tenha classificação na área 21, sua classificação será feita pelo colegiado do PPGEF, de acordo com os critérios estabelecidos no documento de área 21-CAPES.
ANEXO ll – Modelo de pré-projeto para o Mestrado
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
<Título do pré-projeto>
Pré-projeto de pesquisa submetido à apreciação da Comissão Avaliadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, estabelecido pelo Edital________, para o processo seletivo de Mestrado em Educação Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Área: Educação Física
Linha de pesquisa: <Atividade Física e Saúde> ou <Exercícios e Esporte>
CANDIDATO:
<Nome do candidato>
Curitiba
20__
Introdução
Deve ser apresentada em uma abordagem 1) do contexto geral para o específico; 2) conter o estado da arte; 3) a lacuna do conhecimento; 4) a justificativa (relevância) do estudo e 5) o problema de pesquisa a ser respondido.
Objetivo
Deve ser claro, completo e conciso.
Materiais e Métodos
Deve descrever de maneira clara os procedimentos adotados para a execução do estudo em detalhes suficientes que permitam a outros pesquisadores reproduzirem os resultados ou darem continuidade a pesquisa. As técnicas utilizadas devem ser confiáveis, padronizadas, internacionalmente comparáveis e adequadas ao objetivo.
Deve conter a 1) descrição clara e detalhada da amostra utilizada; 2) identificação dos métodos, aparelhos (fabricantes entre parênteses) e procedimentos utilizados de modo suficientemente detalhado, de forma a permitir a reprodução dos resultados; 3) descrição breve e referências de métodos publicados, mas não amplamente conhecidos; 4) descrição de métodos novos ou modificados; 5) a análise estatística utilizada, bem como os programas utilizados.
Esta seção deve ser redigida em subtópicos, do contexto geral para o específico; para facilitar a organização do texto e a leitura pela banca avaliadora.
Resultados esperados
Deve descrever de maneira clara os resultados esperados com a realização do projeto.
Implicações práticas
Deve descrever de maneira clara quais implicações práticas o pré-projeto proposto pode proporcionar.
Cronograma
Deve apresentar todas as etapas a serem realizadas para a execução do projeto em forma de tabela, como o modelo abaixo.
|
Mês / 2019 |
|||||||||||
Etapa |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
Etapa 1 |
|
|
X |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Etapa 2 |
|
|
|
X |
X |
X |
|
|
|
|
|
|
Etapa 3 |
|
|
|
|
|
X |
X |
|
|
|
|
|
... |
|
|
|
|
|
|
|
X |
X |
|
|
|
|
Mês / 2020 |
|||||||||||
Etapa |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
Etapa 1 |
|
|
X |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Etapa 2 |
|
|
|
X |
X |
X |
|
|
|
|
|
|
Etapa 3 |
|
|
|
|
|
X |
X |
|
|
|
|
|
... |
|
|
|
|
|
|
|
X |
X |
|
|
|
Referências bibliográficas
Deve apresentar as referências utilizadas para redigir o projeto. No máximo de 30 e nas normas vigentes da ABNT.
No texto, utilize as citações com algarismos arábicos sobescrito, onde o mesmo deve coincidir com a ordem na lista de referências. Exemplo: De acordo com Caspersen et al (1985)1...
Informações gerais
Utilizar fonte Arial 12, espaçamento duplo e margem de 2 cm em todos os lados;
O pré-projeto deve ser apresentado entre seis e 10 laudas, excluindo a página de título.
Referência: Processo nº 23064.020581/2020-17 | SEI nº 1539210 |