Boletim de Serviço Eletrônico em 31/07/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUACAO-CT

PROG POS-GRAD EM EDUCACAO FISICA-CT

 

EDITAL nº 02/2020

 

Edital de Seleção de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba.

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições, informa que estão abertas as inscrições para o processo de seleção com vistas à admissão ao Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Física.

 

1 – Site do Programa

Na página eletrônica do programa http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-ef/ pode ser consultadas informações sobre o PPGEF, as linhas de pesquisa, os docentes e os resultados de cada uma das fases do processo de seleção.

 

2 – Objetivo do Programa

O objetivo do PPGEF é atuar na formação de pesquisadores e na qualificação de recursos humanos, com autonomia em sua linha de pesquisa e capacidade para planejar, desenvolver e executar atividades relacionadas com ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Educação Física, de forma interdisciplinar.

 

3 – Público alvo

Poderá candidatar-se a este processo de seleção o portador de diploma de Curso de Graduação, ou de certificado de conclusão de Curso de Graduação ou declaração da Universidade de estar cursando o último período do Curso de Graduação com previsão de colação de grau para o início de 2021. O Curso de Graduação deverá ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), ou pelos órgãos competentes quando fornecidos por instituições de outros países, observando-se o disposto na legislação vigente quanto à validade dos diplomas, os quais deverão ser apresentados no ato da inscrição.

 

4 – Duração do curso

O Curso de Mestrado deverá ser integralizado em um prazo máximo de 24 meses (equivalente a quatro semestres) prorrogável, em situações excepcionais por, no máximo, seis meses.

 

5 – Linhas de pesquisa e número de vagas

O PPGEF está organizado em duas linhas de pesquisa. Este processo de seleção visa o preenchimento de até 23 (vinte) vagas, conforme as linhas de pesquisa listadas no quadro 1.

 

Quadro 1: Linhas de pesquisa e número de vagas

Linha de Pesquisa

no de vagas

Atividade Física e Saúde

 

12

Exercício e Esporte

 

11

 

6 – Inscrição

 

A inscrição será feita inteiramente de forma digital, de acordo com o cronograma informado no quadro 5 do item 14 desse edital. Os candidatos devem carregar no seguinte endereço eletrônico https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-ef/documentos/processo-de-selecao-para-ingresso-no-ppef-em-2021, os seguintes documentos em formato PDF:

 

  1. Uma via assinada da “Confirmação dos Dados da Inscrição”, que deve ser preenchida em https://utfws.utfpr.edu.br/acad01/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=1&p_curscodnr=347&p_cursoanonr=2021 .
  2. Uma cópia, frente e verso (quando for o caso), dos seguintes documentos pessoais, compilados em um único arquivo PDF:
    1. RG e CPF (ou folha de identificação do passaporte e do visto de permanência no país quando estrangeiro);
    2. Diploma do curso de graduação reconhecido pelo MEC (ou a declaração de conclusão de curso ou a declaração da Universidade de estar cursando o último período do curso de graduação reconhecido pelo MEC e com previsão de colação de grau até fevereiro de 2021);
    3. Histórico escolar do curso de graduação reconhecido pelo MEC (ou revalidado, no caso de ter sido emitido por uma instituição estrangeira).
  3. Uma via da ficha de avaliação do curriculum vitae (Anexo l), disponível em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-ef/documentos/ficha-de-avaliacao-do-curriculum-vitae-documentado_anexo-ii.docx/view, com a colunapontuação sugerida” preenchida. Os documentos comprobatórios devem ser anexados na sequência e o número do documento indicado na coluna “número do documento comprobatório”. A indicação incorreta do número do documento comprobatório resultará na não contabilização da pontuação;
  4. Pré-projeto de pesquisa (Anexo ll), modelo disponível em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-ef/documentos/modelo-de-pre-projeto-para-o-mestrado_anexo-iii.docx/view;
  5. Uma cópia do certificado de suficiência em língua inglesa, emitido pelo Núcleo de Línguas da UTFPR, ou Cultura Inglesa (≥70% de acerto), ou Inter Americano (≥70% de acerto), ou TOEFL (IBT ≥87 pontos; ITP ≥543 pontos), ou IELTS (nota ≥6,0), ou Tese Prime TEAP (nota mínima 70 pontos), ou testes realizados por Instituições Federais de Ensino Superior que realizem testes de suficiência equivalentes, emitido após o mês de setembro de 2017. A realização do exame de suficiência é de responsabilidade do candidato;
  6. O candidato estrangeiro, além das etapas acima descritas, deve entregar ainda os seguintes documentos, compilados em um único arquivo PDF:

 

A ausência do correto preenchimento e/ou a não entrega de qualquer documento, conforme solicitado, será motivo para a não homologação da inscrição.

 

7 – Divulgação das inscrições homologadas

As inscrições homologadas serão divulgadas no site do PPGEF de acordo com o cronograma informado no quadro 5 do item 14 desse edital.

 

8 – Fases, características, datas, avaliação e resultados parciais

O processo seletivo é constituído por três fases obrigatórias: 1) análise do pré-projeto de pesquisa; 2) defesa do pré-projeto de pesquisa; 3) análise do curriculum vitae.

 

8.1 – Fase l: Análise do pré-projeto de pesquisa (eliminatória)

8.1.1 – Características

O candidato não participa pessoalmente desta fase.

 

8.1.2 – Data

O pré-projeto de pesquisa será avaliado de acordo com o cronograma informado no quadro 5 do item 14 desse edital.

 

8.1.3 – Avaliação

A análise do pré-projeto de pesquisa será realizada com base em 4 itens (quadro 2). O pré-projeto de pesquisa será valorado, em uma escala de 10 pontos, para efeitos de eliminação (nota inferior a 7,0 pontos) e classificação dos candidatos.

 

Quadro 2: Critérios utilizados para a avaliação do pré-projeto de pesquisa.

Item

Critério

Pontuação

1

Relevância e originalidade do projeto em relação a linha de pesquisa escolhida

3

2

Clareza e consistência do problema, objetivos e hipóteses

3

3

Adequação da metodologia frente aos objetivos

2

4

Viabilidade do cronograma

2

 

Total

10

 

8.1.4 – Divulgação dos resultados

O resultado da análise do pré-projeto de pesquisa será divulgado no site do PPGEF de acordo com o cronograma informado no quadro 5 do item 14 desse edital.

 

8.2 – Fase ll: Defesa do pré-projeto de pesquisa (eliminatória)

8.2.1 – Características

A defesa do pré-projeto de pesquisa será realizada por vídeo conferência, gravada em áudio e vídeo, com a arguição sendo realizada por uma banca constituída por, no mínimo, três docentes atuantes no PPGEF.

 

8.2.2 – Data, horário e local

A defesa do pré-projeto de pesquisa será realizada de acordo com o cronograma informado no quadro 5 do item 14 desse edital, com data e horário de cada candidato divulgado previamente no site do PPGEF. O link de acesso a sala virtual será enviado ao endereço eletrônico informado pelo candidato no ato da inscrição.

 

8.2.3 – Avaliação

Serão avaliados 5 aspectos referentes a defesa do pré-projeto de pesquisa. O candidato deve demonstrar conhecimento sobre conceitos básicos referentes a linha de pesquisa em que se pleiteia a vaga e disponibilidade para dedicação ao mestrado (quadro 3). A defesa do pré-projeto de pesquisa será valorada, em uma escala de 10 pontos, para efeitos de eliminação (desempenho inferior a 7 pontos) e classificação dos candidatos.

 

Quadro 3: Critérios utilizados para a avaliação da defesa do pré-projeto de pesquisa.

Item

Critério

Pontuação

1

Defesa do pré-projeto de pesquisa quanto a originalidade em relação a linha de pesquisa escolhida

2

2

Defesa do pré-projeto de pesquisa quanto aos aspectos metodológicos

2

3

Defesa do pré-projeto de pesquisa quanto aos aspectos de viabilidade

2

4

Conhecimento em temas específicos da linha de pesquisa requerida

2

5

Disponibilidade para dedicação ao mestrado

2

 

Total

10

 

O não comparecimento do candidato na data e horário definidos implicará na sua eliminação do processo de seleção.

 

8.2.4 – Divulgação dos resultados

O resultado da defesa do pré-projeto de pesquisa será divulgado de acordo com o cronograma informado no quadro 5 do item 14 desse edital.

 

8.3 – Fase lII: Análise do curriculum vitae documentado (classificatória)

8.3.1 – Características

A análise do curriculum vitae documentado tem por objetivo avaliar o candidato em relação a formação acadêmica, atuação profissional e produção técnico-cientifica (quadro 4). O candidato não participa pessoalmente desta fase.

 

8.3.2 – Data

O curriculum vitae será avaliado de acordo com o cronograma informado no quadro 5 do item 14 desse edital.

 

8.3.3 – Avaliação

O curriculum vitae será valorado, em uma escala de 10 pontos, para efeito de classificação dos candidatos. Para tanto, a maior pontuação aferida entre os candidatos em cada linha de pesquisa será convertida em nota 10, obtendo-se, a partir desta, as demais notas por meio de proporcionalidade. Em relação aos critérios de pontuação, a análise do currículo tem o objetivo de avaliar o candidato quanto aos itens descritos no quadro 4.

 

Quadro 4: Critérios utilizados para a avaliação do curriculum vitae.

Tipo de produção

Pontuação

Resumo publicado ou apresentação em congresso de iniciação científica, congresso ou simpósio nacional (anexar cópia do resumo ou certificado de apresentação)

1

Resumo publicado ou apresentação em congresso ou simpósio internacional (anexar cópia do resumo ou certificado de apresentação)

2

Monitoria com carga-horária mínima de 30h, pontuação por ciclo de participação

10

Participação em programas de extensão, pontuação por ciclo de participação

10

Participação em programas de iniciação científica, pontuação por ciclo de participação

30

PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 1 (B5)

5

PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 2 (B4)

10

PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 3 (B3)

20

PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 4 (B2)

40

PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 5 (B1)

60

PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 6 (A2)

130

PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 7 (A1)

280

Livro Autoral

40

Organizador de livro/coletânea ou autor de capítulo de livro

10

 

 

A pontuação deve ser preenchida pelo próprio candidato e entregue no momento da inscrição, de acordo com o modelo existente no Anexo l. A não entrega de documento comprobatório, ou numerado incorretamente, implicará na não computação da pontuação.

 

8.3.4 – Divulgação dos resultados

O resultado da análise do curriculum vitae será divulgado de acordo com o cronograma informado no quadro 5 do item 14 desse edital.

 

9 – Composição da nota final

A nota final será estabelecida pela seguinte equação: Nota final = (nota do projeto x 0,4) + (nota da defesa do pré-projeto de pesquisa x 0,4) + (nota do curriculum Lattes x 0,2).

 

10 – Divulgação dos aprovados

 A divulgação dos candidatos aprovados ocorrerá de acordo com o cronograma informado no quadro 5 do item 14 desse edital.

 

11 – Interposição de recurso

A interposição de recursos deve ser encaminhada para o seguinte e-mail ppgef-ct@utfpr.edu.br. Os recursos deverão ser interpostos em até 48 horas após a divulgação do resultado de uma dada fase, conforme datas apresentadas no quadro 5.

 

12 – Concordância

Ao efetivar sua inscrição o candidato declara concordar com o presente edital e com as normas do PPGEF.

 

13 – Casos omissos

Os casos omissos serão avaliados pela Comissão de Seleção do PPGEF.

 

14 – Resumo dos procedimentos/fases importantes, datas e observações.

 

Quadro 5: Resumo dos procedimentos/fases importantes, datas e observações.

Data

Procedimento / fase

Observações

01/09/20 à 30/09/20

Inscrição e entrega da documentação

Consultar o item 6 do Edital

13/10/20

Divulgação das inscrições homologadas

Consultar o item 7 do Edital

 

O prazo para a interposição de recursos é de 48 horas após a divulgação do resultado. Consultar o item 11 do Edital

19/10/20 à 25/10/20

Fase I: análise dos projetos (eliminatória)

Consultar o item 8.1 do Edital

26/10/20

Divulgação dos aprovados na Fase l

 

Consultar o item 8.1 do Edital

 

O prazo para a interposição de recursos é de 48 horas após a divulgação do resultado. Consultar o item 11 do Edital

29/10/20

Fase ll: Defesa do pré-projeto de pesquisa (divulgação da data, horário e link de acesso a sala virtual)

Consultar o item 8.2

 

03/11/20 à 19/11/20

Fase ll: Defesa do pré-projeto de pesquisa

Consultar o item 8.2

 

23/11/20

Divulgação dos aprovados na Fase II

Consultar o item 8.2

 

O prazo para a interposição de recursos é de 48 horas após a divulgação das inscrições homologadas. Consultar o item 11 do Edital

26/11/20 à 03/12/20

Fase lIl: Análise do curriculum vitae documentado

Consultar o item 8.3

 

04/12/20

Divulgação do resultado da Fase III

Consultar o item 8.3

 

O prazo para a interposição de recursos é de 48 horas após a divulgação das inscrições homologadas. Consultar o item 11 do Edital

10/12/20

Divulgação dos candidatos aprovados

Consultar o item 10

 

O prazo para a interposição de recursos é de 48 horas após a divulgação das inscrições homologadas. Consultar o item 11 do Edital

 

14 – Matrículas e início das aulas

Os candidatos aprovados serão convocados para a entrega de documentação e início do curso em 2021. Devido a Pandemia do COVID-19, não há previsão, na presente data, quando os aprovados nos processos seletivos serão convocados para matrículas e terão o início de suas atividades referentes ao primeiro semestre letivo de 2021.

15 – Competência jurídica

Fica-se estabelecido a competência da Justiça Federal, Subseção Judiciária de Curitiba para dirimir eventuais questões decorrentes do Edital.

 

O presente edital será publicado até dia 31 de julho de 2020 na página eletrônica do programa (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-ef/) para que atenda aos interessados e cumpra as suas finalidades.

 

 

 

 

 

 

                                            Curitiba, 31 de Julho de 2020

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ADRIANO EDUARDO LIMA DA SILVA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 27/07/2020, às 17:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em 28/07/2020, às 18:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1539210 e o código CRC (and the CRC code) 039ABE85.



_______________________________________________________________________________

ANEXO l – Ficha de avaliação do curriculum vitae documentado

 

 

 

 

Nome do candidato_______________________________________________________________________________

 

Tipo de produção

Pontos

Quantidade

Pontuação sugerida

Número do documento

comprobatório

Uso da

comissão

Resumo publicado ou apresentação em congresso de iniciação científica, congresso ou simpósio nacional (anexar cópia do resumo ou certificado de apresentação)

1

 

 

 

 

Resumo publicado ou apresentação em congresso ou simpósio internacional (anexar cópia do resumo ou certificado de apresentação)

2

 

 

 

 

Monitoria com carga-horária mínima de 30h, pontuação por ciclo de participação*

10

 

 

 

 

Participação em programas de extensão, pontuação por ciclo de participação*

10

 

 

 

 

Participação em programas de iniciação científica, pontuação por ciclo de participação*

30

 

 

 

 

PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 1 (B5)**

5

 

 

 

 

PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 2 (B4)**

10

 

 

 

 

PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 3 (B3)**

20

 

 

 

 

PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 4 (B2)**

40

 

 

 

 

PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 5 (B1)**

60

 

 

 

 

PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 6 (A2)**

130

 

 

 

 

PUBLICAÇÃO DE ARTIGO ESTRATO 7 (A1)**

280

 

 

 

 

Livro Autoral

40

 

 

 

 

Organizador de livro/coletânea ou autor de capítulo de livro

10

 

 

 

 

 

Observações:

* Participação válido apenas com certificado Institucional.

** Classificação de acordo com a área 21 na CAPES. Caso o artigo não tenha classificação na área 21, sua classificação será feita pelo colegiado do PPGEF, de acordo com os critérios estabelecidos no documento de área 21-CAPES.  

 

 

ANEXO ll – Modelo de pré-projeto para o Mestrado

 

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

 

 

<Título do pré-projeto>

 

 

 

 

Pré-projeto de pesquisa submetido à apreciação da Comissão Avaliadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, estabelecido pelo Edital________, para o processo seletivo de Mestrado em Educação Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

 

Área: Educação Física

 

Linha de pesquisa: <Atividade Física e Saúde> ou <Exercícios e Esporte>

 

 

 

 

 

 

 

 

CANDIDATO:

 

<Nome do candidato>

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curitiba

20__

 

Introdução

Deve ser apresentada em uma abordagem 1) do contexto geral para o específico; 2) conter o estado da arte; 3) a lacuna do conhecimento; 4) a justificativa (relevância) do estudo e 5) o problema de pesquisa a ser respondido.

 

Objetivo

Deve ser claro, completo e conciso.

 

Materiais e Métodos

Deve descrever de maneira clara os procedimentos adotados para a execução do estudo em detalhes suficientes que permitam a outros pesquisadores reproduzirem os resultados ou darem continuidade a pesquisa. As técnicas utilizadas devem ser confiáveis, padronizadas, internacionalmente comparáveis e adequadas ao objetivo.

Deve conter a 1) descrição clara e detalhada da amostra utilizada; 2) identificação dos métodos, aparelhos (fabricantes entre parênteses) e procedimentos utilizados de modo suficientemente detalhado, de forma a permitir a reprodução dos resultados; 3) descrição breve e referências de métodos publicados, mas não amplamente conhecidos; 4) descrição de métodos novos ou modificados; 5) a análise estatística utilizada, bem como os programas utilizados.

Esta seção deve ser redigida em subtópicos, do contexto geral para o específico; para facilitar a organização do texto e a leitura pela banca avaliadora.

 

Resultados esperados

Deve descrever de maneira clara os resultados esperados com a realização do projeto.

Implicações práticas

Deve descrever de maneira clara quais implicações práticas o pré-projeto proposto pode proporcionar.

 

Cronograma

Deve apresentar todas as etapas a serem realizadas para a execução do projeto em forma de tabela, como o modelo abaixo.

 

 

 

 

Mês / 2019

Etapa      

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

Etapa 1

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Etapa 2

 

 

 

X

X

X

 

 

 

 

 

 

Etapa 3

 

 

 

 

 

X

X

 

 

 

 

 

...

 

 

 

 

 

 

 

X

X

 

 

 

 

 

Mês / 2020

Etapa      

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

Etapa 1

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Etapa 2

 

 

 

X

X

X

 

 

 

 

 

 

Etapa 3

 

 

 

 

 

X

X

 

 

 

 

 

...

 

 

 

 

 

 

 

X

X

 

 

 

 

Referências bibliográficas

Deve apresentar as referências utilizadas para redigir o projeto. No máximo de 30 e nas normas vigentes da ABNT.

No texto, utilize as citações com algarismos arábicos sobescrito, onde o mesmo deve coincidir com a ordem na lista de referências. Exemplo: De acordo com Caspersen et al (1985)1...

 

Informações gerais

Utilizar fonte Arial 12, espaçamento duplo e margem de 2 cm em todos os lados;

O pré-projeto deve ser apresentado entre seis e 10 laudas, excluindo a página de título.


Referência: Processo nº 23064.020581/2020-17 SEI nº 1539210