Boletim de Serviço Eletrônico em 27/10/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUACAO-CT

PROGRAMA POS-GRAD. ENGENHARIA BIOMEDICA

 

 

Edital de Seleção de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Curitiba.

Turma 2021: Entrada 1

 

          Seleção para o preenchimento de vagas para os interessados em obter o Grau de Mestre em Ciências, na área de Concentração em Engenharia Biomédica do Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica, PPGEB, nível de Mestrado Profissional, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, câmpus Curitiba.

 

Edital de Seleção de Mestrado

Turma 2021: Entrada 1

          Atendendo à determinação da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB) e conforme disposto no seu Regulamento, a Comissão de Seleção designada para coordenar o Processo de Seleção para o ingresso no Curso de Mestrado em 2021: Entrada 1, apresenta este edital, que a Universidade Tecnológica Federal do Paraná torna público.

1. Sítio eletrônico oficial do Programa:

O sítio eletrônico oficial do Programa está disponível no link: http://www.utfpr.edu.br/ct/ppgeb. No site podem ser encontradas informações sobre o mestrado profissional, as áreas de pesquisa, professores, processo de admissão, regulamento do programa e até um texto sobre o que é ser um aluno de pós-graduação. Recomenda-se fortemente a leitura destes documentos.

2. Número de vagas

Este processo de seleção visa ao preenchimento de até 35 (trinta e cinco) vagas em cada entrada para os interessados em obter o Grau de Mestre em Ciências, nas áreas de Concentração de Engenharia Biomédica e Física Médica.

Parágrafo único. Serão disponibilizadas pelo Programa até 04 (quatro) vagas adicionais por entrada, para Servidores Públicos de Instituições Públicas de Ensino Superior, conforme Resolução 079/12-COPPG, sendo que o candidato servidor deverá se submeter igualmente a todas as regras do processo seletivo definidas neste edital de seleção.

3. Etapas do processo

O processo de seleção dos Candidatos está organizado da seguinte forma:

3.1. Publicação do edital no site do PPGEB/UTFPR;

3.2. Inscrição;

3.3. Entrega da documentação e da proposta de pesquisa;

3.4. Análise da candidatura pela Comissão de Seleção;

3.5. Defesa da proposta de projeto;

3.6. Divulgação da lista de aprovados;

3.7. Interposição de recursos;

3.8. Resultado final e

3.9. Matrícula.

4. Inscrição e Documentação

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no link constante no site http://www.utfpr.edu.br/ct/ppgeb.

          As inscrições se darão conforme datas e horários especificados nesse Edital (Item 10), por meio eletrônico. A entrega dos documentos especificados abaixo será realizada também por meio eletrônico, conforme indicado no site do PPGEB (http://www.utfpr.edu.br/ct/ppgeb).

          Observações

  1. A documentação não será recebida após as datas e horários especificados no Edital.

b) A falta de documentação obrigatória elimina o candidato do processo de seleção.

c) O candidato, ao fazer sua inscrição, declara estar ciente e concordar com este Edital e os regulamentos nele mencionados.

d) O curso é gratuito. Eventualmente, eventos extraordinários podem requerer taxas, como é o caso do teste de suficiência em Inglês, ficando por conta do estudante classificado.

          4.1 - Documentação obrigatória a ser entregue no ato da inscrição

Toda documentação deverá ser submetida no formato PDF.

    a) Ficha de Inscrição preenchida “on-line”, impressa, assinada e digitalizada.

I - A indicação da Linha de Pesquisa é opcional.

    b) Cópia digitalizada do Diploma ou Certificado de Graduação. No caso de haver mais de uma graduação, o candidato deve apresentar uma cópia de cada Diploma.

I - Para graduação no Brasil, o candidato poderá apresentar comprovante de diploma em trâmite. Caso a apresentação do diploma não ocorra em até 12 meses após sua matrícula, o estudante poderá ser desligado do programa.  

 

II- Caso o candidato ainda não possua o diploma, é necessário que ele apresente uma declaração oficial do coordenador de seu curso de graduação ou secretaria da Instituição de Ensino, atestando sua condição de graduado ou de graduando com a data da colação de grau. Se a colação não houver ocorrido, o documento deve informar a data prevista para tal.

 

III – No caso de graduação no exterior, o candidato deve apresentar o diploma com visto do Consulado Brasileiro sediado no país onde o mesmo foi expedido. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir, para os diplomas emitidos na França não é exigida tal formalidade. Para os diplomas emitidos na Argentina exige-se a legalização junto ao “Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina".

 

IV – Quando o diploma de graduação tiver sido emitido no exterior e o idioma do mesmo não for Português, Inglês ou Espanhol, deve ser apresentada a tradução juramentada do mesmo.

    c) Cópia digitalizada do CPF e documento de identidade com foto (RG, CNH ou equivalente). Para candidatos estrangeiros, deve ser apresentada a cópia digitalizada do passaporte.

    d) Versão digital ou cópia digitalizada do Histórico Escolar da Graduação, que deve conter as disciplinas cursadas e as notas ou conceitos atingidos em cada uma.

I- O candidato deverá anexar ao Histórico um documento informando os critérios mínimos necessários (nota e frequência mínimas) para ser aprovado nas disciplinas (unidades curriculares) de seu curso. Caso seja detectada alguma inverdade no mesmo, o candidato será desclassificado.

    e) Versão digital ou cópia digitalizada do curriculum vitae feito obrigatoriamente na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br).

I - O candidato deve levar em conta o atraso de até 24 horas para que as informações sejam atualizadas na base de dados do CNPq, para que seja possível uma impressão do documento.

II - Para imprimir o currículo, vá até a plataforma Lattes do CNPq, entre em seu currículo e escolha nos ícones da esquerda o “gerar página para impressão”. Escolha: Formação acadêmica, Atuação profissional, Artigos, livros e trabalhos publicados. Escolha o modelo resumido, estilo com cores, idioma português, padrão ABNT, nenhum indexador, produção relevantes “utilizar citação Bibliográfica, todo o período” e CONFIRME. Use o ícone que aparece acima para imprimir o currículo gerado.

    f) Versão digital da proposta de pesquisa, conforme modelo especificado (Anexo III).

    g) Mínimo de duas cartas de recomendação (conforme modelo disponível no sítio eletrônico do PPGEB - http://www.utfpr.edu.br/ct/ppgeb) de professores com doutorado (preferencialmente), mestrado ou outros profissionais que tenham tido contato acadêmico ou profissional com o candidato (na ficha curricular, em anexo, são listados os pesos, como referência, para cartas de recomendação). As cartas deverão ser enviadas por correio eletrônico para o endereço <estagiario-ppgeb-ct@utfpr.edu.br> diretamente pelo recomendante, até o prazo final determinado para o envio dos documentos. As cartas deverão estar em formato PDF. Uma das cartas de recomendação pode ser substituída por carta de apoio da empresa em que o candidato trabalha. Não há modelo pré-definido para a carta de apoio da empresa. A empresa deve destacar os motivos que determinam seu apoio ao candidato em relação à realização do curso de Mestrado Profissional em Engenharia Biomédica, enfatizando expectativas, oportunidades, aproveitamento da qualificação para seus processos ou produtos e dispensa parcial da carga horária de trabalho para estudos.

    h) Ficha Curricular preenchida e digitalizada (Anexo I). Os documentos comprobatórios (versões digitais ou cópias digitalizadas) para os itens a serem pontuados devem ser submetidos em um único arquivo PDF juntamente com os demais documentos exigidos. Ao submeter a ficha curricular, o candidato atesta que as informações nela contidas são verdadeiras.

    i) Código de Ética (Anexo II) impresso, assinado e digitalizado (ou com justificativa que explique razão de divergência com o mesmo).

    j) Cópia digitalizada da certidão de casamento ou, na inexistência desta, certidão de nascimento.

Observações

A não comprovação ou ausência dos documentos pedidos neste Edital implicará na desclassificação do Candidato.

O candidato aprovado deverá apresentar uma cópia simples acompanhada do documento original, dos documentos referidos nos itens b), c), d), j), quando for solicitado.

Em caso de comprovada falsidade de documentação, em qualquer momento, o candidato será desligado do processo acadêmico.

          Após a finalização do processo de admissão, os candidatos não admitidos ou desistentes poderão solicitar de volta seus documentos até o sexto mês após a divulgação do resultado. Após este prazo, os documentos serão destruídos.

 

5. Avaliação da documentação e proposta de pesquisa

5.1. Ficha curricular e documentação comprobatória

          O candidato será pontuado de acordo com a Ficha Curricular. O preenchimento dos itens A, B, C e D é de responsabilidade do candidato (Anexo I). Na Ficha, serão considerados aspectos profissionais, científicos e acadêmicos, com valores máximos e pontuações para cada item especificado. O candidato deverá incluir documentação comprobatória para cada item em que ele solicita pontuação.

5.2. Cartas de recomendação

          O candidato deverá providenciar no mínimo duas cartas de recomendação. O recomendante deve ter preferencialmente o título de doutor. As cartas serão pontuadas conforme o item E da Ficha Curricular (Anexo 1).

5.3. Proposta de pesquisa

          A proposta de pesquisa deve ser apresentada obrigatoriamente no ato da inscrição (modelo no Anexo III). A proposta de pesquisa deverá estar alinhada com a pesquisa realizada ou planejada por pelo menos um dos docentes do programa e ser compatível com a formação do candidato. A proposta poderá ser alterada durante a realização do curso. Recomenda-se uma redação clara, objetiva e com referências bibliográficas atuais. Deve estar claro qual o problema a ser resolvido, como será resolvido, o que se espera como resultado e as vantagens que a pesquisa trará para a sociedade, para a Saúde, ou para o setor produtivo. Os critérios pelos quais a proposta será avaliada constam do item F da Ficha Curricular (Anexo I).

6. Defesa da proposta de pesquisa

          A defesa da proposta de pesquisa, individual, tem por objetivo a avaliação da proposta de pesquisa, das condições do candidato (como sua disponibilidade e conhecimento) bem como das condições materiais para execução da proposta de pesquisa.

A defesa da proposta de pesquisa será realizada por no mínimo 2 (dois) professores do programa em datas e horários previamente agendados. O candidato que não se apresentar para defesa da proposta de pesquisa nas datas e horários agendados será eliminado do processo de seleção. A defesa será feita preferencialmente por meio de videoconferência. A defesa poderá ser feita presencialmente, caso as circunstâncias permitam.  

          Durante a defesa da proposta de pesquisa serão observados os aspectos constantes na Ficha Curricular (Item G).

7. Resultado

          A lista dos selecionados será publicada no site do PPGEB, nas datas indicadas nesse Edital.

8. Interposição de recurso:

          Os recursos deverão ser interpostos no prazo indicado nesse Edital. O recurso deverá ser apresentado de forma escrita. Os recursos deverão ser submetidos por via eletrônica, em formato PDF, conforme indicado no site do PPGEB (http://www.utfpr.edu.br/ct/ppgeb). A submissão deverá ser realizada dentro dos prazos especificados no Item 10 do presente edital.

9. Matrícula

          Informações sobre o período e locais específicos de matrícula serão fornecidas posteriormente. Os aprovados no processo seletivo serão convocados para matrícula e terão o início de suas atividades apenas em tempo hábil para o início do primeiro semestre letivo de 2021, cujo início está indefinido, na presente data.

          No caso de desistência de candidatos aceitos, poderá ser divulgada uma lista de segunda chamada.

          O candidato selecionado que não fizer sua matrícula perderá automaticamente sua vaga no curso.

 

10. Datas importantes

 

Etapa

2021 – Entrada 1

Período de inscrição

28/10/2020 à 09/11/2020

Data final para submissão da documentação e da proposta de pesquisa

09/11/2020 às 17:00

Publicação dos candidatos aprovados para defesa de projeto de pesquisa

09/11/2020

Período para defesa de projeto de pesquisa

10/11/2020 à 24/11/2020

Publicação dos candidatos aprovados

01/12/2020

Data final para interposição de recurso

03/12/2020 às 17:00

Publicação do resultado final

04/12/2020

Data final para matrícula no curso

Sem previsão*

Início das aulas

Sem previsão*

 

* Data pode ser alterada. Qualquer alteração será informada no site do PPGEB e por email para os candidatos aprovados.

         

11. Informações adicionais

As atividades e aulas estão previstas de segunda à sexta-feira, concentradas no período matutino. Em função da pandemia, as aulas poderão ser ofertadas de forma remota, por meio eletrônico, o que pode incluir videoconferências, chats, atividades em AVA, entre outras. Excepcionalmente, poderão ser ofertadas disciplinas em outros horários ou em ambientes externos à UTFPR, Campus Curitiba. Os candidatos serão informados dessas excepcionalidades antes das matrículas, pelas ementas e planos de disciplinas publicados no site. O regime acadêmico, os créditos e maneiras de obtê-los e demais informações podem ser encontradas no site do programa, principalmente no regulamento do curso.

Informações sobre as disciplinas são publicadas no site do programa.

A leitura do Regulamento Geral do PPGEB é obrigatória para os estudantes selecionados. O regulamento pode ser encontrado no site do programa.

          A Secretaria Geral da UTFPR poderá exigir comprovação adicional de documentos para os candidatos aceitos, na ocasião da matrícula ou a qualquer instante do curso.

Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

         

 

12.     Publicação do Edital

O presente edital será publicado no site do Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica, no link http://www.utfpr.edu.br/ct/ppgeb.

 

13.     Casos Omissos

          Os casos omissos serão avaliados pelo colegiado do PPGEB e pela Diretoria de Pesquisa de Pós-graduação do Campus Curitiba (DIRPPG-CT).

 

 

Curitiba, 31 de julho de 2019.

 

 

 

Gilson Yukio Sato

Coordenador do PPGEB


 

 

Prof. Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho

Diretor Geral da UTFPR – Campus Curitiba

Universidade Tecnológica Federal do Paraná


 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por GILSON YUKIO SATO, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 31/07/2020, às 20:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em 31/07/2020, às 20:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1546010 e o código CRC (and the CRC code) 8B5BCB9E.



Anexo I

Ficha Curricular

 

O candidato deve preencher e submeter esta ficha juntamente com os outros documentos requisitados no edital. A ficha deve ser submetida em formato PDF.

 

Todos os candidatos deverão pontuar cada item das Tabelas (exceto aqueles reservados à Comissão de Admissão ou à Banca). Não tendo atividades descritas na linha, o candidato deve deixar em branco ou escrever um zero (0,0). Cada atividade tem uma pontuação máxima por atividade e máxima para a soma das atividades do mesmo tipo.

 

É vedada a contabilização de uma atividade mais de uma vez, mesmo que em itens diferentes.

 

É obrigatória a apresentação de documento comprobatório de todos os itens pontuados nas tabelas. Somente os itens comprovados serão contabilizados. A comprovação pode ser feita por fotocópias. Neste caso, não há necessidade de autenticá-las.

 

 

A- Dados Pessoais

Nome

 

 

 

RG

 

CPF

 

e-mail

 

Site; Facebook; outros endereços sociais

 

 

 

 

 

B- Atividades Acadêmicas

Valor

Máximo

Nota

Curso de Graduação:

B.1 Curso técnico de nível médio concluído

Até 0,5/curso

0,5

 

B.2 Disciplina cursada e aprovada com conceito A ou B, no PPGEB.

Até 1,5/disciplina

4,5

 

B.3 Disciplina cursada e aprovada com conceito A ou B, em Programa de Pós-graduação stricto sensu.

Até 0,5/disciplina

1,5

 

B.4 Curso de Especialização (Pós-graduação lato sensu) concluído, com monografia

Até 1,0/curso

1,0

 

B.5 Participação em cursos com média duração (min. 40h)

0,2/curso

1,0

 

B.6 Participação em cursos com curta duração (min. 20h)

0,1/ curso

0,5

 

B.7 Residência na área de Saúde (Oficial)

1,0 / ano

2,0

 

Faça a soma simples da última coluna.

Total

 

 

C- Atividades Científicas

Valor

Máximo

Nota

Capacidade de leitura e interpretação de textos em Inglês, devidamente comprovada por documento (ex: comprovante de moradia no exterior) ou declaração de cursos realizados.

De 0,0 a 1,0

1,0

 

Atividade de Iniciação Científica concluída ou participação em grupo PET

0,5 / ano

1,0

 

Livro científico publicado com ISBN (como primeiro autor)

Até 1,5/livro

3,0

 

Capítulo de livro científico publicado com ISBN (como primeiro autor)

Até 1,0/cap.

2,0

 

Artigo completo publicado ou aceito em periódico internacional ou nacional indexado (como primeiro autor)

Até 1,0/artigo

ilimitado

 

Artigo científico completo publicado em congresso internacional ou nacional (como primeiro autor)

Até 0,2/artigo

ilimitado

 

Patentes concedidas

1,5/patente

ilimitado

 

Bolsista tipo DTI (Desenvolvimento Tecnológico e Industrial)

Até 0,5/ano

1,0

 

Participação em Projeto de pesquisa aprovado por mérito ou financiado por órgão de fomento.

0,5/projeto

1,0

 

Faça a soma simples da última coluna.

Total

 

 

 

 

 

D- Atividades Profissionais

Valor

Máximo

Nota

Atividade profissional em nível de 3º grau na Área da Saúde ou da Engenharia

0,5 ponto/ano

2,5

 

Experiência didática em nível universitário, Fundamental e Médio

0,1 ponto/ano

0,5

 

Orientação ou coorientação de projeto de iniciação científica, PET, monitoria, trabalho de conclusão de curso de graduação e/ou pós-graduação lato sensu na área ou afins ao PPGEB

0,1ponto/orientação

1,0

 

Aprovação em concursos públicos (diário oficial)

1,0/concurso

1,0

 

Faça a soma simples da última coluna.

Total

 

 

E - Cartas de Recomendação (máximo de 50 pontos)

Quantidade

Valor/carta

Comissão

Recomendante com doutorado

 

20

 

Recomendante com Mestrado

 

10

 

Preceptor (residência)

 

15

 

Preceptor com doutorado

 

22

 

Chefe (ou superior imediato)

 

8

 

Chefe (ou superior imediato) com Mestrado

 

12

 

Chefe (ou superior imediato) com doutorado

 

22

 

Carta de apoio da empresa

 

18

 

Faça a soma simples da última coluna

 

TOTAL

 

 

 

 

F- Projeto (Critérios para a avaliação da proposta de projeto)

Máximo

Comissão

Aderência do tema de interesse em pesquisa com o PPGEB

3,0

 

Identificação do problema de pesquisa proposto

1,0

 

Contextualização teórico-metodológica dos tópicos envolvidos

1,0

 

Redação, demonstração de capacidade do uso do vernáculo, clareza e consistência.

2,0

 

Consistência da pesquisa proposta e demonstração de conhecimento dos autores principais da área e dos debates atuais

1,0

 

Demonstração de autonomia intelectual e pensamento crítico ao demonstrar a relevância do projeto proposto

2,0

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

G- Defesa da proposta de projeto (Critérios)

Máximo

Comissão

Defesa das condições pessoais, técnicas e profissionais do candidato para execução da proposta de projeto de pesquisa.

2,0

 

Avaliação dos aspectos práticos para a consecução do Mestrado, como por exemplo: acesso aos equipamentos necessários a realização da pesquisa, acesso aos locais em que se pretende realizar a pesquisa, acesso a fontes de informação relevantes para execução do projeto, entre outros.

2,0

 

Avaliação da postura profissional, científica e da desenvoltura na defesa da proposta de pesquisa quanto aos aspectos metodológicos, bem como da viabilidade para desenvolvimento do projeto em até dois anos.

2,0

 

Demonstração de capacidade de implementação de pesquisas, pro atividade, equilíbrio emocional e capacidade de trabalho sob pressões do cronograma e ao tempo limitado aos dois anos do Mestrado.

4,0

 

 

TOTAL

 

 

 

Os candidatos serão classificados da seguinte maneira:

NF = (Produção/25,0) + (Recomendação/50,0) + (Projeto de pesquisa/10,0) + (Defesa do projeto de pesquisa/10,0)

Produção = B+C+D

Recomendação = E

Projeto de pesquisa = F

Defesa do projeto de pesquisa = G

 

 

Nome do Candidato

 

 

___________________________________________

Assinatura

 

Anexo II

Código de Ética (baseado no código IEEE).

 

O Candidato deve ler, imprimir e assinar ciência e concordância com este código (ou assinar justificativa que explique qual o ponto de divergência com o mesmo).

 

1. aceitar responsabilidades e tomar decisões consistentes com a segurança, saúde e bem estar públicos, e expor prontamente fatores que possam colocar em perigo o Homem ou o meio ambiente;

2. evitar conflitos de interesse sempre que possível e expô-los às partes afetadas quando eles existirem.

3. ser honesto e realista em estabelecer conclusões ou avaliações baseadas em dados disponíveis;

4. rejeitar todas as formas de suborno;

5. melhorar o entendimento da tecnologia, suas aplicações apropriadas e potenciais conseqüências;

6. manter e melhorar nossa competência técnica e aceitar desafios tecnológicos somente se qualificado por treinamento ou experiência, ou após exposição das limitações pertinentes.

7. buscar, aceitar e oferecer a crítica honesta de trabalhos técnicos, reconhecer e corrigir erros, e creditar apropriadamente a contribuição de outros;

8. tratar imparcialmente todas as pessoas independente de fatores como raça, religião, sexo, invalidez, idade ou nacionalidade;

9. evitar prejudicar outros ou suas propriedade, reputação ou emprego por falsidade ou ação maliciosa;

10. auxiliar colegas e colaboradores em seu desenvolvimento profissional e apoiá-los na adoção deste código.

 

 

Nome do Candidato: _________________________________________________

 

 

 

 

Assinatura____________________________________________

 

Anexo III – Modelo de Projeto de Pesquisa

 

 

 

 

<Título do Projeto>

 

 

 

 

 

 

 

<Nome do candidato>

Projeto de pesquisa

 

 

 

Área

 

Engenharia Biomédica

 

 

 

 

Data ______________

 

ITENS OBRIGATÓRIOS

 

1. Caracterização do Problema (máximo de 1 página)

 

• Descrever objetivamente, com o apoio da literatura, o problema focalizado, sua relevância no contexto da área inserida e sua importância específica para o avanço do conhecimento ou para a solução de um problema do setor produtivo.

2. Objetivos e Metas (máximo de 1/2 página)

 

• Explicitar os objetivos e metas do projeto. Justificar a proposição e sua inserção na área proposta.

3. Métodos e Procedimentos (máximo de 1 página)

 

• Descrever sucintamente a metodologia empregada para a execução do projeto e como os objetivos serão alcançados.

4. Resultados e/ ou produtos esperados (máximo de 1/2 página)

 

• Descrever os resultados e/ ou produtos esperados.

• Estimar a repercussão e/ ou impactos sócio-econômicos, técnico-científicos e ambientais dos resultados esperados na solução do problema focalizado ou na melhoria da produção ou da prestação de serviços do setor produtivo (Saúde).

5. Recursos e equipamentos disponíveis (máximo de 1/2 página)

 

• Mencionar financiamentos de qualquer fonte (se houver), apoio da empresa em que trabalha, ou apoio de qualquer setor externo.

6. Riscos e Dificuldades (máximo de 1/2 página)

 

• Comentar sobre possíveis dificuldades e riscos potenciais que poderão interferir na execução das ações propostas e comprometer o alcance das metas e objetivos propostos.

• Explicitar as medidas previstas para contornar ou superar essas dificuldades.

7. Referências (máximo de 1 página)


Referência: Processo nº 23064.024061/2020-75 SEI nº 1546010