Boletim de Serviço Eletrônico em 05/08/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS CAMPO MOURÃO

DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-CM

 

EDITAL 11/2020 - DIRGRAD

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições do processo seletivo para ingresso no PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, PET – ENGENHARIA CIVIL, do Câmpus Campo Mourão da UTFPR.

 

1. DO OBJETO

O Programa de Educação Tutorial - PET é desenvolvido por grupos de estudantes com a tutoria de um docente, organizados a partir de formações de graduação das Intuições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Tem por objetivo:

a) Desenvolver atividades acadêmica em padrões de qualidade e de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;

b) Contribuir para a elevação da qualidade de formação dos estudantes de graduação, da redução da evasão e promoção do sucesso acadêmico, valorizando a tríade: ensino, pesquisa e extensão;

c) Promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação acadêmica, científica, tecnológica e cultural;

d) Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;

e) Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania ativa e pela função social da educação superior;

f) Estimular a vinculação dos grupos à áreas prioritárias e à políticas públicas e de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais, regionais e a interiorização do programa.

 

2. DAS NORMAS GERAIS

O presente edital está devidamente fundamentado na Lei 11.180/2005, que institui oficialmente o Programa de Educação Tutorial, regulamentado pela Portaria n. 976/2010, atualizada pela Portaria nº 343/2013 do Ministério da Educação (MEC), disponíveis na página do Ministério da Educação.

A concessão da bolsa está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.

O estudante selecionado fará jus a Bolsa-PET mensal, regulamentada pela Portaria n. 976/2010, atualizada pela Portaria nº 343/2013 do Ministério da Educação (MEC), que atualmente é de R$ 400,00 (quatrocentos Reais) mensais.

O valor da bolsa será depositado em uma conta específica do Banco do Brasil e o aluno receberá um cartão benefício do Governo Federal - Ministério da Educação, para realizar sua movimentação financeira. A conta bancária e o cartão benefício serão providenciados pelo Governo Federal.

O aluno selecionado deverá exercer as atividades, pré-estabelecidas pelo próprio grupo, em atendimento as Portarias do Governo Federal, sem qualquer vínculo empregatício com qualquer órgão do Governo Federal, em regime de 20 horas semanais.

 

3. DAS ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA - PET

As atribuições do bolsista PET são informadas na Portaria n. 976/2010, atualizada pela Portaria nº 343/2013 do Ministério da Educação (MEC), disponíveis na página do Ministério da Educação.

 

4. VAGAS

Este edital destina-se ao preenchimento de 04 (quatro) vagas direcionadas a alunos do Curso de Engenharia Civil da UTFPR, Câmpus Campo Mourão.

Os candidatos relacionados na lista de suplentes, seguindo a ordem de seleção, poderão ser convocados para participar do Programa PET em caso de desistência dos alunos classificados e/ou vacância de aluno bolsista já participante do grupo. Essa lista de espera terá vigência até a edição do próximo processo seletivo do Grupo PET.

 

5. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO

Poderão candidatar-se a bolsistas PET os alunos que atendam as seguintes condições:

- Estar regularmente matriculado como estudante do Curso de Engenharia Civil do Câmpus de Campo Mourão da UTFPR, e estejam cursando, conforme registro no Sistema Corporativo Acadêmico, do 2º ao 6º período do curso, no 1º semestre letivo de 2020;

- Apresentar coeficiente de rendimento igual ou superior a 0,700 no ato da inscrição;

- Não receber outra bolsa do Governo Federal, excetuando-se a Bolsa de Auxílio Estudantil e Bolsa Permanência.

 

6. DO PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO

As inscrições poderão ser realizadas das 8h do dia 07 de agosto de 2020 às 17h59min do dia 17 de agosto de 2020, mediante o preenchimento (anexar documentos ao formulário) e envio do Formulário de Inscrição Processo Seletivo PET-Civil 2020. Havendo mais de uma inscrição em nome do mesmo candidato, somente será considerada a inscrição de data mais recente, sendo invalidada a inscrição de data mais antiga.

 

7. DOS DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

Os candidatos participantes do Processo Seletivo PET-Civil 2020 deverão anexar no ato da inscrição os seguintes documentos:

a) Ficha de Inscrição preenchida e assinada (Anexo I);

b) Cópia do Currículo Lattes atualizado com os respectivos documentos comprobatórios e ficha de pontuação do currículo preenchida e assinada (Anexo II);

c) Pré-projeto de pesquisa/ensino/extensão (sugestão de modelo no Anexo III).

A inscrição do candidato implica em declaração de ciência, de forma irrestrita, bem como compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas nos termos deste Edital.

 

8. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

A seleção dos candidatos será realizada no período de 19 a 21 de agosto de 2020 pela Comissão de Seleção, composta pelo tutor, mais dois professores do Câmpus e dois petianos do grupo PET-CIVIL UTFPR, sob supervisão da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus e a presidência do tutor, que selecionará e classificará os candidatos em ordem decrescente da Nota Final (NF), calculada por:

NF = [(CR*10) + NC + NP] / 3

Sendo:

a) CR - Coeficiente de rendimento escolar;

b) NC - Nota do Currículo Lattes;

c) NP - Nota do Pré-projeto de pesquisa/ensino/extensão.

As atividades descritas nos currículos e documentadas com os respectivos comprovantes emitidos por órgão pertinente serão valoradas de acordo com a pontuação total homologada da ficha de pontuação do anexo II, considerando a equação de conversão de pontos seguinte:

NC = [(0,05*A) + 5,0]*Coef

Onde:

- A é a pontuação total homologada conforme a ficha de pontuação do anexo II;

- Coef é o coeficiente de ajuste do período do aluno no curso, e assume os seguintes valores:

Coef = 1,000 para alunos do segundo período;

Coef = 0,975 para alunos do terceiro período;

Coef = 0,950 para alunos do quarto período;

Coef = 0,925 para alunos do quinto período;

Coef = 0,900 para alunos do sexto período.

A nota do Pré-projeto (NP) será determinada pelo somatório das notas atribuídas aos seguintes critérios avaliativos:

- Criatividade e inovação (de 0 a 2);

- Aderência do tema aos objetivos do Programa PET (de 0 a 2);

- Domínio da escrita formal em língua portuguesa (de 0 a 3);

- Coerência e coesão (de 0 a 3).

Serão aprovados os candidatos que obtiverem Nota Final (NF) maior ou igual a 7,000.

 

9. DA PERDA DO DIREITO À BOLSA

O aluno Bolsista PET perderá o direito à bolsa se não cumprir as normas estabelecidas pela Portaria n. 976/2010, atualizada pela Portaria nº 343/2013 do Ministério da Educação (MEC), disponíveis na página do Ministério da Educação.

 

10. DA DIVULGAÇÃO DO EDITAL

O presente Edital será publicado no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional.

 

11. DOS RESULTADOS DO PROCESSO SELETIVO E  HOMOLOGAÇÃO

A Relação Preliminar com o nome do candidato classificado e de suplentes será publicada até às 17h59min do dia 24 de agosto de 2020 pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional. Para visualizar clique no Edital do processo seletivo para ingresso no PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, PET – ENGENHARIA CIVIL do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link  Relação Preliminar.

O prazo para recursos referente a Relação Preliminar do candidato classificado e de suplentes será até às 17h59min do dia 26 de agosto de 2020. As manifestações deverão ser enviadas para o e-mail dirgrad-cm@utfpr.edu.br.

A Relação Definitiva com o nome do candidato classificado e de suplentes será publicada até às 17h59min do dia 28 de agosto de 2020, no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional. Para visualizar clique no Edital do processo seletivo para ingresso no PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, PET – ENGENHARIA CIVIL do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link Relação Definitiva.

O candidato classificado deverá confirmar interesse pela bolsa via mensagem eletrônica para o presidente da Comissão de Seleção (jgoes@utfpr.edu.br) até as 17h59min do dia 31 de agosto de 2020, sob pena de eliminação.

 

12. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

ATIVIDADE

DATAS

HORÁRIOS

LOCAL

Inscrição dos candidatos

07/08/2020 a 17/08/2020

Até as 17h59min

Formulário de Inscrição Processo Seletivo PET-Civil 2020

Divulgação da relação preliminar

24/08/2020

Até as 17h59min

Portal da UTFPR

Prazo para recursos

26/08/2020

Até as 17h59min

Via e-mail (dirgrad-cm@utfpr.edu.br)

Divulgação da relação definitiva

28/08/2020

Até as 17h59min

Portal da UTFPR.

Prazo para manifestação de interesse pela vaga

31/08/2020

Até as 17h59min

Via e-mail (jgoes@utfpr.edu.br)

 

13. DISPOSIÇÕES GERAIS

O candidato deverá basear-se na Portaria n. 976/2010, atualizada pela Portaria nº 343/2013 do Ministério da Educação (MEC), disponíveis na página do Ministério da Educação, que regulamentam o funcionamento do programa PET e nas instruções estabelecidas neste Edital.

Os prazos constantes deste Edital estão compilados no item 12 Cronograma de Atividades e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

As dúvidas acerca do presente Edital serão dirimidas pela Comissão de Seleção, presidida pelo Tutor, observada a legislação vigente.

 

14. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela comissão de seleção e homologados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Campo Mourão.

 

15. DO FORO

Para dirimir as questões oriundas deste instrumento, fica eleito o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária da Comarca de Campo Mourão, do Estado do Paraná.

 

Campo Mourão, 05 de agosto de 2020.

 

HERON OLIVEIRA DOS SANTOS LIMA

Diretor-Geral Câmpus - Campo Mourão

 

LEANDRO WAIDEMAN

Diretor de Graduação e Educação Profissional UTFPR - Câmpus Campo Mourão

 

JORGE LUÍS NUNES DE GÓES

Tutor do Grupo PET – Engenharia Civil – UTFPR

Presidente da Comissão de Seleção PET- 2020

 

Para anexos use a seção a seguir:


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JORGE LUIS NUNES DE GOES, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em 05/08/2020, às 10:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por LEANDRO WAIDEMAM, DIRETOR(A), em 05/08/2020, às 10:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por HERON OLIVEIRA DOS SANTOS LIMA, DIRETOR(A)-GERAL, em 05/08/2020, às 11:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1547473 e o código CRC (and the CRC code) 1751290D.



_______________________________________________________________________________

SEÇÃO DE ANEXOS

 

ANEXO I do Edital 11/2020 - DIRGRAD

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

Dados de Identificação:

Nome:_____________________________________________________________________________

Data de nascimento:_____/_____/_______

Naturalidade:_________________________________________________________________

RG:____________________________________SP:______Data da emissão: _____/_____/_______

CPF:___________________________________E-mail:__________________________________

Endereço:_______________________________________________________________________________

Bairro:__________________________Cidade:__________________________Estado:___________

Telefone: (____) __________________                                              (____) __________________

Aluno regularmente matriculado no curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Câmpus Campo Mourão.

RA:______________________     CR:__________________     Período:_______________________________

 

Campo Mourão,_____de________________de 2020.

 

______________________________________

Assinatura do Candidato

 

 

 

ANEXO II do Edital 11/2020 - DIRGRAD

FICHA DE PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO*

 

Produção científica - (Pontuação máxima: 30 pontos)

Discriminação da atividade

Pontuação

Pontos declarados

Pontos homologados

Participação em projetos de pesquisa

5,0 pontos por semestre / limitado a 10 pontos

 

 

Apresentação de trabalhos em eventos

5 pontos por apresentação / limitado a 10 pontos

 

 

Publicação de trabalhos em eventos

5 pontos por publicação / limitado a 10 pontos

 

 

Pontuação parcial

 

 

 

Participação e organização de eventos - (Pontuação máxima: 30 pontos)

Organização de eventos

1 ponto por evento / limitado a 5 pontos

 

 

Participação em eventos

0,5 ponto por participação / limitado a 3 pontos

 

 

Participação em eventos promovidos pelo PET Civil UTFPR

1 ponto por evento / limitado a 7 pontos

 

 

Organização de cursos e minicursos

1 ponto por organização / limitado a 5 pontos

 

 

Participação em cursos e minicursos

0,5 ponto por participação / limitado a 3 pontos

 

 

Participação em cursos e minicursos promovidos pelo PET Civil UTFPR

1 ponto por participação / limitado a 7 pontos

 

 

Pontuação parcial

 

 

 

EXPERIÊNCIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL - (Pontuação máxima: 40 pontos)

Participação em Centro Acadêmico e Empresa Júnior

2 pontos por semestre / limitado a 10 pontos

 

 

Participação em Monitoria

2,5 por semestre / limitado a 10 pontos

 

 

Participação em Projetos e/ou Atividades de Extensão

2,5 por projeto / limitado a 10 pontos

 

 

Participação em Estágio

2 pontos por semestre / limitado a 10 pontos

 

 

Pontuação parcial

 

 

 

Pontuação total

 

 

*Serão consideradas apenas as atividades que possuam documentos comprobatórios emitidos por órgão pertinente, devidamente anexadas a cópia do Currículo Lattes.

Local e data _____________________________,________de________________de 2020.

Nome do candidato: _________________________________________________________________

Assinatura do candidato: ______________________________________________________________

 

 

 

ANEXO III do Edital 11/2020 - DIRGRAD

SUGESTÃO DE MODELO PARA O PROJETO DE PESQUISA/ENSINO/EXTENSÃO

 

 

 

NOME DO CANDIDATO

 

TÍTULO DO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA, ENSINO OU EXTENSÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAMPO MOURÃO

2020

 

 

SUMÁRIO

 

1. INTRODUÇÃO .................................................................................................................................................. 1

2. JUSTIFICATIVAS ................................................................................................................................................ 1

3. OBJETIVOS ....................................................................................................................................................... 1

4. METODOLOGIA ................................................................................................................................................ 2

5. REFERÊNCIAS ................................................................................................................................................... 2

 

1. INTRODUÇÃO

Parte inicial do texto, na qual devem constar o tema e a delimitação do assunto tratado de forma sucinta. Salienta-se que os procedimentos metodológicos e o embasamento teórico são tratados, posteriormente, em capítulos próprios e com a profundidade necessária.

Quanto à redação, algumas características devem estar presentes, destacando-se a impessoalidade, a clareza, a precisão e a concisão.

 

2. JUSTIFICATIVAS

Na seção da justificativa deve-se discorrer sobre a relevância da pesquisa. A relevância pode estar relacionada à área em que está buscando sua formação acadêmica, à área de atuação profissional, à sociedade em geral.

 

3. OBJETIVOS

Os objetivos representam o fim que o trabalho se propõe atingir, que é dar uma resposta ao problema formulado. Em outras palavras, os objetivos indicam o resultado que se pretende atingir ao final da pesquisa. Constituem-se em ações propostas para responder à questão que representa o problema. Geralmente, elaboram-se um objetivo geral e em torno de três objetivos específicos, enunciados com verbos no infinitivo (identificar, verificar, conhecer, estudar, analisar).

 

4. METODOLOGIA

Na seção de metodologia deve-se discorrer sobre como se pretende realizar o trabalho/pesquisa, salientando etapas, procedimentos de estudos e coleta de dados, a estratégia a ser utilizada para análise de dados, realização de ensaios, entre outros; e a forma como a equipe pretende trabalhar.

A metodologia representa os métodos de investigações do pensamento, que visa delimitar um determinado problema, analisar e desenvolver observações, criticar o problema e interpretá-lo a partir das relações de causa e efeito. O método consiste no ordenamento que se deve seguir para alcançar determinado fim estabelecido ou um objetivo esperado.

 

5. REFERÊNCIAS

As referências devem ser apresentadas em ordem alfabética, atendendo aos padrões de referências presentes nas normas ABNT

 

MENDONÇA, Paulo. T.R. Materiais Compostos e Estruturas Sanduíche – Projeto e Análise. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2001.

CUSENS, Anthony. R.; PAMA, Ricardo. P. Bridge Deck Analysis. Editora John Wiley Sons, Londres. 1975.

QUEIROZ, Tadeu. M. de. Desenvolvimento de um sistema automático para irrigação de precisão em um pivô central. 2007. 141 f. Tese (Doutorado em Agronomia) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2007.

FIGUEIREDO, Kléber. M. de. Mapeamento dos modos  de  transferência  metálica na soldagem MIG de alumínio. 2000. 75 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.

NUNES, Daniele. R.A. A Gestão da Qualidade como apoio para a Gestão do Conhecimento. 2006. 86 f. Monografia (Especialização em Gestão Estratégica da Produção) – Departamento Acadêmico de Gestão e Economia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2006.


Referência: Processo nº 23064.008221/2020-39 SEI nº 1547473