Boletim de Serviço Eletrônico em 18/08/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS CAMPO MOURÃO

DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-CM

 

EDITAL 12/2020 - DIRGRAD-CM

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, para o 1º semestre letivo de 2020, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para vaga remanescente do Programa de Monitoria com Bolsa do câmpus, referente ao Ofício nº 61/2020 - DIRGRAD-CM (renovação de monitores).

Os recursos destinados ao Programa de Monitoria com Bolsa são oriundos do orçamento da UTFPR (dotação orçamentária: Fonte - Tesouro: 8100000000  - elemento de despesa 339018.01  - Programa de Trabalho (PTRES) 169382  e Plano Interno (PI) M20RKG0100J) e seu montante é definido a cada ano dentro do planejamento orçamentário da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional.

 

1. DO OBJETO

O Programa de Monitoria da UTFPR tem como finalidade a melhoria do processo ensino-aprendizagem, constituindo-se em atividade optativa dentro dos cursos de graduação, podendo, quando da sua conclusão, ser pontuado como Atividade Complementar.

 

2. DAS NORMAS GERAIS

2.1. Este Edital está fundamentado no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação (COEPP) por meio da Resolução n° 15/09, de 13 de março de 2009, disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD).

2.2. A concessão da Monitoria está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.

2.3. O valor da Bolsa-Monitoria será de R$ 400,00 (quatrocentos reais). O valor correspondente à atuação mensal será depositado em conta corrente do aluno, no Banco do Brasil-001 ou na Caixa Econômica Federal-104, podendo ser interrompido por solicitação do Professor-Orientador ou do Estudante-Monitor.

2.4 A abertura da conta corrente deverá ser providenciada pelo aluno, caso não a possua. A bolsa será depositada proporcionalmente nos meses trabalhados parcialmente (nos meses de início e término das atividades de Monitoria).

2.5. Os Estudantes-Monitores exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de 15 (quinze) horas semanais de atividades acadêmicas.

2.6. Os Estudantes-Monitores deverão fazer seus Horários de Atividades em comum acordo com os Professores-Orientadores. Os horários não podem coincidir com suas atividades acadêmicas regulares.

2.7. A formalização da Monitoria ocorrerá por meio de Termo de Acordo específico entre a instituição e o Estudante-Monitor, e mediada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional da Instituição.

2.8. De acordo com a Instrução Normativa nº 08, de 11 de julho de 2020, as atividades de monitoria poderão ocorrer em período concomitante com o desenvolvimento da disciplina caso seja ofertada na forma de Atividades Didáticas Não-Presenciais (ADNP), e aprovada para sua execução. Neste caso, as atividades de monitoria ficam condicionadas a declaração do professor orientador pela opção  de sua execução durante o período de ADNP e devem acompanhar o planejamento próprio da disciplina de acordo com o estabelecido no inciso I do Art. 6º da Resolução nº 19/2020 - COGEP, retificado em 13 de julho de 2020.

 

3. DAS ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE-MONITOR

Constituem as atribuições do Estudante-Monitor:

 

4. DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES

O Programa é destinado aos estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação da UTFPR.

 

5. DA VAGA DE BOLSA MONITORIA DISPONÍVEL NO CÂMPUS PARA SELEÇÃO

A vaga remanescente disponível para seleção no 1º semestre letivo de 2020 no Câmpus Campo Mourão estão especificadas no Quadro I.

 

Quadro I – Vaga disponível para seleção no 1º semestre de 2020 no Câmpus Campo Mourão.

Coordenação / Departamento Vinculado

Disciplina(s)/Unidade Curricular

Professor-Orientador (poderá mudar durante a vigência do programa)

Quantidade de bolsas

COCIC

Banco de Dados 1

André Luis Schwerz

01

 

6. DAS INSCRIÇÕES

6.1 Para concorrer ao processo de seleção da Bolsa-Monitoria, o candidato deverá:

6.2 As inscrições devem ser realizadas mediante o preenchimento e envio do Formulário de inscrição de Monitoria com Bolsa, até às 17h30min do dia 20/08/2020 e,  havendo mais de um registro, para efeito da  inscrição será considerada a última entrada.

6.3 A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital, no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR e na Instrução Normativa 01/09 - PROGRAD.

 

7. DA EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

A inscrição será excluída do processo de seleção se o candidato não preencher e enviar o Formulário de Inscrição no prazo, conforme item 6.2, e se as informações prestadas não forem verdadeiras.

 

8. DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

A seleção dos Estudantes-Monitores será feita a partir de processo seletivo definido pela Coordenação de Curso/Departamento Acadêmico, sob orientação e supervisão da Diretoria de Graduação e Educação Profissional. Os critérios de seleção para cada disciplina/unidade curricular do Quadro I estão apresentados no Apêndice A deste Edital. A classificação se dará por ordem decrescente da nota final, sendo adotado como critério de desempate o Coeficiente de Rendimento.

 

9. DA PERDA DO DIREITO À BOLSA MONITORIA AO ESTUDANTE

O candidato perderá o direito à Bolsa Monitoria se não cumprir as normas estabelecidas neste Edital e no Regulamento do Programa de Monitoria da UTFPR.

 

10. DOS RESULTADOS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Resultado Preliminar do processo seletivo para a Vaga Remanescente do Programa de Monitoria com Bolsa (2020/01) do Câmpus Campo Mourão com o nome do candidato classificado e de suplentes será publicado no dia 24 de agosto de 2020 pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional. Para visualizar, clique no Edital do processo seletivo para Programa de Monitoria com Bolsa (2020/01) do Câmpus Campo Mourão e acesse o link  Resultado Preliminar.

Resultado Final do processo seletivo para a Vaga Remanescente do Programa de Monitoria com Bolsa (2020/01) do Câmpus Campo Mourão com o nome dos candidatos classificados e de suplentes será publicado no dia 26 de agosto de 2020 no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional. Para visualizar, clique no Edital do processo seletivo para Programa de Monitoria com Bolsa (2020/01) do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link  Resultado Final.

 

11. DO(S) RECURSO(S) E RESULTADO DO(S) RECURSO(S)

O prazo para envio de recursos após a publicação do Resultado Preliminar do processo seletivo para a Vaga Remanescente do Programa de Monitoria com Bolsa (2020/01) será até o dia 25 de agosto de 2020. As manifestações deverão ser enviadas para o e-mail dirgrad-cm@utfpr.edu.br.

Resultado do(s) Recurso(s) (Deferido / Indeferido) será publicado no dia 26 de agosto de 2020, pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional. Para visualizar, clique no Edital do processo seletivo para Programa de Monitoria com Bolsa (2020/01) do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link  Resultado Recurso.

 

12. DOS CANDIDATO(S) SELECIONADO(S)

O(s) candidato(s) SELECIONADO(S) (conforme a quantia de vagas para cada disciplina ou conjunto de disciplinas, prevista no Quadro I) deverão entrar em contato com o Professor-Orientador, Coordenador do Curso ou Chefe de Departamento para providenciar os seguintes documentos:

12.1. Plano de Trabalho do Estudante-Monitor (Publicado no Portal da UTFPR), para visualizar clique no Edital do processo seletivo para Programa de Monitoria com Bolsa do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link  Plano de Trabalho do Estudante-Monitor.

12.2. Definição dos Horários de Atividades do Estudante-Monitor (Publicado no Portal da UTFPR), para visualizar clique no Edital do processo seletivo para Programa de Monitoria com Bolsa do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link Definição dos Horários de Atividades do Estudante-Monitor.

12.3. Termo de Acordo do Estudante-Monitor (Publicado no Portal da UTFPR), para visualizar clique no Edital do processo seletivo para Programa de Monitoria com Bolsa do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link Termo de Acordo do Estudante-Monitor.

 

13. DA EFETIVAÇÃO DA VAGA/ENTREGA DE DOCUMENTOS

13.1. Se o professor orientador optar pela execução da monitoria na disciplina em formato ADNP, o procedimento para a efetivação da vaga consiste em duas etapas:

13.1.1. Na primeira, o estudante monitor deverá enviar por e-mail ao professor orientador, até o dia 31/08/2020, a documentação referente aos itens 12.2 e 12.3, preenchida e com sua assinatura.

13.1.2. Na segunda etapa, o professor orientador deverá enviar à DIRGRAD-CM, até o dia 01/09/2020, via SEI, em processo do tipo “Geral: Análise e encaminhamento de documentos” destinado à DIRGRAD-CM, os seguintes documentos:

13.1.2.1. Ofício assinado pelo professor orientador declarando interesse pela execução da monitoria na disciplina em formato ADNP;

13.1.2.2. Cópia do planejamento de atividades da disciplina aprovadas para a execução em ANDP (conforme anexo 01 da Resolução 19/2020 - COGEP);

13.1.2.3. Cópia de e-mail do aluno enviado ao professor orientador declarando interesse pela monitoria e concordância com os horários e termo de acordo do Estudante Monitor;

13.1.2.4. Definição dos Horários de Atividades do Estudante-Monitor;

13.1.2.5. Termo de Acordo do Estudante-Monitor.

13.2. Se o professor orientador não optar pela execução da monitoria na disciplina em formato ADNP, a efetivação da vaga ocorrerá mediante a solicitação do professor orientador, autorização da Diretoria de Graduação e Educação Profissional e entrega/envio da documentação, em prazo a ser definido e divulgado pela DIRGRAD-CM, respeitando a legislação vigente.  

Em ambos os casos, a vaga será considerada efetivada, após assinatura via SEI da DIRGRAD, no Termo de Acordo.

Observações:

1 - As atividades de monitoria devem ter início previsto para a partir do dia 02/09/2020, caso o professor orientador faça opção por execução em ADNP, e término acompanhando o planejamento próprio da disciplina de acordo com o estabelecido no inciso I do Art. 6º da Resolução nº 19/2020 – COGEP.

2 - As atividades de monitoria só poderão ter início após o envio da documentação necessária via sei e autorização por parte da DIRGRAD-CM.

3 - O candidato na condição de selecionado que que não tiver a vaga efetivada, em consonância com o previsto no item 13, perderá o direito à vaga na disciplina ou conjunto de disciplinas em que foi convocado e a vaga ficará disponível para nova chamada de suplentes.

4 - Em função da Pandemia COVID-19 e suas consequências nas atividades acadêmicas da UTFPR, as atividades do Programa de Monitoria da UTFPR poderão sofrer alterações e/ou serem canceladas.

 

14. DOS SUPLENTES

O(s) candidato(s) classificado(s) como suplentes deverão ficar atentos às publicações das convocações (Próximas Chamadas) da DIRGRAD-CM, pois em caso de desistência do candidato selecionado ou na impossibilidade de assumir, poderá ser chamado o suplente conforme ordem de classificação para a vaga disponível. Também poderá ser chamado durante a vigência do semestre letivo 01/2020, desde que a vaga fique disponível.

 

15. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Atividade

Datas

Local

Inscrição dos candidatos

Até 17h30min do dia 20/08/2020

Formulário de inscrição de Monitoria com Bolsa

Seleção dos candidatos

Até às 12h do dia 24/08/2020

-

Divulgação do Resultado Preliminar dos estudantes selecionados e dos suplentes

24/08/2020

Portal da UTFPR

Prazo para Recursos

Até dia 25/08/2020

via e-mail para: dirgrad-cm@utfpr.edu.br

Resultado dos Recursos

26/08/2020

Portal da UTFPR

Resultado Final dos estudantes selecionados e dos suplentes (Pós-Recurso)

26/08/2020

Portal da UTFPR

Efetivação da Vaga / Entrega de documentos

conforme previsto no item 13.

conforme previsto no item 13.

Início das atividades de monitoria

conforme previsto no item 13.

-

Período de Vigência da Monitoria

conforme previsto no item 13.

-

 

 

16. DA PUBLICAÇÃO DO EDITAL

O presente Edital será publicado no Boletim de Serviço Eletrônico e na página do Câmpus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional.

 

17. DO FORO

Para dirimir as questões oriundas deste instrumento, fica eleito o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária da Comarca de Campo Mourão, do Estado do Paraná. 

 

18. DISPOSIÇÕES GERAIS

18.1 O candidato deverá ter como base o Regulamento do Programa de Monitoria ao Estudante da UTFPR e nas instruções estabelecidas neste Edital para a participação no processo seletivo de Bolsa-Monitoria.

18.2 Os prazos constantes deste Edital estão compilados no item 15 (Cronograma de Atividades). O não cumprimento dos prazos estabelecidos podem implicar na perda do respectivo direito.

18.3 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, observada a legislação vigente.

18.4 Os recursos, devidamente fundamentados, deverão ser apresentados no prazo estipulado, conforme item 11 deste Edital, à Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

18.5 Por ora, estão suspensas as atividades de monitorias para as disciplinas que não forem ofertadas pelo professor orientador na forma de ADNP e para as disciplinas nas quais o professor orientador não optar por sua execução neste período.

18.6 Todas atividades desenvolvidas no Programa de Monitoria da UTFPR, deverão respeitar às medidas (legislação vigente) de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19).

18.7 O Período de Vigência da Monitoria para o período de execução das ADNP seguirá conforme o previsto no item 13, salvo por decisões ou desdobramentos futuros que porventura afetem a execução parcial ou integral do Programa  de Monitoria da UTFPR - câmpus Campo Mourão. 

 

Campo Mourão, 18 de agosto de 2020.

 

 

LEANDRO WAIDEMAM

Diretor de Graduação e Educação Profissional UTFPR

Câmpus Campo Mourão

 

HERON OLIVEIRA DOS SANTOS LIMA

Diretor-Geral

Câmpus Campo Mourão

 

Para anexos use a seção a seguir:


logotipo

Documento assinado eletronicamente por LEANDRO WAIDEMAM, DIRETOR(A), em 18/08/2020, às 13:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por HERON OLIVEIRA DOS SANTOS LIMA, DIRETOR(A)-GERAL, em 18/08/2020, às 17:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1569545 e o código CRC (and the CRC code) C0757C21.



_______________________________________________________________________________

SEÇÃO DE ANEXOS

 

 

Apêndice A – Critérios e Métodos de Cálculo para seleção dos candidatos a Bolsa-Monitoria.

BANCO DE DADOS 1

Método de cálculo para obtenção da Nota Final (NF), no processo de seleção:

NF = (ND + CR*10)/2

 

Legenda:

NF – Nota final atribuída ao candidato

ND -Nota da disciplina Banco de Dados 1 ou disciplina equivalente, constante no histórico escolar do aluno.

CR - Coeficiente de rendimento, constante no histórico escolar do aluno.


Referência: Processo nº 23064.006519/2020-12 SEI nº 1569545