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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUACAO-DV PROGR. DE POS-GRADUACAO EM ZOOTECNIA-DV |
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EDITAL nº 03/2020
INSCRIÇÃO PARA CONCORRÊNCIA A BOLSAS DE MESTRADO
Programa de Pós-graduação em zootecnia
1. APRESENTAÇÃO
1.1 A Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZO) torna público os critérios de inscrição e seleção à bolsa de mestrado 2020. Esse Edital terá validade de 06 (seis) meses com aplicação de bolsa de mestrado no valor de R$ 1.500,00 (CNPq, CAPES ou PROPPG), ou R$ 1.000,00 (cota mestrado e/ou bolsa-técnico da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Câmpus Dois Vizinhos), sendo que o número de bolsas disponível, o período de pagamento e o órgão pagador estão condicionados a descentralizações orçamentárias e financeiras e da disponibilidade de recursos repassados à UTFPR e ao Programa de Pós-Graduação.
1.2. No caso da cota bolsa-técnico, o aluno deverá desempenhar atividades de apoio a pesquisa em laboratórios de pesquisa ou Unidades de Pesquisa, Ensino e Extensão (UNEPE), na Fazenda Experimental, no total de 30 horas semanais.
2. PERÍODO, LOCAL E PROCESSO DE INSCRIÇÃO
2.1 As inscrições poderão ser feitas no período de 25/08/2020 a 01/09/2020, através de e-mail enviado ao PPGZO (ppgzo-dv@upr.edu.br), destinado à Coordenação do PPGZO.
2.2 Toda a documentação necessária deverá ser enviada como anexo ao e-mail, em um único arquivo. O documento deve ser anexado em formato .pdf e o nome do arquivo deverá ser nome e sobrenome do candidato, ex.: Fulano.de.Tal.pdf.
2.3 O arquivo deve apresentar todas as informações legíveis, possibilitando a leitura clara e precisa de seu conteúdo.
2.4 Não serão aceitas inscrições por outros meios que não os mencionados nos itens 2.1.
2.5 O pedido de inscrição deverá ser acompanhado dos seguintes documentos e na seguinte ordem:
a) Anexo A - Requerimento;
b) Anexo B - Tabela de pontuação preenchida pelo candidato;
c) Documentos comprobatórios do currículo na ordem e numerados conforme itens apresentados na tabela de pontuação do currículo (Anexo B).
2.6 Alunos ingressantes em 2020 segundo semestre que optarem por permanecer com a pontuação do currículo recebida na seleção (edital 02/2020) poderão entregar apenas o Anexo A (Requerimento).
3. NÚMERO DE COTAS OFERTADAS
3.1 As cotas serão ofertadas, conforme disponibilidade e liberação dos órgãos de fomento. As cotas podem ser suspensas a qualquer momento, em caso de cortes orçamentários do governo federal e estadual.
4. PROCESSO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
4.1 O processo de seleção à bolsa será realizado pela Comissão de Bolsas do PPGZO. É elegível ao recebimento de bolsa o candidato que cumprir os seguintes requisitos:
4.2 Ingressante em 2019 ou 2020, matriculado no PPGZO como estudante regular;
4.3 Não ter remuneração decorrente de vínculo empregatício formal ou informal de qualquer natureza, com exceção dos casos previstos pelas normas das agências de fomento à pesquisa;
4.4 Não acumular a percepção da bolsa com qualquer modalidade de auxílio ou bolsa de outro programa da CAPES, ou de outra agência de fomento;
4.5 Não estar aposentado ou em situação equiparada;
4.6 Carecer do exercício laboral por tempo não inferior a oito anos para obter aposentadoria voluntária, quando da concessão da bolsa.
4.7 As notas dos currículos serão ponderadas em função do currículo que obtiver a pontuação máxima dentre os concorrentes. O melhor currículo terá valor igual a 10 e os demais serão proporcionais a ele.
4.8 Alunos regulares que apresentarem conceito C, D ou E nas disciplinas cursadas, perdem o direito de concorrer à bolsa.
5. MANUTENÇÃO DE BOLSA DOS ALUNOS CONTEMPLADOS
5.1 Semestralmente serão avaliadas as notas nas disciplinas cursadas, sendo que:
5.2 O aluno deve manter no mínimo conceito B nas disciplinas cursadas (de acordo com os critérios adotados pelo colegiado do PPGZO);
5.3 O aluno que apresentar ao final do semestre letivo conceito C, D ou E nas disciplinas cursadas, perderá imediatamente a bolsa, sendo a mesma repassada para o próximo candidato da lista classificatória do ano corrente;
5.4 Casos não contemplados serão posteriormente discutidos pela Comissão de Bolsas e Colegiado do PPGZO.
6. CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
6.1 A divulgação do resultado final do processo de seleção ocorrerá a partir de 08/09/2020. O resultado será publicado no site do PPGZO https://portal.utfpr.edu.br/dv/ppgzo.
6.2 O prazo de interposição de recursos ao resultado encerra-se dois dias úteis após a divulgação do mesmo, mediante carta eletrônica (e-mail) enviado ao PPGZO (ppgzo-dv@upr.edu.br), destinado à coordenação do PPGZO, com a devida fundamentação do recurso interposto.
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
7.1 A inscrição do candidato implicará na aceitação tácita das normas contidas neste edital e das normas contidas no "Regulamento Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia" e nos "Critérios para Seleção e Manutenção de Bolsas de Mestrado do PPGZO". Disponível em https://portal.utfpr.edu.br/dv/ppgzo.
7.2 Os estudantes classificados por este edital permanecerão na lista de espera de bolsas até o final do presente ano letivo (2020). Após essa data deverá ocorrer um novo processo de seleção de bolsistas.
7.3 O presente edital será divulgado através do site https://portal.utfpr.edu.br/dv/ppgzo
7.4 Os casos omissos ao presente Edital serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia.
7.5 Fica eleito o Foro da Justiça Federal, Subseção Judiciária de Francisco Beltrão, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões decorrentes deste Edital.
Dois Vizinhos, 24 de agosto de 2020.
Wagner Paris
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia
UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos
Fabiana Martins Costa Maia
Presidente da Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia
UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos
Frederico Márcio Corrêa Vieira
Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação
UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos
Éverton Ricardi Lozano da Silva
Diretor Geral
UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos
Documento assinado eletronicamente por WAGNER PARIS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 24/08/2020, às 13:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por FABIANA MARTINS COSTA MAIA, COORDENADOR(A) SUBSTITUTO(A), em 24/08/2020, às 13:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por FREDERICO MARCIO CORREA VIEIRA, DIRETOR(A), em 24/08/2020, às 13:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em 24/08/2020, às 14:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1581420 e o código CRC (and the CRC code) 5E789120. |
ANEXO A
REQUERIMENTO
À Coordenação do PPGZO:
REQUERENTE: __________________________________________________ aluno(a) matriculado(a)
regularmente no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, vem pelo presente requerer Bolsa de Mestrado.
Justificativa de Requerimento de bolsa:
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
Dois Vizinhos,______________de ______________________de 2020.
Nome do aluno:___________________________________________________
Assinatura do aluno:____________________________________________
ANEXO B
EDITAL Nº 03/2020 - PPGZO
Critérios para avaliação do Currículo:
Item |
Descrição |
Pontuação Máxima |
Pontuação sugerida* |
1 |
Artigo publicado em revista Qualis Capes A1, A2, B1 e B2 (6 pontos cada) |
Livre |
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2 |
Artigo publicado em revista Qualis Capes B3 e B4 (4 pontos cada) |
Livre |
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3 |
Artigo publicado em revista Qualis Capes B5 e C (2 pontos cada ) |
Livre |
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4 |
Resumo, trabalhos completos publicados em Anais de eventos nacionais ou internacionais (0,5 ponto cada) |
Livre |
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5 |
Resumo publicados em Anais de eventos regionais ou locais (0,25 pontos cada) |
Livre |
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6 |
Livros e/ou capítulos de livros publicados com ISBN = 2 ponto cada |
Livre |
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7 |
Bolsas de Iniciação Científica ou Tecnológica/Apoio técnico, Extensão/Inovação e bolsas PET (0,5 ponto/mês) |
30 |
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8 |
Monitoria exercida = 0,3 ponto/mês |
11 |
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9 |
Pós-graduação Lato sensu na área de concentração do PPGZO (360 h ou mais) (5 pontos cada) |
5 |
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10 |
Formação complementar na área de concentração do PPGZO (Cursos com mínimo de 20 h cada) (0,5 ponto cada) |
5 |
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11 |
Estágios técnicos (exceto estágio obrigatório de conclusão de curso) na área de concentração do PPGZO (mínimo de 120 h cada) (1 ponto a cada 120 horas) |
3 |
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12 |
Experiência em docência. Docência em ensino superior (4 pontos por ano).Docência em ensino fundamental ou médio (2 pontos por ano) |
20 |
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13 |
Atividades profissionais na área do PPGZO (2 pontos/ano) |
10 |
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14 |
Organização de eventos na área do PPGZO (1 ponto cada) |
5 |
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15 |
Participação em palestras, minicursos, semanas acadêmicas e outros eventos na área do PPGZO (0,2 ponto cada) |
1 |
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16 |
Cargos de gestão de entidades estudantis (centro acadêmico, associação atlética universitária, empresa júnior e hotel tecnológico) (1 ponto cada) |
2 |
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17 |
Participação em bancas de conclusão de curso (eventos científicos, TCC e especialização) (0,5 ponto/banca) |
5 |
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18 |
Prêmios e títulos de ordem acadêmica ou científica (1 ponto cada) |
3 |
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- Ordenar documentos comprobatórios na ordem dos itens descritos acima.
*A pontuação será considerada referente à produção nos últimos dez anos.
Comprovantes válidos para os itens do Anexo A:
Itens 1, 2 e 3 – Fotocópia da primeira página do artigo (contendo obrigatoriamente nome da revista, ano de publicação, volume e página inicial do artigo).
Itens 4 e 5 – Fotocópia do certificado de publicação/apresentação no evento ou primeira página do resumo acompanhada de um documento que comprove o aceite do resumo no evento (e-mail da comissão organizadora ou página do evento na internet).
Item 6 – Fotocópia da ficha catalográfica e para capítulos de livro incluir também fotocópia do sumário do livro e da primeira página do capítulo publicado.
Item 7 – Fotocópia do certificado de conclusão do trabalho/declaração do orientador (para iniciação científica, tecnológica/apoio técnico, extensão/inovação e grupo PET).
Item 8 – Fotocópia do certificado de conclusão da monitoria.
Itens 9, 10 e 11 – Fotocópia do certificado ou da declaração do curso/estágio, constando o número de horas.
Item 12 – Fotocópia da carteira de trabalho assinada, ou do documento comprobatório assinado pelo coordenador do curso ou diretor de ensino.
Item 13 – Fotocópia da carteira de trabalho assinada ou do contrato de trabalho com datas de início e fim do trabalho ou comprovação de que esteja em andamento.
Itens 14 e 15 – Fotocópia do documento comprobatório emitido pela comissão organizadora do evento.
Item 16 – Fotocópia do documento comprobatório emitido pela diretoria de ensino ou entidade equivalente.
Item 17 - Certificado, declaração ou ata de defesa que contenha o nome dos participantes da banca.
Item 18 – Certificado ou declaração do recebimento do titulo com identificação da entidade promotora e assinatura do responsável legal da entidade ou cargo equivalente
Referência: Processo nº 23064.025557/2020-66 | SEI nº 1581420 |