Boletim de Serviço Eletrônico em 21/09/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

COORD.PROG.POS-GRAD.ENG. MEC.E MATER.-CT

 

EDITAL PPGEM-CT 07/2020

SELEÇÃO doutorado 2021

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais do Câmpus Curitiba (PPGEM-CT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), vem através do presente edital tornar pública a disponibilidade de vagas para o ingresso no Curso de Doutorado no ano de 2021.

 

Obs.: Este edital não se refere e não alocará bolsas de estudos aos aprovados. A distribuição de bolsas segue edital específico.

 

1. DO NÚMERO DE VAGAS

Este processo de seleção visa o preenchimento de até quarenta (40) vagas no ano letivo de 2021.

Parágrafo Único: Serão disponibilizadas 20% das vagas para servidores públicos de Instituições Públicas de Ensino Superior, segundo Resolução 079/12-COPPG, sendo que o candidato servidor deverá se submeter igualmente a todas as regras do processo seletivo definidas neste edital de seleção.

 

2. SÍTIO ELETRÔNICO OFICIAL DO PPGEM-CT

Website do Programa: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct

 

3. DA CANDIDATURA

A inscrição de candidatos para ingresso em 2021 no Curso de Doutorado é realizada em regime contínuo. A matrícula no curso é realizada pelo candidato após aprovação neste processo seletivo e conforme calendário letivo do PPGEM-CT.

Para se candidatar a uma vaga no curso de doutorado do PPGEM os seguintes requisitos básicos são necessários: (i) possuir título de mestre ou estar na situação de iminente defesa de dissertação de mestrado (conforme descrito na Seção 5 - item III.5) e (ii) possuir pelo menos um artigo científico completo publicado em anais de congresso ou em periódico em qualquer área das engenharias ou ciências exatas e da terra.

O presente edital não contempla os casos de ex-alunos do PPGEM-CT que desejam realizar, por quaisquer motivos, o processo de "reingresso" no Programa. Nesses casos, o aluno deverá se informar diretamente junto à coordenação do PPGEM-CT, conforme RESOLUÇÃO NORMATIVA 05/2018 – EXIGÊNCIAS PARA O REINGRESSO NO PPGEM-CT, publicada na Página do PPGEM-CT - Regulamentos e Normas PPGEM-CT, disponível no link:

http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct/documentos/regulamentos-e-normas-ppgem/Resoluo_PPGEM_052018Reingresso_FINAL1.pdf

Ao se inscrever para a seleção o candidato declara conhecer e concordar com os termos deste Edital.

 

4. DO PROCESSO

1. Inscrições: envio integral da documentação exigida no ato da inscrição conforme descrito na Seção 5 - item II deste edital para o endereço de e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br, exclusivamente dentro do período de inscrição discriminado na Seção 13.

2. Análise das candidaturas pela Comissão de Seleção do PPGEM-CT.

3. Divulgação das inscrições homologadas e não homologadas: somente serão homologadas as inscrições de candidatos que constem todos os documentos exigidos no ato da inscrição conforme descrito na Seção 5 – Item II. A homologação da inscrição não implica em aprovação no processo de seleção. A divulgação é feita na página de internet do PPGEM-CT.

4. Divulgação da lista dos aprovados e reprovados (caberá recurso endereçado a coordenação do PPGEM-CT para o e-mail ppgem-ct@utfpr.edu.br até a data prevista na Seção 13 deste edital).

5. Análise dos recursos.

6. Divulgação do resultado dos recursos (até a data prevista na Seção 13 deste edital).

7. Matrícula dos candidatos aprovados (conforme calendário do PPGEM-CT para 2021).

 

5. DA INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser realizadas de acordo com o período referente ao Item 1 disposto na Tabela 2 – Datas do processo de seleção, constante na Seção 13 deste edital. O processo de inscrição compreende o preenchimento on-line da ficha de inscrição, que deverá ter seus campos totalmente preenchidos, e o envio da documentação exigida no ato da inscrição conforme descrito nesta seção e a proposta de projeto de pesquisa, exclusivamente dentro do período de inscrição discriminado na Seção 13. O processo de seleção ocorrerá nos seguintes termos:

 

I. Preenchimento da ficha de inscrição on-line, disponível em:

 https://utfws.utfpr.edu.br/acad01/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=1&p_curscodnr=284&p_cursoanonr=2021

 

II. Entrega da documentação das inscrições:

Envio de todos os documentos via e-mail, para o endereço: ppgem-ct@utfpr.edu.br, respeitando o período de inscrição disposto na Tabela 2 – Datas do processo de seleção, constante na Seção 13.

A documentação a ser enviada deve estar obrigatoriamente em formato PDF e é descrita a seguir:

1. Cópia digital da ficha de inscrição gerada no preenchimento on-line: 

https://utfws.utfpr.edu.br/acad01/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=1&p_curscodnr=284&p_cursoanonr=2021

2. Uma (1) cópia digitalizada do documento de identidade civil.

3. Uma (1) cópia digitalizada do CPF ou, se estrangeiro sem CPF, página do passaporte onde contenha a foto e o respectivo número.

4. Uma (1) cópia digitalizada do Diploma de Graduação.

a) Para graduação no exterior, o candidato deve apresentar no ato da matrícula o diploma com visto do Consulado Brasileiro sediado no país onde o mesmo foi expedido. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir, para os diplomas emitidos na França não é exigido tal formalidade e para os diplomas emitidos na Argentina exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina."

b) Para diplomas emitidos no exterior, cujo idioma não seja Português, Inglês ou Espanhol, é necessário no ato da matrícula a apresentação de tradução juramentada do diploma de graduação emitido no exterior.

5. Uma (1) cópia digitalizada do Diploma de Mestrado ou Declaração de Defesa do Mestrado que ocorreu ou que ocorrerá antes da data de matrícula no curso.​

O candidato deverá comprovar a defesa do mestrado no ato da matrícula no Curso de Doutorado e deverá comprovar a conclusão do mestrado (com a entrega da cópia do diploma ou da declaração de diploma em trâmite), junto à Secretaria Stricto Sensu da Sede Ecoville, até o final do seu 3° quadrimestre letivo como aluno regular do curso de doutorado do PPGEM-CT, sob a pena de ter sua matrícula no PPGEM-CT cancelada caso tal comprovação não seja realizada.

Obs.: Os portadores de títulos de mestre obtidos no exterior deverão apresentar o documento de reconhecimento dos diplomas, termo de acordo ou tratado internacional.

6. Uma (1) cópia digitalizada do Histórico Escolar do Curso de Graduação.​

O candidato deverá enviar histórico que contenha o coeficiente de rendimento médio obtido no curso e número total de horas.

7. Uma (1) cópia digitalizada do Histórico Escolar do Curso de Mestrado.​

O candidato deverá enviar histórico que contenha o coeficiente de rendimento médio obtido no curso e número total de horas.

8. Uma (1) cópia digital ou preenchida manualmente e digitalizada da planilha de pontuação preenchida (Anexo I) com documentos comprobatórios.

A planilha deverá vir acompanhada de cópias dos documentos comprobatórios. A planilha deverá ser preenchida pelo candidato e a pontuação correspondente será validada após análise da Comissão de Seleção do PPGEM-CT, com base na comprovação de cada um dos critérios contidos na mesma.

9. Uma (1) cópia digital do Currículo Lattes.

O Currículo Lattes pode ser preenchido a partir do site do CNPq (https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.inicio). 

10. Uma (1) via digital da proposta de projeto de pesquisa (plano de trabalho).​

A proposta do projeto de pesquisa/plano de trabalho deverá ser apresentada segundo modelo disponível em:

http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct/documentos/formularios/selecao

11. Duas (2) Cartas de Recomendação conforme modelo disponibilizado no site do PPGEM-CT.

Deverão ser enviadas duas (2) cartas de recomendação expedidas há, no máximo, seis meses, de professores ou pesquisadores, preferencialmente com o título de doutor. As cartas deverão ser devidamente preenchidas, assinadas e enviadas diretamente pelos recomendantes para o e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br.

O modelo de carta de recomendação (obrigatório) está disponível em:

 http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct/documentos/formularios/selecao

 

Observações sobre a inscrição:

1. No caso de falta de documentação, o processo não será homologado e o(a) candidato(a) será eliminado(a) do processo de seleção.

2. O resultado da homologação será publicado na página do PPGEM-CT conforme data informada na Tabela 2 – Datas do processo de seleção, constante na Seção 13.

 

 

INFORMAÇÕES PARA ENVIO DOS DOCUMENTOS:

(i) O candidato deverá enviar três (3) arquivos, todos obrigatoriamente em formato PDF, conforme descrito abaixo:

Arquivo 1: itens 1 a 7 (arquivo único com os documentos em ordem, conforme listados nesses itens);

Arquivo 2: itens 8 e 9 (arquivo único com os documentos em ordem, conforme listados nesses itens);

Arquivo 3: item 10 (arquivo único com a Proposta de Pesquisa/Plano de Trabalho);

 

(ii) ao final do preenchimento da ficha on-line (item 1) deverá ser gerado um arquivo em formato PDF. Deve-se adicionar a este PDF os documentos dos itens 2 a 7 para compor o Arquivo 1.

Verificar, na Etapa 1 do preenchimento desta ficha, de ter selecionado 2021 como ano de início do curso;

 

(iii) As comprovações dos coeficientes de rendimento da graduação e do mestrado são feitas mediante apresentação dos históricos escolares;

 

(iv) No item 8 só deverão ser incluídos comprovantes que estejam listados na planilha de pontuação. Para comprovar a publicação de artigo em periódico e em anais de congresso deverá ser apresentada cópia da primeira página do artigo. As demais atividades deverão ser comprovadas por histórico, certificado, declarações, conforme for o caso.

 

(v) Somente serão pontuados os itens listados na planilha – Anexo I, que estejam devidamente comprovados. Informações incluídas na planilha de pontuação, mas não comprovadas, serão desconsideradas;

 

(vi) A planilha de pontuação (Anexo I) poderá ser preenchida a mão e digitalizada em formato PDF, devendo, entretanto, ser legível;

 

(vii) O tamanho total dos três arquivos não poderá exceder 14 Mb;

 

(viii) O assunto do e-mail deverá ser, obrigatoriamente: "Seleção Doutorado 2021-1/PPGEM - NOME DO CANDIDATO".

 

 

6.  DA PROPOSTA DE PROJETO DE PESQUISA

O candidato deverá apresentar Proposta de Projeto de Pesquisa que demonstre vínculo com os Projetos de Pesquisa em andamento no PPGEM-CT, sob pena de eliminação do processo seletivo. Recomenda-se que o candidato entre com contato com um possível professor orientador para maiores esclarecimentos e aconselhamentos no que diz respeito à elaboração da Proposta de Projeto de Pesquisa (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct/area-academica/docentes).

 

Observações para definição dos Projetos de Pesquisa:

1. Acessar a homepage do PPGEM-CT: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct;

2. Identificar a Área de Concentração de interesse;

3. Examinar a Linha de Pesquisa escolhida e os Projetos de Pesquisa vinculados.

As Áreas de Concentração e respectivas Linhas de Pesquisa do PPGEM-CT podem ser encontradas no link:

http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct/sobre

 

7.  DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

1. Histórico escolar da graduação (peso 0,15/1,0): coeficiente de rendimento médio do candidato e carga horária do curso de graduação (4.000 h é o máximo contabilizado para a carga horária de um curso de graduação);

2. Histórico escolar da pós-graduação (peso 0,2/1,0): coeficiente de rendimento médio do candidato no mestrado e conceito CAPES do Programa onde foi realizado o mestrado;

3. Análise curricular (peso 0,5/1,0), considerando:

a)  Publicações de artigos completos ou resumos em anais de congressos e periódicos;

b) Patentes e depósitos de patentes;

4. Cartas de recomendação (peso 0,05/1,0);

5. Proposta de projeto de pesquisa (peso 0,1/1,0).

 

Os pesos desses itens apresentam-se na Tabela 1 e as pontuações absolutas estão detalhadas na planilha do Anexo I.

 

Tabela 1 – Pesos para análise curricular.

Item

Peso

  1. Histórico escolar da graduação

0,15

  1. Histórico escolar do mestrado

0,20

  1. Currículo (publicações e patentes)

0,50

  1. Cartas de recomendação

0,05

  1. Proposta de projeto de pesquisa

0,10

 

Em caso de empate entre candidatos, estes serão classificados de acordo com o maior Coeficiente de Rendimento no curso de mestrado. Caso permaneça o empate, será melhor classificado o candidato com o menor interstício entre as datas de colação de grau na graduação e defesa de mestrado.

 

Os candidatos que receberem nota inferior a 60 (na escala de 0 a 100) na proposta de projeto de pesquisa estarão automaticamente desclassificados.

 

Nota de corte: os candidatos que não atingirem nota final geral igual ou superior a 35 estarão automaticamente eliminados do processo.

 

8.  DOS RESULTADOS

A lista com os nomes dos candidatos aprovados para ingressar como alunos regulares nos cursos de Mestrado Stricto Sensu ofertados pelo PPGEM-CT será publicada no portal do PPGEM-CT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/strictosensu/ppgem-ct) até a data referente ao Item 3 disposto na Tabela 2– Datas do processo de seleção, constante na Seção 13.

Pedidos de recursos serão aceitos impreterivelmente via e-mail, respeitando a data referente à Seção 4, disposto na Tabela 2 – Datas do processo de seleção, constante na Seção 13.

Os resultados dos mesmos serão publicados na página do PPGEM-CT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/strictosensu/ppgem-ct) até a data referente ao Item 6 apresentado na Tabela 2 – Datas do processo de seleção, constante na Seção 13.

 

9.  DA MATRÍCULA

O período de matrícula no curso (para candidatos aprovados) e início das aulas será divulgado no site do PPGEM-CT.

 

10. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos neste Edital serão decididos pelo Colegiado do PPGEM-CT da UTFPR.

 

11. PUBLICAÇÃO

Este edital será publicado na página do PPGEM-CT:

http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct.

 

12. DAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS E DISPOSIÇÕES GERAIS

Ao se inscrever o candidato declara ter ciência e aceitar o constante neste Edital. Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

 

13. DATAS IMPORTANTES

As datas referentes a este edital são informadas na Tabela 2.

 

Tabela 2 – Datas do processo de seleção.

Item

Períodos/Datas

1. Período de inscrição e envio da documentação, descrita na Seção 5, para o e-mail: ppgemct@utfpr.edu.br

i) Para candidatura para ingresso no 1° quadrimestre de 2021: de 22/09/2020 até 06/11/2020; 

ii) Candidatura para ingresso no 2° ou 3° quadrimestre de 2021: até quarenta e cinco dias úteis antes do início do período de matrícula de cada quadrimestre letivo do PPGEM-CT, conforme o calendário vigente

2. Data limite para divulgação das inscrições homologadas*

i) Para candidatura para ingresso no 1° quadrimestre de 2021: até 24/11/2020;

ii) Para candidatura para ingresso no 2° ou 3° quadrimestre de 2021: até sete dias úteis depois de encerrado o período de inscrição de cada quadrimestre letivo do PPGEM-CT, conforme o calendário vigente.

3. Data limite para divulgação da relação de candidatos aprovados no processo seletivo deste edital

i) Para candidatura para ingresso no 1° quadrimestre de 2021:até 27/11/2020;

ii) Para candidatura para ingresso no 2° ou 3° quadrimestre de 2020: até dez dias úteis depois de encerrado o período de inscrição de cada quadrimestre letivo do PPGEM-CT, conforme o calendário vigente

4. Data limite para enviar pedidos de recursos (relacionados ao processo seletivo deste edital) pelo email:

ppgem-ct@utfpr.edu.br

i) Para candidatura para ingresso no 1° quadrimestre de 2021: até 01/12/2020;

ii) Para candidatura para ingresso no 2° ou 3° quadrimestre de 2021: até dois dias úteis após a divulgação da relação dos candidatos aprovados para cada quadrimestre letivo do PPGEM-CT, conforme calendário vigente

5. Data limite para divulgação dos resultados dos pedidos de recursos relacionados ao processo seletivo deste edital

i) Candidatura para ingresso no 1° quadrimestre de 2021: até 04/12/2020;

ii) Candidatura para ingresso no 2° ou 3° quadrimestre de 2020: até três dias úteis após a data limite para envio dos pedidos de recursos para cada quadrimestre letivo do PPGEM-CT, conforme calendário vigente

6. Data de matrícula no curso** e início das aulas nos períodos letivos

Datas a serem divulgadas no site do PPGEM-CT

Previsões para o primeiro período letivo de 2020 (2020-1):

- Matrícula: segunda semana de fevereiro/2021

- Início do período letivo 2021-1: março/2021

(datas sujeitas a alterações em função das restrições impostas pela pandemia da CoViD-19)

 

*Inscrição homologada indica a entrega de toda a documentação e não necessariamente a aprovação no processo seletivo.

**Na matrícula no curso (para os aprovados), nova documentação deverá ser entregue, a ser informada quando da divulgação dos resultados.

 

 

 

Curitiba, 16 de setembro de 2020.

COORDENAÇÃO E COMISSÃO DE SELEÇÃO DO PPGEM-CT

 


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Documento assinado eletronicamente por MARCO ANTONIO LUERSEN, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 16/09/2020, às 18:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por MARCIO MAFRA, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em 16/09/2020, às 19:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por MARCOS FLAVIO DE OLIVEIRA SCHIEFLER FILHO, DIRETOR(A)-GERAL, em 17/09/2020, às 18:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1608651 e o código CRC (and the CRC code) 6883ACA5.



 


Referência: Processo nº 23064.022782/2020-41 SEI nº 1608651