Boletim de Serviço Eletrônico em 24/09/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

COORD. PROG. DE POS-GRAD. EM QUIMICA-CT

 

EDITAL nº 03/2020

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

MESTRADO STRICTO SENSU

EDITAL 03/2020 - PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021

 

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, torna público, para conhecimento dos interessados, as normas do processo de seleção dos candidatos para o ingresso no PPGQ, no primeiro semestre de 2021.

 

I - Da inscrição

1. Estarão abertas 20 vagas para admissão ao Mestrado para ingresso no primeiro semestre do ano de 2021.

2. Poderão inscrever-se como candidatos para a seleção do nível Mestrado, os Graduados em Química, Engenharia Química, Farmácia, e áreas afins.

3. O candidato deverá enviar os seguintes documentos no ato da inscrição, sob pena de não homologação da inscrição:

a) Requerimento de Inscrição, DEVIDAMENTE ASSINADO, obtido na página do programa ppgq.ct.utfpr.edu.br (na aba informações/admissão);

b) Fotocópia do diploma da Graduação, ou atestado de conclusão de curso ou declaração de provável formando emitida pela Coordenação do curso de Graduação do candidato. No ato da matrícula deverá ser entregue o diploma de graduação obtido em cursos legalmente reconhecidos no Brasil ou exterior, ou uma declaração de conclusão de curso para os formandos que colarem grau até o último dia de matrícula do Programa de Pós-Graduação em Química;

c) Currículo no formato Lattes (lattes.cnpq.br) atualizado;

d) Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação;

e) Fotocópia da carteira de Identidade (ou carteira nacional de habilitação ou Passaporte), CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista para homens. Para candidatos estrangeiros, cópia da Cédula de Identidade para Estrangeiros (RNE), do passaporte e/ou solicitação de Visto, expedido pelo consulado do Brasil no exterior;

f) Uma carta de recomendação conforme modelo em anexo (Anexo I). A carta deverá ser enviada para o email ppgq-ct@utfpr.edu.br diretamente pelo recomendante.

4. Os documentos constantes dos itens de “A” a “E” deverão ser digitalizados no formato PDF (Portable Document Format) e convertidos em um ARQUIVO ÚNICO (na mesma sequência do presente no Anexo II) e deverá ser enviado para o e-mail ppgq-ct@utfpr.edu.br durante o período de inscrição (conforme o cronograma do item VII deste edital).

5. Os e-mails com data de envio após o período de inscrição não terão validade. A inscrição não será homologada.

6. Nenhum candidato poderá participar de qualquer etapa do processo de seleção se houver pendência sobre a documentação requerida para a inscrição (Anexo II)

7. Informações podem ser obtidas na secretaria no endereço e telefone do Programa, das 8 h às 17 h, ou pelos e-mails stricto-ecoville-ct@utfpr.edu.br ou ppgq-ct@utfpr.edu.br. A inscrição será homologada após a verificação de que o candidato apresentou toda a documentação prevista nas condições explicitadas anteriormente. A lista dos candidatos com inscrição homologada será divulgada em ordem alfabética, conforme o cronograma do item VII deste edital, no quadro de avisos da Coordenação, assim como no site ppgq.ct.utfpr.edu.br. Os recursos relativos a essa etapa devem ser encaminhados por escrito para a Comissão de Seleção, via e-mail ppgq-ct@utfpr.edu.br, no prazo de até 24 horas (dias úteis) a partir da divulgação da lista dos candidatos com inscrição homologada.

8. Os candidatos que tiverem sua inscrição homologada deverão comparecer à prova escrita, que será realizada conforme o cronograma do item VII deste edital, às 8 horas pontualmente, na sala EC-205 do Departamento Acadêmico de Química e Biologia da UTFPR, Bloco C, campus Curitiba, sede Ecoville (Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, 5000 - Cidade Industrial, CEP: 81280-340). Os candidatos deverão estar presentes no local, na data e horário determinados para a prova escrita, munidos de documento de identificação com foto, caneta azul ou preta, lápis e borracha. O candidato poderá utilizar apenas calculadora científica simples, sem cartão de memória ou comunicação sem fio. Não será permitido qualquer tipo de consulta bibliográfica ou equipamento eletrônico durante a prova.

9. Caso a prova não possa ser realizada presencialmente, por conta do COVID-19, a prova será realizada de forma online. Os detalhes serão fornecidos no ato da homologação das inscrições.

10. Ao se inscrever, o candidato atesta estar ciente e concorda com o contido no presente edital.

 

II - Da Seleção

O exame de Seleção ao Programa será realizado através de uma prova escrita.

1. Prova escrita de Química Geral, conforme os tópicos do Anexo III. A prova escrita terá duração de 4 horas.

2. Não será permitida a consulta a qualquer tipo de fonte.

3. As folhas de papel para a realização da prova escrita serão fornecidas pela Comissão de Seleção e deverão ser todas devolvidas ao final da prova escrita.

4. A prova escrita terá como nota de corte o equivalente a 50 % do valor da prova. Os candidatos que não atingirem a nota de corte estarão automaticamente eliminados do Processo Seletivo.

5. A critério da Comissão de Seleção, as notas da prova escrita poderão ser normalizadas.

6. A prova escrita será de caráter classificatório e eliminatório.

 

III - Dos critérios de avaliação e classificação

A Comissão de Seleção levará em consideração:

1. Prova escrita: Desenvolvimento do conteúdo proposto nos tópicos especificados no Anexo III deste Edital.

2. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente da nota final. Em caso de empate, a Comissão de Seleção tomará como parâmetro de desempate o critério de idade, dando preferência ao de idade mais elevada.

 

IV - Das Vagas

1. Serão ofertadas 20 vagas, sendo que estas podem não ser preenchidas de acordo com a nota dos candidatos.

2. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a área de concentração na qual pretende trabalhar, assinalando-a no requerimento de inscrição.

 

V - Da divulgação dos resultados

Os candidatos aprovados serão listados por ordem decrescente da nota final, a qual será divulgada conforme o cronograma do item VII deste edital, no quadro de avisos da Coordenação e na página do programa.

 

VI - Dos Recursos

1. Os recursos aos resultados do processo seletivo devem ser encaminhados por escrito para a Comissão de Seleção, via e-mail ppgq-ct@utfpr.edu.br, no prazo de até 24 horas (dias úteis) a partir da divulgação dos resultados.

2. A análise dos recursos será feita pela Comissão de Seleção levando em conta a aplicação dos critérios dispostos neste edital.

 

VII - Cronograma

 

Etapas

Datas

Publicação do Edital 24/09/2020
Período de Inscrições 02/10/2020 a 29/01/2021
Divulgação da Homologação das Inscrições/Ensalamento 03/02/2021
Prazo para Recurso das Homologações das Inscrições 08/02/2021
Exame de Seleção 10/02/2021
Publicação do Resultado 12/02/2021
Prazo para Recursos 18/02/2021
Publicação do Resultado Final 22/02/2021
 

VIII) Disposições finais

1. A prova escrita será obrigatória e classificatória. Ela poderá ser online por causa das limitações de deslocamento que estão sendo causadas pela pandemia do Covid-19.

2. Terão direito a matricula os candidatos classificados conforme a publicação do resultado final, levando em conta o número de vagas disponíveis.

3. Os aprovados no processo seletivo somente serão convocados para matrículas no 1o semestre letivo de 2021. O início das atividades ocorrerá em 03/2021, porém alterações poderão ocorrer em virtude da pandemia COVID-19.

4. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do PPGQ.

5. O presente edital será publicado conforme o cronograma do item VII deste edital na página do programa para que atenda aos interessados e cumpra as suas finalidades.

6. Fica definido o foro da Justiça Federal de Curitiba, para dirimir quaisquer dúvidas que possam existir no presente edital.

 

PUBLIQUE-SE.

 

Curitiba, 24 de setembro de 2020

 

Comissão Permanente de Seleção do PPGQ

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química

Diretoria de Pós-Graduação -UTFPR - CT

Diretoria-Geral do Câmpus Curiba da UTFPR

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em 18/09/2020, às 11:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por POLIANA MACEDO DOS SANTOS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 18/09/2020, às 11:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A), em 18/09/2020, às 16:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por MARCOS FLAVIO DE OLIVEIRA SCHIEFLER FILHO, DIRETOR(A)-GERAL, em 18/09/2020, às 16:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1631461 e o código CRC (and the CRC code) 11802699.



 

ANEXO I

 

CARTA DE RECOMENDAÇÃO EXAME DE SELEÇÃO – PPGQ – UTFPR

Nome do(a) candidato(a):

 

Dados do recomendante:

Nome:                                                                                                                                                                                           

Instituição ou Empresa:

Cargo:                                                                                                                                                                                                 

Grau acadêmico mais alto:

Instituição e ano de obtenção do grau:

Área de sua especialidade:

Fone(s):                                                                                                                                                                                                        

Endereço: 

 

1. Avaliação do Candidato:

 

Ótimo

Bom 

Regular

Ruim

Conhecimento científico        
Iniciativa e Criatividade        
Perseverança        
Capacidade de expressão oral        
Capacidade de expressão escrita        

 

2. Descreva em que condições você conheceu o candidato (como professor, orientador, chefe ou coordenador de curso) e o período em que isto ocorreu. Como você avalia o desempenho do(a) candidato(a) nas atividades em que o acompanhou?

 

 

ANEXO II

Lista de Documentos obrigatórios para a homologação da inscrição no processo seletivo.

Documentos 

Verificação

Requerimento de Inscrição preenchido, impresso e assinado pelo candidato  
Fotocópia do diploma da Graduação, ou atestado de conclusão de curso ou declaração de provável formando emitida pela Coordenação do curso de Graduação do candidato  
Currículo no formato Lattes (lattes.cnpq.br) atualizado  
Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação  
Fotocópia da carteira de Identidade (ou CNH ou Passaporte)  
Fotocópia do CPF  
Fotocópia do Título de Eleitor  
Fotocópia do Certificado de Reservista para os homens  
Para candidatos estrangeiros, cópia da Cédula de Identidade para Estrangeiros (RNE), do passaporte e/ou solicitação de Visto, expedido pelo consulado do Brasil no exterior  

 

 

ANEXO III

 

Prova de Seleção para o PPGQ – UTFPR – Mestrado – 2021-1

 

A prova terá duração de 4 horas, iniciando-se às 8 h conforme o cronograma do item VII do Edital 03/2020.

 

Tópicos:

Teoria Atômica e Propriedades Periódicas; Ligações Químicas; Geometria molecular; Propriedade dos Gases; Líquidos e Sólidos; Termodinâmica (Leis da Termodinâmica); Equilíbrio Químico; Ácidos e Bases; Eletroquímica; Cinética Química.

 

Bibliografia recomendada:

ATKINS, Peter; JONES, Loretta, Princípios de Química, Porto Alegre, Editora Bookman, 2006.

KOTZ, John C., TREICHEL JÚNIOR, Paul, Química & Reações Químicas, Rio de Janeiro, Editora LTC, 1998.

CHANG, Raymond; GOLDSBY, Kenneth A, Química, 11ª Edição, São Paulo, Editora McGraw-Hill, 2013.

MAHAN, B. H., Química: Um Curso Universitário, São Paulo, Editora Edgard Blücher, 1992.

 

 

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.030785/2020-58 SEI nº 1631461