|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA PROG. POS-GRAD. ADMINISTRACAO-CT |
|
|
EDITAL nº 02/2020 (RETIFICAÇÃO)
PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
(MESTRADO ACADÊMICO)
TURMA DE 2021 (DATAS RETIFICADAS)
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) – Área de concentração em Organizações e Tecnologia, em atendimento à determinação do Colegiado, consoante disposição regimental do programa, torna pública a abertura do Processo Seletivo para a Turma 2021, o qual será regido pelas seguintes normas.
I - Disposições Gerais
II – Do número de vagas
III - Do Cronograma (datas importantes) (RETIFICAÇÃO 01)
Data/Período |
||
1 |
Período de inscrição e do pedido de isenção (site do PPGA com entrega da ficha por e-mail) |
De 1 Setembro de 2020 a 5 de fevereiro de 2021 |
2 |
Término do prazo de solicitação de isenção de taxa de inscrição |
01 de Dezembro de 2020 |
3 |
Divulgação do resultado da avaliação das solicitações de isenção de taxa de inscrição |
7 de Dezembro de 2020 |
4 |
Realização da prova escrita (fase i) |
10 de Fevereiro de 2021 |
5 |
Divulgação dos classificados na primeira etapa |
1 de Março de 2021 |
6 |
Prazo do envio da documentação para a segunda etapa (projeto e currículo) |
8 de Março de 2021 |
7 |
Divulgação do cronograma de defesa do projeto de pesquisa |
10 de Março de 2021 |
8 |
Defesa do projeto de pesquisa. |
De 15 a 26 de Março de 2021 |
9 |
Divulgação dos resultados das fases ii e iii |
29 de Março de 2021 |
10 |
Divulgação da classificação final dos candidatos |
31 de Março de 2021 |
11 |
Primeira chamada – Entrega do termo de aceite da vaga |
8 de Abril 2021 |
12 |
Segunda chamada – Entrega do termo de aceite da vaga |
12 de Abril de 2021 |
13 |
Previsão para início das aulas. |
Indeterminado[1] |
IV – Da Inscrição e Documentação Necessária
I - Entrar no endereço eletrônico: https://utfws.utfpr.edu.br/gestaop00/sistema/mpgrusimples.inicio
II - Selecionar Campus Curitiba e a opção Processo Seletivo. Serão visualizadas as seguintes informações:
Unidade favorecida: 154358
Gestão: 15246
Nome da unidade: Campus Curitiba
Código de recolhimento: 288322 - Taxa de inscrição processo seletivo stricto sensu
III - Preencher os campos de nome e CPF da pessoa candidata, o valor da taxa (R$81,00) e gerar a GRU.
IV - Após o pagamento o candidato deverá enviar o comprovante de pagamento e a ficha de inscrição ao e-mail: ppga-ct@utfpr.edu.br para sua checagem e deferimento da inscrição.
I – Formulário preenchido com justificativa do pedido de isenção da taxa de inscrição no processo seletivo, conforme modelo disponível na página eletrônica do Programa (www.ppga.ct.utfpr.edu.br). O documento deverá estar assinado e digitalizado em formato PDF
II - Comprovantes de rendimento familiar conforme definição do inciso I do art. 4º do Decreto Federal N.º 6.135, de 26/06/2017, sendo aceitos, para fins de comprovação de rendimento familiar: (a) Declaração de Imposto de Renda da pessoa candidata e/ou de seu responsável, referente ao último ano-base declarado; (b) Contracheque(s), declaração de salário, pensão, aposentadoria da pessoa candidata, se houver; (c) Outros documentos comprobatórios que a pessoa candidata julgue necessários.
I - O formulário não for entregue dentro do prazo estabelecido no cronograma.
II - O formulário estiver preenchido de modo indevido e/ou incompleto.
III - Da falta dos documentos comprobatórios.
I - Uma via (cópia digital) do documento de identidade com foto.
II - Uma via (cópia digital) da certidão de nascimento ou casamento.
III - Uma via (cópia digital) do Diploma registrado ou Certificado de Conclusão de Graduação em curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. Nesta fase serão aceitas declarações de “possíveis formandos”, atentando, entretanto, ao item 13 desta seção.
IV - Uma via (cópia digital) do Histórico Escolar do Curso de Graduação. Para candidatos estrangeiros, apresentar tradução juramentada.
V - Uma via do currículo obrigatoriamente preenchido no formato da Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br no modo completo, não sendo aceito outros formatos de currículos.
VI - Uma via do Formulário de Análise de Currículo devidamente preenchido pelo candidato conforme Apêndice A deste edital.
VII – Arquivo único contendo a documentação com todas as comprovações dos registros, ordenadas para pontuação, conforme previsto na seção V.2 deste edital.
IX - Uma via do projeto de pesquisa conforme Apêndice B deste edital.
I – Os candidatos que não realizarem a indicação da linha de pesquisa na ficha de inscrição do processo seletivo.
II – Os candidatos que não entregarem as fotocópias e documentos indicados no item 10.
III – Os candidatos que não entregarem o currículo preenchido no formato da Plataforma Lattes.
I – de documentação de identidade para candidatos brasileiros natos ou naturalizados: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo com foto).
II - de documentação de identidade para candidatos estrangeiros: fotocópia do passaporte.
III – de certificação de nível superior obtido no Brasil: (a) diploma nível superior devidamente registrado; (b) comprovante de diploma em trâmite; (c) certificados de conclusão de cursos de graduação.
IV – de certificação de nível superior obtido no exterior: a comprovação deve se dar nos termos do art. 48 da Lei 9394, de 1996 através da apresentação do diploma com visto do Consulado Brasileiro sediado no país onde o mesmo foi expedido. Em caso de candidato estrangeiro, apresentar cópia do diploma com tradução juramentada e visto consular.
V – de certificação de nível superior obtido na França não se aplicam os dispostos do item 18 IV sendo aplicável os dispostos do item 12 IV.
VII - de certificação de nível superior obtido na Argentina: exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina.
V – Do Processo de Avaliação
I – V.1 Classificatória e Eliminatória: prova escrita, avaliada de 0 a 100 pontos, com peso 2.
II – V.2 Classificatória: Análise de currículo, avaliado de 0 a 100 pontos, com peso 1.
III – V.3 Classificatória e Eliminatória: Análise e defesa do projeto, avaliado de 0 a 100 pontos, com peso 2.
V.1. Da Prova Escrita – Fase i
V.2 Da Análise do Curriculum Vitae – Fase ii
V.3 - Da análise e defesa do projeto – Fase iii
I – Relevância e Atualidade do Tema;
II – Aderência à Linha de Pesquisa do Programa;
III – Problema, Objetivos e Justificativas;
IV – Fundamentação Teórica;
V – Procedimentos Metodológicos;
VI – Referências conforme ABNT ou APA
VI – Do Processo de Avaliação
Em que:
RF = Resultado final
NP = Pontuação obtida na Prova Escrita – Fase i
AC = Pontuação obtida na Análise de Currículo – Fase ii
ADP= Pontuação obtida na análise e defesa do projeto – Fase iii
VII – Das Disposições Gerais e Finais
Curitiba, 24 de Setembro de 2020
Prof. Dr. Leonardo Tonon
Presidente da Comissão Permanente de Seleção
Prof. Dr. Thiago Cavalcante Nascimento
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração
Prof. Dr. Alexandre Moeckel
Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Curitiba
Prof. Dr. Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho
Diretor-Geral do Campus Curitiba
[1] A previsão do início das aulas da turma 2021 seguirá o calendário da UTFPR que, até o momento da publicação deste edital encontrava-se suspenso em virtude da pandemia de Covid-19.
Documento assinado eletronicamente por LEONARDO TONON, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em 24/09/2020, às 15:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por THIAGO CAVALCANTE NASCIMENTO, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 24/09/2020, às 15:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em 24/09/2020, às 18:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por ALEXANDRE MOECKEL, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em 24/09/2020, às 19:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1647997 e o código CRC (and the CRC code) FC62D3FC. |
APÊNDICE A - Formulário de Análise de Currículo (A ser disponibilizado para download no site do programa)
Candidato |
Nome:__________________________________________________ |
Linha de pesquisa indicada |
_______________________________________________________ |
GRUPO A – Diploma/certificado Mestrado e/ou Especialização, fornecidos por instituição pública ou privada e validos nos termos da legislação vigente. No caso de Diplomas originários de Instituições do exterior, somente serão considerados se revalidados no Brasil, observada a legislação vigente. Para pontuação das titulações será considerada a escala individual de pontuação abaixo: (até 3 pontos).
Título |
Pontos Registrados Candidato |
Registros das comissões de avaliação |
|
Pontos Registrados |
Observações |
||
|
|
|
|
|
|
|
|
TOTAL GRUPO A (Máximo 3 pontos) |
|
|
|
GRUPO B – Comprovação de exercício profissional, exceto estágios (até 4 pontos). Serão considerados apenas os anos completos (períodos de 12 meses)
Instituições/anos completos |
Pontos Registrados Candidato |
Registros das comissões de avaliação |
|
||
Pontos registrados |
Observações |
||||
Instituição |
Anos |
||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
TOTAL GRUPO B (Máximo 4 pontos) |
|
|
|
|
GRUPO C – Atuação acadêmica como participante de projetos de Pesquisa, Extensão e Monitorias nos últimos 5 anos, com devida comprovação institucional (até 15 pontos, sendo 3 pontos por ano ou fração superior a 7 meses de atuação).
Instituições/Entidade/anos |
Pontos Registrados Candidato |
Registros das comissões de avaliação |
|
||
Pontos registrados |
Observações |
||||
Ano/fração superior a 7 meses |
Instituição / Órgão |
||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
TOTAL GRUPO C (Máximo 15 pontos) |
|
|
|
|
GRUPO D – Publicação de livros, capítulos de livros, artigos científicos publicados em periódicos indexados no Sistema Qualis (Capes/CNPq) de Classificação de Periódicos e/ou em Anais de congressos ou Seminários nacionais ou internacionais, que revelem valor científico e originalidade, comprovados por fotocópias ou exemplares, observada a escala individual de pontuação abaixo (até 40 pontos).
Publicação |
Pontos Registrados Candidato |
Registros das comissões de avaliação |
|
Pontos registrados |
Observações |
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
TOTAL GRUPO D (Máximo 40 pontos) |
|
|
|
GRUPO E – Produção técnica (até 3 pontos).
Produção Técnica |
Pontos Registrados Candidato |
Registros das comissões de avaliação |
|
Pontos registrados |
Observações |
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
TOTAL GRUPO E (Máximo 3 pontos) |
|
|
|
GRUPO F – Orientação de trabalhos de conclusão de curso (até 10 pontos).
Orientações |
Pontos Registrados Candidato |
Registros das comissões de avaliação |
|
Pontos registrados |
Observações |
||
|
|
|
|
|
|
|
|
TOTAL GRUPO F (Máximo 10 pontos) |
|
|
|
GRUPO G – Proficiência em leitura em língua estrangeira comprovada por meio de certificados aceitos segundo a Instrução Normativa 02/2019: http://portal.utfpr.edu.br/documentos/pesquisa-e-pos-graduacao/proppg/instrucoes-normativas/in-02-2019-proficiencia-em-lingua-estrangeira/view (até 5 pontos).
Proficiência/Instituição |
Pontos Registrados Candidato |
Registros das comissões de avaliação |
|
||
Pontos registrados |
Observações |
||||
Proficiência /Língua |
Instituição / Teste |
||||
|
|
|
|
|
|
TOTAL GRUPO G (Máximo 5 pontos) |
|
|
|
|
GRUPO H – Apresentações de trabalhos em eventos científicos (até 10 pontos).
Apresentação de Trabalhos em Eventos |
Pontos Registrados Candidato |
Registros das comissões de avaliação |
|
Pontos registrados |
Observações |
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
TOTAL GRUPO H (Máximo 10 pontos) |
|
|
|
GRUPO I – Participação em eventos acadêmicos vinculados diretamente a atividades de pesquisa na área (até 10 pontos).
Participação em eventos vinculados à atividade de pesquisa |
Pontos Registrados Candidato |
Registros das comissões de avaliação |
|
Pontos registrados |
Observações |
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
TOTAL GRUPO I (Máximo 10 pontos) |
|
|
|
APÊNDICE B - MODELO PARA PROJETO DE PESQUISA (A ser disponibilizado para download no site do programa)
Linha de pesquisa indicada: OBS: A não indicação da linha de pesquisa pretendida é eliminatória
Título da Proposta de Projeto de Pesquisa de Mestrado
Nome do(a) candidato(a)
Resumo: O resumo deve ter no máximo 250 palavras, em espaço simples e corpo 12, comunicando uma síntese dos principais tópicos do projeto. A proposta de projeto de pesquisa deve ser de no máximo seis laudas (além desta capa). As demais normatizações consistirão em: folha formato A4; texto em Arial; tamanho da fonte 12; espaçamento entre linhas de 1,5. As normas de citações e referências deverão seguir aos padrões ABNT ou APA. A página seguinte poderá ser iniciada diretamente com os elementos textuais, ficando a critério do proponente a repetição do título antes do início do texto. Apresenta-se ainda na sequência uma sugestão de um roteiro para a elaboração da proposta.
Palavras Chave: Lista de no máximo três palavras.
1. Relevância e Atualidade do Tema;
2. Aderência à Linha de Pesquisa do Programa;
3. Problema, Objetivos e Justificativas;
4. Fundamentação Teórica
5. Procedimentos Metodológicos.
6. Referências
*IMPORTANTE: deverão ser respeitadas as exigências estabelecidas no edital.
Curitiba - PR, ____ de ___________ de 20______
Assinatura do Candidato
Referência: Processo nº 23064.025885/2020-62 | SEI nº 1647997 |