Boletim de Serviço Eletrônico em 05/10/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CÂMPUS SANTA HELENA

PROG. DE POS-GRAD EM RECURSOS NATURAIS E SUSTENTABILIDADE - SH

 

EDITAL nº 04/2020-PPGRNS

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO REMOTAS DE CANDIDATOS PARA ALUNOS REGULARES E ESPECIAIS DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO STRICTO SENSU DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS E SUSTENTABILIDADE DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – CÂMPUS SANTA HELENA

Apresentação

O Câmpus Santa Helena da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-SH), por intermédio de seu Diretor Geral, no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas do processo seletivo remoto para o ano letivo de 2021, para o preenchimento de vagas de alunos regulares e especiais do curso de Mestrado Acadêmico, modalidade Stricto Sensu, do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade (PPGRNS), aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior na 178ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), ocorrida entre os dias 27 e 31 de agosto de 2018.

Considerando a Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus, COVID-19,  Portaria n.º 395, de 15 de abril de 2020, que prorroga o prazo previsto no § 1.º do art. 1.º da Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020, a Ordem de Serviço 05/2020 de 01 de maio de 2020 da Reitoria da UTFPR, que estabelece ações de prevenção ao contágio pelo coronavírus no âmbito da UTFPR e a Instrução Normativa nº 12 de 10 de setembro de 2020, que dá prosseguimento às ações de prevenção ao contágio pelo coronavírus no âmbito da UTFPR, o processo seletivo será realizado, excepcionalmente, de forma remota.

O PPGRNS enquadra-se na Grande Área Multidisciplinar da CAPES, dentro da Área de Avaliação de Ciências Ambientais. Sua área de concentração é Recursos Naturais e Sustentabilidade e nela inserem-se duas linhas de pesquisa: Ecossistemas e Recursos Naturais e Produtos Naturais e Sustentabilidade.  Mais informações sobre o PPGRNS podem ser obtidas na página http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/ ou pelo e-mail ppgrns-sh@utfpr.edu.br, de modo que seus objetivos incluem: 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

As inscrições poderão ser realizadas no período apresentado na Tabela 1.

Tabela 1: O processo seletivo para o curso de mestrado do PPGRNS obedecerá ao seguinte cronograma.

Etapas

Ação

Data

1

Inscrições para candidatos a alunos regulares e especiais.

05/10/2020 a 15/11/2020

2

Resultado parcial das inscrições.

18 e 19/11/2020

3

Complementação de documentação.

19/11/2020

4

Recurso do resultado parcial das inscrições.

20/11/2020

5

Homologação do resultado final dos candidatos aprovados na avaliação do projeto de pesquisa e convocação dos candidatos informando

data da defesa de projeto de pesquisa.

24 e 25/11/2020

6

Defesas do projeto de pesquisa.

A partir de 26/11/2020

7

Resultado parcial dos candidatos aprovados nas defesas de projetos de pesquisa.

A partir de 15/12/2020

8

Recurso do resultado parcial dos candidatos aprovados nas defesas de projetos de pesquisa.

16/12/2020

9

Homologação do resultado final dos candidatos aprovados e convocação para matrícula.

17 e 18/12/2020

10

Período de matrículas.

08/02/2021 a 22/02/2021

11

Início das aulas.

A partir de 01/03/2021*

* A data de início das aulas está sujeita a alterações.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente on-line através do site https://utfws.utfpr.edu.br/acad13/sistema/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=13&p_curscodnr=6&p_cursoanonr=2020, devendo a documentação exigida para a inscrição ser anexada em um único arquivo digitalizado no formato .pdf (item 7).

Poderão inscrever-se candidatos portadores de diploma de curso superior de graduação ou tecnólogo reconhecido pelo MEC ou, quando estrangeiros, pelo órgão competente daquele país.

DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

No ato da inscrição o candidato pode indicar dois possíveis orientadores do quadro de docentes permanentes do PPGRNS (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/area-academica/docentes), onde também estão disponíveis suas áreas de atuação. Também podem indicar uma das duas linhas de pesquisa do Programa, que são:

Na Tabela 2 estão especificadas as áreas de atuação de cada linha de pesquisa do PPGRNS.

Tabela 2: Linhas de pesquisa e as áreas de atuação dos orientadores do PPGRNS.

Linha de pesquisa: Ecossistemas e Recursos Naturais

Matemática, cálculo, estatística, metodologia, ecologia, projetos e recursos tecnológicos educacionais.

Genética animal com ênfase em citogenética e genética molecular de peixes; DNA ambiental; genética da conservação.

Ecologia de comunidades e de populações, história natural e interações ecológicas com aplicação de redes complexas.

Zoologia de vertebrados, ecologia e parasitologia.

Levantamento florístico e taxonomia de plantas vasculares.

Ecologia de aves neotropicais e utilização de ciência cidadã para a contribuição do da divulgação do conhecimento científico

Citogenética básica e molecular de peixes e suas correlações com filogenia e biogeografia.

Linha de pesquisa: Produtos Naturais e Sustentabilidade

Química geral e analítica com ênfase em análise de traços e química ambiental.

Produção de hortaliças, plantas de cobertura/adubação verde, plantio direto, manejo e conservação do solo.

Controle biológico, patologia de insetos e manejo integrado de pragas.

Inseticidas botânicos.

Banco de dados, banco de dados geográfico, data mining, aprendizado de máquina, sistemas computacionais para agricultura, agricultura de precisão.

Educação ambiental, gestão da educação, educação indígena com ênfase em formação do educador.

Florística, sistemática, fitoquímica, fitotoxicologia e isolamento e purificação de substâncias naturais. Meio ambiente e sustentabilidade.

A quantidade de vagas por linha de pesquisa está de acordo com a Tabela 3, de modo a não ultrapassar o número total de 15:

Tabela 3: Quantidade de vagas por linha de pesquisa do PPGRNS.

Linhas de pesquisa

Vagas

Ecossistemas e Recursos Naturais

até 7

Produtos Naturais e Sustentabilidade

até 9

Os seguintes documentos deverão ser anexados à ficha de inscrição on-line, na ordem descrita a seguir. A ficha de inscrição on-line não deverá ser finalizada antes de se anexar o arquivo com a documentação digitalizada.

Projeto de pesquisa nos moldes do Anexo I.

Currículo apresentado exclusivamente através da Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br). Ele deve incluir todas as atividades descritas no Anexo II deste edital. O currículo deverá conter informações referentes ao período entre 2016 e 2020.

Ficha de pontuação do Currículo Lattes assinada, Anexo II deste edital (todos os subtotais devidamente preenchidos, mesmo sem pontuação).

Após o término do prazo das inscrições, serão aceitas inscrições de candidatos ainda não inscritos, exclusivamente na categoria de aluno especial, os quais necessariamente deverão passar por processo seletivo com data a definir após a homologação de sua inscrição. Neste caso, a mesma documentação do item 7 deverá ser enviada para o e-mail ppgrns-sh@utfpr.edu.br até a data máxima de 01/02/2021.

Não serão homologadas inscrições de candidatos que:

Não preencherem adequadamente a ficha de inscrição on-line;

Não anexarem o arquivo único com a documentação exigida no item 7 deste edital.

No caso de entrega incorreta dos documentos solicitados haverá prazo de um (01) dia útil para complementação da documentação, como especificado na Tabela 1.

As informações prestadas no processo de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o PPGRNS do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa, preenchimento integral e legível dos formulários e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

As homologações parcial e final das inscrições dos candidatos serão publicadas exclusivamente na página do PPGRNS http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/editais respeitando os prazos mencionados na Tabela 1 deste edital.

Ao se inscrever, o candidato aceita, de forma irrestrita, as condições contidas neste edital, bem como as normas do Regulamento do PPGRNS, disponível na página http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/documentos/normas-do-ppgrns.

Quanto à interposição de recurso das homologações de inscrições e processos seletivos:

O candidato terá um prazo de um (01) dia útil após a divulgação dos resultados das homologações para interpor recurso.

O recurso deverá ser efetuado apenas nas datas indicadas na Tabela 1 e encaminhado exclusivamente para o e-mail ppgrns-sh@utfpr.edu.br até às 17h00.

O prazo para interposição do recurso é preclusivo e comum a todos os candidatos.

O recurso deverá ser individual e devidamente fundamentado.

O recurso interposto em desacordo com este edital, ou fora do prazo estabelecido, não será aceito nem avaliado.

Recursos serão recebidos sem efeito suspensivo, exceto no caso de ocasionarem prejuízos irreparáveis ao candidato, caso que deverá ser cabalmente comprovado.

Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recurso.

A Comissão de Seleção do Colegiado do PPGRNS, após verificar prazos de envio, analisará pedidos de recurso quanto aos seus méritos.

Os resultados dos julgamentos dos recursos serão respondidos pelo e-mail ppgrns-sh@utfpr.edu.br.

A homologação final com a lista de candidatos aprovados na avaliação de projeto de pesquisa e convocação dos candidatos para a apresentação e defesa de projeto de pesquisa serão publicadas exclusivamente na página do PPGRSN http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/editais.

Vagas

O número de vagas ofertadas no presente edital será de 15 (quinze) para alunos regulares.

Por decisão da Comissão de Seleção os candidatos classificados após a 15ª vaga poderão ser aprovados na condição de aluno especial. A definição de aluno especial encontra-se no Regulamento do PPGRNS, disponível na página do Programa (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/documentos/normas-do-ppgrns).

Havendo desistência de aluno classificado dentro do número de vagas para alunos regulares, somente o aluno matriculado na categoria de especial no PPGRNS poderá ser chamado a ocupar a vaga de aluno regular, se assim for de interesse do referido aluno, sendo respeitada a lista de classificação dos alunos especiais da seleção do ano corrente.

Candidatos inscritos após o término do prazo da Tabela 1 e aprovados durante processo seletivo serão ranqueados após o aluno regular classificado por último e considerados alunos na categoria especial.

A Comissão de Seleção poderá optar em não selecionar nenhum candidato de uma linha de pesquisa caso a projeto de pesquisa não se enquadrar nos temas de interesse do PPGRNS ou se a proposta não contemplar a linha selecionada.

O PPGRNS se reserva o direito de não preencher a totalidade das vagas de acordo com os critérios adotados para seleção dos candidatos.

Processo seletivo

Somente poderão submeter-se ao processo seletivo os candidatos que tiverem suas inscrições homologadas.

O candidato aprovado na avaliação do projeto de pesquisa será informado quanto ao horário e local virtual da defesa e apresentação do projeto de pesquisa (link a ser disponibilizado) pelo e-mail ppgrns-sh@utfpr.edu.br.

O PPGRNS não se responsabilizará por e-mails por ele enviados mas não lidos pelos candidatos.

Não será tolerado atraso quanto ao horário de início informado ao candidato.

Para a realização do exame na modalidade digital, será necessário que o candidato possua os seguintes equipamentos: acesso à Internet, computador, microfone e webcam.

Durante a realização da prova o candidato deverá:

Realizar o compartilhamento de tela.

Apresentar remotamente documento oficial e original de identificação com foto.

Durante a realização do exame não será:

Permitido qualquer tipo de comunicação com outras pessoas.

Admitida a utilização de aparelho celular ou qualquer aparelho eletrônico, consultas a acervos digitais, sob pena de eliminação do candidato que for surpreendido utilizando-se de tais meios.

Por segurança, a realização do exame poderá ser gravada e a inscrição do candidato neste edital implica sua anuência a essa providência.

Em caso de não-comparecimento ou atraso, não haverá, em nenhuma hipótese, segunda chamada ou justificativa de falta e implicará na eliminação automática do candidato.

O PPGRNS não se responsabilizará por qualquer inviabilidade de participação do candidato no exame por motivo de ordem técnica de seus computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

O processo seletivo será realizado por meio de três fases sequenciais:

Avaliação de projeto de pesquisa elaborado nos moldes do Anexo I.

Apresentação e defesa do projeto de pesquisa.

Análise do Currículo Lattes.

A avaliação do Projeto de Pesquisa terá caráter classificatório e eliminatório e seguirá os critérios adotados no Anexo I.

A apresentação e a defesa do projeto de pesquisa terão caráter classificatório e eliminatório. Candidatos deverão apresentar, entre 10 e 15 minutos, sua proposta de projeto de pesquisa à banca examinadora. Para isso, deverão compartilhar sua tela com a banca na sala virtual determinada. Em seguida a banca poderá argui-los quanto aos critérios do Anexo I, como também ao seu próprio critério.

A análise da Ficha de Avaliação do Currículo Lattes terá caráter classificatório e será conferida apenas para candidatos aprovados na fase anterior (item 29). Somente serão contabilizados os pontos declarados pelo candidato na Ficha de Avaliação do Currículo Lattes (Anexo II). O resumo das ações do processo seletivo está na Tabela 4.

Tabela 4: Etapas do processo de seleção.

Etapa

Ação

Critério para aprovação

Caráter

1

Avaliação do projeto de pesquisa

Nota ≥ 6,0

Classificatório e eliminatório

2

Apresentação e defesa do projeto de pesquisa

Nota ≥ 6,0

Classificatório e eliminatório

3

Análise do Currículo Lattes

-

Classificatório

Resultado final da seleção.

Ao candidato que obtiver maior pontuação no Currículo Lattes será atribuída nota 10,0 (dez). A conversão dos pontos dos currículos dos demais candidatos será calculada proporcionalmente.

A pontuação dos itens constantes no Currículo Lates dos candidatos será realizada mediante critérios disponíveis no Anexo II deste edital.

Somente serão classificados candidatos que obtiverem nota ≥ 6,0 (do total de 10,0) tanto na avaliação do projeto de pesquisa quanto na apresentação e defesa do projeto de pesquisa.

A nota final do candidato será a média ponderada obtida a partir das pontuações alcançadas nos itens anteriores e conforme a seguinte ponderação:

NF = (PP * 0,3) + (DP * 0,4) + (CL * 0,3),

na qual, NF = Nota Final, PP = Avaliação do Projeto de Pesquisa Escrito, DP = Apresentação e Defesa do Projeto de Pesquisa e CL = Pontuação do Currículo Lattes.

Para efeito de desempate entre candidatos terá preferência aquele com maior nota na apresentação e defesa do projeto de pesquisa e, em seguida, maior nota de Currículo Lattes.

Serão considerados aprovados em primeira chamada o número de candidatos que respeitar o item 15 deste edital, desde que atendam as condições estabelecidas, ficando os demais classificados em lista de espera. Candidatos que não efetivarem a matrícula possibilitarão a convocação de candidatos classificados nesta lista.

Não há garantia de concessão de bolsas a nenhum dos candidatos aprovados por parte do PPGRNS. Caso haja bolsas disponíveis, a concessão ocorrerá entre os candidatos aprovados como regulares, sendo organizados na ordem decrescente de sua Nota Final deste processo seletivo, em uma lista única, considerando a Portaria Nº 76, de 14 de abril de 2010 da CAPES (https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_076_RegulamentoDS.pdf) e a Portaria Conjunta N° 1, de 15 de julho de 2010 da CAPES e do CNPq (https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portarias_conjuntas_n_1_e_2_Capes- CNPq_15-07-2010.pdf).

Resultados parcial e final do presente processo seletivo serão publicados na página http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/editais.

Os resultados deste processo seletivo serão válidos somente para ingresso no primeiro semestre do ano de 2021.

Recursos, se interpostos, deverão ser entregues como mencionados no item 13 deste edital.  Após o período indicado na Tabela 1 não caberá recurso em qualquer instância sobre o resultado final do processo seletivo.

Da matrícula

O candidato deverá efetuar sua matrícula presencialmente na data estabelecida na Tabela 1 no seguinte endereço: Bloco F3, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Prolongamento da Rua Cerejeira, s/n. Bairro São Luiz, Santa Helena, PR. CEP 85892-000.

No ato da matrícula candidatos aprovados deverão trazer cópias simples da documentação solicitada. Caso sejam constatadas diferenças de informação, será solicitada apresentação de documentos comprobatórios originais. Deverão entregar:

Tendo concluído o curso de graduação no ano letivo de 2020 ou 2021, cópia do diploma de graduação ou tecnólogo reconhecido pelo MEC ou certidão de conclusão do respectivo curso.

Histórico Escolar do Curso de Graduação.

Comprovante de endereço.

Assinar a declaração de que está ciente sobre o documento “Sistemática para o Acompanhamento Discente do PPGRNS”, o qual está disponível em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/documentos/normas-do-ppgrns.

Perderá o direito à vaga o candidato que não cumprir os itens 37 e 38 deste edital.

Considerações Finais

Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital ou no Regulamento e comunicados do PPGRNS.

Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGRNS.

O foro competente para dirimir questões não resolvidas administrativamente será o da Justiça Federal de Foz do Iguaçu.

O presente edital será publicado na página http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/editais.

 

Santa Helena, 05 de outubro de 2020.

 

Prof. Dr. Carlos Alberto Mucelin

Diretor-Geral – UTFPR-SH

 

Prof. Dr. Vagner Aparecido Cavarzere Junior

Coordenador do PPGRNS – UTFPR-SH


logotipo

Documento assinado eletronicamente por VAGNER APARECIDO CAVARZERE JUNIOR, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 02/10/2020, às 18:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por CARLOS ALBERTO MUCELIN, DIRETOR(A)-GERAL, em 03/10/2020, às 08:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1666140 e o código CRC (and the CRC code) 13BED1D0.



Anexo I do EDITAL N° 04/2020 – PPGRNS

Propostas de projetos de pesquisa passarão por verificação de plágio e deverão seguir estas instruções sob pena de serem eliminadas do processo seletivo: não devem ultrapassar 15 páginas, excetuando-se as referências, e devem incluir numeração de linhas e páginas. Utilizar fonte Times New Roman tamanho 12, com todas as margens com 2,0 cm. Devem conter os itens a seguir:

Título. Conciso e objetivo com relação ao tema proposto.

Resumo (de até 250 palavras). Deve incluir breve apresentação de problemáticas, bem como objetivo, métodos e resultados esperados.

Introdução. Descrever, com o apoio de referências, a caracterização do problema, o objeto de estudo da pesquisa, sua relevância no contexto da área de concentração do PPGRNS e sua importância específica para o avanço do conhecimento.

Objetivos e metas. Explicitar os objetivos e metas da proposta.

Material e métodos. Descrever a metodologia empregada para a execução da proposta e como os objetivos serão alcançados, utilizando referências atualizadas. Detalhar os materiais necessários para a conclusão da pesquisa proposta.

Resultados esperados. Descrever os resultados esperados com a execução da pesquisa proposta.

Cronograma de atividades. Elaborar um cronograma de 24 meses contemplando todas as etapas a serem cumpridas para a execução da proposta durante o período do mestrado (verificar requisitos em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/documentos/normas-do-ppgrns).

Referências. Incluir todas as referências citadas no projeto.

Apresentações e defesas das propostas de projetos de pesquisa serão avaliadas de acordo com os critérios e pontuações a seguir:

Mérito, originalidade e relevância da proposta para o desenvolvimento científico, tecnológico e/ou de inovação, com ênfase na valorização dos recursos naturais da região oeste paranaense e na sustentabilidade ambiental (3 pontos);

Adequação da metodologia ao objetivo proposto (2 pontos);

Adequação do cronograma ao objetivo, meta e atividade propostos (0,5 ponto);

Coerência entre o resultado esperado e o objetivo e meta propostos (0,5 ponto);

Repercussão e/ou impactos socioeconômicos, técnico-científicos ou ambientais dos resultados esperados. Como estes resultados irão impactar o conhecimento gerado para a comunidade não acadêmica e beneficiar a sociedade (4 pontos).

 

Anexo II do EDITAL N° 04/2020 – PPGRNS

Ficha de pontuação com critérios de avaliação do Currículo Lattes (preencher todos os subtotais, mesmo se não constar pontuação).

Nome do candidato:

Assinatura:

1

Formação Acadêmica e Titulação (máximo 20 pontos)

Valor

Pontos obtidos

N° do item e da página no Currículo Lattes

1.1

Especialização em nível de pós-graduação na área de ciências ambientais (carga horária mínima 360 horas-aula)

10,0

 

 

1.2

Segunda graduação ou Pós-Graduação Stricto Sensu

10,0

 

 

Subtotal

 

2

Formação complementar (2016-2020 /

máximo 20 pontos)

Valor

Pontos obtidos

N° do item e da página no Currículo Lattes

2.1

Cursos de curta duração (qualificação e atualização profissional) (0,5 pontos/20 horas)

0,5

 

 

2.2

Participação em eventos (Congressos, Simpósios, Workshops) internacionais ou fora do país (2 pontos/evento)

2,0

 

 

2.3

Participação em eventos (Congressos, Simpósios, Workshops) nacionais (1 ponto/evento)

1,0

 

 

2.4

Participação em eventos (Congressos, Simpósios, Workshops) regionais ou locais (0,5 pontos/evento)

0,5

 

 

2.5

Organização de eventos

1,0

 

 

2.6

Apresentação de minicursos

2,0

 

 

2.7

Atividades acadêmicas no exterior

3,0

 

 

2.8

Conclusão de disciplina como aluno especial ou externo em PPG stricto sensu

2,0

 

 

Subtotal

 

 

3

Atuação profissional (2016-

2020)

 

Valor

 

Pontos obtidos

 

N° do item e da página no Currículo Lattes

3.1

Estágios não obrigatórios (1 ponto/semestre)

1,0

 

 

3.2

Iniciação Científica (voluntária ou remunerada) (2 pontos/semestre)

1,0

 

 

3.3

Monitoria acadêmica (1 ponto/semestre para monitoria)

1,0

 

 

3.4

Consultorias e outras atividades profissionais na área (1 ponto/semestre)

1,0

 

 

3.5

Docência ou outras experiências em empregos formais (2 pontos/semestre de atuação)

2,0

 

 

3.6

Participação em projetos de pesquisa ou extensão desenvolvidos por órgãos públicos ou privados (1 ponto/projeto)

1,0

 

 

3.7

Representação discente (comissões, CA e DCE)

0,5 ponto por semestre

 

 

3.8

Participação em bancas de monografias ou similares

2,0 por banca

 

 

Subtotal

 

 

4

Produção científica e tecnológica

 

Valor

 

Pontos obtidos

N° do item e da página no Currículo Lattes

4.1

Artigos publicados ou aceitos. Qualis A1, A2 (área Ciências Ambientais, quadriênio 2013-2016) 10 pontos por artigo

10,0

 

 

4.2

Artigos publicados ou aceitos. Qualis B1, B2, B3, B4 (área Ciências Ambientais, quadriênio 2013-2016) 5 pontos por artigo

5,0

 

 

4.3

Artigos publicados ou aceitos. Qualis C ou sem classificação (área Ciências Ambientais, quadriênio 2013-2016) 2 pontos por artigo

2,0

 

 

4.4

Livros com ISBN e corpo editorial (6 pontos/livro)

6,0

 

 

4.5

Livros com ISBN sem corpo editorial (4 pontos por livro)

4,0

 

 

4.6

Capítulos em Livros com ISBN e corpo editorial (3 pontos/Capítulo)

3,0

 

 

4.7

Capítulos em Livros com ISBN sem corpo editorial (2 pontos por livro)

2,0

 

 

4.8

Textos em jornais ou revistas (1 ponto/artigo)

1,0

 

 

4.9

Trabalhos Completos ou Resumos Expandidos em Anais de Congressos, Simpósios ou Workshops (1 ponto/trabalho ou resumo)

1,0

 

 

4.10

Resumos Publicados em Anais de Congressos, Simpósios ou Workshops (0,5 pontos/trabalho ou resumo)

0,5

 

 

4.11

Apresentação oral em Congressos, Simpósios ou Workshops (1 ponto/apresentação)

1,0

 

 

4.12

Apresentação na forma de painel em Congressos, Simpósios ou Workshops (1 ponto/apresentação)

0,5

 

 

4.13

Patente de produto

/processo ou Software desenvolvido e registrado (5 pontos/item)

5,0

 

 

4.14

Outras produções acadêmicas (Relatórios, pareceres, revisão artigos etc.) (1 ponto/atividade)

1,0

 

 

Subtotal

 

TOTAL

 

Observações: Somente serão pontuadas as atividades devidamente comprovadas. Nenhuma atividade poderá ser pontuada em duplicidade.


Referência: Processo nº 23064.028694/2020-52 SEI nº 1666140