Boletim de Serviço Eletrônico em 06/10/2020

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS CAMPO MOURÃO

DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-CM

EDITAL 15/2020 - DIRGRAD/DIRGE

PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO -

UTFPR CÂMPUS CAMPO MOURÃO E INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA - PORTUGAL

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional e a Diretoria Geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Campo Mourão, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, considerando o disposto nos Artigos 7º, 8º e 10º do Regulamento da Organização Didático Pedagógica dos cursos de graduação da UTFPR tornam público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de candidatos ao Programa de Dupla Diplomação entre o Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Campus Campo Mourão e os cursos de Licenciatura em Engenharia Informática e Mestrado em Sistemas de Informação do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

 

1. PREÂMBULO

O Programa de Dupla Diplomação entre o Curso de Ciência da Computação do Campus Campo Mourão da UTFPR e os cursos de Licenciatura em Engenharia Informática e Mestrado em Sistemas de Informação, do Instituto Politécnico de Bragança, faz parte das ações empreendidas pela UTFPR para Internacionalização de seus cursos de graduação.

O aluno, da UTFPR, participante do programa que concluir todas as etapas previstas no acordo e concluir o curso de Ciência da Computação receberá o Diploma de Bacharel em Ciência da Computação expedido pela UTFPR e os Diplomas de Licenciado em Engenharia Informática e Mestre em Sistemas de Informação expedido pelo Instituto Politécnico de Bragança.

 

1.1 DOS OBJETIVOS DO ACORDO

O Acordo de Dupla-Diplomação objeto deste edital tem os seguintes objetivos:

a) Promover a mobilidade internacional dos estudantes de Ciência da Computação do câmpus Campo Mourão, possibilitando o contato com outras culturas e a ampliação das possibilidades de formação profissional e humana;

b) Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos da graduação em Ciência da Computação;

c) Contribuir para o intercâmbio de docentes entre as duas instituições possibilitando o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa;

d) Estimular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino de graduação na UTFPR;

 

2DAS NORMAS GERAIS

a) A dupla-diplomação estará disponível para um número limitado de estudantes por semestre, acordado entre as duas instituições e implicará na mobilidade internacional do estudante, matriculado a partir do 7º (sétimo) período do curso de Ciência da Computação da UTFPR Campus Campo Mourão.

b) A duração inicial do período de mobilidade internacional será de um 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por mais 3 (três) meses, incluído neste período o tempo necessário para entrega dos relatórios e monografias dos módulos de estágio, trabalho de conclusão de curso da UTFPR/Campus Campo Mourão, e dissertação/projeto/estágio do IPB e apresentações/defesas públicas.

c) A realização de uma dissertação/projeto/estágio de mestrado do IPB (geralmente de 42 créditos ECTS), equivale ao estágio curricular e ao trabalho de conclusão de curso (TCC) da UTFPR;

d) A realização de outras disciplinas, obrigatórias ou eletivas, totalizando 36 créditos ECTS, em conjunto com a dissertação/projeto/estágio de mestrado do IPB, deve contabilizar um mínimo de 78 créditos ECTS;

e) O período de mobilidade internacional de 1 (um) ano no IPB poderá ser estendido, por vontade do estudante e desde que em acordo com o IPB e a UTFPR, com o(s) seguinte(s) objetivo(s):

f) O candidato selecionado para o programa de Dupla Diplomação deverá cumprir um Plano de Estudos a ser desenvolvido durante o período em que se encontrar em mobilidade internacional na instituição parceira;

g) O Plano de Estudos será elaborado pelo aluno com a orientação da coordenação do curso em conformidade com as regras estabelecidas no acordo de Dupla Diplomação;

h) Ao retornar à UTFPR o aluno deverá concluir todas as disciplinas faltantes para a integralização de seu curso exceto aquelas cujos conteúdos foram consignados em função dos conteúdos cursados durante o período de Dupla Diplomação;

i) As despesas com passagens de ida e volta, translados terrestres, seguro saúde, emissão de passaporte, obtenção de vistos, despesas com moradia e alimentação serão de responsabilidade do estudante, bem como outras despesas decorrentes da mobilidade internacional.

 

3. DAS VAGAS

Serão selecionados 2 (dois) alunos para início das atividades da dupla diplomação no mês de fevereiro de 2021.

 

4. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO.

Poderão candidatar-se à seleção, os alunos do curso de Ciência da Computação da UTFPR/Campus Campo Mourão, que atendam às seguintes condições:

a) Estar matriculado no curso de Ciência da Computação do Campus Campo Mourão, cursando, no mínimo, o 7º período no primeiro semestre letivo de 2020, conforme registro no Sistemas Corporativos da UTFPR - Acadêmico;

b) Possuir coeficiente de rendimento mínimo de 0,5500 no ato da inscrição conforme registro no Sistemas Corporativos da UTFPR - Acadêmico;

c) Ter disponibilidade para morar em Portugal por pelo menos 12 meses.

 

5. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA MOBILIDADE.

Para iniciar a mobilidade internacional com o IPB no primeiro semestre de 2021, o estudante deverá, conforme registro no Sistemas Corporativos da UTFPR - Acadêmico:

a) Estar, no mínimo, no 7º período do curso;

b) Ter concluído todas as disciplinas dos primeiros 6 (seis) períodos do curso;

c) Ter concluído 4 (quatro) disciplinas optativas;

d) Ter concluído a disciplina de Tópicos Avançados em Ciência da Computação 1.

O aluno selecionado por este edital que não tiver concluído todas as disciplinas necessárias apontadas acima até o semestre anterior ao início da mobilidade, será desclassificado.

 

6. DO PERÍODO E LOCAIS DE INSCRIÇÃO.

As inscrições poderão ser realizadas das 8h do dia 13/10/2020 às 17h30min do dia 23/10/2020, mediante o preenchimento (anexar documentos ao formulário) e envio do Formulário de Inscrição Programa Dupla Diplomação (C. Computação).

Havendo mais de uma inscrição em nome do mesmo candidato, somente será considerada a inscrição de data mais recente, sendo invalidada a inscrição de data mais antiga.

 

7. DOS DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO.

Os candidatos deverão anexar no ato da inscrição os seguintes documentos:

É de responsabilidade do candidato, antes de fazer o upload dos documentos, verificar se toda documentação exigida está completa e legível. Será permitido o upload de arquivos com tamanho máximo de 10 MB (Megabyte).

 

8. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS.

A seleção dos candidatos será realizada no período de 26 a 29 de outubro de 2020 por uma comissão composta por 3 (três) professores do curso de Ciência da Computação da UTFPR/Câmpus Campo Mourão, designada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, que selecionará e classificará os candidatos pela ordem decrescente dos pontos obtidos no seguinte critério:

 

9. DO DESEMPATE

Caso ocorra empate entre os candidatos o desempate será efetuado aplicando-se o critério abaixo relacionado em ordem sequencial:

1) Aluno com maior idade.

 

10. DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO

 

10.1. Lista preliminar de classificados

A relação com os nomes dos candidatos classificados, notas parciais e finais obtidas no processo seletivo será divulgada inicialmente com a publicação da lista preliminar até às 17 horas do dia 30 de outubro de 2020, no Boletim de Serviço Eletrônico e no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional

Para visualizar, clique no Edital do processo seletivo para Programa de Dupla Diplomação (2020/02) do Câmpus Campo Mourão e acesse o link Lista Preliminar de Classificados (C. Computação).

 

10.2. Lista definitiva dos selecionados.

A lista definitiva dos selecionados será publicada até às 17 horas do dia 05 de novembro de 2020, no Boletim de Serviço Eletrônico e no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional

Para visualizar, clique no Edital do processo seletivo para Programa de Dupla Diplomação (2020/02) do Câmpus Campo Mourão e acesse o link Lista Definitiva de Classificados (C. Computação).

 

11. DO RECURSO

Da publicação do resultado preliminar o candidato poderá, a seu critério, interpor recurso contra a decisão da comissão. Os recursos deverão ser enviados para o e-mail dirgrad-cm@utfpr.edu.br, até às 17h30min, do dia 03 de novembro de 2020. Não será aceita a complementação de documentos (item 7) não enviados/apresentados pelo candidato no ato da inscrição.​

As respostas aos recursos enviados serão publicadas até às 17h do dia 05 de novembro de 2020, no Boletim de Serviço Eletrônico e no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional

Para visualizar, clique no Edital do processo seletivo para Programa de Dupla Diplomação (2020/02) do Câmpus Campo Mourão e acesse o link Resposta Recurso (C. Computação).

 

12. DA PUBLICAÇÃO DO EDITAL

O presente Edital será publicado no Boletim de Serviço Eletrônico e na página do Câmpus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional.

 

13. DO FORO

Para dirimir as questões oriundas deste instrumento, fica eleito o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária da Comarca de Campo Mourão, do Estado do Paraná. 

 

14. DAS CONDIÇÕES GERAIS

Em função da Pandemia COVID-19 e suas consequências nas atividades acadêmicas da UTFPR e das instituições estrangeiras parceiras, o início das atividades de dupla diplomação poderá sofrer alterações e/ou ser cancelado.

 

15. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela comissão de seleção e homologados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR do Câmpus Campo Mourão.

 

MARCOS SILVANO ALMEIDA

Coordenador Dupla-Diplomação (IPB)

Curso de Bacharelado em Ciência da Computação

 

LEANDRO WAIDEMAM

Diretor de Graduação e Educação Profissional UTFPR

Câmpus Campo Mourão

 

HERON OLIVEIRA DOS SANTOS LIMA

Diretor-Geral

Câmpus Campo Mourão

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por MARCOS SILVANO ALMEIDA, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em 06/10/2020, às 10:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por LEANDRO WAIDEMAM, DIRETOR(A), em 06/10/2020, às 10:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por HERON OLIVEIRA DOS SANTOS LIMA, DIRETOR(A)-GERAL, em 06/10/2020, às 11:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1670434 e o código CRC (and the CRC code) 842ABFED.



_______________________________________________________________________________

SEÇÃO DE ANEXOS

 

ANEXO I

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

Dados de Identificação                                                                                                                                               

Nome: ______________________________________________________________________________

Naturalidade: ________________________________________________________________________

RG: ________________________________                Data de Emissão:       _____/_____/____________

CPF: _____________________________________    Dara de Nascimento:  _____/_____/___________

Endereço: ___________________________________________________________________________

Cidade: _______________________________________________  CEP: _________________________

Tel. Residencial: (___) ______________________                 Tel. Cel. (___) ________________________

E-mail: _____________________________________________________________________________

Filiação (pai): ________________________________________________________________________

Filiação (mãe): _______________________________________________________________________

 

Formação Profissional                                                                                                            

Aluno regularmente matriculado no curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Campo Mourão

RA: _____________________________ Período: ______   Ano de ingresso:  _____/_____/___________

 

 

______________________, _______ de ____________________ de 20______.

 

 

Nome do Candidato: ______________________________________________________________

 

Assinatura do Candidato: __________________________________________________________

 

Aprovação da Inscrição pela Comissão de Seleção  

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________