Boletim de Serviço Eletrônico em 06/10/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS CAMPO MOURÃO

DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-CM

 

EDITAL 01/2020 COCIC/DIRGRAD/DIRGE

EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA REFERENTE AO EDITAL 13/2020 - PROGRAD - INOVAÇÕES CRIATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO

 

A Coordenação do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, a Diretoria de Graduação e Educação Profissional, e a Direção-Geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Campo Mourão, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, tornam público que está aberto, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de estudante bolsista para o projeto “Tutorial Interativo Utilizando Jupyter para o Ensino de Reconhecimento de Padrões” contemplado no EDITAL 13/2020 - PROGRAD - APOIO ÀS INOVAÇÕES CRIATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO, retificado em 10 de junho de 2020.

Os recursos destinados a esse edital são oriundos do orçamento da UTFPR (dotação orçamentária: Fonte - Tesouro: 8100000000  - elemento de despesa 339018.01  - Programa de Trabalho (PTRES) 169382 e Plano Interno (PI) M20RKG1916J).

 

1. DO OBJETO E VAGA

O presente edital tem por objetivo selecionar 01 (um) estudante do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UTFPR do câmpus Campo Mourão para o desenvolvimento de atividades do Projeto “Tutorial Interativo Utilizando Jupyter para o Ensino de Reconhecimento de Padrões” em atendimento ao disposto nos itens 3.9 e 11. do Edital 13/2020 - PROGRAD

 

2. DAS NORMAS GERAIS

2.1. Este Edital de Seleção de Bolsista está fundamentado no Edital 13/2020 - PROGRAD - APOIO ÀS INOVAÇÕES CRIATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO.

2.2. A concessão da Bolsa está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital, bem como demais previsões contidas no referido Edital 13.

2.3. O valor da Bolsa será de R$ 400,00 (quatrocentos reais) pelo período de 7 (sete) meses, totalizando um valor de R$ 2.800,00 (dois mil e oitocentos reais). O valor correspondente à atuação mensal será depositado em conta bancária exclusivamente em nome do estudante, no Banco do Brasil-001 ou na Caixa Econômica Federal-104, podendo ser interrompido por solicitação do Professor-Orientador do projeto ou do Bolsista.

2.4.  A abertura da conta corrente deverá ser providenciada pelo aluno, caso não a possua.

2.5. O Bolsista exercerá suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de 20 (vinte) horas semanais de atividades acadêmicas.

2.6. O Bolsista deverá fazer seus Horários de Atividades em comum acordo com o Professor-Orientador. Os horários não podem coincidir com suas atividades acadêmicas regulares.

 

3. DAS ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA

Constituem as atribuições do Bolsista:

 

 4. DO ESTUDANTE PARTICIPANTE

A bolsa é destinada ao estudante regularmente matriculado no curso de Bacharelado em CIência da Computação da UTFPR câmpus Campo Mourão.

 

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1 A seleção do estudante para o projeto mencionado terá com base o perfil que atenda às características do projeto. Para concorrer ao processo de seleção da Bolsa, o candidato deverá:

5.2 As inscrições devem ser realizadas mediante o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição, das 12h do dia 07 de outubro de 2020 até às 17h30min do dia 09 de outubro de 2020 e,  havendo mais de um registro, para efeito da  inscrição será considerada a última entrada.

5.3 A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital e no Edital 13/2020 - PROGRAD - APOIO ÀS INOVAÇÕES CRIATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO.

 

6. DA EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

A inscrição será excluída do processo de seleção se o candidato não preencher e/ou não enviar o Formulário de Inscrição no prazo, conforme item 5.2, e se as informações prestadas não forem verdadeiras.

 

7. DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão presidida pelo professor responsável pelo desenvolvimento do projeto, que selecionará e classificará os candidatos pela ordem decrescente Nota Final (NF). A nota final será calculada pela média aritmética simples considerando a nota obtida na disciplina de Inteligência Artificial (BCC35G), que é um pré-requisito natural para a disciplina de Reconhecimento de Padrões (RP36O), e o Coeficiente de Rendimento escolar multiplicado por 10, conforme a Fórmula:

NF = (ND + CR * 10) / 2

Legenda:

NF – Nota final atribuída ao candidato

ND - Nota da disciplina Inteligência Artificial (BCC35G) ou disciplina equivalente, constante no histórico escolar do aluno.

CR - Coeficiente de Rendimento, constante no histórico escolar do aluno.

 

Se houver empate entre os candidatos, o Coeficiente de Rendimento será utilizado como critério de desempate.

 

8. DA PERDA DO DIREITO À BOLSA AO ESTUDANTE E/OU CANCELAMENTO

8.1. O candidato perderá o direito à Bolsa se não cumprir as normas estabelecidas neste Edital, no Edital 13/2020 - PROGRAD - APOIO ÀS INOVAÇÕES CRIATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO e o estabelecido no  cronograma presente no projeto objeto deste edital.

8.2. A concessão do apoio financeiro poderá ser cancelada pela PROGRAD, por ocorrência, durante sua implementação, de fato cuja gravidade justifique o cancelamento, sem prejuízo de outras providências cabíveis em decisão devidamente fundamentada, mediante oportunização do contraditório e ampla defesa.

 

9. DOS RESULTADOS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O Resultado Preliminar do processo seletivo para o Bolsista do Edital 13/2020 - PROGRAD - APOIO ÀS INOVAÇÕES CRIATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO com o nome do candidato classificado e de suplentes, notas parciais e finais obtidas será publicado após às 17h do dia 14 de outubro de 2020  no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional. Para visualizar, clique no Edital do processo seletivo para Bolsista do Edital 13/2020 - PROGRAD - APOIO ÀS INOVAÇÕES CRIATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO do Câmpus Campo Mourão e acesse o link  Resultado Preliminar.

O Resultado Final do processo seletivo com o nome dos candidatos classificados e de suplentes será publicado no dia 16 de outubro de 2020 no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional. Para visualizar, clique no Edital do processo seletivo para Bolsista do EDITAL 13/2020 - PROGRAD - INOVAÇÕES CRIATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link  Resultado Final.

 

10. DO(S) RECURSO(S) E RESULTADO DO(S) RECURSO(S)

O prazo para envio de recursos após a publicação do Resultado Preliminar do processo seletivo para Bolsista do Edital 13/2020 - PROGRAD - APOIO ÀS INOVAÇÕES CRIATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO será até às 23h59min do dia 15 de outubro de 2020. As manifestações deverão ser enviadas para o e-mail cocic-cm@utfpr.edu.br.

O Resultado do(s) Recurso(s) (Deferido/Indeferido) será publicado no dia 16 de outubro de 2020, no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional. Para visualizar, clique no Edital do processo seletivo para Bolsista do Edital 13/2020 - PROGRAD - APOIO ÀS INOVAÇÕES CRIATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO do Câmpus Campo Mourão da UTFPR e acesse o link  Resultado Recurso.

 

11. DO CANDIDATO SELECIONADO

O candidato SELECIONADO deverá entrar em contato com o Professor-Orientador para providenciar o seguinte documento:

- Definição dos Horários de Atividades do Bolsista.

 

12. DA EFETIVAÇÃO DA VAGA/ENTREGA DE DOCUMENTOS

Para efetivação da vaga, no período de 19 a 20/10/2020, deverá ser entregue via correspondência eletrônica para o e-mail cocic-cm@utfpr.edu.br (Coordenação do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação),  o seguinte documento assinado e digitalizado:

- Definição dos Horários de Atividades do Bolsista.

O candidato na condição de selecionado que não efetivar a vaga no dia indicado, perderá o direito à vaga em que foi convocado e esta ficará disponível para chamada de suplentes.

 

13. DOS SUPLENTES

O(s) candidato(s) classificado(s) como suplentes deverão ficar atentos às convocações (Próximas Chamadas) pois em caso de desistência do candidato selecionado ou na impossibilidade de assumir, poderá ser chamado o suplente conforme ordem de classificação para a vaga disponível. As convocações, se necessário, serão divulgadas no Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional no o edital específico referente a esse processo.

 

14. DA PUBLICAÇÃO DO EDITAL

O presente Edital será publicado no Boletim de Serviço Eletrônico e na página do Câmpus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Portal da UTFPR, em Editais - Campo Mourão - Graduação e Educação Profissional.

 

15. DO FORO

Para dirimir as questões oriundas deste instrumento, fica eleito o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária da Comarca de Campo Mourão, do Estado do Paraná.

 

16. DISPOSIÇÕES GERAIS

16.1 O candidato deverá ter como base as instruções estabelecidas no presente Edital e no Edital 13/2020 - PROGRAD - APOIO ÀS INOVAÇÕES CRIATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO para a participação no processo seletivo de Bolsa.

16.2 O não cumprimento dos prazos estabelecidos podem implicar na perda do respectivo direito.

16.3 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela, Coordenação do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, com a auxílio da Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-CM) e PROGRAD, quando necessário, observada a legislação vigente.

16.4 Em função das restrições decorrentes da COVID-19 o início das atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas e o consequente pagamento das bolsas  poderão ser adiados.

16.5 Todas atividades desenvolvidas deverão respeitar às medidas (legislação vigente) de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19).

 

 

ROGÉRIO APARECIDO GONÇALVES

Coordenador do Curso de Bacharelado de Ciência da Computação

Câmpus Campo Mourão

 

LEANDRO WAIDEMAM

Diretor de Graduação e Educação Profissional

Câmpus Campo Mourão

 

HERON OLIVEIRA DOS SANTOS LIMA

Diretor-Geral

Câmpus Campo Mourão

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ROGERIO APARECIDO GONCALVES, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 06/10/2020, às 09:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por LEANDRO WAIDEMAM, DIRETOR(A), em 06/10/2020, às 10:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por HERON OLIVEIRA DOS SANTOS LIMA, DIRETOR(A)-GERAL, em 06/10/2020, às 11:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1671052 e o código CRC (and the CRC code) DA68BD41.



 


Referência: Processo nº 23064.033737/2020-11 SEI nº 1671052