Boletim de Serviço Eletrônico em 06/10/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-AP

DEPARTAMENTO DE EDUCACAO - AP

 

EDITAL 009/2020 – DIRGRAD-AP

APOIO ÀS INOVAÇÕES CRIATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO

 

O Diretor do Câmpus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, no período de 07 a 12/10/2020, as inscrições para alunos-bolsistas para os Projetos de Apoio às Inovações Criativas no Ensino de Graduação do Câmpus Apucarana da UTFPR, de acordo com o que estabelece o presente Edital.

 

1. DO OBJETO

 

Os Projetos têm como finalidade desenvolver inovações criativas no ensino de graduação que resultem em ações de melhoria nos processos de organização do ensino de conteúdos ou temas de estudo de disciplinas de graduação.

 

2. DAS NORMAS GERAIS

 

2.1 Este Edital está fundamentado como complementação ao Edital 013/2020 PROGRAD do Edital de Apoio às Inovações Criativas no Ensino de Graduação, para a seleção dos bolsistas dos projetos selecionados.

 

2.2 A concessão da Bolsa está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.

 

2.3 O valor da bolsa será discriminado na tabela abaixo e será depositada em conta bancária, exclusivamente em nome do(s) estudante(s) selecionado, durante o período estabelecido de vigência do Projeto. Em caso de desistência do aluno, o projeto será cancelado pois a bolsa é intransferível. O pagamento está condicionado à disponibilidade financeira dos Recursos Orçamentários da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional.

 

PERÍODO DE VIGÊNCIA DO PROJETO

VALORES A SEREM PAGOS

7 meses (a partir de fevereiro/2021)

R$ 2800,00 divididos em 7 bolsas de R$ 400,00 a serem pagas nos meses de vigência do Projeto.

Para o Projeto Aplicação de recursos de realidade virtual e aumentada para o ensino de instalações elétricas de média tensão” serão pagas 4 bolsas para o aluno selecionado em primeiro lugar e 3 bolsas para o aluno selecionado em segundo lugar.

 

A abertura da conta corrente deverá ser providenciada pelo aluno, caso não a possua.

 

2.4 Os Estudantes exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de até 20(vinte) horas/relógio semanais de atividades de acordo com cada projeto.

 

2.5 Os Estudantes deverão fazer seus Horários de Atividades, em comum acordo com os Professores-Orientadores, não podendo estes coincidirem com suas atividades acadêmicas regulares.

 

2.6 A formalização do aluno bolsista ocorrerá por meio de Termo de Acordo específico entre Instituição e o Estudante.

 

3. DAS ATRIBUIÇÕES DO ALUNO BOLSISTA

 

PROJETO

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS

Aplicação de recursos de realidade virtual e aumentada para o ensino de instalações elétricas de média tensão.

 

Desenvolver ou aperfeiçoar modelos 3D de equipamentos e instalações elétricas;

 

Desenvolver ou aperfeiçoar ambientes de realidade virtual e modelos de realidade aumentada;

 

Organizar e conduzir testes de aplicação das ferramentas de realidade virtual e aumentada entre os alunos de disciplinas do curso de engenharia elétrica;

 

Elaborar relatório de atividades.  

Criação de Instrumentos Autorregulativos de Aprendizagem

 

Análise de materiais digitalizados, selecionados previamente pela orientadora, com objetivo de identificar erros cometidos em exercícios e/ou atividades, assim como contabilizar sua frequência. Elaboração de formulários, planilhas e análise de dados que subsidiará a decisão de quais pontos devem ser considerados na criação de Instrumentos Autorregulativos de Aprendizagem e também de Avaliação que estejam alinhados com os objetivos de aprendizagem da disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear. 

Integração Curricular na Formação de Professores de Química: proposta de inovação em disciplinas de um curso de Licenciatura"

 

Acompanhar/supervisionar o desenvolvimento das atividades, principalmente aquelas realizadas na integração das disciplinas;

Elaborar instrumentos de coleta de dados e aplicá-los, a fim de evidenciar potencialidades e possíveis melhorias ao processo de formação propiciado pela integração das disciplinas;

Estudar os referenciais teóricos que embasam a proposta do presente projeto, principalmente os relacionados problemática da integração curricular; e

Auxiliar na organização da Mostra de Recursos Didáticos e Tecnológicos.

 

Utilização de macros gratuitas em Projetos de Processos Químicos utilizando Equações de Estado Complexa

 

Desenvolver rotinas de cálculo a partir de Equações de Estado Complexa para obtenção de propriedades termodinâmicas de sistemas multicomponentes reativos ou de equilíbrio.

 

 

 

4. DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES

 

Os projetos são destinados aos estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação da UTFPR.

 

5. DAS VAGAS DISPONÍVEIS NO CÂMPUS

 

As vagas disponíveis para o Câmpus Apucarana e os pré-requisitos para cada projeto seguem no quadro abaixo.

 

 

PROJETO

PROFESSOR RESPONSÁVEL

PRÉ-REQUISITOS

CARGA HORÁRIA SEMANAL

VAGAS

1

Aplicação de recursos de realidade virtual e aumentada para o ensino de instalações elétricas de média tensão.

 

Renan Silva Maciel

 CR absoluto maior ou igual a 0,6;

 

 Aprovação nas disciplinas de Programação 1 (ou Fundamentos de Programação) e de Desenho Elétrico;

 

 Estar regularmente matriculado no curso de Engenharia Elétrica ou de Engenharia da Computação;

 

 Interesse ou conhecimento no uso de softwares gráficos ou de elaboração de jogos (SketchUp, Blender, Unity, Unreal Engine).

10H

2

2

Criação de Instrumentos Autorregulativos de Aprendizagem

Juliana Castanon Xavier

 Ser aluno regular do curso de Engenharia Têxtil; e

Estar cursando na modalidade ANDP ou já ter cursado com aprovação a disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear; e

 Estar entre 2o e 4o período do referido curso.

 

20H

1

3

Integração Curricular na Formação de Professores de Química: proposta de inovação em disciplinas de um curso de Licenciatura"

 

José Bento Suart Junior

 Ser aluno da Licenciatura em Química e ter cursado a disciplina Ciência e Sociedade e Ensino de Química.

20H

1

4

Utilização de macros gratuitas em Projetos de Processos Químicos utilizando Equações de Estado Complexa

Fernando Alves da Silva

Estar aprovado nas disciplinas Termodinâmica, Cinética Química e Reatores 1 e 2, Operações Unitárias A, B e C.

20H

1

 

 

6. DAS INSCRIÇÕES

 

6.1 Para concorrer ao processo de seleção para aluno bolsista o candidato deverá:

 

Estar cursando, no mínimo, o 2º período;

Comprovar haver compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e a carga horária de atividades do projeto pretendido.

 Não receber outra bolsa da UTFPR (bolsa de apoio ao TCC; bolsa monitoria; bolsa de iniciação científica; bolsa do programa PIBID; bolsa do programa PET); excetuando-se a Bolsa-Permanência e Auxílio-Estudantil, se for o seu caso; e

Não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.

 

6.2 Os interessados deverão preencher o formulário on-line disponível no site da UTFPR- Apucarana.

Prazo para a inscrição: de 07 a 12/10/2020.

6.3 A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital.

 

7.  EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

 

O candidato será excluído do processo de seleção se as informações prestadas não forem verdadeiras e/ou se o candidato não atender os pré-requisitos necessários.

 

8. DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

 

A seleção dos alunos-bolsistas será feita a partir de processo seletivo elaborado pela Coordenação de Curso e pelo professor responsável por cada projeto, sob orientação e supervisão da Diretoria de Graduação e Educação Profissional, sendo que os critérios de seleção para cada projeto, estão contidos no Quadro I.

 

9. DA PERDA DO DIREITO À BOLSA AO ESTUDANTE

 

O candidato perderá o direito à Bolsa se não cumprir as normas estabelecidas neste Edital. Neste caso, o projeto será interrompido pois a bolsa é intransferível.

 

10. RESULTADO FINAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO

 

A relação dos estudantes selecionados para as vagas disponíveis será divulgada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional no site da UTFPR- Câmpus Apucarana.

 

11. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

Atividade

Datas

Inscrição dos candidatos

07 a 12/10/2020

Seleção dos candidatos

13 e 14/10/2020

Divulgação dos resultados

15/10/2020

Entrega dos documentos necessários

16 e 17/2020

Início das atividades

Fevereiro/2021

 

12. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

12.1 O candidato deverá basear-se nas instruções estabelecidas neste Edital para a participação ao processo seletivo de Bolsa.

 

12.2 Os prazos constantes deste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

 

12.3 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, observada a legislação vigente.

 

12.4 Os recursos, devidamente fundamentados, deverão ser apresentados no prazo de 5 (cinco) dias, ao Diretor do Câmpus.

 

12.5. Em função das restrições decorrentes da COVID-19 o início das atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas e o consequente pagamento das bolsas poderão ser adiados.

 

12.6. O presente edital será publicado no link: http://portal.utfpr.edu.br/editais

 

 

13. Dos casos omissos:

 

Os casos omissos desse edital serão analisados e julgados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Apucarana da UTFPR. Os interessados concordam de livre vontade em utilizar as situações omissas do edital, a solução por meio da arbitragem.

 

 

 

QUADRO I

 

 

PROJETO

PROFESSOR RESPONSÁVEL

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

DATA/HORÁRIO/LOCAL

 

1

Aplicação de recursos de realidade virtual e aumentada para o ensino de instalações elétricas de média tensão.

 

Renan Silva Maciel

 Serão avaliados os seguintes itens: (i) desempenho nas disciplinas Programação 1, ou Fundamentos de Programação, e de Desenho Elétrico, ou equivalente (Peso de 20%. A nota neste item será atribuída pela média aritmética da nota final de ambas as disciplinas); (ii) experiência relevante em projetos de realidade virtual e aumentada (Peso de 40%); (iii) experiência com o uso de softwares de modelagem em 3D ou de elaboração de jogos (SketchUp, Blender, Unity, Unreal Engine ou similares) (Peso de 40%). O aluno deve enviar uma carta apresentando sua candidatura ao projeto para o e-mail: renansmaciel@utfpr.edu.br, contemplando os três itens indicados no critério de seleção. A apresentação de comprovação das experiências com uso de softwares e na participação em projetos será considerada na atribuição de nota.

 

Critério de desempate:

 valor do CR absoluto.

Não se aplica.

2

Criação de Instrumentos Autorregulativos de Aprendizagem

Juliana Castanon Xavier

1) Realização de um teste na plataforma Google Forms sobre conteúdos de Geometria Analítica e Álgebra Linear, com foco na identificação e classificação de erros em exercícios resolvidos. (total de 5,0 pontos)

2) Entrevista remota, a ser realizada na plataforma Google Meet e com duração máxima de 30 minutos. Serão avaliados durante a entrevista: o total de atividades que o candidato realiza semanalmente, facilidades/dificuldades de trabalho remoto, experiência com a disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear e teste prático de elaboração de formulários no Google Forms e planilhas. (total de 5,0 pontos)

A nota final do candidato será a soma das notas obtidas em cada etapa.

Critérios de desempate

1) Maior nota na etapa 1;

2) Maior nota na etapa 2;

 

 Etapa 1: 14/10/2020 entre 13h e 15h.

 

 Etapa 2: 14/10/2020 a partir das 16h.

 

O link para realização do teste e para a sala da entrevista serão enviados individualmente para cada candidato seguindo a ordem alfabética dos inscritos.

3

Integração Curricular na Formação de Professores de Química: proposta de inovação em disciplinas de um curso de Licenciatura"

 

José Bento Suart Junior

 Coeficiente de Rendimento.

Critério de desempate: Nota na disciplina Ciência e Sociedade e Ensino de Química.

Não se aplica.

4

Utilização de macros gratuitas em Projetos de Processos Químicos utilizando Equações de Estado Complexa

Fernando Alves da Silva

 Análise de coeficiente das disciplinas listadas como pré-requisito (Termodinâmica, Cinética Química e Reatores 1 e 2, Operações Unitárias A, B e C) a partir do histórico escolar do candidato. Será utilizada média aritmética das notas/desempenhos das disciplinas.

 

 Critérios de desempate:

1) Aluno que tiver maior nota na disciplina de Termodinâmica;

2) Aluno que obtiver maior nota na disciplina de Operações Unitárias C;

3) Aluno que apresentar maior soma das notas das disciplinas Operações Unitárias A e B.

Não se aplica.

 

 

 

Apucarana, 06 de outubro de 2020.

 

 

 

Marcelo Ferreira da Silva

Diretor Geral do Câmpus Apucarana

 

 

 

 


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Documento assinado eletronicamente por MARCELO FERREIRA DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em 06/10/2020, às 13:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23064.034422/2020-91 SEI nº 1671971