Boletim de Serviço Eletrônico em 06/10/2020

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS CURITIBA

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT

 

EDITAL 53/2020 - DIRGRAD

 

SELEÇÃO DE ESTUDANTE BOLSITA PARA O PROJETO DE APOIO ÀS INOVAÇÕES CRIATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO INTITULADO “MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO”, APROVADO NO EDITAL 13/2020 DA PROGRAD

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Curitiba, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de estudantes bolsistas para atuarem no apoio às inovações criativas no ensino da graduação, conforme projetos selecionados no Edital 13/2020, para o Projeto Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino e Aprendizagem em Disciplinas de Graduação, da Profa. Dra. Leônia Gabardo Negrelli, do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT).

 

1. DO OBJETO

O presente Edital tem por objetivo selecionar estudantes regularmente matriculados no curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR - Câmpus Curitiba para atuarem no Projeto Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino e Aprendizagem em Disciplinas de Graduação, que envolve ações de inovação e criação no âmbito das disciplinas de graduação que poderão contribuir para a melhoria dos processos de organização do ensino de conteúdos ou temas de estudo, além de ampliar a formação acadêmica dos graduandos.

 

2. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

As despesas decorrentes do presente Edital estão previstas no Orçamento Geral da UTFPR para o exercício de 2020, conforme o Programa 2080 (Educação de Qualidade para Todos), da Ação 20RK, para o pagamento das bolsas aos estudantes de Graduação.

 

3. DAS NORMAS GERAIS

3.1 Serão concedidas bolsas mensais  de R$ 400,00 para o período de 7 meses, totalizando R$ 2.800,00.

3.2 A concessão das bolsas de apoio está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.

3.3 As bolsas serão depositadas em conta bancária, exclusivamente em nome do(s) estudante(s).

A abertura da conta corrente ou conta poupança deverá ser providenciada pelo estudante, caso não a possua, e fica sob responsabilidade do mesmo inseri-la no Sistema de Alunos no Portal do Aluno UTFPR (na aba de Dados Pessoais).

3.4 Os discentes bolsistas exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de 15 (quinze) horas semanais de atividades acadêmicas, que poderão ocorrer de forma presencial, semipresencial ou não presencial.

3.5 Os discentes bolsistas deverão fazer seus horários de atividades, em comum acordo com o professor orientador, não podendo estes coincidir com suas atividades acadêmicas regulares.

3.6 O professor orientador será o proponente da proposta aprovada no Edital 13/2020.

 

4. DAS VAGAS

4.1 O processo seletivo, objeto deste Edital, destina-se ao preenchimento de 01 vaga com bolsa, para atuar no Projeto Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino e Aprendizagem em Disciplinas de Graduação, da Profa. Dra. Leônia Gabardo Negrelli, do DAMAT.

 

5. DAS ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA

Constituem-se atribuições do Estudante selecionado neste edital:

I. Realizar estudos acerca da Modelagem Matemática na Educação Matemática, conforme orientação e cronograma proposto pelo professor orientador;

II. Consultar os Planos de Ensino das disciplinas vinculadas ao Projeto aprovado a fim de selecionar temas/conteúdos a partir dos quais serão elaboradas propostas de atividades de Modelagem Matemática em uma perspectiva educacional;

III. Desenvolver, em parceria com o professor orientador e professores das demais disciplinas vinculadas ao Projeto, propostas de atividades de Modelagem Matemática que possibilitem a abordagem de temas/conteúdos de maneira interdisciplinar;

IV. Produzir, em parceria com o professor orientador, material de apoio para professores acerca das Atividades Práticas como Componente Curricular (APCCs) e acerca da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem de matemática;

V. Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas;

VI. Elaborar relatório mensal das atividades desenvolvidas para entrega ao professor orientador.

O não cumprimento pelo estudante bolsista de alguma dessas atribuições previstas acarretará no seu desligamento do Projeto e consequente substituição por outro candidato classificado, presente na lista de espera (item 8.7)

 

6. DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR

Constituem-se atribuições do Professor Orientador:

I.   Estabelecer as atividades a serem realizadas pelo bolsista;

II.  Acompanhar as atividades realizadas pelo bolsista;

III. Informar à DIRGRAD-CT, caso haja, a necessidade de substituição ou exclusão do bolsista selecionado;

IV. Encaminhar a DIRGRAD-CT, após a finalização das atividades previstas neste edital, o relatório final das atividades desenvolvidas pelos bolsistas.

 

7. DAS INSCRIÇÕES

7.1 As inscrições ocorrerão no período estabelecido no CRONOGRAMA, conforme consta no Apêndice I.

7.2 Para concorrer ao processo de seleção da Bolsa, o candidato deverá:

I.   Estar regularmente matriculado no Curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR, Câmpus Curitiba;

II. O aluno candidato à bolsa prevista neste edital não poderá estar recebendo qualquer uma das seguintes bolsas

a) Bolsa de apoio ao TCC;

b) Bolsa de Monitoria;

c) Bolsa de Iniciação Científica;

d) Bolsa do programa PIBID;

e) Bolsa do programa PET;

III.     Não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.

7.3 Somente será aceita uma inscrição por estudante mediante preenchimento do Formulário de Inscrição on-line disponibilizado no link https://forms.gle/27LAJ1Qj86G7EpGJ7

7.4 A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital.

7.5 O candidato será excluído do processo de seleção se não enviar o Formulário de Inscrição on-line no prazo estabelecido (item 7.1) ou se as informações prestadas não forem verdadeiras.

 

8. DAS ETAPAS E DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

8.1 A seleção dos alunos bolsistas tomará como base um perfil que atenda às características do Projeto aprovado.  Para tanto, serão considerados os seguintes critérios de seleção:

I. Atender às condições do item 7.2;

II. Ter frequentado aulas presenciais e ter sido aprovado em pelo menos 02(duas) das 05(cinco) disciplinas obrigatórias do Curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR-CT vinculadas no Projeto Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino e Aprendizagem em Disciplinas de Graduação, listadas a seguir. A aprovação nestas disciplinas não pode ter sido obtida por meio de Exame de Suficiência.

                   MA72J - Funções de Uma Variável Real A

                   MA73J - Cálculo Diferencial A

                   MA74J - Cálculo Integral A

                   MA76K - Estatística e Probabilidade

                   MA77L - Modelagem Matemática no Ensino A

III. Coeficiente de Rendimento Absoluto.

8.2 A comissão responsável pela seleção será constituída pelo coordenador de curso e pelo proponente da proposta aprovada no Edital 13/2020.

8.3 Cabe ao coordenador de curso, informar o resultado preliminar da seleção à DIRGRAD-CT, conforme CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I, para que seja publicada a lista preliminar de estudantes classificados.

8.4 Após a divulgação de cada etapa o candidato poderá protocolar recurso quando ao resultado apresentado, conforme CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I.

I. Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail comat-ct@utfpr.edu.br, devidamente fundamentados, com o assunto RECURSO EDITAL 01/2020 INOVAGRAD-COMAT-CT.

8.5 A classificação dos candidatos será em ordem decrescente dos pontos obtidos pela equação NF = (CR×10 + ND) onde:

NF = Nota Final.

CR = Coeficiente de Rendimento Absoluto.

ND = Número de disciplinas cursadas, considerando as (05) cinco disciplinas vinculadas no Projeto, listadas no item 8.1.

8.6 Ocorrendo empate na pontuação obtida conforme o item 8.5, a classificação seguirá o seguinte critério de desempate:

I. Maior Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR).

II. Maior idade.

8.7 Os demais candidatos classificados ficarão em lista de espera.

 

9. DO RESULTADO FINAL

9.1 O resultado final com a relação dos estudantes selecionados será homologado e publicado pela Diretoria da Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Câmpus Curitiba, conforme CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I.

9.2 Serão aprovados todos os candidatos considerados aptos, atendendo, rigorosamente, a classificação obtida.

9.3 Em caso de desistência ou vacância, durante o período de vigência do Edital, será convocado pelo coordenador do curso outro candidato, respeitando a ordem publicada no resultado final.

 

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 Os prazos constantes neste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

10.2 Em função das restrições decorrentes da COVID-19, o início das atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas e o consequente pagamento das bolsas  poderão ser adiados. 

10.3 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela DIRGRAD-CT, observada a legislação vigente.

10.4 A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital e demais legislações correlatas aplicáveis à matéria.

10.5 O presente Edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico:  http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/graduacao/curitiba/ct-licenciatura-em-matematica

10.6 - Para as questões decorrentes deste Edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.

 

 

Curitiba, 06 de outubro de 2020.

 

Prof.ª Aurea Cristina Magalhães Niada
Diretora Adjunta de Graduação e Educação Profissional
UTFPR - Campus Curitiba

 

 

 

Prof. Júlio César Rodrigues de Azevedo
Diretor Geral Substituto
UTFPR - Curitiba

 

   


logotipo

Documento assinado eletronicamente por AUREA CRISTINA MAGALHAES NIADA, DIRETOR(A) ADJUNTO(A), em 06/10/2020, às 08:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A)-GERAL, em 06/10/2020, às 10:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1671992 e o código CRC (and the CRC code) 8EAA560A.



__

APÊNDICE I

 

Cronograma de Execução do EDITAL Nº 01/2020 – INOVAGRAD-COMAT-CT

 

Atividade

Data / Período

Publicação deste Edital

Até 07/10/2020

Inscrição dos Candidatos

07/10/2020 a 13/10/2020

Análise das inscrições, Seleção e Classificação dos Candidatos

14/10/2020

Divulgação do Resultado Preliminar

15/10/2020

Interposição de Recurso quanto ao Resultado Preliminar

16/10/2020

Resultado da interposição de Recurso quanto ao Resultado Preliminar

17/10/2020

Divulgação do Resultado Final

17/10/2020

Encaminhamento da documentação para inclusão do estudante como bolsista

19/10/2020

Previsão do início das atividades dos bolsistas selecionados

A partir da 2ª quinzena de novembro/2020

Término das atividades dos bolsistas selecionados

07 (sete) meses após o início das atividades


Referência: Processo nº 23064.033754/2020-59 SEI nº 1671992