Boletim de Serviço Eletrônico em 06/10/2020

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS CURITIBA

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT

EDITAL 56/2020 - DIRGRAD

 

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROJETO “PROMOVENDO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DA ANÁLISE DE PROBLEMAS AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEOS”, CONTEMPLADO NO EDITAL DE APOIO ÀS INOVAÇÕES CRIATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Campus Curitiba, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital,  as inscrições para seleção de estudante bolsista para atuar no apoio às inovações criativas no ensino da graduação, exclusivamente para o projeto “Promovendo aprendizagem significativa por meio da análise de problemas ambientais contemporâneos”, sob coordenação da Prof.a Jana Magaly Tesserolli de Souza (DAQBi), contemplada no Edital 13/2020 - PROGRAD.

 

1. DO OBJETO

O presente edital tem por objetivo selecionar estudantes regularmente matriculados no curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da UTFPR - Campus Curitiba, para atuar no apoio ao projeto de ensino “Promovendo aprendizagem significativa por meio da análise de problemas ambientais contemporâneos”, a ser executado no referido curso de graduação.

 

2. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

2.1 As despesas decorrentes do presente Edital estão previstas no Orçamento Geral da UTFPR para o exercício de 2020, conforme o Programa 2080 (Educação de Qualidade para Todos), da Ação 20RK, para o pagamento das bolsas aos estudantes de Graduação.

 

3. DAS NORMAS GERAIS

3.1 Serão concedidas bolsas de R$ 400,00 para o período de 7 meses, totalizando R$ 2.800,00.

3.2 A concessão das bolsas de apoio está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.

3.3 As bolsas serão depositadas em conta bancária, exclusivamente em nome do(s) estudante(s).

I. A abertura da conta corrente ou conta poupança deverá ser providenciada pelo estudante, caso não a possua, e fica sob responsabilidade do mesmo inseri-la no Sistema de Alunos no Portal do Aluno UTFPR (na aba de Dados Pessoais).

3.4 Os discentes bolsistas exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de 15 (quinze) horas semanais de atividades acadêmicas, que poderão ocorrer de forma presencial, semipresencial ou não presencial.

3.5 Os discentes bolsistas deverão fazer seus horários de atividades em comum acordo com o professor orientador, não podendo estes coincidir com suas atividades acadêmicas regulares.

3.6 O professor orientador será o professor proponente da proposta aprovada no Edital 13/2020.

 

4. DAS VAGAS

4.1 O processo seletivo, objeto deste edital, destina-se ao preenchimento de 1 vaga com bolsa. O candidato com a maior nota será convocado e, em caso de desistência do aluno bolsista ou de não atendimento às suas obrigações, o próximo candidato será convocado, de acordo com a lista de classificação.

 

5. DAS ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA

5.1 Constituem-se atribuições do Bolsista selecionado neste edital:

 

6. DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR

6.1 Constituem-se atribuições do Professor Orientador:

 

7. DAS ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR DE CURSO

7.1 Constituem-se atribuições do Coordenador de Curso:

 

8. DAS INSCRIÇÕES

8.1 As inscrições ocorrerão no período estabelecido no CRONOGRAMA, conforme consta no Apêndice I.

  1. Para concorrer ao processo de seleção da Bolsa, o candidato:

I.      Deve estar regularmente matriculado no curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da UTFPR - Campus Curitiba;

II.    Deve ter sido aprovado na disciplina de Ecologia e Biodiversidade (QB71L) com média final igual ou superior a 8,0.

III.  Não pode estar recebendo qualquer uma das seguintes bolsas:

a) Bolsa de apoio ao TCC;

b) Bolsa de Monitoria;

c) Bolsa de Iniciação Científica;

d) Bolsa do programa PIBID;

e) Bolsa do programa PET;

IV. Não pode ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.

8.3 Somente será aceita uma inscrição por estudante nos projetos contemplados pelo Edital 13/2020 – PROGRAD, mediante preenchimento do Formulário de Inscrição on-line disponibilizado no link https://forms.gle/bCAU4qq8P7E5Nyns9.

8.4 O candidato será excluído do processo de seleção se não enviar o Formulário de Inscrição on-line no prazo estabelecido em CRONOGRAMA (Apêndice I) ou se as informações prestadas não forem verdadeiras.

 

9. DAS ETAPAS E DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS/DAS CANDIDATOS(AS)

9.1 A comissão responsável pela seleção será constituída pelo coordenador de curso e pelo proponente da proposta aprovada no Edital 13/2020.

9.2 A seleção do bolsista será realizada por meio da análise dos seguintes aspectos:

I. Atendimento às condições do item 8.2;

II. Média final obtida na disciplina de Ecologia e Biodiversidade (QB71L);

III. Entrevista, contendo questões relacionadas ao projeto a serem respondidas por escrito;

IV. Coeficiente de Rendimento Acadêmico Absoluto.

9.3 Cabe ao coordenador de curso informar o resultado preliminar da seleção à DIRGRAD-CT, conforme CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I, para que seja publicada a lista preliminar de estudantes classificados.

9.4 Após a divulgação de cada etapa o candidato poderá protocolar recurso quanto ao resultado apresentado, conforme CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I.

I. Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail coeas-ct@utfpr.edu.br, devidamente fundamentados, com assunto RECURSO EDITAL 01/2020 INOVAGRAD-COEAS-CT.

9.5 A classificação dos candidatos será em ordem decrescente dos pontos obtidos pela equação  NF = (3xEN + 2xEB + CR×10)/5, onde: NF = Nota Final; EN = Entrevista; EB = Média final obtida na disciplina de Ecologia e Biodiversidade; CR = Coeficiente de Rendimento Acadêmico Absoluto.

9.4 Ocorrendo empate na pontuação obtida conforme o item 9.5, a classificação seguirá o seguinte critério de desempate:

a. Maior média final obtida na disciplina de Ecologia e Biodiversidade (EB).

b. Maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico Absoluto (CR).

 

10. DO RESULTADO FINAL

10.1 O resultado final contendo a relação dos estudantes selecionados será homologado e publicado pela Diretoria da Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Campus Curitiba, conforme CRONOGRAMA disponibilizado no Apêndice I.

10.2 Serão aprovados todos os candidatos que forem considerados aptos no processo de seleção, atendendo, rigorosamente, a classificação obtida.

10.3 Em caso de desistência ou vacância, durante o período de vigência do edital, será convocado outro candidato, respeitando a ordem publicada no resultado final.

 

11 DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 Os prazos constantes neste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

11.2 Em função das restrições decorrentes da COVID-19, o início das atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas e o consequente pagamento das bolsas poderão ser adiados. 

11.3 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela DIRGRAD-CT, observada a legislação vigente.

11.4 A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital e demais legislações correlatas aplicáveis à matéria.

11.5 O presente Edital e os resultados de suas etapas serão publicados nos seguintes endereços eletrônicos: http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/curitiba ou http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/graduacao/curitiba/ct-engenharia-ambiental-e-sanitaria.

11.6 Para as questões decorrentes deste Edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba - Seção Judiciária do Paraná.

 

Prof.ª Aurea Cristina Magalhães Niada
Diretora Adjunta de Graduação e Educação Profissional
UTFPR - Campus Curitiba

 

 

Prof. Júlio César Rodrigues de Azevedo
Diretor Geral Substituto
UTFPR - Curitiba



logotipo

Documento assinado eletronicamente por AUREA CRISTINA MAGALHAES NIADA, DIRETOR(A) ADJUNTO(A), em 06/10/2020, às 15:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A)-GERAL, em 06/10/2020, às 20:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 1673848 e o código CRC (and the CRC code) 6564D87D.



APÊNDICE I

 

Cronograma de Execução do Edital INOVAGRAD-COEAS-CT

 

Atividade

Data / Período

Publicação do edital de seleção de estudantes para o projeto de apoio às inovações criativas no ensino de graduação – Edital PROGRAD 13/2020 - para o projeto “Promovendo aprendizagem significativa por meio da análise de problemas ambientais contemporâneos”

07/10/2020

Inscrição dos Candidatos

07/10/2020 a 09/10/2020

Análise das inscrições, e envio das questões da entrevista para os candidatos por e-mail  

10/10/2020

Classificação dos candidatos pela comissão de seleção

13/10/2020

Divulgação do resultado preliminar

13/10/2020

Interposição de recurso quando ao resultado preliminar

14/10/2020

Resultado da interposição de recurso quando ao resultado preliminar

15/10/2020

Homologação do resultado final

16/10/2020

Encaminhamento da documentação para inclusão do estudante como bolsista

19/10/2020

Previsão do início das atividades do bolsista selecionado

novembro/2020

Término das atividades do bolsista selecionado

07 (sete) meses após o início das atividades